meine CUBE Ltd Hardtail

Está quase !

Não tenho tido muito tempo disponível para dedicar à bina e entretanto chegaram outras novidades !

Não está fácil, mas já faltou mais :p
 
cayto obrigado pelo elogio !

Espero ter tudo pronto até ao fim de semana, para experimentar e partilhar as novidades com as respectivas fotonites, afinal é o que malta quer !
 
Finalmente as novidades estão montadas.

Saíram as velhinhas e fiáveis Mavic Crossride e entraram as ZTR Alpine c/ cubos RCZ (Novatec), com fita NoTubes e válvulas FunWorks Red, que acusaram um peso de 8 gramas o par.

Já tive oportunidade, de as experimentar e a diferença é enorme para as Crossiride, rolam melhore o conforto é superior, os arranques são mais rápidos.

Colocar os pneus foi bastante simples e nem houve necessidade de meter ar com compressor, uma simples bomba de pé serviu na perfeição.

Aqui estão elas montadas:







As Crossride têm agora outra função:



Montei estes discos Ashima Aro 08 160 e pneus Continental Sportcontact 1.3 para fazer estrada, os KCNC Razor estão nas ZTR:



Para além das rodas, e por inspiração da novidade que o amigo malagueta fez na sua scott, aproveiteiu a oportunidade e tirei isto:



e entrou isto





Em peso ganhei apenas 40 gramas, mas ganhei sem dúvida muito mais potência de travagem com os Formula RX, para além da evidente melhor qualidade de construção que os Formula têm.

Porém, os Hayes nunca me deram problemas e espero que estes Formula se comportem à altura.

O peso dos Formula já é com as bichas cortadas, não tive foi a mesma competência que o amigo malagueta teve em cortá-las !

O objectivo de colocar o peso da CUBE LTD sub 10.000 gramas está atingido !

Fica aqui o registo da prova:



Resumindo nos travões foram ganhos 40 gramas, nas rodas 550 gramas, face ao último peso registado de 10.520 gramas.

Estou aberto e receptivo aos vossos comentários e opiniões para poder baixar mais alguns gramas ao peso da CUBE.
 
Last edited:

malagueta

Member
muitos parabéns esta brutal a maquina e os sub 10 estão atingidos!

então o que aconteceu ao cortares os tubos?não te preocupes para aproxima já corre melhor, não se pode é desistir.

Podias fazer uma nova lista de componentes actualizada e com os pesos, porque agora já estas a jogar noutra liga! ;)

abraço
 

Jaires

Member
Esta cube está cada vez melhor, muitos parabéns! Como já disseram isto agora pertence a outra liga e tu já sabes bem disso!
Essa magura assenta ai que nem uma luva!
Continua com os bons progressos porque estás a criar uma cube de alto nivel e melhor, ao teu próprio gosto :)
 
malagueta e Jaires obrigado pelos v/ comentários.

Como referi não fui eu que cortei os cabos dos travões, pedi a um amigo que o fizesse !

A ideia foi sempre ter uma bike a meus gosto, com os componentes que me oferecessem a melhor relação peso/fiabilidade/preço !

Fui devagar e o tópico não mostra o que fui alterando desde o início.

Os únicos componentes que estão de origem são apenas quatro, manípulos, desviador traseiro, bichas das mudanças e o quadro.

Oportunamente colocarei a lista dos componentes.

Fiquem bem !
 
Last edited:
Aqui fica a lista de componentes e respectivos pesos:

Quadro Cube LTD Alu Superlite AMF 7005 Double Butted 18" 1840
Guiador Truvativ Noir World Cup Carbon Riser Bar 145
Avanço Ritchey WCS 260 6º 31,8 100 mm 104
Cx Direcção FSA No 10 90
Espaçadores KCNC 15
Tampa Cx Direcção KCNC 10
Punhos KCNC Eva 18
Manípulos Shimano Deore SL-M590 Rapidfire plus 9v 310
Travões Formula Rx 496
Discos KCNC Razor 160 146
Suspensão Magura TS8 R100 c/aranha 1340
Selim Selle Italia SLR Gel Flow 225
Espigão KCNC TI Pro Lite 8000 31,6 350mm red yokes 145
Aperto Espigão Token 14
Pedaleiro Shimano XT 3x10 FC-M780 175 mm Silver 24/32/42 772
Eixo Pedaleiro Shimano XT 94
Corrente Shimano XT CN HG94 10v 272
Cassete Shimano XT CS-M970 9v 11-32 260
Desviador frente Shimano XTR FD-M970 Top Swing 34,9 128
Desviador de trás Shimano XT RD-M772 Shadow 9v with KCNC red pulleys 224
Rodas RCZ 2013 Race / ZTR Alpine c/ fitas No Tubes 1446
Válvulas FunWorks Red 8
Chavetas Token TK480 46
Pneu Frente Kenda Karma 26x2.0 LR3 DTC Stick-E 120TPI 454
Pneu Trás Kenda Karma 26x2.0 DTC 60 TPI 520
Protecção Escora Home Made by Hyppersonic 15
Grades de Bidão (2) Elite Custom Race 80
Pedais Exustar PM 25 274

Agora será mais fácil darem sugestões para emagrecer a CUBE !
 

malagueta

Member
tens aí muito bom material, não fica fácil tirar peso sem entrares em grandes despesas,

Assim na minha opinião podias por uns porta bidons e uns espaçadores mais leves, uns que o lux recomendou no meu tópico, e o que acho que podias mudar não só pelo peso mas pela fiabilidade acima de tudo era os shifters, essa bike já merece uns melhorzitos, e se gostares de rotativos ainda consegues tirar mais de 100 gramas. E uma pedaleira 2x9? era capaz de ficar interessante. Eu tenho 2x10 e nunca senti falta das mudanças que perdi, acho que até ganhei na forma como uso agora a transmissão.
 

malagueta

Member
A tua situação é muito parecida com a minha, acho que a barreira dos 10 já é excelente para o teu quadro assim como para o meu. Passando esta barreira acho que já se justifica uma troca de quadro por um de carbono, porque será a forma mais barata de perder peso, podes perder 600 gramas por 300 euros se for um quadro chinês ou em segunda mão o que fica 100 gramas por 50 euros, acho que nos outros componentes não consegues estes valores.
 
malagueta concordo contigo, o peso onde poderei tirar mais peso é mesmo no quadro e onde a relação grama / preço será melhor.

Já havia referido anteriormente, a possibilidade de mudar os shifters por uns rotativos e eventualmente mudar para 2x9, mas se o fizer será apenas a mudança para os rotativos, e a aí a escolha irá evidentemente para os Sram Attack !

O peso das bichas, dos espaçadores e das bichas são apenas pormenores que, só muito mais à frente irei dispensar algum t€mpo a pensar neles !

Onde poderei também retirar algum peso será no selim e no guiador, mas estou muito satisfeito com eles e para já essa possibilidade está fora de questão.

Vou aguardar por outras sugestões, muitas vezes quem vê de fora vê melhor

Fiz a maratona dos 5 cumes e de facto é notória a diferença para melhor quer das rodas quer dos travões, foi um teste a sério ao desempenho de ambos e ambos passaram com distinção :p
 

malagueta

Member
desculpa não sabia que já tinhas falado nos shifters!

Podes tirar peso em tudo, mas acho que os valores já não se justifica com esse quadro, por exemplo no guiador se puseres igual ao meu pesa 111, ou seja, menos 34 gramas em relação ao teu por 90 euros, ou seja, 264 euros/100 gramas. Com a venda do antigo podes sempre amortizar qualquer coisa mas mesmo assim é caríssimo.

O selim tens o selle italia slr kit carbon flow 130 gramas por 104,99 em relação ao teu será menos 95 gramas, ou seja, 109 euros/100 gramas. continua a ser mais caro que o quadro. Este selim é uma das minhas opcções mas eu perco mais peso porque o meu selim actual é mais pesado que o teu.

Não vai ser fácil,
 
O meu objectivo era colocar a CUBE LTD sub 10.000 e foi alcançado :clap:

A partir daqui haverá muito pouco ou nada a fazer, o custo por grama será elevado e o ganho reduzido !

Não posso dizer neste momento que não haverá mais alterações, mas serão concerteza de pormenor.

Até lá, boas pedaladas !
 
Depois de algumas centenas de Km's a rolar, chegou a hora de dar feedback quer das rodas quer dos travões.

O primeiro grande teste foi na maratona dos 5 Cumes, com trilhos para todos os gostos e feitios, muita subida e muita descida e quer as rodas e os travões estiveram à altura, os travões comprovaram o poder de travagem que lhe saõ reconhecidos e as rodas fantásticas a rolar depois de uma prova daquelas chegaram ao fim sem o mínimo empeno !

Sem dúvida duas apostas ganhas.

Antes de colocar as rodas, tive o cuidado de abrir os cubos e meter massa, pois a que trazia era mínima, quase não dava para amostra.

Fica aqui o alerta para quem tiver ou vier a adquirir umas iguais


A CUBE LTD não para, deixo aqui um apontamento da volta de hoje, passagem pelo Monte Murado, descida pela calçada Romana depois de passar/subir à Srª da Saúde nos Carvalhos.





Paragem na "Amazónia" em Silvalde



Depois foi até Cortegaça ...
 
Last edited:
Top