Merida Big Seven 27,5"

cayto

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A próxima vez que aí parar pesa-se a máquina ;) eheh

Já sei onde foi, nós tavamos a sair do monte e ouve malta que cumprimentou um outro grupo, mas nao me apercebi que tavas lá...
 

cayto

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Malta, não tem havido alterações significativas na B7, apenas tem sido disfrutar da máquina por esses trilhos, dentro daquilo que o S. Pedro temd deixado!

A verdade é que estes dias tem servido também para pôr a teste a máquina em condiçoes difíceis. Quanto ao pedaleiro, bem, 5* mesmo! A adaptação aos dois pratos foi super tranquilo, e as relações que perdi não senti até hoje falta delas. Nas paredes a avózinha não faz falta e nas poucas vezes de estrada que faço, um pouco mais de cadência e vou tranquilo acompanhar a malta...Quanto à evolução do pedaleiro em si...xtr, nada a dizer ;)

Forqueta: impec! :cool: Gostei daquilo que ganhei com a forqueta, peso, tração, entusiasmo, dinâmica, ... Na minha opinião fica mesmo só a faltar umas rodinhas de qualidade e TL para poder usar pressões mais baixas e tá a rolar ;)
 

cayto

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Ora eu que gosto de inventar um pouco, depois de ler algum feedback por esse mundo online fora, coloco a questão: e 650b atrás e29er na frente?

A forqueta é para manter e suporta uma roda 29 na boa. Colocando uma roda 29 em TL na frente, além de usar pressões mais baixas que seriam um primeiro amortecimento, teria o ímpeto de uma roda 29, sem perder a tração e aceleração da roda 650b.

Estou satisfeito com a opção 650b, mas como não sou fundamentalista nem nada que se pareça, passou-me esta hipótese pela cabeça. Qual a vossa opinião? Não experimentei portanto fica aqui o repto para pensarmos todos alto nesta opção ;)

Boas pedaladas a todos
 

Tininho_s

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Acho que ao fazeres essa mudança vais alterar a geometria da bike, vais estar a subir a frente, e não sei até que ponto afetará o comportamento da bike. Acredito que ganhes a desces mas que percas a subir...
 

emsfc

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Sou da mesmo opinião do Tininho_s, não sei até que ponto o quadro estará preparado para essa alteração de geometria.
Precisas é de um bom par de rodas e pneus em tubeless. Como usas a forqueta rígida, vais notar uma enorme diferença na absorção das pancadas.
Mais do que a redução de peso, na minha opinião a principal vantagem do tubeless é a possibilidade de andar com pressões mais baixas. Ganhas bastante em conforto e em tracção.
 

cayto

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Boas,

A ideia da 29 na frente era melhorar a performance com a forqueta, e dado que é inegável algumas vantagens na transposição de obstáculos em descidas, etc etc tirava partido disto mesmo, sem perder na traseira a aderência, tração, minimizava o que é a "desvantagem" das 29 em aceleração e ímpeto de arranque.

Quanto à geometria da bike, pelo que tenho lido, não seria aconselhável caso fosse com um quadro 26er ou 29er, com um quadro 650b a geometria que fica alterada no quadro não tem um impacto significativo nem para a fiavilidade do quadro e performance como para o rider.

Sim realmente o tubeless era algo que me ia trazer algumas vantagens, uma delas sem dúvida as baixas pressões. O primeiro amortecimento em qualquer bicicleta começa com os pneus ;)

Mesmo que esta alteração se venha a concretizar, tenho de ponderar bem, pq se não fizer a troca de ambas as rodas logo de uma vez, não posso colocar primeiro a roda da frente em TL porque se não fico com a frente muito leve, isto em comparação com a traseira...

Boas pedaladas pessoal ;)
.
 

rodinhas chamine

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Boas
Bem vou dar tambem a minha opiniao, o que nao passa mesmo disso a minha opiniao.
Ao colocares a roda maior na frente deve alterar a geometria da bike, seria mais ou menos o mesmo que meter uma suspensao de 120mm ou 130mm num quadro que esta preparado para suspensoes com menos curso, pode nao ser bem o mesmo mas a ideia que quero transmitir tem por base esta teoria.
E verdade que no Festibike de 2013 havia la uma marca de bikes que já la tinha um quadro montado com essa configuraçao, mas penso que teria sido pensado para tal.
Quando dizes que querias ter as vantagens da 29 em algumas situaçoes,mas que nao querias perder nas acelaraçoes isso é um pouco linear, digo isto pois passei de 26 para 29 e afirmo te que a minha 29 e mais rapida nas acelaraçoes que a 26 e isso tem explicaçao facil. a roda nao derrapa tanto, isto quando se puxa mesmo pela bike em pé o conjunto da roda de tras e mais leve que a da 26 e ainda ao facto de o conjunto de rodas da 29 rolarem melhor que as da 26, incluindo pneus.
Penso que o TL te poderá dar um conforto extra, mas nao esperes muito pois estas a usar uma forqueta, se aliado a isso usares um pneus 2,25 que faça um bom balao acredito que sim se note mais.
Na minha opiniao claro, se querias usar e se achas que se tira mais partido da forqueta deverias ter optado por uma bike 29, eu tenho usado a minha com a suspensao bloqueada, por vezes ate a descer com bastantes inregularidades e sinto alguma segurança que por vezes nao sentia na 26 com suspensao.
Se nao queres e nao podes trocar para bike 29 acho que deverias optar pela suspensao, uma Sid que pelo que tenho lido se tornam umas suspensoes mais rijas.
 

cayto

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Boas,

Em relação à geometria e do meu ponto de vista amador da coisa, isso é um pouco relativo, basta ver por exemplo o amigo Hugo "Espigão" Carvalho que com uma Olympia Nitro 2 650b fez o seu teste com umas rodas 29er, a geometria foi igualmente alterada...e problemas 0 ;) Aliás até enunciou as suas vantagens do quadro ser um 650b.

Quanto às acelerações de uma 29, da experiência que pude ter, o que influencia bastante como é óbvio na nossa opinião, perde para 26 e 650b. Eu que o TL não me vai substituir a suspa, e ainda bem porque tenho curtido à brava a forqueta, e nos próximos tempos é para ficar eheh

Cumps
 

Tininho_s

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Atenção que uma coisa é alterar as duas rodas, que maioritariamente altera o centro de gravidade e a distancia ao solo, mudar apenas uma altera o angulo da testa e do tubo superior, tal como se metesses uma suspensão de maior curso como foi atrás referido... Continuo com a opinião que terias mais a perder do que a ganhar...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Com uma roda 29er na frente, a subir "paredes" tenderá em levantar mais a frente... tirando estabilidade, provocando "desequilibro". Mas faz o teste com uma roda emprestada.. :)

...se bem que se compram pares de rodas (com peso semelhante as que tens) por bom preço..

p.s: não tarda estas a andar com ambas as rodas 29er.... (e não levará muito tempo).... mais tarde falamos. :p
 

fabio viana

Well-Known Member
Eu acho que vi uma merida na maratona de sandim tal e qual como a tua com forqueta, com o rider a mudar a camara de ar, não era a tua cayto?
 
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