Melhor combinação de transmissão de 2 pratos com 9 velocidades

renatosilva

New Member
Viva, eu tenho 2 jogos de pratos, para coisas a rolar tento ter os 28-42 colocados, porém, voltas mais agressivas ou mais longas prefiro 26/40. Menos que isso acho demasiado baixo.
Acho que devias de pensar na forma como gostas de pedalar, se muita cadencia ou mais em força.

Abraços e boa escolha ;)
 

Pedro MM

Member
Sou pessoa que pedalo com mais cadencia, do que propriamente força. Assim sendo, para pedalar com cadencia os pratos 26/40, certo?
 

pepelento

New Member
Boas Pedro
Já cá não vinha há algum tempo :)
Que desviador vais usar à frente? Olha que alguns não ficam bem com prato de 38, não dão para baixar o suficiente.
É importante também conjugar bem os 2 pratos, pois se com um prato de 32 quase n~ao se usa a avozinha (apenas serve nas subidas técnicas), com um prato de 38 ou 40 vais ter de usar mais vezes o prato pequeno.
Abraço e boas pedaladas
 

Pedro MM

Member
Boas pepelento!
Como estás tudo bem?
O desviador da frente é um XTR que puxa por cima.
Tenciono colocar cassete 11/34, neste momento tenho 11/32 com pedaleiro XT de 3 pratos.
Que combinação usavas?
 

pepelento

New Member
Tudo bem, a pedalar pouco ou nada, mas espero este ano voltar a dar-lhe com mais força.

Tens de ver quanto podes baixar a caixa do desviador, para que a caixa do desviador não exceda a distância máxima a que a caixa deve estar dos dentes do prato grande, sen~ao arriscas-te a saltar a corrente ao trocar para o prato de fora (a corrente não deve ser "largada" muito acima do prato). Depois é só afinar o limitador de curso H do desviador da frente. No meu caso uso pratos 26/38 com cassete 11-32. Com uma bike leve penso que é mais que aceitável. Nos bons tempos esta transmissão funcionava bem comigo, mas isto sou eu que gosto de pedalar em rotaç~ao. Como vais meter cassete 11-34 acho que deve dar para pores prato de 40, mas acredita que se estiveres uns tempos sem andar já fazes 60km e chegas ao fim muito mais moido do que com 3 pratos.
 

pepelento

New Member
Prato de 40. Mas o prato de 38 tem a desvantagem de esgotar muito cedo em estradoes de terra e descidas.
Tenho um dura ace de 2 pratos.
 

Pedro MM

Member
Pepelento como sabes, no BTT os estradões é a menor parte deste desporto!
Mas o prato 38 tem essa única desvantagem, esgotar depressa?
 

pepelento

New Member
Pois, mas o esgotar depressa tem a desvantagem que se der jeito pedalar numa descida, já podes ter esgotado o prato de 38.

A melhor maneira de veres qual a melhor relação para ti é analizares a tabela que o TLouro pôs na página 2. Vês para o prato de 32 e para a cassete 11-32 quais os carretos que mais usas, e depois tentas ver qual das combinações está mais próximo do que precisas, se os pratos 26/38 ou a combinação 26/40 com a cassete 11-34.

Além de esgotar depressa (que para mim não é desvantagem) a outra desvantagem que vejo é em algumas combinações de quadro/desviador dianteiro a caixa fica muito alta relativamente ao prato (deves respeitar os limites, os desviadores quando vêm novos trazem um autocolante com essa margem).
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Eu uso mesmo muito o prato 40 (qualquer sítio que seja plano, ou até mesmo zonas em que há uma sobe/desce constante), por vezes só preciso de levantar o rabo do selim, e dar umas pedaladas fortes para ganhar mais lanço, dp é só manter. De repente se me sentir "apertado", é só baixar para o prato peqeno, e baixar 2/3 mudanças atrás (já é matemático/instintivo). Tal como já referi anteriormente, 26-40 com k7 11-34, fiquei com uma transmissão super funcional. Anteriormente, usava os 3 pratos (exatamente a mesma conbinação que o nosso amigo "PedroMM" usou/usa). Usava maioritáriamnete o prato 32, mas hoje vejo que pedalava muito "em vão", não tem nada a ver.... :)

O meu pedaleiro é um XT, e meti pratos TA (specialites). Para já estão se a aguentar bem.

obs: não haverá hipotese de experimentar uma bike com uma combinação 26-40 k7 11-34 aí perto?!?!?!
 
Last edited:

Pedro MM

Member
Boas pessoal.
Muito obrigado pelo vosso apoio.
Vou tentar procurar uma que tenha essa combinação, para ter uma ideia dessa relação de transmissão.
 

edununo

Well-Known Member
Não. São 13 dentes de diferença, o que está na norma. O normal é ter entre 12 a 14 de diferença. Basta ver o que tens no mercado: 38/24, 40/26, 42/28 etc....
Eu usei bastante tempo 38/26 com 11-34 em 9v e dava-me bem. Cheguei a usar uns Rotor ovais com 38/25 e 11-32.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Na velhinha 26, uso 26/40 com k7 11/34, é sem stress algum (está funcionar com trigger shifter´s x0, eram de 3 pratos, foram reajustados para prato duplo), funciona bem..... há uma diferença de 14 dentes. No teu caso 25/38, serão apenas 13. Por isso stress off. ;)
 

Pedro MM

Member
Boas.
Comecei com 11/34 (9V) e pratos 24/38 e acabei por substituir o prato 24 por 26, pois o 24 moía muito e pouco se mexia! Agora pondero substituir o 38 por 39 ou por 40, ainda não decidi! Se for para colocar prato 40 coloco igual ao 26 TA, se for para o 39 certamente será um SNV.
 
Last edited:

miguelcarromeu

Active Member
Vocês mandam ;)

Seja o 25 nesse caso! No entanto, vou aproveitar a promoção que encontrei para mandar vir também o 27 (SNV). Fico com ambos e, caso ache o 25 demasiado leve, entra o 27 ;)

Obrigado a todos, mais uma vez, pelas opiniões.
 

miguelcarromeu

Active Member
Esses 14 dentes de salto do 26 para o 40 é que já estão no limite, certo?

Andei mesmo indeciso com isto. Para já vou testar o 25 / 38. Se achar pouco logo faço uma troca. À velocidade que gasto pratos, também não deve passar mais de 6 meses até precisar de um deles :(
 
Top