Manutenção de desviador SRAM X-7

innsbruck

Member
A volta deste fim-de-semana foi comprida como o habitual, mas desta vez apanhei com mais lama do que em toda a minha vida. Durante toda a volta, as velocidades funcionaram sem grandes problemas, mas depois de chegar a casa e já com a bicicleta limpa à mangueirada, verifiquei que estou com alguns problemas no desviador traseiro. Não tenho problemas em colocar as velocidades mais pesadas, mas quando quero colocar as velocidades mais leves, tenho que fazer mesmo muita força no manípulo (até parece que vou partir o cabo). Já tentei lubrificar tudo o que encontrei e até mesmo tentar encontrar alguma impureza, mas continua na mesma. Há qualquer outra coisa que eu possa fazer para resolver esta situação?
 
Boas
Aconselho-te a lubrificar os cabos (dependendo da bicla, estes tiram-se do local sem teres que desmontar tudo, basta dares folga - pequena atrás) e desaperta tb/ a caixa dos manípulos e lubrifica-os. Não precisas de tirar os cabos.
Isso já me aconteceu algumas vezes e com estes procedimentos ficou novamente a funcionar.
 

innsbruck

Member
Então deixem cá ver se percebo...

Quando te referes à caixa dos manípulos, presumo que seja à frente, no guiador: desaperto o parafuso e lubrifico lá para dentro do cabo/tubo, certo? O que eu não percebo muito bem é o "dar folga pequena atrás": ao certo, que parafuso é que devo desapertar para limpar e lubrificar?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

"dar folga pequena atrás"

Faz assim:
Fazes subir a corrente até ao maior carreto da cassete e depois soltas "só" o manipulo até à última mudança.

Assim ficas com uma folga de aprox 3 cm no cabo.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 

innsbruck

Member
Faz assim:
Fazes subir a corrente até ao maior carreto da cassete e depois soltas "só" o manipulo até à última mudança.

Assim ficas com uma folga de aprox 3 cm no cabo.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY

Acho que percebi. Levo a corrente até ao carreto maior e depois, com a bicicleta parada, solto o desviador até ao fim (carreto mais pequeno). Como a corrente não vao "saltar" vou ganhar essa tal folga de 3cm, certo? Obrigado. Logo experimento isso e já digo se resultou.

Para lubrificar o cabo, basta colocar lubrificante "lá para dentro", certo?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O procedimento é exactamente esse.

Já vi que tens uma RR 8.1, por isso, com essa folga vais conseguir desencaixar a totalidade dos vários segmentos da bicha.

Para lubrificar, colocas óleo fino dentro da bicha e moves a bicha ao longo do cabo.

Tens que ter em atenção que podes ter alguma das extremidades da bicha (tens para aí umas 6 extremidades) defeituosa.

Nota: um truque. Rodas a bicha 180º (meia volta) e assim ficas com uma bicha nova (a nível de funcionamento).

Caso tenhas o cabo completamente arruinado, fazer a substituição do cabo deve ser a única alternativa.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 
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innsbruck

Member
Quanto a óleos, apenas tenho o da corrente e o spray que uso para lubrificar o desviador e os pedais. Acho que vou colocar o óleo de corrente. Logo já vou verificar isso, para ver se dou conta do recado. Obrigado!
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Até pode ter acontecido as mudanças terem desafinado um pouco. Aí, ou fazes tu, um amigo ou levas a uma loja. Outra coisa que podes fazer é meteres outro cabo de mudançlas novo e lubrificas as bichas com óleo em spray. Ao ejectares o óleo em spray, em principio removerá a sujudade que possa existir dentro das bichas e depois com o cabo novo (que é baratinho) e bem afinadas as mudanças voltam a ficar 5*****. Se não melhorar o problema poderá ser no próprio manipulo de mudança. Em ultimo caso leva a bike a uma loja.

Fica bem.
 

innsbruck

Member
Bem, pelo que parece resultou. Ao colocar no carreto maior atrás e soltando o manípulo todo, fiquei efectivamente com muita folga no cabo. Consegui mesmo soltar o "troço de bicha" mais perto do desviador, o que me permitiu aceder à parte do cabo que está sempre "escondido" dentro da bicha. Estava realmente muito preto e com pequenos grãos de areia, o que me parece que faz aumentar o atrito do mesmo. A única coisa que ainda não sei muito bem como fazer é limpar a própria bicha, por dentro. Apesar de agora o cabo estar limpo, parece-me que nas paredes interiores da bicha ainda pode existir alguma sujidade. O que devo fazer para limpar o interior da bicha?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Sem tirares o cabo, não consegues limpar a bicha.

Pode dar-se o caso de teres a bicha estragada/gasta, e assim, por muito que a limpes e lubrifiques nunca vai ficar boa.

Cabos + bichas + terminais novos para a tua bike ficam-te em menos de 10 € e ficas com a transmissão a funcionar que nem um relógio.

Na minha opinião, os cabos + bichas + terminais são o(s) componente(s) que maior influência têm no bom funcionamento da transmissão (seja esta uma XX ou uma Alivio).

Um abraço

NY
 

innsbruck

Member
Companheiro

Sem tirares o cabo, não consegues limpar a bicha.

Pode dar-se o caso de teres a bicha estragada/gasta, e assim, por muito que a limpes e lubrifiques nunca vai ficar boa.

Cabos + bichas + terminais novos para a tua bike ficam-te em menos de 10 € e ficas com a transmissão a funcionar que nem um relógio.

Na minha opinião, os cabos + bichas + terminais são o(s) componente(s) que maior influência têm no bom funcionamento da transmissão (seja esta uma XX ou uma Alivio).

Um abraço

NY

Bem, por agora vou andar assim para ver como me dou. Se continuar a dar chatices, optarei então pela medida drástica da substituição completa. Contudo, o que mais me assusta na substituição total é a mão-de-obra, porque desmontar tudo e voltar a montar já me parece algo complexo. Existe algum tutorial ou site onde exista uma explicação para a realização desta substituição?
 
Boas,

Innsbruck o que o ny12xx disse está correctíssimo. Era precisamente a isso que eu me referia. Desculpa não ter sido suficientemente claro na minha exposição.
 
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