manutenção de suspensões

Paupas

New Member
Boas
Uma das mnhas bike (umf hardy 4) tem uma rst launch e de um momento para outro tornou se consideravelmente mais rija. Penso que isso se podera dever a ter apanhado um bocado de agua. Se assim for gostava que alguem me indicasse se e possivel e o que fazer para a voltar a por a funcionar normalmente. Agradeço desde ja respostas e boas rides :twisted: :twisted:
 

pc10

Member
Pessoal estou a precisar de levar a minha Marzocchi MX Pro à revisão. O problema é que não quero ficar sem andar durante uns tempos por causa da suspensão. Onde é que a posso levar para que me façam a manutenção na hora sem terem que a enviar para um sítio qualquer?

Cumprimentos
 

duchene

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O meu RP23 veio agora da revisão.

Números do tombo:

25 euros revisão base
15 euros jogo completo de vedantes
6 euros casquilho superior

46 euros de estrago final!
 

duchene

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Em comparação com o que tem sido relatado, de manutenções simples a 55 euros, não penso que tenha sido um exagero.

A revisão foi feita na Gondobike pela conveniência da entrega em mão, montagem e acerto do SAG in loco.
 

andrextr

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Fazer uma revisão ao amortecedor é simples, basta desenroscar a "lata" do amortecedor, limpar e meter massa lubrificante (a vaseilina ou uma massa à base de silicone fazem um bom trabalho), e substituir os o-rings vedantes (é a unica coisa que se tem que comprar).

De resto é mão de obra, que se pode fazer em casa para quem gosta de estar entretido :wink: Com prática faz-se isso em menos de 15min
 

duchene

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Já vi que sim... é um caso a pensar na próxima revisão. A lubrificação que leva, e que pelo manual de serviço me parece reduzida, é suficiente para a cada volta criar a película lubrificante no veio? Ou o guarda pó é embebido em alguma coisa antes da montagem?

O problema será comprar o kit de vedantes, não? Não convém ir já à loja perguntar se o vendem...

No entanto a troca de casquilho já me parece necessitar de ferramenta específica. No meu caso os casquilhos superiores já saíam à mão. Os inferiores para já estão bem presos.
 

João Matos

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Eu tenho um amortececdor Fox Triad e umas suspensões Fox Float os dois componente com quase um ano e meio.

O amortecedor deu-me um problema em agosto, começou a babar, tinha cerca de 8000km. Mandei pra Fox, e os gajos resolveram ao abrigo da garantia. Substituiram tudo. Na altura tembém me falaram (no agente da Specialized) que poderia ser falta de manuntenção, mas eu achei estranho, um amortecerdor de quase 350€ dar-me problemas com um ano! Tudo bem que tudo necessita de manutenção, mas não exageremos.

Eu só faço a manutenção mesmo quando o amortecedor ou a susp derem algum sintoma, agora, gastar 70 a 80€ por cada manutenção a cada compenente em cada ano é puxado.

Outra coisa que me disseram (no agente da Specialized...) é que o material da Fox só recebe a manutenção no importador. Será que quem faz a manutenção aos Fox sabe o que está a fazer?
 

andrextr

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duchene said:
O problema será comprar o kit de vedantes, não? Não convém ir já à loja perguntar se o vendem...

Não só convém, como deviam de ter! Acho que as marcas deviam de disponibilizar os acessorios e peças para os seus produtos, como acontece na industria automovel, onde um gajo arranja peças para tudo e mais alguma coisa para o carro.... Ou também é preciso ir à marca para mudar o óleo?? :twisted:

Mas sim, não é fácil de arranjar retentores... procurei em várias lojas por retentores da Rockshox e o que me disseram é que os gajos não disponibilizam isso, é a politica da marca (que bela treta de politica... manda para cá a suspensão que agente leva-te 70€ para mudar retentores...o que tu queres sei eu!! :evil:)

Em relação aos casquilhos, quer no amort. quer na suspensão, isso é mais complicado, e exige ferramenta especializada....
 

duchene

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Entretanto já vi na loja e tem efectivamente lá os kits em venda.

O de retentores custa 25 euros e o de casquilhos também.

No caso do RP23 poderá compensar fazer a revisão em casa. No caso da forqueta, no entanto, não arrisco.
 

andrextr

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duchene said:
No caso da forqueta, no entanto, não arrisco.

Super simples....

Ainda agora tive a abrir a minha... É só desapartar os parafusos debaixo das jarras, tirar as jarras, limpar o interior das jarras e as pernas com um pano, limpar retentores, e depois encaixar de novo as jarras com a suspensao ao contrario, e com uma seringa meter 20ml de oleo de motor pelos buracos dos parafusos das jarras... depois é só meter os parafusos e já está.... lubrificada e sem fricções...

A minha já estava a ficar seca por dentro e tinha um tacto um pouco ranhoso e duro, agora ficou como nova, super suave, e usa mais o curso todo (tem menos atrito desliza melhor até ao fim do curso) :wink:

A ver se arranjo uns retentores para mudar para a próxima, porque estes já estão a deixar sair um pouco de óleo, e a entrar pó.... o que me obriga a fazer manutenções mais regulares (a ultima foi em Abril)
 

oliana

Active Member
Exactamente.As coisas até são mais simples do que se imagina.Uns pingos de oleo igual, ao do interior,nas bainhas e estas que sejam bem limpas cada vez que se encontrem com lama ou muito pó. O interior practicamente irá aguentar muito tempo sem grandes mexidas. A librificação dos retentores irá determinar a sua duração.No interior todas são muito semelhantes conforme o funcionamento.Se a ar ,se a mola. Se levarmos á letra os intervalos de revisão que são apontados, o melhor é comprar uma suspensão nova de 2 em 2 anos e estamos sempre na moda.

Mas cada qual com a sua opinião.A minha Reba sl, quem lhe vai fazer a revisão sou eu.Pagar 30 ou 40 e depois ficar a queixar-me como alguns amigos nossos é que não é comigo.
 

rjcardoso

New Member
Boas,

Já pesquisei os vários posts aqui no forum...

há cerca de um ano quando adquiri uma bike com amortecedor e suspensão fox encontrei alguns tópicos que referiam que para manter a garantia de 2 anos da fox ter-se-ia de efectuar (pelo menos) uma manutenção num representante oficial fox para que a garantia se mantivesse no segundo ano?

alguém ouviu falar de tal coisa?

Onde devo efectuar a manutenção para que tudo corra bem, rápido e barato? Sou de sintra.

Obrigado pelos esclarecimentos,

Ricardo Cardoso
 

chopstick

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Revisão de suspensão: Quanto custa?

Pessoal ando a pensar em fazer a revisão á suspensão da minha bicicleta. É a E150, de dupla coroa da specialized, se for feita, é na liderbike, em coimbra. Quanto é que devo estar á espera de gastar? Ela foi comprada lá, se houver algum problema a garantia cobre?
 

highlife

New Member
Re: Revisão de suspensão: Quanto custa?

Bem,

visto se tratar de uma suspensão especifica, só mesmo a marca/loja oficial Specialized te poderão dar essa resposta, se falássemos de uma FOX/RS...!

50€ +/- mas não deve variar muito... Kit de retentores e esponjas, casquilhos, óleo e mão de obra!
 

Jepas

Super Moderador
Re: Revisão de suspensão: Quanto custa?

Boas,

se já sabes onde vais fazer a manunteção podes ligar a perguntar o preço. Tal como o highlife disse, o preço deve começar nos 50€ (não deve exceder os 100€) incluíndo peças e mão de obra.

Quanto à garantia... ela não cobre material de desgaste, apenas defeitos de fabrico. Por isso, a revisão é paga, a garantia só é activada se se verificar que existe algum problema devido a um defeito de fabrico. Informa-te junto da TN (importador da Specialized) se a Liderbike tem conhecimentos para fazer a revisão. Normalmente as lojas enviam as peças para o importador para ser feita a revisão. A garantia geral de 2 anos mantem-se e geralmente as intervenções têm uma garantia de serviço de cerca de 3 meses.

Jepas
 

highlife

New Member
Re: Revisão de suspensão: Quanto custa?

Exacto!

Neste caso como é um produto especifico Specialized, tem de ser um técnico especializado.

Ou seja, técnico de uma Loja Oficial Specialized..

"A sua bicicleta deve ser alvo de manutenções periódicas por serviços técnicos credenciados, disponíveis através das Lojas Oficiais Specialized."

Caso contrário, se meteres isso nas mãos de um chico esperto qualquer...arriscas-te a perder a garantia!!
 

chopstick

New Member
Re: Revisão de suspensão: Quanto custa?

vou á liderbike que é agente autorizado. Se for preciso, eles que a mandem para a Specialized portugal.

Já agora, sei que é por horas mas tenho mais que fazer do que contar as horas que ando nela, até porque é muito relativo do uso que lhe dou. De quantos em quantos quilómetros deve ser feita a revisão quer do amortecedor quer da suspensao?
 

highlife

New Member
Re: Revisão de suspensão: Quanto custa?

Se tiveres um conta-quilometros, não precisas de contar as horas, certo..!

No caso da tua......

E150 a mudança de óleo, e quem sabe casquilhos, é feita de 250 em 250 horas de uso...!
 

veeduuu

Member
Re: Revisão de suspensão: Quanto custa?

Como tu dizes e muito bem as marcas aconselham as revisões ás suspensões/amortecedores pelas horas de utilização......
É importante também ás condições de utilização que eles chamam "extremas" (pó,lama,chuva....) e que as marcas advertem que a revisão deve ser mais feita mais periodicamente!

Agora em termos mais brangeiros aconselhava-te a fazer pelo menos 2 revisões por ano..... antes do sol/Verão e antes das chuvas/inverno
Faço assim as minhas revisões e nunca ouve problems.....

Abraço
RHSilva
 
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