Meta ht am essential 650b black 2015

Terramoto

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Boas,

A menina já anda e é linda! Parece que estou em cima de uma mota, levei-a ontem a dar uma volta por Moncarapacho!

O que eu notei:
O selim deu-me cabo do cu, mas isso é uma questão de tempo? O selim que vem com a bicicleta é todo ele rijo não sei se será por causa da vertente da bike, no combo mais à direita (mudanças pesadas à frente e a trás, penso eu) tinha a sensação de que a corrente roçava no desviador frontal mas isso também é uma questão de afinação, segundo o que me indicaram aqui no forum a pressão dos pneus fica à volta de MeuPeso+BikePeso/3 o que me deu à volta de 2.3 mas as rodas parecem um bocado em baixo. Ao longo do caminho fiquei com a sensação de ter poucas mudanças, por haver alturas em que sentia a falta de uma mudança leve mas não tão leve e noutras uma pesada mas não tão pesada.

Relativamente à suspensão, numa secção de calçada romana fiquei com a sensação de que a roda da frente saltitava, tinha aquela patilha vermelha (penso que seja o rebound?), por baixo da suspensão, a meio. Uma pergunta: Quando é que configuram essa parte da suspensão e com que frequência? Depende de cada trilho?

Na estrada sentia que grande parte do peso era suportado pelas mãos, não sei se é natural mas, as vezes, dava comigo a pedalar com os braços dobrados ou esticados mas com as pontas dos dedos no guiador por ser mais confortável.




Observações:
O cabo do travão traseiro parece um bocado grande.
Tinha escolhido primeiro a amarela e depois troquei, mas ainda bem! Não estou a querer dizer que seja feia, mas se esta aqui já dá tanto no olho então a amarela ainda dá mais. Ao final da tarde o amarelo/esverdeado começa-se a destacar mais, que parece que brilha no escuro!

 

maddog

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Que bike tão louca, deve ser bem divertida parabens!!!

Ao pedalares em pé qualquer suspensão irá "bombear", apenas nas suspensões "inteligentes" com com lock consegues contornar esse problema.
O Rebound, depende do terreno, e do gosto de cada um, como te queixas te que saltitava muito, pode estar com o rebound muito rápido, mas atenção... o problema pode vir da suspa não estar afinada para o teu peso... nao digo que seja isso atenção, experimenta uns clicks no rebound ate conseguires encontrar um compromisso que te agrade mais.

Quanto a pressão dos pneus, se usas câmara de ar, menos que essa pressão torna-se um pouco perigoso por causa dos "snake bites" que é o trilhares a câmara/pneu, se usas tubeless são perto dessas pressões que se usam normalmente, entre os 2 a 2.3
 

FMCurto

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Isso é muita coisa de uma vez só :)

O assento precisa um bocado calo no rabo,não à volta a dar, mas uns calções com almofada ajuda mas tb existem assentos que preveligiam mais o conforto.
As mudanças, tenta não cruzar: prato da pedaleira de fora com a metade de fora da cassete, prato de dentro com a metade de dentro da cassete, a corrente e o resto da transmissão agradece e deixas de ouvir esse roçar.

A maior parte dos acertos tem muito de compromisso e uma parte de preferencia pessoal, há-de haver muitas opiniões diferentes.
Pessoalmente prefiro o pneu da frente o minimo possivel para não bater com o aro num obstaculo, o de trás é a mesma coisa mas se souber que vai haver saltos ou drops ponho um bocado mais, se for terreno acidentado mas sem drops tiro um bocado, menos ar=melhor tração, mais ar=rola melhor.

No garfo é uma questão de ir afinando, o preload (ar) controla a força da mola mas ao mesmo tempo influencia a velocidade do rebound, a velocidade com que o garfo "recupera" e se for muito rápido pode criar esse saltitar que falas.
O ideal era pores um zip-tie numa das pernas de maneira a teres uma ideia do curso que estas a usar, numa volta normal deves ter ar suficiente para numa zona mais puxada (drop ou salto por exemplo) o curso praticamente esgotar. Se isso não acontecer é pq tens ar a mais, se acontecer muito frequentemente tens ar a menos.A velocidade do rebound (fundo da garfo dial vermelho) podes reduzir de maneira a não sentires que estas a levar um coice mas tb não tão lento que o garfo vá afundando com pancadas sucessivas.
 

Terramoto

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Eu assim que a bike chegou tratei de ajustar a suspensão e os pneus para o meu peso e não aconteceu nada que me indicasse que os pneus estavam demasiado vazios, mas fez-me impressão olhar para baixo enquanto pedalava e ver eles semi em baixo. Ela veio com camara de ar, vou aproveitar e quando berrar meto tubeless.

FMcurto, eu já tinha visto antes da bike chegar a parte das mudanças e nessa viagem evitei isso, mas o roçar foi com o prato de fora à frente e o ultimo de fora atrás. Estás a dizer que na roda da frente preferes menos pressão para não bater com o aro? Pensei que quando mais vazio estivesse a roda maior fosse a probabilidade de bater com o aro, ou estás a querer dizer bater de lado? E relativamente à suspensão, ela perde ar à medida que se vai fazendo percursos? Com que frequência é que se costuma por ar?


Há partida o primeiro post dá a ideia que não gostei da bike pois são só aspectos "negativos", mas posso dizer que fiquei encantado, depois de tanto tempo à procura de uma bike lá encontrei uma que preenche as caracteristicas que procurava. Desejando que chegue o fds, hehehe
 

Duarte86Dias

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Boas,

Uma bike muito bonita, gosto desse conjunto de cores :) o Cerro de S. Miguel vai ser um belo recreio para essa bichinha. Boa sorte com ela.
 

FMCurto

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O garfo não perde ar, a menos que haja um problema com os vedantes. Em relação ao pneu queria dizer o minimo mas sempre com cuidado para que ao bater numa pedra,tronco,etc o aro não bata tb,sobretudo se for com camara de ar.

Sa corrente roça na parte exterior do desviador quando está no "prato grande da frente e no ultimo de fora de tras" podes esticar o cabo ligeiramente: no manipulo que controla o desviador da frente de onde sai o cabo é tb um parafuso. Ao desapertares esse parafuso esticas o cabo, desaperta só uma volta e exprimenta, se continuar a roçar desapertas mais uma e assim sucessivamente.
 
Tá muito louca a bike!

Em relação á suspensão posso dar-te umas dicas já que também tenho uma 350, apesar de ser a CR o funcionamento é semelhante.
Primeiro o ar, se seguiste as tabelas da marzocchi esquece.. A suspensão funciona melhor com menos ar do que é sugerido no site deles.
Vai testando, vai tirando um pouquinho até achares que está bem para ti.
Outra coisa, as marzocchi demoram um bocado a assentar, ou seja, só daqui a umas quantas voltas é que o material vai acamar e vais ver que vais notar mais sensibilidade nos pequenos impactos do que ao ínicio.
Também te recomendaría que abrisses a suspensão, pois muitas vezes elas vêm de fábrica algo secas, pouco lubrificadas, o que provoca também mais fricção.
Claro que se não estiveres á vontade o ideal é passares numa loja e ver se te o fazem.
Isto é apenas uma dica, pois não vai deixar de funcionar bem se não o fizeres! Apenas irá funcionar ainda melhor se o fizeres.
Spray de silicone nas bainhas junto as retentores também é bom para melhorar a sensibilidade.
 

PedroTenreiro

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Boas. Também tenho uma rígida endureira com um quadro On One 456 em carbono. A tua está muito fixe e acho que a suspensão é uma pedrada no charco. Adoro as novas marzo, especialmente a 350. Tenho-a convertida a 650b (embora o quadro e suspensão sejam para 26). Tenho um espigão telescópico igual ao teu. Quanto ao selim, é muito pessoal mas eu uso wtb silverado. Excelente em termos de conforto mas pesado.
 

Terramoto

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BansheeCMS, abrir como? Desmontar toda? Para já não o vou fazer, o dinheiro n é muito e não posso continuar sem capacete :p
Mas quando se trata de melhorar a qualidade do funcionamento, é algo que vai ter de ser feito mais tarde ou mais cedo. quanto à pressão da suspensão, no manual dá uma margem de 85-105kg equivale a 2.0 bars, eu peso 86kg e tive a fazer as contas, se for especificar o ideal para o meu peso é 1.6 bars.

PedroTenreiro, eu tive quase para mandar vir um quadro da on-one, porque inicialmente dava mais atenção à funcionalmente/performance mas depois de ver que saía mais caro fazer de raiz do que comprar já feito, mandei vir esta :)
 
Sim retirar as jarras fora. Para teres uma ideia, quis mudar o curso da minha, e quando foi aberta verificou-se que do lado do ar não havia óleo.. apenas massa lubrificante, quando devería ter algum óleo(20ml se n me engano). São coisas que acabam por influenciar um bocado a performance da suspensão.
Mas claro compreendo que não se queira abrir logo a suspensão.
No ar independentemente do valor que tem a margem indicada para o peso podes sair fora valor à mesma, por isso é que te disse para não ligares muito aos valores. Eu tenho menos do que o sugerido e acho que
está melhor, aliás acho não, está!
 

FMCurto

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A CR é bastante diferente da R, esta ultima é banho aberto. Sem abrir as jarras o que podes fazer é retirar o ar primeiro e depois abrir (desenroscar) o topo da perna esquerda (a do ar), se tiveres cuidado podes tirar o oleo que lá está (150ml) para uma proveta ou copode plastico, medir e voltar a por no mesmo sítio, mas se calhar convém teres um bocado de oleo á mão pq se entornares ou faltar vais precisar de repor. Uma das maneiras de ter uma "almofada extra" no curso será adicionar 5 ou 10ml de oleo para tornar o fim de curso mais progressivo.

Mas convem teres uma ideia do curso que estas a usar, julgo que não vem com um oring nas pernas,certo?Tipo isto:
Step3.jpg


Podes por uma abraçadeira de plástico,sem apertar muito,assim:
fork_setup_ziptie.jpg
 

Terramoto

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Vou fazer isso! Digam-me uma coisa, que óleo, lube e anti-aderente(acho que é isso) aconselham para climas assim/assim? Pelo que percebi, depende tudo do tipo de clima e sujidade que acumula. Do que tenho visto por cá não há assim muita poeira ou humidade. Vi algures que pode-se usar oleo do motor 10w40, 20w40 mas que só perde viscosidade com aquecimento.
 

FMCurto

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Em Portugal como temos um clima moderado não deve fazer grande diferença, e as poeiras e humidade tb não, tem sobretudo a ver com a viscosidade do oleo, um rider/bicla mais pesados por norma podem usar um oleo mais viscoso (tipo 10W) para o garfo não afundar muito, um rider/bicla mais leve podem usar um óleo menos viscoso (2,5 ou 5W) para terem melhor resposta.

Oleos para motor são por norma muito mais viscosos e têm uma margem de erro muito vaga e grande.
Já faz uma diferença assinalável mudar de 7,5W (o standard da Marzocchi) para 5W por exemplo.

Normalmente e pq cada marca faz os rótulos um bocado como lhes apetece é mais certo medir a viscosidade a 100ºC - cSt @100C

Um 10W40 poderá ter à volta de 12.5 - 16.3 (cSt @100C)
O da Marzocchi é na verdade o Golden Spectro (Very Light) e tem 5,25 (cSt @100C)

Se quiseres usar outros oleos tens aqui uma tabela de vários oleos em que estão ordenados por viscosidade a 40º.

http://www.peterverdone.com/wiki/index.php?title=Suspension_Fluid

Mas digo-te já que vai ser dificil encontrares por cá oleos específicos para garfos,depois de bater a várias portas acabei por encomendar online numa loja alemã mas talvez te safes em lojas de motas.
 

Terramoto

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Epá isso já são muitos numeros, então o óleo que eles indicam no manual é com base no cSt @ 100ºC? Sendo Marzocchi 26,10 @ 40ºC qualquer um que tenha +- o mesmo valor e um index de viscosidade a cima dos 150 serve? Posso sempre comprar um com o dobro da viscosidade e misturar com um com metade da viscosidade (tendo em conta o index de viscosidade) para obter o óleo com a viscosidade que eu quero.

E posso utilizar estes óleos para lubrificar a corrente também? Estava a pensar em usar um spray de silicone para a parte exterior do garfo, espigão, parte de baixo do quadro e desviadores e usar o óleo para suspensão na corrente também.
 

FMCurto

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É mais ou menos..nos garfos de bicicleta a tempertura do óleo não aumenta assim tanto, nos amortecedores já é diferente.

Assim,o que nos tem mais utilidade é o teste a 40ºC que é o mais perto de uma utilização "normal" visto que eles mudam de propriedades (viscosidade) de maneira diferente conforme a temperatura: dois óleos que tenham a mesma viscosidade a 40ºC podem ter caracteristicas muito diferentes a 100ºC como podes ver pela tabela do link.
Os oleos de motor por razões óbvias só são testados a 100ºC de maneira que não tens como saber (a não ser que alguém tenha testado) as suas propriedades a 40ºC.

Podes misturar mas convém que seja da mesma marca, se por exemplo não tens 7,5W podes misturar 10W e 5W. Atenção que os W são indicativos e cada marca tem a sua interpretação,não é uma medida certa para compara óleos.
Por exemplo o Motorex Racing Fork Oil 5W que um óleo que consegues comprar em algumas lojas online alemãs é muito idêntico ao Marzocchi 7,5W se bem que um pouco menos viscoso.
Da mesma maneira tens tb (na alltricks por exemplo) o SILKOLENE Oil Suspension 7.5 W (na verdade é o Silkolene Pro RSF) que é tb quase identico mas um pouco mais viscoso.

Isto são óleos só para garfos ou amortecedores..na corrente desapreciam num apice.
 
FMCurto o lado do ar da CR e R são iguais, não ha diferença nenhuma. O que é diferente é do lado hidraulico onde uma só tem rebound e outra tem também a compressão, contudo o funcionamento
é bastante semelhante. As duas têm também o sistema DBC.
Acho que também não é possivel desapertar no topo do lado do ar e colocar oleo, isto porque é tudo ligado à parte de baixo. As jarras quase de certeza que têm que sair para poder por o óleo.
Na 44 que tinha montada isso era possivel, mas nesta ja não é igual.
Um dos contratempos é que retirando as jarras é possivel que seja preciso fazer um bleeding do cartucho do rebound, nada de muito dificil, existe um video no youtube que diz como fazer.
Na minha teve que ser feito.
 
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FMCurto

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Não vi nenhuma, estava-me a guiar pelos niveis de óleo que estão no site: 150ml para a R e 25ml para a CR.

Isso do desapertar tb me estava a guiar pelas 44, mas pode realmente ser diferente, por vezes tb pode ser feito por baixo, não sei se será o caso.
 
Por baixo não é o ideal, pela razão que a parte onde está o ar é na parte de cima da perna, logo o óleo não vai entrar bem para essa zona onde está os vedantes e assim.
Não é complicado desmontar, mas para quem não tem um certo à vontade a mexer não é secalhar muito recomendável.
 
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