Mavic SLR ou Crank Brothers Cobalt XC ?

epictimon

Member
Boas pessoal,

Vou fazer aqui um teste pois encontro - me indeciso e como não vi por cá nada parecido, aqui vai para alguém que possa vir a ter algumas duvidas como esta!

Tenho umas Slr e estou bastante satisfeito com elas, mas surgiu um problema, a roda traseira começou a sair ar pelos raios, ou seja, perde ar pela valvula. O orificio por alguma razão, alargou e agora não consigo vedação! Estava ainda a pensar em ir falar com a loja quando ontem numa volta rotineira, tive que efectuar uma travagem mais forte que por sinal e burrice, deu origem a sair de cabeça...
Pego na bike e no andamento reparo na roda da frente empenada, coisa estranha pois nisso estas rodas para mim são de nota máxima. Ora bem, a realidade é que um raio saltou do cubo :shock: não danificou o cubo, nem patiu o raio, simplesmente, saltou!!!


Na altura de compra, a estética falou mais alto, agora nestes dois problemas sem eu resolver um e aparece outro... pondero a troca.
Na loja surgiu a oportunidade de umas Crank Brothers Cobalt XC, do dono da loja e com poucos km.
Por estas bandas não se fala muito e então vou tagarelar eu :mrgreen:

Peso, nenhuma maravilha...
713g frente

866g trás


Os apertos são de excelente qualidade mas pesados... Os cubos são muito bonitos!
60g frente

65g trás



Na troca da cassete, o cepo veio junto ( nas SLR é fixo e para ser retirado tem que se desapertar uma porca ) e é dificil a cassete entrar e sair bem e exige alguma pressão.
A de trás já apresenta alguma folga e um ligeiro empeno... Ambos preocupantes pois a folga não é bom e talvez aos poucos raios e iguais de um lado e de outro no local de prender tenha uma maior flexão e dê origem a futuros empenos...

As minhas SLR têem mais tempo, bastantes km, nenhuma poupança e nenhum empeno, com a excepção do que aconteceu ao raio da frente.
Já as tenho montadas e amanhã de manhã vou experimentar e possivelmente de tarde coloco aqui o parecer e as fotos da SLR.

Abraço
 

emparlace

Member
Isso do raio saltar do cubo não é novidade. Já um amigo na primeira volta que deu com as dele aconteceu o mesmo.
Depois passou na loja onde as comprou, meteram o raio no sítio, apertaram, e nunca mais deu qualquer problema.
Devo dizer que a pessoa que tem essas rodas faz allmoutain com aquilo :shock:, quando ele as comprou disse para os meus botões que não iriam durar muito, mas estão com cerca de dois anos e até agora nada. E ele é completamente passadinho da cabeça a andar :lol:, por isso acho que o que te aconteceu do raio sair não é motivo de grande preocupação, já o facto de perder ar, tal nunca tinha ouvido falar, mas se tiver em garantia, manda arranjar isso.
 

Ratolas

New Member
Tenho umas SL e tenho-lhes dado abuso, mas têm-se portado bem.
Essas Cobalt têm um grande aspecto(ficavam a matar na minha bike), tens é de pensar em termos de assistência, de hoje para amanhã se te surge algum problema não tens tantos pontos de assistência como com as Mavic!!!!
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a meu ver SLR as batem as Colbalt em todos dos pontos menos na exclusividade, isto porque agora já se vêm mesmo muitas SLR montadas. Andei com SLR 2 ou 3 anos sem qualquer problema, e o facto de perder ar pelas cabeças pode acontecer em qualquer aro UST que use a válvula UST. Um truque fácil para evitar isso sem apertar em demasia pode passar até por usar um pouco de selante (Notubes, MagicSeal) na base da válvula. Aliás, já havia um tópico que falava precisamente sobre perdas de ar pelas cabeças dos raios. De lembrar que a Mavic recomenda a troca das válvulas anualmente, para que as borrachas tenham sempre o melhor estado e vedem correctamente.

Quanto às Colbat... nunca tive nem deverei ter, são mais pesadas, trazem apertos ainda mais pesados (os da SLR são em Ti e pesam 87g) e o sistema de raios não me convence, pois é pior distribuído.

Jepas
 

epictimon

Member
O prometido é devido e cá vai...

O look até nem ficou mau, condiz com os travões... :mrgreen:


Em andamento, dá um efeito diferente do normal devido aos raios, tentéi simular... :mrgreen:


Agora vamos ao que mais importa...

Em andamento em estrada, logo uma primeira impressão, torna a bike lenta em mudanças repentinas, parece que tem um peso extra na parte debaixo da bike, (para singletrak não vai favorecer decerto, mas ainda não cheguéi lá), e ao fazer isso, rangem, devido aos raios estarem demasiado próximos. No arranque é mais lenta que a SLR! Agora meus amigos, a rolar, isto sim, aumenta-se bem a velocidade gradualmente, mas se deixarmos de pedalar, parece que estamos a travar, já tinha notado uma resistencia do pedaleiro quando se anda com ele para trás, isto parado e em andamento, a corrente enrola um pouco.Possivelmente, alguma lubrificação ajude ou será dos 4 rolamentos que tem só na roda traseira?! Ao rolar, parecem umas rodas de conta-relógio, pois é dificil mudar de direcção mas para andar a direito...
Agora cheguéi ao local para o qual foram feitas, monte :D
São terrivelmente duras! Os pneus são os mesmos, na pressão do costume e realmente, mesmo depois de baixar a pressão um pouco, continuam igual! Ora isto aliado a uma bike com umas suspenções como a épic e uma terralogic na frente, não nos favorece! Obriga a um desbloquear constante das suspenções e nem pensem em tirar a mão do guiador!!! Em estradão, lá estão elas com uma boa capacidade roladora, singletrak, é um pouco dificil apontar a bike sem um esforço extra, mas depois de estar em curva, nada cede mas a bike fica saltitona, pois fica tudo a cargo das suspensões. Depois de uma viragem lenta, o arranque poderoso com umas SLR, não é feito com as Crank, nada que já não tivesse falado!

Resumindo
O teste efectuado, foi num trajecto muito usual para mim, minimo de 3 vezes por semana, era tudo igual, só baixéi a pressão alguns km depois de entrar no monte.
Considero umas rodas que dão uma boa velocidade de ponta, boas para maratona, mas no sobe e desce constante de algumas serras, viragens alternadas e conforto, esqueçam...
As SLR para mim, são superiores, perdendo somente na capacidade de rolar a altas velocidades, mas conforto, estabilidade, arranque e preço são bem superiores.
As crank são mais leves uma grama e foram pesadas com valvulas :s, 713g + 866g contra 726g + 854g das SLR mas as Crank perdem terreno nos apertos rápidos não sendo por isso obrigatório o uso destes ultimos da própria marca.
Falta apenas referir que as minhas SLR não são as de 2009, que são mais leves e mais resistentes, segundo a marca...
A folga que a Crank traseira apresenta, é de facil resolução segundo a loja e quanto a raio saltar nas SLR, fica no sitio e provavelmente não vai dar mais problemas. A fuga de ar, nem com selante, nem com valvula nova... Garantia se a loja não resolver.

Eu já me decidi...

Com este teste, não tenciono favorecer qualquer marca, é somente a minha opinião e em relação a uma montagem na minha épic.

Abraço a todos...
 
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