Merida 96 Team Carbon - Ainda em cura -

pafm1974

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oláses pessoal do pedal.
Venho aqui apresentar a minha "mániqua" que me faz cansar os ossos.
É de 2009 , ainda com amortecedor em carbono e falta-lhe alguma coisinhas em relação de origem. Segue lista de material , que aos poucos, conforme o tempo assim o permitir, vou acrescentar o peso de cada acessório. E fotos , claro:D


  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Quadro:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Merida Ninety – Six Carbon Team [/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Suspensão:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Manitou R7 MRD [/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Amortecedor:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] DT Swiss XR Carbon c/ Lock out Remoto[/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Caixa de Direcção:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] FSA Rolamentos Carbon[/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Desviador Frente / Trás:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Sram X9 / Sram X0 Carbon Dourado [/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Manipulos:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Gripshift X0 [/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Travão:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Avid Ultimate[/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Pedaleiro:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] FSA K-Force Carbono , Rolamentos em Cerâmica[/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Guiador:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] New Ultimate Recto Aluminio[/FONT]
  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Avanço: [/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif]FSA OS 150 c/ Parafusos em Titaneo[/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Pedais:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Shimano M545
    [/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Espigão de Selim:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] New Ultimate Aluminio c/ Parafusos Titaneo[/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Cubo Frente / Trás:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Mavic / Shimano XT[/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Corrente:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Shimano XTR
    [/FONT]
  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Cassete:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Shimano XTR[/FONT]
  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Raios:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Mavic / DT Competition[/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Aros:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Mavic Crossmax Disc / Mavic XC717 Disc [/FONT]

  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Pneus:[/FONT][FONT=Tahoma, sans-serif] Kenda Small Block Eight / Kozmix Light / Continental SuperSonic Mountain King 2,2[/FONT]
  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Discos: A2Z 160mm/140mm
    [/FONT]
  • [FONT=Tahoma, sans-serif]Câmara(sim camara): Hutchnison Gel[/FONT]


O desempenho da máquina é genial. No 1º "test-drive" em Monsanto, que é aonde faço os meus, nunca senti a falta de curso, que invariavelmente, está contectado com este tipo de bicicletas orientadas para competição. Ainda ando a guerra para encontrar a posição ideal na bike , mas lá chegarei.

A subir..... a subir , haja pernas para tanta eficaçia, em uma palavra: pareçe uma rigida a subir, mesmo com o bloqueio desactivado(tenho que ir para a escola aprender a contar:D).

A suspensão é do melhor que já tive, desde sid, fox, etc, é uma das poucas em que se consegue abrir desmontar tudo o que seja parafusos, e não só, sem ter um manual do tipo rolo higiénico. Temos que ter em conta que é uma suspensão para competição , logo no inicio de curso não é tão sensivel, de origem , mas levou com uma certa paciência e ficou parecida com as restantes. Progressividade agora tem e sensibilidade tambem , e não foi só mudar a viscosidade do oleo.

Travões nada a falar potencia qb e modulares tambem.

Transmissão nada a dizer dos manipulos e shimano , a não ser que a pedaleira é bem rigida e fluida (rolamentos do eixo).

Selim (acho que não está na lista) é o Fizik alliante em carbono , aqui não discuto, já ando com este modelo aos anos e até agora não experimentei melhor. O meu "assento" não se dá com "rasgos" no selim ;)

Rodas.....bem aqui é que são elas. Vinha de origem com Dt Swiss de carbono com cubos 240s, e........não gostei.Passo a explicar.

Tenho algum tempo de bikes e gosto de umas rodas que sejam fiaveis , no ponto que não tenha que escolhar caminho ou ter que acertar/alinhar , tensão de raios cada vez que ando. Por isso resolvi montar a minha velhinha Mavic Crossmax Disc do ano 19 e carqueja, que ainda tem rolamentos ,raios e restante de origem. É pesada sim , mas tenho a certeza que esta nunca me vai deixar ficar mal. Na traseira tenho uma montagem própria cubo Shimano Xt / Mavic xc717 / Dt Competion cruzada a 3. Roda fiavel apesar de ser molengona no arranque(haja pernas). Tenho que encontrar/fazer um par de rodas que sejam leves qb mas sem nunca tirar resistência/durabilidade á coisa. Vai ser dificil mas vou lá chegar. Ando atrás de umas FRM XC , ZTR355/DT240s/Sapim Race, e sim não quero saber de CX-ray.

Pneus nada a dizer excepto que muitos de voçês devem tar a pensar , "....camaras e ainda por cima com gel...?" , Pois perguntem ai ao pessoal a ajuda que isto dá, experimentar mudar uma camara (que já deve ter acontecido) com lama, a chover...Não estão a tubeless , porque ainda não acredito em pneus "convertidos"....ou é ou não é.
Tubeless ou normais qualquer coisa no meio deixa-me a pensar. Apesar de que as minhas rodas não o permitem, e mesmo que permitisse , acho que punha tubeless e não convertidos.

De resto de periféricos não tenho razão de queixas. O avanço FSA com parafusos em titaneo é leve qb, e aqui não gosto de baixar muito o peso, já que é a minha segurança que está em jogo.


http://img651.imageshack.us/img651/3153/dsci0513p.jpg





http://img337.imageshack.us/img337/3854/dsci0517o.jpg









 
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pafm1974

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oláses ,
Antes demais , obrigado pelas as vossas opiniões e visitas.

Nuno , MeridaBikes, passo a explicar.

Tenho 82kg :( , e comprei a bike usada, não muito, e antes de ficar com ela desmontei-a toda (MESMO TODA) , e estava impecável. As rodas que vinham de origem eram aros dt swiss de carbono , 240s e raios aero da dt(sim ainda a levei com os aros da dt). E depois de gogglar , tanto os users destas rodas e informações da Team Bike e demais , eles só garantem peso do ciclista até 75kg. Não é que 7kg a mais (fora equipamento) fosse impedimento para usar estas rodas. Mas como apareçeu-me uma oportunidade de negócio para vender estas rodas e juntando o util ao agradavel, foram despachadas. Todas as informações sobre estas rodas foram sempre positivas e nunca houve problemas com estes aros. Mas queria uma rodas que me oferecessem uma maior polivalência.

Nuno, eu sei que o cubo XT não grande coisa, mas a nivel de serviço (sim, esferas), é mais rápido e encontra-se em qualquer boteco esferas e cepo para o bicho, não te esqueças que é uma "solução" provisória e não definitiva. Este par já estava na minha garagem há muito tempo e quis dar andamento ás mesmas.Estas rodas já contam, desde de Setembro com 2500km , em Janeiro tive que parar novamente (quem é que inventou os joelhos, e a bela da (re)acção humidade/lesões).

Fui neste domingo , apesar da chuva, andar com ZTR355/240s/Sapim race, rodas estas , emprestadas(uma das opções e que até calhou bem e foram "montadas" por mim:) ), em versão tubeless, e com pneus Karma 1.95 em versão tubeless e gostei , não, adorei a roda ,e já sabia que em termos de peso dinamico seria muito melhor que aquilo que tinha. Mas tinha que tirar a prova dos 9.

Depois de retirar as rodas ,esqueçi-me (BURRO) de tirar o peso final da bicha, mas vou tentar fazer que as rodas venham outra vez, só para tirar fotos.
 

rucaf3

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Hummmm !!! Eu teria ficado com as DT ... Peso 89kg e tenho umas SLR com limite tbm de 75kg... Até agora 0 problemas e aguentam porrada com fartura...

Abraço pafm1974 ;)
 

pafm1974

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Oláses Sr. Rucaf3, tá bom o xôr?

Eh pá , tambem ficava com ela mas não consegui , o valor de venda era bom, percebes?

Mas não tou nada arrependido, e a bike é excelente, como tu sabes.
 

pafm1974

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Ando atrás destas:

Frm Urano xc Team 26" ,1330gr(pvp segundo site da marca 852€), com peso limite de 85kg, ou então aro ZTR (360gr) + 32 raios Sapim Race com cabeçote em latão (218gr) + cubos sun ringle dirty flea (peso do conjunto 466gr), sem fitas tubeless e valvulas fica em 1622gr, mas com um preço de 549€(pvp nacional). Algumas sugestoes , sempre com o pensamento de crise/recessão lol.
 

rucaf3

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490.98 euros... Para mim uma excelente montagem com peso do rider 90 kg...






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ZTR Alpine + XTR + + CN Spoke Light Aero 420

À parte das opções que o mercado oferece, é possível montar rodas de acordo com o gosto de cada um. Este conjunto vai ao encontro dos fieis ao gigante Japonês (shimano), adicionando um aro com um peso fabuloso.

Aros:

Novidade para 2010, o novo aro No Tubes ZTR Alpine, baseado no Olimpic recebe a nova geração BST. Mais leve que o antecessor este aro permite graças à sua parede lateral melhores desempenhos dos pneus com pressões equivalentes. Peso: 330 gr


Cubos XTR M975:

Desde sua introdução, o cubo XTR foi sempre uma referência para os amantes do gigante nipónico. Com 140 gr (cubo frente) e 270 gr (cubo traseiro)



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Peso Total das Rodas: 1365 gr Chavetas (SEM CHAVETAS)

Recomendado para utilizadores até 90 kg



Abraço Pedro...
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
Estão a dar muita importância aos aros e pouca aos cubos. É claro que o aro é muito importante para a resistência e rigidez da roda e o elemento da roda em que mais o peso influencia o comportamento, mas não se esqueçam da fiabilidade e essa vem dos cubos. Uns Dt 240 como os que tinhas ou uns American Classic são boas opções, leves e fiáveis.

Acho que fizeste bem em vender as outras rodas, o aro de carbono da dtswiss não vale o que custa e se o ganho do negócio foi bom, maravilha.
 

David Martins

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Boas!

Pedro a bike já não é novidade para mim ;)

Em relação a rodas tens as Prototype que rondam os 550€ mais coisa menos coisa com 1500 aproximadamente..

Tens também opções online por menos de 200€ compras umas rodas com 1600gramas

Para mim a melhor opção seria mesmo a sugestão do Ruca e não percebo onde é que uns cubos XTR não serão uma boa opção!!

Abraço
 

rucaf3

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Os cubos XTR não são uma boa opção para quem não gosta de esferas, mas não é por acaso k na estrada ainda ninguém optou por rolamentos... Por k será ???...
Já tive umas rodas de esferas (cubos XT) e são de muito fácil manutenção e fiáveis, por acaso comigo o coração falou mais alto e optei pelas SLR 2010 mas se não pendesse para as Mavic certamente iria para essas...
Para mim a melhor combinação fiabilidade/peso/preço para Rider´s pesados...
 

pafm1974

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Boas,

Todos tem razão (boa politica), em relação ao que o Ficaçador escreveu os cubos de certeza que são a peça que tem que ter mais resistencia numa roda, mas ela tem que funcionar como um todo e não como um peça individual, o cubo é importante , o aro e até os raios , porque senão tivermos um bom raio a roda pareçe esparguete. Não te estou a criticar longe de mim.
Tens razão , e muita e acho que é assim é que as montagens avançam e não criticar o que se tem.

OLÁ DAVID, aluminio que quer ser carbono !!?? Eh pá ganda mistura, :):):) podes-me ganhar em pernas,mas em bike sou o 1º LOLOLOL. Vendo-te a minha parte da frente queres? Porque é que não mandas fazer a partir desse triangulo da frente ,um molde para o carbono, fala com o teu primo................Brincadeira....

Adiante, o cubo xtr não é boa opção?? Claro que é .... é Shimano , não tem rolamentos,ok , mas acho que não é assim tão relevante. Porque há 16 anos só havia esferas, rolamentos eram preços proibidos , e não se ficavam atras. Agora se pensarmos em peso ,não são , mas em durabilidade, manutenção , fiabilidade devem ser o que existe melhor no mercado. Quantas historias é que a por ai porque cubos que não pesam mas custam os olhos da cara e partem-se?

É por isso que quero uma montagem racional, e não que tenha que pedir um emprestimo que dava para pagar a divida externa.
 

rucaf3

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Pedro ... Para um emprestimo da divida externa (caso to adjudiquem) tens este...



se é bom não sei... Mas k é lindo é... 400 érios... Dassss !!!!!!!
 

rucaf3

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Isso tbm é facilmente colmatado visto hoje em dia muitas marcas já tem discos CenterLock...... Discos são discos... Se forem XT ou XTR apesar do peso ser lijeiramente mais pesados certamente nunca darão problemas e para manutenção das rodas são facilimos de tirar e nunca tive folgas como pessoal se queixou ... Empenos 0 tive uns XT e nunca empenaram, faziam a sua função k era PARAR e isso faziam bem... Hoje tenho uns QUAD, mais leves e muito bons tbm ... Mais leves k isto já começa a querer dar trabalho... Já vi uns discos XTR quase em brasa e não perderam a tempra, davam estalos como os de um carro, agora experimentem fazer isso nuns .... KCNC por exemplo ??? ...
 
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