Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos - 23 Set 2012

Próspero

New Member
Bom dia,

Este não tinha dorsal! Vi muitos, até uma criança que não tinha mais de 10 anos a andar pelo 1 cume, ia acompanhado por um adulto mas não se tinham inscrito na prova (pelo menos não tinham dorsais). Posto isto e com toda a certeza afirmo, o problema é dele e só dele! :tungas:

(Já com capacete às vezes é o que é!)
 

Próspero

New Member
Vi alguns sem dorsal, mas realmente, pela foto este tinha, muito grave!

Embora continuo a dizer que o maior problema, é dele! (desta vez teve sorte)
 

C.Sousa

New Member
Jazz isso serve de desculpas para quem não sabe como as inscrições dos federados funciona. O regulamento diz que as inscrições dos federados é até ás 00h00 de quarta feira antes da prova , mas passando este prazo mesmo no dia do evento pode-se inscrever pagando uma multa de 10€.
Eu no dia assisti a um atleta a fazer a inscrição no dia a lá está pagou os 10€ da multa.

Fica bem
 

Jazz

Member
Eu não estou a defender o Tiago Machado, atenção. Só estou a passar o que li no site dele. Se é como dizes, então realmente a história é estranha. Também concordo que deve ser muito desmotivador para quem vai para ganhar na promoção dar de caras com um ciclista profissional, ainda para mais daquele calibre, nem devia entrar para as contas, no meu entender.
 

ACS

Member
boas,
se calhar esqueceu-se do kiko em casa.
como o tempo não esteve grande coisa para filmagens, deixo aqui uma do reforço. já aqui foi "postada" outro video pelo Decos.
mais tarde deixo fotos do percurso

[video=youtube;XGlljIuhERI]http://www.youtube.com/watch?v=XGlljIuhERI&list=UUmbZ2REsBgWTbTIgpLSVpDQ&index=2&feature=plcp[/video]
 
Ainda não entendi qual o problemas do Tiago Machado, roubou o lugar a quem, ele tem todo direito de participar na modalidade que quiser, o Atleta Aurelio Reis campeao regional de XCO em Veterenos A tambem participou em promoção, e ninguem fala disso porque... É tambem umm grande ciclista....
Tambem ele ficou em 4º lugar nos 5 cumes...
Roubou o lugar a quem?????
Isto esta a ficar caso de CSI....:rolleyes:
Falar dos outros é facil, fazer melhor é que não.............:p
Cump
 
Last edited:

jota

Member
Caro amigo, aqui ninguém está afirmar que roubou o lugar a alguém. Todos conhecemos o grande ciclista que é o Tiago Machado e o seu valor. Agora não me venha dizer que acha correto o Tiago Machado participar na promoção quando o lugar era na corrida da Taça. O mesmo se passa com o Veterano. É a mesma coisa que o Ronaldo ir dar um pézinho ao Popular de Barcelos. Se acha isto de justiça quem sou eu para o contrariar... Simplesmente não é correto, ainda para mais a organização sabendo quem é.
 

Mesk

New Member
Edyseven

em 1º Lugar: Foste à Prova ????

2º... explica-me la como se eu fosse mt burro pk n tou a perceber aonde queres chegar....

"
Agora, tendo em conta que houveram engarrafamentos e tendo como auxiliar o excelente registo fotográfico do Sr. Dário Silva na Área 1, alguém me consegue explicar como é que foi possível ao dorsal 1721, fazer 03:04:54 e ficar em 111º ???????" tipo nos nao saímos por ordem de dorsal...... se é essa a tua dúvida.....
 
Rescaldo bastante animado com comentarios dignos de quem por aqui anda a bastante tempo,já fiz maratonas com grandes figuras do Btt nacional quer de XCO quer XCM, e tambem o campeão de estrada nesse ano Joao Cabreira, no entanto acabei a uma hora e pouco do primeiro que foi o David Rosa e não fiquei nada triste,muito pelo contrario, é sempre um prazer pedalar por onde muito e boa gente tambem pedala..


Cump
 

IVERSON

New Member
Boas pessoal mais uma vez os amigos da montanha fizeram um evento de grande qualidade, para mim a prova foi uma desilusão pois ao km 6 fui obrigado a desisitir depois de uma avaria na bike que me mandou ao chão andei 200m em terra e provei logo o sabor dela a vontade de continuar era muita apesar das mazelas mas a avaria tornou impossivel continuar.Quero dar os parabéns a todos os bravos que se aventuraram apesar das condições climatéricas (há 2 anos com alerta vermelho concluí a prova e sei o que custou),quanto á questão dos atletas federados correrem com os do lazer para mim é só cumprir os regulamentos se disserem que numa prova sob alçada da FPC podem correr na promoção tudo bem, quanto ao Bttista que fez a prova sem capacete devia ter sido mandado parar aquando da minha avaria quando vinha para trás passei por ele e vi que tinha dorsal como as fotos atrás provam,por isso se não foi mando parar devia ter sido está nos regulamentos que é obrigatório o uso de capacete.

cumps

Boas pedaladas.
 

Jazz

Member
Na minha opinião, como é um atleta profissional, não deveria ser classificado na promoção, não porque não possa (claro que pode, tem esse direito), mas porque tira piada à competição na promoção e a organização deveria ter tido esse cuidado e colocá-lo nos federados. Estamos a falar dum profissional (que eu gosto muito) a competir com completos amadores. A mim não me afecta nada, quero lá saber, eu ando lá para trás.

É a mesma coisa que te inscreveres num torneio de bilhar no café da tua rua e quando começa o torneio está lá o campeão nacional de snooker, qual é a piada disso, vê-se logo quem vai ganhar, tira a piada à coisa. Pode participar? Claro que sim! Deve participar? Eu acho que não, aos amadores o que é dos amadores. Queria participar, entrava na classificação dos federados.
 

PLima

New Member
Boa noite.

Desde a formação do TapafurOs BTT Clube (2010) que sempre participámos nos 5 Cumes e este ano não foi excepção. Aliás esta prova foi a primeira em que participámos como grupo e foi também o baptismo para alguns de nós (eu incluido :p)! Tem por isso para nós um significado especial.

Mais uma vez os Amigos da Montanha estão de parabéns; gostámos do percurso (apesar do excesso de lama) o reforço e a sinalização ao nível a que já nos habituaram, apenas a reter o que já foi dito sobre a lavagem das bikes.

Aqui poderão ver as nossas fotos: http://tapafurosbttclube.blogspot.pt/2012/09/maratona-btt-5-cumes-as-fotos.html.

Até 2013!
 

sete7

Member
Dentro dos atletas de promoção também há atletas que treinam 4 ou mais dias por semana, os que andam 1 vez por semana ou 1 vez por mês. Também não estamos todos em pé de igualdade...deixem lá o homem levar a taça para casa...andou mais que todos nós, por isso foi merecido.
 

jscorrentes

New Member
Boa noite;


Acho que se está a fazer alguma confusão com atletas federados... Eu sou atleta federado, portanto posso participar em competições de XCO e XCM, o que faço às vezes e participei na meia maratona. O meu lugar foi o 212º lugar... Lá por se ser federado não quer dizer que se seja uma máquina, ou até, bom! Eu sou federado pois assim tenho um seguro que me cobre todas as competições, como também, para dar visibildade à nossa Federação. E não me causa nenhuma confusão que atletas de topo participem, até acho que dá motivação a muitos outros em picarem-se com eles (para quem tenha pernas). Agora, se a um desses atletas dá gozo participar e ganhar assim, é que não sei....

Cumprimentos,


JS
 

Edyseven

New Member
Boas,

Mesk,

Em 1º lugar fui á prova e por esse motivo é que estou á vontade para falar.

Em 2º, vejamos:

1º - Um atleta que parte quase no fim do pelotão, tem que, para chegar em 111º, no mínimo ultrapassar 2 000 atletas.

https://picasaweb.google.com/111091...uthuser=0&feat=directlink#5791667279560979298

2º - Na parte inicial do alcatrão teria que, praticamente, ultrapassar toda a gente para se colar aos federados, pois caso isso não acontecesse, seria impossível passar o monte S.Gonçalo sem, no mínimo, engarrafar duas vezes.

3º - Na área 1(+- km 21) é visível através da fotos do Sr. Dário que alguns atletas que ficaram lugares acima e abaixo do 1721 (Por exp: 3482(103º); 2067(110º);2388(121º), vão na roda dos federados.

4º - Penso que um atleta que sai no fim do pelotão e faz 111º, poderia ter ambição de sair na frente e ganhar a corrida nas calmas. Se ele tivesse esse potencial, de certeza que seria bem conhecido no meio.

5º Ás vezes, um ciclista tira-se logo pela pinta.

Nota: Houve um atleta (este sim, com pinta de ciclista) que também partiu atrás. É visível nas fotos do rorizbtt que, no alcatrão, ia a ganhar terreno e mesmo assim ficou acima de 140º.

Mesk, no btt e estrada, o pessoal conhece-se quase todo, toda a gente sabe o andamento de toda a gente. Independentemente de serem prós ou “Domingueiros”.
Tu até podes ter uma bicicleta toda XPTO a pesar 5 kilos, mas se não tiveres pernas adianta-te um grosso.

O atleta em causa não é um desconhecido, é de perto de Barcelos e quando o vi na meta todo limpinho fiquei com a ideia que veio de bike ver a prova.
Só mais tarde quando estava a ver as fotos do jumapol constatei que ele fez o “controle zero” e tinha dorsal. Por curiosidade fui ver o tempo e simplesmente não acreditei no que li.

Ele até pode ter feito a prova toda o que eu acho praticamente impossível. Muito mal andariam os “olheiros” do ciclismo se isso fosse verdade.

Acredito que houve pessoas que ao km 21 desistiram e atalharam para Barcelos. Se tivessem vindo pelos Caminhos e Santiago podiam entrar na prova em 2 sítios diferentes, se tivessem vindo pelo alcatrão entravam na prova em Vila Boa.
No meu entender, qualquer atleta que tenha feito o 1º cume e o campo de milho ficou suficientemente sujo para provar que esteve na prova. Devido ao mau tempo, o controle foi feito através de 2 cortes nos cantos inferiores e um furo no dorsal. Quando cheguei á meta, a única preocupação foi a de limpar o código de barras para o leitor ler e não me verificaram mais nada pois a lama era mais que muita.

Eu sei que é difícil para a organização controlar 3000 atletas. De, sensivelmente 2500 atletas não federados inscritos, 1826 finalizaram os 3 e 5 cumes (masculino e feminino), onde estão os restantes 600? Não apareceram? Desistiram? Foram desclassificados?

Por falar em desclassificação. Quando passei nos pontos de água já eram visíveis dezenas de garrafas de plástico no chão, com o tempo acredito que passaram a centenas. Onde estão os números de dorsais?

A prova foi muito dura, com muitas quedas, muita lama, muitas avarias. Fisicamente foi muito exigente. Para se ter feito um tempo dentro das 3 horas, foi preciso treinar muito, não foi com passeios de Domingo de manha que se conseguiu. Penso eu de que.....

Pessoalmente, em parte, é-me indiferente que haja quem faça batota. Participo porque gosto e porque me faz feliz. Quanto ao resto fica consoante a consciência e a ética de cada um.

Abraço

Eduardo
 

Manco

New Member
Boas, não quero de forma alguma defender esse atleta até porque não o conheço mas não vejo nada de anormal no tempo que ele fez, posso-te dizer que arranquei do final do pelotão provavelmente atrás desse atleta que fazes referencia e terminei a prova com 3h22 portanto demorei "apenas" mais 18m que ele e não me acho em grande forma, nem tão pouco conhecia o percurso.
No entanto e aí posso concordar contigo, se como dizes ele chegou ao final limpinho alguma coisa está errada, acho impossível alguém fazer a totalidade do percurso sem ficar completamente coberto de lama.

Em relação a prova foi o 2º ano que participei e mais uma vez achei excelente e espero voltar para o próximo ano.

Cumprimentos
 
Top