Mavic Crossride - Cassete e cepo a prender movimento

brn85

New Member
Boa tarde. Fiz um vídeo para mostrar melhor este problema. Além da cassete já estar a abanar mais do que devia, na última volta apercebi-me de uma barulho estranho e hoje vi esta situação: ao rodar a cassete no modo roda livre a certa altura faz um barulho enorme e trava! Alguém me consegue dizer o que está estragado? Ontem abri o cepo e limpei tudo. Não lubrifiquei nada como aconselhado porque não tinha óleo mineral para colocar. Agradeço ajuda rápida. Muito obrigado![video]https://youtu.be/Lzb3IerrsAU[/video]
 

klaser

Well-Known Member
Rolamento(s)...estão lixados e com folga,fazem o cepo bater no eixo por dentro,por isso o barulho e o prender...
 

brn85

New Member
Naquela zona temos dois rolamentos, pelo menos é o que consigo ver: um no cepo e outro que fica no eixo. É desses que está a falar? É possível trocar esses rolamentos? Eu não vejo como...
 

gcaetano

Member
É possível substituir. Eu já vou no 2.º conjunto de rolamentos. O cepo oscila e "roça" no corpo do cubo. Felizmente é de alumínio e na pior das hipóteses estraga-se primeiro o cepo e só depois o cubo. Convém trocar, para não danificar também os linguetes.
 

brn85

New Member
A substituição dos rolamentos é um procedimento simples ou tem de ser feito numa oficina? É comum arranjar essa material para substituição?
 

gcaetano

Member
Os rolamentos podem ser encontrados em qualquer casa da especialidade. Basta levar um exemplar ou a referência. Já vi um ou outro vídeo no yt em que mostrava como retirar os rolamentos do cepo. No meu caso foi um mecânico que tratou desse assunto.
 
Top