Entre o dar umas voltinhas e o profissionalismo há muito pelo meio. Por exemplo, uma bicicleta de 1.000€ está muito, mas muito longe, de ser profissional. Será já considerada uma bicicleta bastante aceitável, que trará material fiável e competente mas longe do topo e da leveza das profissionais. Isto é, uma bicicleta para quem pratica com regularidade mas não faça competição. É por isso que há bicicletas de 120€ e outras de 10.000€ e pelo meio milhares de modelos de dezenas de marcas. As coisas não são tão simples assim.
Como disse, se comprares demasiado barato no Btt isso vai-te sair muito caro. A questão da evolução dos travões se a bicicleta vier com v-brakes e que no mínimo implicará comprar umas rodas novas, os discos, os travões em si, e se estes forem hidráulicos das manetes também. Uma bicicleta demasiado barata também trará aros de paredes simples em vez de dupla o que levará a empenos mais frequentes se o ciclista for pesado e andar por terrenos maus. Os cubos têm uma protecção muito básica e em situações de água esta pode acelerar a degradação das esferas. Muito material será em aço, e com uma manutenção descuidada começarão a apresentar alguma ferrugem. Pneus pensados apenas para piso liso em sem tracção e pouco resistentes a furos. Geometria do quadro pouco adequada a Btt. E por aí fora. Digo isto por experiência.
Mas isto é tudo teórico pois não sabemos quanto pensas gastar. É minha opinião que quem quer experimentar fazer Btt necessita pelo menos de ter componentes Shimano Acera, uma Suntour da gama XC (XCT, XCM, XCR) ou equivalente, travões de disco mecânicos e aros de parede dupla. Isto é, algo na casa dos 400€ para cima. Podes gastar menos que isto, mas sempre com muita atenção aos componentes e até aproveitando alguma promoção. No pior dos casos ficas com uma bicileta excelente para passeios que muito dificilmente te dará algum problema.
Se for para andar apenas em alcatrão, e sair ocasionalmente de estrada apenas em caminhos de terra batida de bom piso e sem exageros podes safar-te bem até com uma B'twin de 180€ (a 510 salvo erro), mas só mesmo para isso. É que não estamos apenas a falar da capacidade do material. Estamos também a falar da segurança, que no Btt é muito relevante.