camponubla
Well-Known Member
Merida Big Seven 800 AL -> 1000 Carbono
Boas,
Abro aqui um post para a minha btt que comprei há 4 meses; Merida Big Seven 800 tamanho 17. A minha ideia não é ficar com uma btt ultra-mega leve, mas sim intentar ganhar algum "kilo", por isso a ideia principal era trocar as rodas. Como está agora acho que está bem, a partir de aqui a ideia será conforme irem desgastando componentes (pratos, carretos, etc) pensar em substituir por elementos mais levezitos.....
Pensei em trocar os pedais por uns crankbrothers ou semelhantes, mas como uso as sapatilhas no ginásio e os pedais das biclas usam o SPD, não queria ter de ou comprar outras sapatilhas ou ir trocando de cleats. Surgiu um negócio pelos XTR m9000 e troquei (acho que ganho uns gr no máximo). Da mesma forma troquei os travões deore por uns xt m8000...um bom negócio e não deixei passar a oportunidade. Deverei ganhar também umas gramas, além de melhor travagem.
A configuração inicial era a que se pode ler no link da Merida:
Quadro: Alumínio
Forqueta: Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper
Desviador pratos: Shimano Deore FD-M616
Desviador carreto: Shimano SLX Shadow+ (roldanas 11d Prototype)
Pedaleiro: Shimano SLX 38-24
Carreto: 10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36
Shifters: Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
Travões: Shimano Deore -> Shimano XT M8000
Selim: Selle Italia X1 (300 g)-> Prologo Kappa Evo 252 g
Rodas: DT Swiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
Espigão: Merida Pro H 27.2 (290 g) -> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g
Pedais: Shimano XT 343 g-> Shimano XTR M9000 310 g
Avanço: Merida pro OS de 80 mm e 5º 105 gramas -> 3T ARX II pro 90 mm -17º 110 g
Guiador: Merida pro OS 700 220 gramas -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g)
Pneus: Continental raceki -> tubeless Maxxiss Crosmark 2.1
O guiador e avanço mudei, não pelo peso e sim pq fiz uma avaliação biomecânica 3D e aconselharam em trocar avanço e guiador para alterar a minha posição na bicla. Aconselho já agora a fazerem avaliação biomecânica!!
O selim também troquei pq as minhas partes "nobres" não gostavam do X1, o kappa é uma maravilha!! Mesmo a pesar mais (que não sei) vale mesmo a diferença!
O peso da bicla "de serie" acho que é era de 12,2 kg (não a pesei, mas foi o que tinha lido na net). Agora está nos 10,75 kg.
Boas,
Abro aqui um post para a minha btt que comprei há 4 meses; Merida Big Seven 800 tamanho 17. A minha ideia não é ficar com uma btt ultra-mega leve, mas sim intentar ganhar algum "kilo", por isso a ideia principal era trocar as rodas. Como está agora acho que está bem, a partir de aqui a ideia será conforme irem desgastando componentes (pratos, carretos, etc) pensar em substituir por elementos mais levezitos.....
Pensei em trocar os pedais por uns crankbrothers ou semelhantes, mas como uso as sapatilhas no ginásio e os pedais das biclas usam o SPD, não queria ter de ou comprar outras sapatilhas ou ir trocando de cleats. Surgiu um negócio pelos XTR m9000 e troquei (acho que ganho uns gr no máximo). Da mesma forma troquei os travões deore por uns xt m8000...um bom negócio e não deixei passar a oportunidade. Deverei ganhar também umas gramas, além de melhor travagem.
A configuração inicial era a que se pode ler no link da Merida:
Quadro: Alumínio
Forqueta: Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper
Desviador pratos: Shimano Deore FD-M616
Desviador carreto: Shimano SLX Shadow+ (roldanas 11d Prototype)
Pedaleiro: Shimano SLX 38-24
Carreto: 10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36
Shifters: Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
Travões: Shimano Deore -> Shimano XT M8000
Selim: Selle Italia X1 (300 g)-> Prologo Kappa Evo 252 g
Rodas: DT Swiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
Espigão: Merida Pro H 27.2 (290 g) -> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g
Pedais: Shimano XT 343 g-> Shimano XTR M9000 310 g
Avanço: Merida pro OS de 80 mm e 5º 105 gramas -> 3T ARX II pro 90 mm -17º 110 g
Guiador: Merida pro OS 700 220 gramas -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g)
Pneus: Continental raceki -> tubeless Maxxiss Crosmark 2.1
O guiador e avanço mudei, não pelo peso e sim pq fiz uma avaliação biomecânica 3D e aconselharam em trocar avanço e guiador para alterar a minha posição na bicla. Aconselho já agora a fazerem avaliação biomecânica!!
O selim também troquei pq as minhas partes "nobres" não gostavam do X1, o kappa é uma maravilha!! Mesmo a pesar mais (que não sei) vale mesmo a diferença!
O peso da bicla "de serie" acho que é era de 12,2 kg (não a pesei, mas foi o que tinha lido na net). Agora está nos 10,75 kg.
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