Maratona Festival Bike 2013 - Santarém

MGanhao

New Member
Uma coisa é certa, aqueles que desistem na primeira dificuldade é bom, mesmo muito bom, pois são os que não praticam a modalidade pela essência da modalidade e sim pelo almoço, pelo ter que dizer mal, pela gabarolice, etc ... mas cada um é como cada qual, pena que as criticas sejam apenas destrutivas.
O bom de desistirem, é positivo, pois são menos a dizer mal, do que é bom, são menos a estrovar quem quer desfrutar de umas descidas, umas subidas técnicas, não se apanha sustos de aparecer um atanázio pela direita ou pela esquerda sem avisar a sua intenção, aqueles que sobem apé e não se desviam para os outros continuarem a subie, enfim ... TREINEM MUITO e depois poderam realmente gostar imenso de praticar BTT, seja qual for o estado do tempo ou do terreno!

Tudo dito aqui!
 

KLUCA

New Member
esse user o "ROMANEIRO", é mais do mesmo decerto,
um user criado por alguem de perto da organização para vir dar alguma opinião diferente ao tópico
já se vê disso há anos por aqui infelizmente, em evento que correram mal em pontos claramente previsíveis pela organização

Assim sempre se confunde um pouco isto e em 2014 lá estão todos aos milhares de novo :)
 
Pelo que leio e me disseram, parece-me que esta foi a prova PERFEITA para aquilo, em que hoje, está transformado o BTT; uma espécie de CICLOCROSS.
Se não veja-se; estradões enlameados e rodas grandes nas bicicletas.
Sirvam-se e não reclamem, é recomendável é começarem a colocar slicks em vez de pneus cardados.
 

ROMANEIRO

New Member
Não me ofendo com os coments, como disse cada um vê como acha correto.
Quanto ser da organização, está deveras enganado, pois se fosse certamente não iria pedalar.
No que resta a comentar a MARATONA... já fui pois realmente barbaridades válidas valem a pena responder as outras passam-me ao lado.
O que disse vale o que vale, para mim é a minha opinão pessoal e não faço parte de um grupo, que por um dizer mal, vou atráz dele, tenho opinião própria, não desrespeitei ninguém se alguém lhe serviu a carapuça, ao que parece devem ter sido muitos "poucos" em 2000.

ATÉ PARA O ANO MARATONA FESTIVALBIKE 2014 !!!! :#1:

PEDALAR É MUITO ...
 

commendatore

New Member
A essência da modalidade é andar com uma bicicleta a praticar todo-o-terreno. Seja lama, areia ou neve.
Mas é curtir e disfrutar. Para pedalar não é preciso pagar. Nem ir num batalhão de 2000 atletas e amadores e curiosos, sim porque todos ganharam o direito de lá estar, pois... pagaram.

Claro que o material se degrada. Claro que custa e isso é a parte desafiante da coisa. É o que dá gozo. E quem tem bikes de 6000 euros para desmontar na primeira subida... tem o mesmo direito à indignação que um gajo com uma bicicleta de 200 que chega ao fim sem partir material. É preciso é respeito.

Se todas estas críticas forem lidas, relidas e debatidas, e tidas em conta por quem organiza este tipo de eventos... decerto a tendência seria a de melhoria, mas por testemunhos aqui deixados... parece que de ano para ano é pior. Ora, esse é o cerne do problema. E enquanto estas arestas não forem limadas, até podem estar 25 graus e uma leve brisa que nenhum evento corre bem, nem com marisco e presunto nas ZA's.
 

ROMANEIRO

New Member
Caro KLUCA


Conforme somos assim julgamos, deve ser o seu nick name não o meu...

O meu foi o dorsal 2087, 45 Kms, 02h 53m !
No lamaçal e se gostei, nada tem a ver com isso, não critiquei ninguém apenas opinei.

Um bocadinho mais de Humildade, não lhe fazia nada mal.

Obrigado e boas pedaladas
 

Rui Marçal

New Member
Paulo_strike_ribeiro,

Já há muito tempo que eu digo que isto é uma prova de ciclocross, lol...

Paulo, convida o ROMANEIRO para ir até ao PNSAC para ele ver o que são trilhos técnicos e com dificuldade, lol....
 

ROMANEIRO

New Member
Caro Commendatore

Tem razão, eu também não parti material nenhum, por vezes o material parte por falta de conhecimento como utilizar em terreno extremo, que foi o caso, Eu tenho uma BIANCHI METHANOL SL2 "carbono" e claro que alguns riscos devem ter ficado devido ao roçar da lama, mas material partido não.
 

ROMANEIRO

New Member
E vou com muito prazer !
Pratico diversas vezes na Serra de Montejunto, Arruda - Mata, Ota, lezíria (areia) e estou sempre disposto a novos desafios.
Isso de conhecer novos trilhos, novas zonas, novos BTTISTAS, novos locais para mim é mesmo a essência do BTT.
Obrigado
 
Last edited:

PauloMartins

New Member
Boas a todos

Sobre o evento da meia maratona em que participei vou dizer : mau demais em certos aspectos e ainda por cima aqui à minha "porta" ! E por ser à minha porta posso afirmar de que em certos locais era possível alternativas melhores ! Era exigível uma melhor organização a nível de abastecimento , controle dos atletas e muito importante o auxilio aos atletas ! Fiz o percurso todo (53km) e vi bem as dificuldades de muitos atletas e só o engano de não saberem a distância correta que vão fazer é já um grande obstáculo seja percurso técnico ou não ! Para os 2 users que até agora "apoiaram " a qualidade da organização : a organização tem sucesso se 90% gostar e 10% ficar insatisfeito e não o contrário !!!! Para mim do pior que já fiz até hoje e não me refiro à lama ...
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Oh malta, ele não faz parte da organização, isso vos garanto eu que o conheço mas pelos vistos, já deixei de o conhecer eheh

Se quiser que o leve até ao PNSAC, convido o Rui Marçal e o Paulo Gonçalves Ribeiro para lhe dar um tratamento na Serra dos Candeeiros para ele ver o que são trilhos a sério!!

Romaneiro, vê a tua PM.
 

noody_here

New Member
ROMANEIRO, eu estive lá.........Tb esteve????? é só esta a minha questão?
Temos 11 páginas de posts todos sensivélmente a falar na mesma onda, os seus posts são os únicos numa tónica diferente, daí novamente me surge a questão:

-Ou esteve em outro evento.
-Ou os outros users que comentaram aqui este rescaldo são todos parvinhos e são umas ovelhinhas que seguem todos em rebanho.
-Ou como lhe disse anteriormente, o seu grau de parvoíce corresponde á maneira atabalhoada como escreve.

Mas volto-lhe a dizer diretamente a si e a fazer-lhe a mesma pergunta: Eu estive lá.......Você tb esteve???????
 

commendatore

New Member
Sim, mas isso faz parte! Só não se molha quem não anda à chuva. Compreendo que haja malta que se queixe por tudo e por nada. Malta com medo de estragar material. Mas até em seco e parados estragamos material. Basta uma treta de uma queda num semáforo para o lado. Deixar cair para o lado etc etc. Faz tudo parte.
Colegas meus ficaram mais cheteados de não poderem seguir caminho por atitudes do estilo: "Passa por cima". E estamos a falar de amadores. MUITO amadores tal como eu sou. Foram numa de curtir e passear e conhecer malta nova e conviver.

Amigo não empata amigo. Mas não podemos considerar tudo igual. Sem respeito, não se vai a lado nenhum. Estes "passeios" são aqueles que um gajo pára para ajudar um tipo que malhou, que se esqueceu de uma camara de ar, etc.
Senão têm é de partir da frente e limpar a prova.´Há quem participe nesse intuito, o de dar o melhor e tentar chegar o mais possível na frente. Têm de ser respeitados. Da mesma forma que as âncoras como eu devem ser. Senão limitam a participação.

O que e´generalizado é que o percurso até seco é de cicloturismo... Houve malta a ir de Singlespeed!!!!!!!!!!!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Durante toda a prova em si, seja os 80 ou os 49km, era engraçado ver a malta atalhar (o meu caso) entre outros, a cruzarmo-nos com atletas dos 80 que desistiam ao fim de 30 kms de prova por falta de condições para o BTT, e a não ser isto, tinhamos o kit de unhas no drift a descer aquelas "arribas" de lama

Quem ia de singlespeed, mesmo assim tambem não seria nada fácil andar com a mudança engrenada sempre na mesma :(

Eu cheguei eram 12h10, vinha um grupo bastante conhecido (os chamados Pros), que ao pé do Romaneiro, nem sequer dava para aquecer, uns dos 49km e outros dos 80, todos juntos, e nem sequer fizeram a meta e posso-vos garantir que, foi muito mais divertido, até as meninas que lá vinham gostaram...
 

LuigiBTT

New Member
Boas,

Numa prova com 2000 participantes, qual é a alternativa a não existir estradões e algum alcatrão no inicio para para existir logo ali alguma selecção?
 

Spaceboy

Member
Chamam BTT a estar parado 10 a 15 min antes de singles e afunilamentos inúmeras vezes, mesmo sendo inevítavel e estando á espera disto?

Chamam BTT a ter de tirar o barro para que as rodas simplesmente rodassem só para conseguir empurrá-la, isto várias vezes durante o percurso?

A questão aqui é que eu não paguei só para fazer BTT, para isso fazia a minha volta domingueira de borla.

Eu paguei para ter um conjunto de coisas que no fim não desfrutei, entre elas incluo a hipótese de percorrer um percurso interessante, técnico e DIVERTIDO!

E não digam que a malta que se queixa de lama é porque não sabe o que é lama porque em Mafra, onde moro, há lama com fartura! Mas sei evitar os sítios que estão intransitáveis.

Há sempre divergência nas opiniões, e percebo que quem tenha chegado antes às ZA's, aos afunilamentos e às partes com mais barro tenha ficado com outra ideia do evento.
Também respeito essas opiniões mas respeitem também as outras opiniões como a minha!
 

Xuixo

New Member
Boas,

Eu acho que não vale a pena estar a criticar quem gostou nem quem não gostou.
Acho que quem não gostou não se deve inscrever no próximo ano e quem gostou deve repetir.
A contar com a taxa de descontentamento deste tópico, se todas as pessoas que este ano não gostaram não se inscreverem no próximo ano, o festival vai ficar às moscas, e isso sim parece-me que iria fazer disparar uma luz de emergência no pessoal da organização.
Na minha opinião a prova não podia agradar a todos tendo só um percurso já que há quem queira só single tracks, outros só estradões, outros poucas subidas, outros muita subida, etc... Se o pessoal que se inscreve vai desde o que só dá a sua voltinha de 3 ou 4 km's aos domingos e só no verão até ao profissional que treina que nem um animal todos os dias, o output das opiniões não podia ser mt diferente do que está a ser.
Em relação à lama, eu inscrevi-me dia 7 de Outubro à hora de almoço (ultimo dia) e nesse dia as "previsões" a 15 dias do ipma indicavam chuva para o dia da prova. Dois ou 3 dias depois já indicavam sol para o fim de semana todo. A 3 dias da prova as previsões eram aguaceiros ligeiros para todo o fim de semana e o que se verificou foi um diluvio durante toda a noite de sexta para sábado.
Concordo que passar por terrenos agriculas era de evitar a todo o custo (ainda por cima alguns tinham acabado de ser lavrados) mas de resto também não foi o fim do mundo.
De qualquer das formas para o próximo ano vou ter de pensar 3 ou 15 vezes antes de me voltar a inscrever pq realmente por 20€ estava à espera de um bocado mais...
 
Top