Marzocchi XC 600 ATA 2

gorba10

New Member
Boas,

Possuo esta suspenção da Marzocchi desde 2008, o ano da mesma, e até há duas semanas, nunca me tinha dado problemas. Dado que possuo uma bike rigida tenho a suspenção sempre regulada nos 100mm de curso. No entanto, no final da maratona de aveiro, notei que a mesma estava um pouco baixa. Cheguei a casa, meti ar....e rodei o botão do ATA todo no máximo curso, e reparei que a bike não subia o curso para os 130mm, que é o máximo que faz a suspenção.
No fim de semana seguinte, aconteceu o pior. Como não tive tempo de a levar a loja onde compro o material e faço as manutenções durante a semana, arrisquei em ir fazer os cumes de Barcelos com a suspenção assim. O problema é que mal montei a bike e me dirigia a linha do posto de controle, ela foi toda abaixo...e deixou de trabalhar. Ou seja, não fiz a prova.
Esta segunda feira, levei-a a loja e disseram-me que é um problema comum nas marzocchis. Desmontaram e o problema parece estar numa peça intitulada de pistão do oleo (nome dado pelo mecanico)
Disseram-me que vão ter de a mandar pra Marzocchi, em Espanhã, e só depois me sabem dizer qual a gravidade da situação e o custo da coisa.
A minha pergunta é...alguem aqui já teve algum problema destes com uma Marzocchi, e sabem dizer-me se foi muito caro??
É que se for o caso, pondero a troca de suspenção. Embora me custe desfazer assim de uma forqueta que em 2008 me custou mais de 400euros!!
Quem tenha tido problemas indenticos e me possa indicar pelo que optaram...agradecia.

cumps
 

PDRO

New Member
Boas

Tambem tenho uma Marzocchi ( nao essa ) e tambem tive um problema com o funcionamento dela (tambem não esse pois não tem ATA).
Eu coloquei a suspensão no Nuno Duarte e ele resolveu o problema, ja tinha ido a uma loja ao pe de casa e eles tambem me disseram o mesmo, que nao sabiam o que era, talvez mandar a suspensão para Espanha (portes caros)
Ele foi 5 estrelas e tenho o problema resolvido.

http://www.nunoduarte.com/
 

gorba10

New Member
Obrigado,

Eu já deixei a suspenção na loja onde comprei, e já a enviaram para Espanhã. Como é uma avaria de uma peça, disseram-me que tinha de ser assim. Se fosse simples revisão teriam feita lá na loja.
Acontece é que dexei bem claro na loja que apesar do envio para a Marzocchi, pretendo saber o custo total (com portes) da reparação. Se for algo muito elevado, mais vale avançar para outra opção. A compra de uma nova.
Daí o meu tópico, se alguem já teve necessidade de uma revisão com reparação numa marzocchi e tentar perceber se os custos são mt elevados.

obrigado e cumps.

Pedro Pereira
 

hondavfr

Member
Pois, a minha avariou muito nova e foi ao representante em Portugal. Ainda era desse tempo. Não paguei nada. Depois disso já fez cerca de 5 mil km e sempre ok. Foi revista à cerca de 2 meses e só levou óleo novo.
 
Boas!
Esse problema era algo frequente nos modelos com o ATA2. Eu tenho uma Marzocchi 55 ATA2 portanto o funcionamento deve ser igual já que deve ter os mesmo cartuchos que a tua do ATA que regula o curso. Em príncipio esse problema é relativamente fácil de arranjar só que quem não tem conhecimento mesmo nas lojas manda para a marca sem ser realmente preciso, e por vezes com custos muito altos.
Eu já tive esse problema 1 vez e arranjei eu próprio. Vou então dizer-te o que se passa com a tua suspensão:
Quando a suspensão perde curso o problema é no cartucho da ATA. Cartucho esse que é ar e quem tem por dentro do cartucho um o-ring. O-ring esse que por vezes deforma-se e deixa passar o ar para a parte de cima, provocando a perda de curso e por vezes total, pois o ar q fica na parte de cima n deixa a suspensão subir. A reparação é abrir o cartucho tirar o O-ring e substitui-lo e besuntar com massa na zona do O-ring e o próprio O-ring.
 

Zackh

Member
Tenho essa suspensão mas de 100-140mm, e tive exactamente a mesma avaria. Foi comprada na Famabike, enviada para Espanha ao abrigo da garantia.
Até hoje 5 estrelas, desde o arranjo....
 

gorba10

New Member
Agradeço a todos as vossas respostas e ajuda. Fico um pouco mais descansado. Embora ainda esteja a espera de notícias vindas de nuestros hermanos. No entanto, futuramente já sei como hei-de proceder, pois além do Nuno Duarte, existe a 2cycling.com em Lisboa, que fazem manutenção a marzocchis. Já sei que as tantas vou gastar algum dinheiro só em portes, mas espero que no restante não seja de custo elevado. Falando em kms, a suspenção já leva quase 6000kms, e só uma vez mudei o oleo. Outro problema que espero ver resolvido, embora não me faça grande diferença é o botão do TST (bloqueio) também deixou de funcionar, mas aqui acredito que foi de me terem mudado a posição do botão para não bater no quadro, como me aconteceu numa queda, no anterior quadro que tive.
 
Top