Marzocchi XC 600 TST2 [Ajuda]

Viva!
Tenho uma Marzocchi XC 600 TST2 (acho que é o modelo com 120 mm de curso) e tou com dúvidas sobre o funcionamento e pressão de ar.

Isto é, no Manual a pressão indicada para o meu peso é de 2,40-2,10 bar, no entanto parece-me demasiado "mole".
Ontem, por exemplo, ao saltar um passeio com menos de um palmo, a suspensão bateu no fundo, não me parece normal.

Alguém tem uma ideia de qual seja o problema?

Uma outra dúvida que tenho é, para que serve o parafuso na parte inferior da perna esquerda?

PernaEsquerda.jpg




Saudações BTTistas
 

Pax

New Member
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Já deste uma viste de olhos no manual da suspensão?

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Sim, já vi o manual, mas está um pouco confuso (o mesmo manual é para: CORSA - DIRT JUMPER - XC - MX - MZ - TXC - Z.1 - 4X - DIRT JUMPER - Z.1, ...) e não encontrei nada que me esclarece-se.
 

PushMe

New Member
se for como a minha xc600 TST2 140mm é mesmo assim... tambem se eu puser a pressao indicada para o meu peso a supensao anda a bater no fundo.... na pagina diz entre 30 a 35 PSI eu tenho a 50PSI para poder usar o curso total, claro que isto torna a suspensao mais rija com estra pressao... nos paralelos arrebenta-me com os pulsos todos... mas no monte tasse bem.

Já fui informado que seja defeito de fabrico, e a garantia cobre isso. Demora é uns dias a enviar pra lá e pra receber... (ainda nao mandei a minha mas o meu vendedor ja me disse pra eu ir lah deixar a suspensao precisamente por causa disso por nao achar que as pressoes estejam bem)

Á parte disso enviei um mail para o fabricante da bike que as constroi com a suspensao e informaram-me que algumas dessas suspensões tinham esse problema, pra ajudar a festa o meu vendedor disse-me que já sou a 3ª pessoa a queixar-se do mesmo problema em pouco tempo.

Por isso já sabes... se tiver na garantia... trata disso o quanto antes... senão adapta a suspensão á tua medida como eu fiz para remediar... dá-lhe mais pressao.

Quanto ao parafusinho aí por baixo se só tiver de 1 dos lados é o REBOUND ou seja para regular se queres que ela recupere rápido ou devagar.... metes todo para um lado e testas... metes todo para o outro e testas e vais ver que há diferenças...
Quanto mais devagar ela subir menos ela bombeia ao dar pedaladas menos rendimento perdes... quanto mais rapido ela subir tens sempre o curso recuperado sempre pronta a usar o curso total, mas em contra partida cada pedalada ela ta sempre a ir abaixo e acima. Eu uso sempre com ela a subir depressa e bem porque quando n quero que ela bombeie basta travar em cima... normalmente como nao ligo se bombeia ou se nao bombeia, se perco ou nao rendimento e como mesmo em estrada ando sempre a brincar saltar passeios e outras coisas ando sempre com ela destravada e a recuperar rápido. Depende da utilização de cada um...
 

PushMe

New Member
I l l u m i n a t u s said:
A minha veio da garantia na semana passada, porque bloqueou nas 24h de Viseu, agora bomba demais..

Penso que se tivesse algum defeito de fabrico que seria detectado.

Pois nesse caso... se ela veio da garantia, sinceramente não ligues ás referencias do manual de instruções. Eu fiquei com a ideia que este tipo de suspensão é algo duro... a minha esta a bombear bem eu se me agarrar ao guiador e fizer pressao pra baixo ela corre bem.. mas em estrada por exemplo em paralelos mais mal tratatos ela vai completamente rija... enquanto outras marcas como rock shox e fox elas no paralelo vao a trabalhar a amortecer as pequenas irregularidades. Mas mesmo assim vou mandar para a garantia quanto mais nao seja fazem a revisao a suspensao de borla e se tiver algum problema em principio fica resolvido.

Como já disse... aumentei 10PSI ao recomendado pelo manual e para fazer o que eu quero está a funcionar correctamente.
(quando meti os PSI recomendados pelo manual, meti-me a estrada a meio do percurso olhei parecia ke tinha só 80mm de curso... achei muito estranho, então passei a não ligar ao manual e meter a pressao ideal para o que preciso)
 
Antes de mais obrigado pelas dicas :)
Penso que resolvi o problema, rectifiquei o nivel do óleo, que estava baixo.

Agora já parece outra suspensão, já tem um trabalhar bem diferente.
 
É verdade..
Agora até estou com medo... Fui fazer um pequeno teste e aquilo quase que nem precisa de travões...
Finalmente degostei-me com o curso de 120 mm :mrgreen: :mrgreen:
 

Frei

New Member
Boas...

é assim tambem tenho umas marzocchi mx pro eta de 120mm

e quando vieram esgotava o curso com imensa facilidade como o amigo diz...

agora ja dei mais compressão e estão melhores mas acho que com uma pequena diferença de compressão ou ficam logo mt moles ou mt duras :(

como posso verificar se o nível de óleo esta ok e se estiver baixo que tipo de óleo usar?

amigo voce participa no up and down nao???:)
 
Frei said:
como posso verificar se o nível de óleo esta ok e se estiver baixo que tipo de óleo usar?

O óleo recomendado é 7,5W e o volume é indicado no site (volume a introduzir quando a suspensão está completamente "seca").
Por experiência própria aconselho que seja feito por alguém com alguma experiência para não andar às voltas como eu andei.
Se não está muito à vontade para DIY aconselho a procurar alguém com mais experiência, até porque não é um acrescentar de óleo, sugiro que faça uma revisão à suspensão e fale disso ao seu mecânico.

Eu só não fiz um tutorial para partilhar, porque não estou à vontade com a nomenclatura e podia mandar colocar as flores no sitio errado :mrgreen:


Frei said:
amigo voce participa no up and down nao???

É verdade fui a algumas provas do cirtuito Up & Down :) (um belo circuito, diga-se de passagem... Então as subidas da etapa de Vasconha.... 8))
 
Não deu para aproveitar os singles, para além de ter tido problemas na suspensão (bloqueou) também fiquei sem um dos pernos dos travões, neste caso os de trás,..
Por isso apenas disfrutei das subidas 8) 8)

perno.jpg
 

Frei

New Member
Ui e bem que disfrutou com aquelas subidas 8)
eu reconheci-o pela foto... :D
foi num sitio que eu por acaso não passei porque me perdi... com tudo fiz quase 50km :twisted:
qual e o seu dorsal??? ##268##

abraço amigo do up and down
 
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