Maratona BTT B. V. Folgosinho - Folgosinho (Serra da Estrela) - 11 Novembro 2012

salgado52

Active Member
Tenho que começar por endereçar os parabéns aos organizadores deste brilhante evento,que são os Bombeiros Voluntários do Folgosinho,estes "Soldados da Paz" esmeraram-se em proporcionar aos bttistas presentes (pena que não tenham marcado presença em maior número) uma manhã brutal de Btt.

Se o ano passado já tinha gostado,este ano triplicou,pois aqueles singles com que nos presentearam foi qualquer coisa de muito,muito bom.

Cheguei na véspera e não podia ter sido melhor recebido,o meu muito obrigado pelo alojamento.Como não podia deixar de ser o jantar foi no "Albertino" só que ia apanhando uma "overdose" alimentar,chiça.

Voltando ao dia de hoje,depois de um pequeno almoço oferecido pelos Bombeiros,à que levantar o dorsal,super rápido,com uma lembrança original e bonita,partida praticamente a horas e começou logo o empeno,mas sempre ciclável com marcações suficientes e começam as espectaculares paisagens já bem lá em cima aos 1350mt,veio depois o 1º abastecimento em que nada faltava tinha de tudo o que se precisa,era aqui também que ficava a separação,inicialmente tinha escolhido a maratona(64km) mas como tinha apanhado tanto vento e bem frio pensei decidir-me pela meia,surge entretanto o Fernando que conheci naquele preciso momento e também ele estava apreensivo na escolha,apresentações rápidas e vai prá maratona,abençoada a escolha,pois fomos presenteados mais uma vez com paisagens lindíssimas e dava até para vislumbrar bem ao longe a neve na Torre.

Apareceu entretanto o 2º abastecimento já nos últimos 20km + ou - e eis que surge a cereja no topo do bolo a 10km do final,um brutal single ia já lá amanhã repeti-lo.

Quero agradecer ao Fernando que acabou por me acompanhar até ao final,grande companheiro,no tamanho e na pessoa,chegados ao Folgosinho lá fomos diretinhos aos balneários onde nos esperava água bem quentinha,pois vínhamos bem friorentos,em seguida lá fomos degustar uma feijocada muito saborosa,sim em vez de feijão era feijoca,penso que foi a 1ª vez que comi.

A meio da tarde e antes das despedidas ainda somos presenteados com um Magusto com a maravilhosa castanha local,pois Castanheiros é coisa que abunda por aqui.

Colocarei entretanto algumas fotos!
 
Last edited:

salgado52

Active Member
Ficam alguns dos quase 70 postais que captei!!!

dscf0312te.jpg


dscf0315j.jpg


dscf0316wj.jpg


dscf0353l.jpg


dscf0317e.jpg


dscf0328u.jpg


dscf0331rf.jpg


dscf0334v.jpg


dscf0345y.jpg


dscf0351c.jpg


dscf0354tp.jpg


dscf0355aj.jpg


dscf0358s.jpg
 
Last edited:

jv-

New Member
Deixo aqui mais umas fotos, em breve será lançada uma colectânea de bons momentos na Maratona de Folgosinho.

DSCN6695.JPG


DSCN6720.JPG


DSCN6738.JPG


DSCN6677.JPG



Espero que todos tenham gostado, mas não se inibam de apontar os pontos fracos deste evento, pois será uma boa ajuda para limarmos as arestas que ainda faltam. De resto fiquei muito contente, os traçados apresentavam uma série de dificuldades e rebuçadinhos para todos os gostos e julgo que as pessoas ficaram satisfeitas. Obrigado a todos por este dia.
 

PedroTenreiro

Active Member
Amigo salgado (e não só), muito obrigado pela comparência. Que no próximo ano estejamos lá outra vez para repetir a dose...

PS: Grandes fotos. ;)
 
L

LPCanais

Guest
Primeiro de tudo: ADOREI!
Um passeio espectacular... O percurso, os single-tracks (Geniais!), a bela Paisagem q é um encanto, banho quentes (pq com tanto frio já havia partes do corpo que não sentia :) ) e até almoço servido à mesa. Dar-vos os Parabéns pq valeu mesmo acordar às 6.00 da manhã e arrancar de Coimbra! Eu e o meu amigo (André Mota) vínhamos maravilhados e para 2013 estamos aí! Foi um passeio como já não ia assim há algum tempo...

Soldados da Paz vocês são GRANDIOSOS!!!

PS: E chegar aqui e já está cá uma foto minha! um bem-haja! :)
 

j.cruz

Member
Ola boas noites a todos,bem ao fim de tudo arrumado,pois não e só montar, à que desmontar toda a estrutura, cá venho dar uma vista de olhos nos comentários e deixar uma palavrinha...
1º Um muito obrigado a todos que fizeram sentir a sua presença na nossa maratona.
2º É com enorme satisfação que nós organização, ouvimos as vossas palavras, pois dá-nos um sentimento de dever comprido,foi sempre com o intuito de satisfazer os mais críticos e "batidos" nestas andanças de maratonas e passeios,que trabalhamos ao longo destes tempo todo (escolha de trajecto,limpeza de trilhos,abertura de trilhos,marcações....).
3º Apontem os defeitos claro se detectaram algum =) pois são esses pequenos pormenores que nos escapam por vezes, que tem de ser lembrados em próximas edições.
4º Mais uma vez um muito obrigado por tudo.

Abraço José Cruz
 

nunix

New Member
Apesar de pedalar à muitos anos e de já ter participado em bastantes eventos de BTT, não tenho hábito de comentar os rescaldos, mas esta Maratona marcou-me...

Um frio típico da região e uma semana de chuva, não foram suficientes para manchar um percurso espectacular, em que a organização juntou trilhos rolantes com zonas de singletracks, abertos propositadamente nas matas da zona. Mas o que realmente me impressionou foi a qualidade técnica dos percursos abertos, escolhidos e delineados com um rigor em termos de divertimento e dificuldade impressionante, os meus parabéns à organização!!!

De resto, percurso bem marcado (só me enganei à entrada de Folgosinho antes de chegar à meta), abastecimentos recheados, enorme simpatia dos elementos da organização e fotógrafos em diversas zonas espectaculares (venham de lá essas fotos). Quanto aos banhos e almoço, não posso comentar porque não experimentei.
 

pdplino

New Member
Para mim foi realmente dos melhores eventos dos género em que participei. Destaco claramente o nível da organização, pela qualidade técnica dos percursos que nos proporcionou, que foi do melhor em que alguma vez participei e pela simpatia e presença, sempre nos locais certos, sempre com a palavra certa de incentivo. Não faltou nada, nem a mangueira dos bombeiros (sim, aquela de apagar fogos...mas com pouca pressão) para lavar as bikes no final.

Valeu a pena!! Faria outra vez os 350 km para ir de Lisboa a Folgosinho para fazer uma maratona deste nível. Para quem não foi e habitualmente faz passeios e maratonas na zona de Lisboa e arredores eu descrevia o percurso assim; foi o juntar dos melhores caminhos de serra (à dimensão da Serra da Estrela, claro está) com subidas e descidas a condizer, intercalados com singletracks ao nível do melhor que a Serra de Sintra tem para oferecer. Que singletracks... voltava lá amanhã. A combinação certa de técnica, dificuldade, velocidade e diversão!

A "subida escusada" era mesmo escusada :) e foi pena o "trilho da vibora" ter tanta água...e para o próximo ano, água mais quente nas ribeiras s.f.f. os pezinhos agradecem...
 

jv-

New Member
Se calhar quem construiu uma boa parte dos singles, também tem mão nos da serra de Sintra : D

Mas não penses que isto é apenas o melhor que a serra tem para oferecer! Noutras futuras edições haverá outros caminhos diferentes, outras paisagens e perspectivas com mais singles de boa qualidade! Esta vasta serra tem muito mais para oferecer do que uma manhã permite desfrutar!
 

Gouvas

New Member
De facto não cansa pedalar pela nossa SERRA!!!

Quero deixar aqui os Parabéns aos amigos de Folgosinho pela organização da 2ª Maratona dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho.
Como sabem partilho convosco as dificuldades e alegrias da organização de um evento deste género e percebo também a importância destas palavras!
Muito boa a escolha do percurso que foi sem dúvida um grande desafio para os menos bem preparados. Para além do desnível acumulado com as várias paredes que foi necessário ultrapassar o terreno estava muito pesado com as chuvas que têm caído por estas paragens, o que obrigou a um esforço redobrado. Contudo esse esforço é muitas vezes esquecido com a ajuda da "overdose" de paisagens com que somos constantemente presenteados e pelo constante estado de alerta que as descidas alucinantes nos provocam.

Mais uma vez PARABÉNS pelo trabalho realizado, pela simpatia com que recebem os participantes, pelo apoio ao longo do percurso e pelo dia que nos proporcionaram!!!
Vêmo-nos nos trilhos.
Um abraço,

Nuno Silva
 

h_rd2

New Member
Muito muito porreiro mesmo! É pena que não tenha havido mais gente a usufruir de todo o trabalho que foi feito nesta serra, singles ARETESANAIS todos eles feitos com suor, simplesmente espetaculares! Pena que quem não foi não chegue nunca a saber o que realmente perdeu! Muito divertido mesmo! Muito obrigado a quem nos recebeu tão bem, bombeiros e bombeiras muito simpáticos!

Parabéns à Organização!

Espero que para o Ano tenham ainda mais adesão e podem contar comigo para a divulgação do evento!

Cumprimentos

D.Silva
 

Gil Fonseca

New Member
[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Foi pena não ter conseguido comparecer no evento derivado ao calendário. Para o ano se puder estou lá!
Cumprimentos.
[/FONT]
 

kapinha

New Member
Boas
Fui seguindo a promoçao do evento, mas a Troika não me deu hipótese de ir a tão belo evento.
No entanto é impressionante como um evento desta qualidade, com tanto esforço da organização, numa zona Centro com tantos praticantes, ter tão pouca adesão!!!
É só ver as fotos (da promoção ao rescaldo) e os comentários (dos organizadores e participantes) para perceber q está ali um "must" do BTT...
Para o ano podem contar comigo! Farei tudo p estar presente! E matar saudades do Albertino (q maravilha, então aquela aguardente...)e da torre do castelo onde já fui mt feliz...;)
Continuação de boas pedaladas!
 
Top