Medidas dos pneus - O que é isso?

Albertoliveira

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Concordo com tudo que aqui foi dito mas só saliento uma coisa, nem sempre o pneu mais largo é o mais pesado, tenho na minha bike uns 2.5 da Continental e são de longe mais leves do que uns Maxxis 2.35 High-roller. Simplesmente porque os maxxis são dobrados 3 vezes nas laterais...

As principais vantagens é que podes atacar qualquer descida seja ela qual for e com as irregularidades que exista que passa por cima de toda a fruta com uma segurança muito grande quer seja a direito ou em curva... depois claro perde em tudo o resto nomeadamente a subir.. mas para um compromisso de subida descida uns 2.0 é o ideal.

Mas mais importante do que o tamanho é o rasto... os meus Continental Diesel 2.5 medem 7cm de taco a taco, uns Maxxis High-roller 2.5 medem 6.5 cm...
Pode ter um pneu 2.0 de uma marca que te parece um pneu de estrada e ter outro de outra marca 2.0 que te parece mais largo. E depois a diferença entre o 2.0 e un 2.35 se fores medir é insignificante 1 ou 2 mm para cada lado.
 

JordanBH

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Boas pll, desde ja obrigado pelas respostas, ja fiquei muito mais esclarecido

entao que diriam se eu meter uns maxxis larsen tt 2.35, ser que ficarei com a mesma vantagem nas dercidas e nas subidas?
pois o pneu que tenho neste momento sao Maxxis minion dhr a traz e maxxis minion dhf a frente, sera que fazia muita diferenca ou recompensa mais alterar mesmo para 2.10 ou 2.00?

Aguardo resposta e desde ja obrigado pelas outras respostas.

Cumps
 

JordanBH

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Eu faxo praticamente XC marratonas e passeios, e custumo andar 5 vezes por semana, os piso em que ando e um pouco de tudo, tanto liso como pedras soltas, mas e quase sempre um piso normal. sera que recompensa?

Cumps
 

Nozes

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"Piso normal" é alcatrão.
No btt não há piso normal,há terra batida (penso que é o que te referes),pedra solta,pedra...aah...da outra :-D,lama de várias estirpes,raízes de diversos tipos,pequenos mamíferos,folhas secas,erva,betão,berlindes,espinhos e às vezes até mesmo a pele do gajo que caiu á nossa frente! :-D
E é por termos todos estes diferentes tipos de piso que um pneu é tão difícil de escolher!
Queres mandar-te às descidas? Esquece os Larsen,eu ia pra uns Maxxis ADvantage 2.1

Boas pedaladas
 

prasquete

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2.35?????????
em xc ou maratonas!!!!!!!!!!!!!!
Andas a puxar uns pneus de tractor ou que? ja que nao gostas de pneus finas, pois pa usares essas medidas, nao gostas mesmo, exprimenta uns 2.0 ou 2.1 no max e qt a mim ja é muito pneu... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu ando com uns sauserwind 1.8 em ambos os eixos... :mrgreen:

cups...
 

JordanBH

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Boas

Eu tou a ver que muito pessoal diz que e muito pneu, e que e um exagero 2.35, mas sera que alguem neste momento que esta a utilizar os 1.8 ou 1.9 ja utilizou alguma vez 2.35 e viu o seu comportamento?


obrigado pelas respostas, desde ja Cumps
 

jpsantos

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Sim, 2.35 para maratonas (100km's), na minha opinião, também, é um exagero.

Já usei o Mobster e LarsenTT 2.35.

Se falares na volta pela serra para curtir uns trilhos, é discutível... Nas maratonas... deve ser um desafio interessante :lol: haja pernas... principalmente ser houver lama :doente:

P.S. neste momento tenho 1.8 à frente, não é o pneu ideal para descer, mas desço tudo, algumas coisas mais devagar...
 

Xure

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Boas.

Sem duvida que essa medida é um exagero para fazer tantos kms, pois só andas a arrastar borracha, sem necessidade disso.

Eu já usei uns 2.2 da spec, e claro q descia com mais confiança. Quando passei para uns 2.1 tb da spec, meteu-me confusão mas depois de uns kms já fazia tudo o que fazia com os 2.2

Compreendo-te pk eu não sou capaz de usar medidas do tipo 1.8, pois isso para mim, nem que seja psicologicamente limita-me mto o que eu mais gosto de fazer, que é descer abrir.

Tb deves ter em atenção que os pneus das varias marcas são mto diferentes, mesmo com medidas iguais. Por exemplo, eu uso neste momento uns specialized resolution pro tubless, e em comparação com os pneus que o meu pai tem na bike dele, que são uns continental explorer 2.1, apesar de serem da mesma medida os spec são mto mais largos.

Portanto a medida é importante, claro, mas existem marcas com pneus mais largos que outras, mas como medidas iguais, supostamente.

Deves optar por um compromisso que te permita rolar, relativamente bem, e que te permita descer a ripar. Claro que como já referiram a tecnica treina-se e a malta que usa os 1.8, deverá ter uma tecnica mais apurada, para descer rapido, enquanto que quem usar 2.3 passa por cima de quase tudo sem grandes preocupações.

Abraço
 

jccgold

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As medidas dos pneus têm alguma coisa a ver com a medida dos quadros? Por ex uma bicicleta que use pneus 26` o quadro medirá que medida?
 

greycat

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Ao ler este tópico fiquei com uma dúvida:
Se um pneu 26x2.00 tem 2 polegadas de largura, como é medida esta largura.

Será com o pneu cheio à pressão nominal, será na zona de contacto com o chão assumindo uma carga nominal em cima da bike?

é que os pneus deformam quando nos sentamos em cima da bike, e acredito que certos pneus se deformem mais que outros.
 

v.carmo

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Sprintoso said:
Boas,

Não se guiem pelas medidas tipo 1.9, 2.0, 2.1, etc.

O que interessa na realidade é um conjunto de números que normalmente é deste género: 47-559

O que realmente interessa é o numero que está a vermelho.

Boas pedaladas
Tenho reparado nestes números que variam muito de pneu para pneu ( número a vermelho), poderão me explicar o que aquilo quer dizer?
Obrigado e um abraço a todos.
Boas.
 

Jepas

Super Moderador
Esse número é a altura do perfil do pneu acima dos talões em mm. Este valor também corresponde à largura visto o perfil ser +/- circular.

Jepas
 

v.carmo

New Member
Obrigado " JEPAS"
Já agora qual é a melhor medida em relação ao número ( altura do perfil do pneu acima dos talões em mm) que antecede o nº 559.
mais uma vez obrigado.
Um abraço
 

Jepas

Super Moderador
A largura do pneu é uma questão de gosto e do tipo de terreno.
A medida mais usada ronda as 2.0 a 2.1 polegadas (51 a 53mm).

Jepas
 

kievo

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Boas! recentemente adquiri um hutchinson toro 26x2.15 para traz. Agora a minha dúvida é que o pneu tem uma direcçao e tem la assim (<-<-front rotation rear->->) e deduzindo que rear é traz, eu coloquei-o assim para rolar no pneu de traz
(<-<-rear rotation front->->). obrigado ;)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro kievo

Se queres tracção, diriges as setas de "rear" para a frente.
Se queres "menos atrito", diriges as setas de "front" para a frente.

Se reparares bem, as forças aplicadas aos pneus são em sentidos inversos.

O dianteiro faz "força" a travar; o trazeiro faz força a "em tracção".

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 
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