Maratona Festival Bike 2013 - Santarém

Spaceboy

Member
Podem falar dos lentos, de malta sem técnica, etc.
Em muitos dos sítios na altura em que passei, era impossível passar sem desmontar. Nos outros o problema não era das pessoas desmontarem, era dos afunilamentos do percurso.

Para mim o mais lamentável é ter-me inscrito para 40 km com 800 de acumulado, 2 dias antes da prova anunciarem 50 km com 550 e a prova ter 55 com 1000 de acumulado!

A chuva era inevitável, mas também era prevísivel, uma semana antes já se sabia que ia chover!

Eu não falo de lama, falo de barro, falo de um desgaste tremendo de material, falo de muita gente com avarias e a ter que desistir.

Eu desisti depois do abastecimento e ainda tive que fazer uns 15 ou 20 km por estrada, assim como muitos outros que tb estavam indignados com as condições gerais.

Resumidamente:

- Muitos afunilamentos no percurso.
- Muito barro (muito é dizer pouco)
- Percurso desinteressante (muita estrada, muito barro).
- Percurso totalmente diferente dos já anunciados
- Abastecimentos muito fraquinhos
- Almoço muito fraco

Para o ano não me apanham lá!
 
Last edited:

Psam76

New Member
Boas,

Desde 2006 que participo nesta prova e num cômputo geral gostei o terreno estava a meu jeito. No entanto gostaria de salientar alguns pontos mais negativos:

- falta de controlo à entrada das boxes;
- afunilamentos em excesso

No entanto foi positivo fiz 10ª (em 38ª) das FEMININAS e 4ª (em 28ª) das VETERANAS , nada mau para quem partiu da última boxe.

Venham daí as fotos
 

PASM

Member
bom acho que não muito mais a acrescentar...

o que para mim foi bom foi mau para muitos outros... foi o abastecimento! como fui dos primeiros encontrei um excelente abastecimento com tudo, até bolas de berlim.... infelizmente nem todos podem dizer o mesmo!

percurso: vergonhoso... alcatrão e barro! eu conheço Santarém e havia tanto por onde andar...

parti a corrente duas vezes km 40 e 45 mais ou menos e acabei por desistir para o prejuízo não ser maior...

custa-me muito fazer um esforço para poder comprar uma boa bike e depois ter estas surpresas que deviam ser boas...

assim para o ano só irei se não chover nos 15 dias antes....

em 20 anos foi a primeira vez que não terminei uma prova/passeio...

espero que aprendam com estes erros!
 

Rui Marçal

New Member
Olá noody_here,

Eu embora tenha alguma técnica e não tenha ido por saber que o percurso é uma treta não tenho grande preparação física pois sou daqueles que infelizmente só consegue andar ao domingo e não são todos...

Mas sempre que participo em provas, mesmo que esteja com a língua de fora, saio sempre da "frente" e facilito sempre as ultrapassagens, sempre...

Como já disse, entendo que venham a esta prova malta com menos técnica e menos treinada e é uma festa para essa malta. O que não compreendo é que venha malta considerada pró e depois se queixe das condições que apanha. O que esperavam? Com algumas 2000 inscrições? Singles? Que não houvesse afunilamentos.

Eu não estou contra ninguém que ande de bike, mas sim contra a organização que falha por todo o lado. Eu próprio já organizei um passeio em que participaram 83 riders e também tive problemas, mas gaita, a Fullsport é profissional e não fizeram melhor porque não estiveram para se chatear.

Eu nunca critiquei a malta que anda menos, neste momento até é o eu caso, lol...
 

Xuixo

New Member
Boas pessoal,

Esta foi a minha 2.ª meia-maratona e fiquei contente por ter chegado ao fim sem rebentar com nada.
Fiquei em 10º a contar do fim:fpalm:à conta das cãibras, que me obrigaram a ficar estendido na berma do caminho, a parecer um cão acabado de atropelar, praticamente em cada subida a partir do km 35/40.
Pelo menos não fiz batota :)

Já agora aproveito para perguntar: Por acaso ninguém pediu um jersey XL que queira trocar com o meu L ???????


Saúdinha...
Rui
 

Nozes

Active Member
Entristece-me,e até mesmo envergonha-me,que este evento aconteça na minha terra. O btt em Santarém não é nada disto,e todos perdemos algo com a maratona do Festibike.

Não participei. A zona entre a entrada na terra (Azoia de Baixo) até Tremês faz parte das minhas voltas habituais,e sei bem o que é aquele terreno com o tempo molhado. Tanto sei,que evito passar em 80% dos sítios por onde vocês foram obrigados a passar. Não me cabe na ideia qual o interesse daquela passagem por um terreno gradado,por exemplo.
Existem em todas aquelas encostas diversos trilhos espectaculares,que é por onde eu circulo,os estradões e caminhos agrícolas apenas me servem de ligações entre os trilhos.

Podia dizer aqui milhentas coisas que estes dias me têem vindo à cabeça,mas sinceramente nem vale a pena. No próximo ano lá estarão muitos de vocês e centenas de outros à partida da maratona do Festibike 2014,porque “é uma das grandes”,porque têem jersey,almoço,barras e gels e bolas de berlim no reforço,e a exposição para ver,porque se os outros vão também têem de ir,e porque “a organização já deve ter melhorado,eles são profissionais”.

Nada contra quem volta ano após ano,sejam benvindos a Santarém. Não digam é que vieram fazer btt. 50km com mais de 20 em alcatrão,sem um único trilho não é btt em lado nenhum. Uma maratona de 80km com 5% ou menos de dificuldade técnica,ainda por cima contando para uma Taça de Portugal é inconcebível. Se o piso estivesse seco,o primeiro dos 50km tinha feito seguramente uma média de 30km/h nos 50km,e os primeiros da maratona também por volta dessas médias. É btt? Então se eu comprar uma prancha de surf e a meter na água mas nunca apanhar uma onda,posso dizer que faço surf??

Mas a minha nota negativa não é só para a organização e para a sua má escolha dos percursos,vai também para muitos participantes. Já em alguns eventos apanhei essa situação do “se nós apeamos tu também tens de apear”,e quase sempre em sítios em que é apenas a má vontade das pessoas que bloqueia o caminho. Quem apeia deve dar passagem a quem vem montado,é tão antigo e elementar como o btt em si.

Ideias para retirar disto tudo:

Portugal precisa de provas de cicloturismo de andamento livre. Existe um número enorme de gente a fazer maratonas que gostava era de fazer estrada,e não sabe,nem quer saber,aprender o que é btt a sério.

Esta prova precisa de percursos separados,e que sejam mais exigentes técnica e fisicamente.

A festa que é o Festibike merece melhor. Há uns anos atrás falei com quem marcava o percurso e ofereci-me para ajudar,já que conheço o terreno como ninguém. Não precisaram da minha ajuda. Hoje em dia sou eu que não quero ter nada a ver com isto.

As verdadeiras provas de btt da zona de Santarém são a Rota do Javali,em Tremêz,e a Rota das Fontes,em Alcanhões,entre outras.
 

Kumbaiala

New Member
Fazendo uma análise dos comentários concluímos que existem tantas opiniões, como o seu contrário. Aqui ficam os meus comentários:

1. A divisão por boxes deveria ter sido dada no site e não num cartaz à entrada do controlo 0. Isso implicou ainda algum congestionamento de trânsito automóvel, pois estava junto a uma das ruas de acesso aos parques. Os seguranças deveriam ter sido mais pro-activos na ajuda ao estacionamento;

2. Se não houve real controlo no acesso às boxes deveria ter havido e as fitas só deveriam ser cortadas mesmo em cima da partida;

3. Não compreendo a crítica de demasiada estrada se, depois, vimos criticar que os trilhos são sempre os mesmos todos os anos. Para chegar a novos trilhos temos de fazer estrada no início;

4. A distância e o acumulado deste ano é equivalente ao do ano de 2011 e anteriores. Só no ano passado foi mais fácil, o que provocou enormes críticas nessa altura. Concordo que as informações dadas pela organização no site e roadbook eram completamente contraditórias e enganadoras. Evitem chamar 40 e 80 à meia-maratona e maratona, respectivamente;

5. Se querem participar num prova animada com mais de 2000 participantes e não querem (tantos) afunilamentos, então têm de ter muitas estradas e estradões, Se querem singles e caminhos técnicos vão ter afunilamentos ou, então, partam à frente da prova (inscrevam-se mais cedo). Dito isto, acho que quem vai a pé deve facilitar a passagem de quem vai montado;

6. A proposta de um circuito alternativo por causa da lama é ridículo, sabendo que a chuva aconteceu nas 24h anteriores e, mesmo assim, a alternativa teria de ser BTT em estrada ou estradões, mas isso há também quem não goste. Por isso a zona de abastecimento foi a que tinha de ser.

7. No abastecimento tive água, barras e gel (este a pedido) e as laranjas até estavam bem boas. Para quem chegou nas últimas posições não sei o que encontrou (eu cheguei a meio da tabela).

8. O sistema de chip para controlo da passagem é uma ótpima ideia e tem um custo que se revela no preço que, acho muito simpático, tendo em conta que inclui 2 passes de acesso à feira. Realmente não dei conta do controlo durante a prova (apenas no início e no fim), apesar de nunca ter atalhado, e realmente deveria haver maior controlo por causa dos espertos. Apesar de não ir para competir é sempre giro ver as classificações desde que sejam honestas;

9. Nestas provas vou sempre para a modalidade sem almoço, o que me importa numa inscrição de 15 Euros (ao nível de outros eventos). No eventos com muitas pessoas é a melhor opção para evitar desilusões;

10. Banhos, com lama não se podia pedir muita limpeza no balneários. Por isso também evito, com evitei tomar banho no local do evento - ou volto logo para casa ou vou tomar ao sítio onde estou hospedado.

Relativamente à mina participação fiquei no lugar 700 e tal de geral e 170 dos veteranos B. Apesar de até ter sentido bastante bem durante as provas e feito quase todas as subidas na bicla, reconheço que ainda tenho de melhorar bastante a técnica nas descidas. Caí três vez, uma delas mesmo em cima das silvas e, desde já agradeço ao companheiro que me ajudou a sair delas.
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Boa tarde Nozes,

Quando é que fazemos uma volta nos estradões do Festibike para aceder aos "nossos" singles?

O que escreveste é a pura das realidades. Eu que comecei no BTT há poucos anos, felizmente apanhei com facilidade o prazer e o gosto de fazer BTT, não gastar pneus em estradões...

Na semana passada em conversa com um dos nossos melhores rideres a nível nacional, pois chegou a pertencer à seleção Nacional e a fazer provas a nível mundial, perguntei-lhe se ia ao Festibike. A resposta dele foi um redondo NÃO. Disse-me que não tem qualquer interesse, não tem qualquer dificuldade. É verdade. Para quem faz e gosta de BTT, isto é uma treta.

Ele até me disse que iria deixar de fazer estas maratonas que cada vez estão menos interessantes...

Isto é o que acontece quando o desporto começa a ser dirigido para as massas e não é organização com o intuito da diversão, é organizado para ganhar dinheiro. Quando é assim, acaba-se a paixão...
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Só tenho a dizer que, a mim não me apanham lá, primeira e única vez chegou :cadeirada:

Agora, falando resumidamente..

A culpa quase todos sabemos de quem deve ser e não vou referir nomes. :ko:

A única coisa que se aproveitou foi o estacionamento até ás 08h15, depois era uns para cada lado, a tentar ultrapassar os adversários e quase atropelavam quem passava a pé

O almoço que não esteve nada mau, de resto (...) :tungas:

Valeu pela companhia entre amigos e convivio! :#1:
 

ROMANEIRO

New Member
Boa tarde

Lamento que os praticantes de BTT, não saibam o que significa a sigla BTT!
BTT é isto mesmo, desde 2006, que começei nestas andanças, e posso-vos garantir, que já apanhei circuitos bem pior e em XCO.
Garanto-vos que o maior problema foi o dilúvio e em lugar algum se arranja um segundo percurso, caso chova, isso sim é uma afirmação um tanto ou quanto ridicula.
Em 2006 andei com água pela cintura para passar no Vale de Santarém, e continuei a vir, pois as provas nesta época do ano são mesmo para quem gosta de dureza, pois andar, em trreno livre apenas com pózinho, não é BTT.
Quanto ao partir material, para que isso não aconteça, para quem se queixa, deve andar só ao domingo, na estrada a servir de pneu para recaucetar um camião, comer muito monoxido de carbono e estrovar os outros, andar em terrenos de veludo asflatado, e as passereles para ciclistas, pois BTT, é mesmo isso. E quem gosta tem de estar preparado, para isso tudo. A ORGANIZAÇÃO ESTEVE MUITO BEM, NÃO HOUVE FALHAS QUE PREJUDICASSEM O PARTICIPANTE, OS POSTOS DE CONTROLE FORAM SUFICIENTES, POIS QUEM RECLAMA, NÃO É PRO, NEM VAI GANHAR NADA E APENAS TEM DE TER MOTIVO PARA FALAR.
OPINIÃO PESSOAL AVALIAÇÃO 0 A 5 = 4.6
Aos comentadores destrutivos, paratiquem BTT no terreno, mesmo em dias de chuva, que isso é gostar de BTT, não pratiquem BTT de revista, nos fóruns ou sofá!
BOAS PEDALADAS
 

noody_here

New Member
ROMANEIRO, só tenho a dizer que não deve ter estado no mesmo local dos outros participantes......

MODERADO

Aprenda pelo menos a respeitar as outras pessoas, e verá que a sua vida vai melhorar de certeza.....
 
Last edited by a moderator:

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Romaneiro, a organização esteve bem em quê ??

Só te digo uma coisa, houve quem perguntasse a STAFF quantos kms eram do cruzamento até Santarem, logo a seguir ao abastecimento da Meia Maratona e eles nem souberam responder :( e nesse mesmo local, fitas nem sequer existiam :(

BTT é bicicleta de todo o terreno sim, é a única afirmação que colocaste bem, porque andar com lama é uma coisa, estragar material é outra e quase de certeza que a ti não te devem fornecer material, pois não ??

Cá para mim, tu estiveste a fazer estrada...
 

DonCorleone

New Member
Esta foi apenas a minha segunda "meia-maratona", depois de Lisboa, Santarém.
Santarém é a minha zona de eleição para treinar, faço-o desde que comecei a andar mais (desde Maio), há zonas fantásticas para a prática do BTT.
A verdade é que o terreno não estava nas melhores condições, mas com a chuvada que se fez cair na noite anterior alguma vez daria hipóteses de alterar o percurso? Também é verdade que poderiam ter sido escolhidos outros percursos, mas naquela zona dificilmente se faria com menos alcatrão.
Quanto aos afunilamentos, havia a hipótese de fazer outras subidas no inicio para quebrar mas isso ia levar a mais alcatrão, por exemplo fazer o pessoal subir ao liceu desde a ribeira, ia quebrar muita gente.

Quanto aos abastecimentos, fiquei desiludido quando cheguei e havia não havia praticamente águas, e quando ia buscar um gel, um companheiro pegou nos últimos 3 e puff, acabou-se. Poderiam ter previsto esta situação, mas também vi pessoal a "lavar" as bikes com garrafas de água... Assim não há abastecimento que aguente...

Se penso em repetir para 2014? Não sei, acho que prefiro ficar em último em provas de 200 participantes do que ter um equipamento todo catita e em 5h de prova estar 1h parado...
 

MGanhao

New Member
Até estou de acordo com o Romaneiro, aquilo é uma das provas mais duras de Portugal, esteja sol ou chuva!
Fazer BTT não é só quando está sol, é também quando chove e os caminhos estão cheios de lama e água, há muita gente por aí que para eles o BTT só é BTT quando está calor e sol!
 

commendatore

New Member
Basta ver que é o único post que tem neste fórum do tal BTT que pratica...

Deve ser da organização...

4.6/5?

O BTT que apregoa ter dificuldade é este? Bom, bom é andar numa pedreira com lama. Isso sim. E até à cintura!
Por favor...

Não são 1 nem 2 nem 3 a queixarem-se. Não é dizer mal por dizer mal.
As pessoas pagaram, foram, viram e sentiram na pele o que aqui transmitem.

Tirando o ROMANEIRO, mais ninguém diz as barbaridades que ele diz.
Mais... É óbvio que as condições metereológicas desta altura do ano são propícias ao lamaçal e muitos dos que foram foram por isso mesmo. Gostam de lama. Gostam de BTT.

PRO's????
Eu não sou pro, e se fosse, não seria numa provazeca destas que iria competir com ninguém.
Os pseudo-pros destas provas são aqueles que não ganham nada nos campeonatos mas que aqui são uns heróis. É uma espécide de jogadores de 1ª liga a jogar na 4ª divisão contra infantis.
E nem assim...

Haja tento na língua.
As Criticas aqui deixadas, mostram o descontentamento. Mas não são facciosas. Não são extremistas. Vários users deixaram aqui o seu desagrado mas também deixaram presente o que esteve bem no evento.
Só não entende quem não quer.

É muito difícil gerir 100 pessoas quanto mais 2000.
Mas o pensamento deve ter sido: ena 100 dá 2000 euritos.... 2000 dá 40 000!

Mas a dos pro´s merece uma assinatura e um avatar. É a piada do ano
 

nmb

Member
romaneiro, pros não se queixaram?!? muitos pros da taça e da promoção apanharam o alcatrão aos 35km assim que fizeram 3km de terreno lavrado...

poupa-me!
 

miguelcarromeu

Active Member
Nunca fui nem nunca hei-de ir a esta grande prova de ciclo-turismo. A maior parte não vai para fazer BTT, só que acham que sim.

Queria apenas recordar uma coisa que o FiCaçador referiu no post de abertura:

FiCaçador said:
E os participantes que se vêm nas fotos não são meros amadores de fim-de semana, são dos primeiros da promoção e a maioria atletas federados!
Isto numa maratona de competição a contar para a Taça Nacional!

Há por lá muitos altletas; não são apenas domingueiros. Convinha ter um pouco de respeito por uma prova que se insere na Taça Nacional de Maratonas.
 

noody_here

New Member
Commendatore, acho que nesse post, ficou tudo dito e mais que dito, curto e grosso, Parabéns!!! andamos aqui á 9 páginas a botar faladura e agora com esse posto por mim encerrava aqui o tema.

Foi mau, foi realmente mau, á quem tenha gostado, a maioria parece que nem por isso; andar a rebentar o coiro, estoirar material, gastar dinheiro em nome de uma pseudo prática de BTT, para mim........Estou out!!!!
 

ROMANEIRO

New Member
Uma coisa é certa, aqueles que desistem na primeira dificuldade é bom, mesmo muito bom, pois são os que não praticam a modalidade pela essência da modalidade e sim pelo almoço, pelo ter que dizer mal, pela gabarolice, etc ... mas cada um é como cada qual, pena que as criticas sejam apenas destrutivas.
O bom de desistirem, é positivo, pois são menos a dizer mal, do que é bom, são menos a estrovar quem quer desfrutar de umas descidas, umas subidas técnicas, não se apanha sustos de aparecer um atanázio pela direita ou pela esquerda sem avisar a sua intenção, aqueles que sobem apé e não se desviam para os outros continuarem a subie, enfim ... TREINEM MUITO e depois poderam realmente gostar imenso de praticar BTT, seja qual for o estado do tempo ou do terreno!
 
Top