Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

Marreiros

Active Member
Se isso acontecesse amigo na indústria aeronáutica não reparavam carbono. E todos sabemos o que pode acontecer aos aviões se tiverem peças enfraquecidas. :p

Por outras palavras a resposta será NÃO. A rigidez não irá ficar comprometida nem o desempenho afectado. Quanto muito será ao contrário. ;)


À falta de melhores novidades que fica o novo look do guiador...
IMG_1550.jpg


Abraço
 
Last edited:

Marreiros

Active Member
Não parece é mesmo assim... Acho que existe um bocado o preconceito em relação ás reparações de carbono. Mas vais ver que vai ficar bom. ;)
 

MJCT

New Member
É claro que se reparam peças em compósitos na industria aeronáutica! Até pás de helicópteros se reparam quanto mais!
Agora depende é da extensão dos danos e de quanto custa. Se ficar muito caro mais vale trocar por novo e se os danos forem muito extensos também pode valer mais trocar.

O problema em fazer reparações em quadros é que para serem feitas como manda "a lei" demoram algum tempo e tempo é dinheiro! O pessoal que faz reparações em quadros NORMALMENTE para que o preço seja competitivo opta por fazer aquilo que é uma reparação temporária, mas que neste caso se torna definitiva. Ou seja, ao invés de remover toda a área afectada e reconstruir a peça o mais parecido possível com o original (nem vou entrar em detalhes) o que se faz é tirar um pouco de material ao longo das rachas tentar por à força um pouco de resina (matriz) e depois cobrir tudo com umas camadas de carbono por fora do tubo.
Assim garanto que nem 1/4 do tempo leva e nem sequer é preciso muita habilidade.
Uma reparação assim dura? Pode durar... ou não. Deponde da sorte. Como as rachas ficaram lá, mais tarde ou mais cedo vão abrir, se o reforço por fora for muito pode aguentar. Se o reforço for insuficiente ou não cobrir bem para lá da zona do dano... vai delaminar mais tarde ou mais cedo.

Como o Marreiros não assistiu à reparação, suponho que não saiba como foi feita, o que é pena.
 

nogueira.nuno

Active Member
Tudo em Aeronautica tem reparação mas tem limites de reparação/dano e claro que não se vai deitar para o lixo uma pá de 200 mil dolares e por isso tem reparação mas como disse se o dano for acima dos limites claro que.... Lixo!!



Falas bem nas "reparações" desenrasques que por aí se fazem, algumas assustam mesmo mas o negocio faz qualquer um fazer tudo e tudo ser possivel mesmo sem meios ou conhecimentos para isso. Mas pronto, isso não me convém a mim desmascarar mas sim a quem teve o azar pensar antes de ir atrás da conversa e do mais barato!!



O quadro do Marreiros por exemplo nunca pode ser reparado com desenrasques e como que "colado de volta" porque partiu mesmo e não delaminou ou fracturou ;) e sem duvida voltava a partir num instante se fosse desenrascado!



Mas ele sabe bem dos pormenores da reparação e do que tem sido efectuado embora não esteja presente.
Aqui uma foto depois de ter sido removido o Stop da bicha das mudanças e iniciação da limpeza/preparação interna/externa da escora do quadro.









;)
 
D

drinko

Guest
Aqui no Brasil já vi vários relatos de peças de carbono recuperadas. E quando é feita porum bom profissional o maior problema é o aumento de peso somente, acredito que um reparo desses deve ficar em torno de 100 gramas.
 

MJCT

New Member
Falas bem nas "reparações" desenrasques que por aí se fazem, algumas assustam mesmo mas o negocio faz qualquer um fazer tudo e tudo ser possivel mesmo sem meios ou conhecimentos para isso. Mas pronto, isso não me convém a mim desmascarar mas sim a quem teve o azar pensar antes de ir atrás da conversa e do mais barato!!



O quadro do Marreiros por exemplo nunca pode ser reparado com desenrasques e como que "colado de volta" porque partiu mesmo e não delaminou ou fracturou e sem duvida voltava a partir num instante se fosse desenrascado!
Queres apostar que há quem o faça:confused: LOL acho que ambos sabemos de uma pessoa que o faria...

Mas pronto, ainda bem que o Marreiros se aconselhou bem antes de encomendar o trabalhinho.
 

Marreiros

Active Member
Sim, não ficou bonito. ;) Mas parece pior que porque a escora teve de ser afastada para reparar devidamente. Mas neste preciso momento já está melhor. E ainda vai melhorar.


Eu tenho a certeza disso Mecanico. ;)
 

C.Orelhas

New Member
Desejo-te muita sorte com isso amigo Marreiros, no entanto nas mãos de quem está, só pode sair dai um excelente trabalho, estou certo disso :D
 

xman

Member
Boas,

Eu que não percebo da "poda", parece-me bem melhor do que estava. :)
Se fosse eu, aproveitava o facto de estar neste estado e arrancava a pintura toda e punha apenas um pouco de verniz.
Preto mate...acho que ficava bem e agora não ias ter problemas com a garantia vitalícia. :)

Cumps.
X.
 

Antonio73

New Member
Apesar deste Tópico ser do Marreiros, acho que ele não se importa que venha aqui enaltecer as qualidades do Nogueira, por estar sempre pronto a ajudar a malta, seja a dar um conselho, seja a responder a uma dúvida ou como neste caso a ajudar a resolver da melhor maneira uma situação que alguns até duvidavam que tivesse solução. O quadro vai ficar 5* e um destes dias já o Marreiros anda outra vez no red line em cima dele.
 
Top