Manetes e travões v-brake

S

submundo

Guest
Boas. Sou novo por aqui :D
Ando a dar em doido com a afinação dos meus v-brake. Sempre que afino os calços ficam a roçar no aro. Se afasto de mais, não roça mas pouco trava. Poderá estar relacionado com as molas?
Outro problema que tenho é nas manetes. Para travar tenho de fazer muita pressão nelas até quase encostarem no guiador. Além disso o cabo de travão parece estar solto (imagem).
Quem puder dar uma ajudinha, agradecia ;)

31072010031.jpg
 

MRocha

New Member
Tenta dar mais força às molas dos v-brakes. Têm uns parafusos junto ao pivot.
Se não tiverem força suficiente a folga entre os calços e os aros é pouca e a espia não fica esticada dentro da espiral, como devia.

Vê também se a espia e a espiral estão em condições e se a espia se move sem atrito.
 

mBiT

New Member
Também pode acontecer o calço estar a roçar no pneu. Se não tiveres empeno, os calços não devem ficar afastados do aro mais do que 2 ou 3mm cada.

Deves começar por posicionar bem os calços em relação ao aro, depois apertas praticamente tudo do aperto rápido junto à manete, e tiras a folga ao cabo, apertando bem no braço do vbrake para não se passar.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

existem várias afinações no v-brake:

1ª tensão do cabo, que é regulada no barril da manete, ou esticando mais o cabo no parafuso que o prende à haste do v-brake.
vbrake-overall.jpg

2ª tensão entre as molas de cada haste. Cada uma delas tem um pequeno parafuso philips que quando apertado (sentido horário) dá tensão à mola, fazendo afastar essa haste (e a pastilha) do aro. O mesmo se passa do outro lado, há que encontrar um equilíbrio para que ambas as pastilhas (calços) fiquem à mesma distância do aro.
vbrake-springadjuster.jpg


A distância entre o aro e cada calço deve ser de 1 a 2 mm (de cada lado), podendo ser reduzida ou aumentada a gosto.
Outra coisa muito importante que se esqueceu com o uso dos discos: empeno da roda. Com o uso de v-brakes (ou qualquer outro travão de aro), o alinhamento lateral do aro é fundamental para que a travagem se faça nas melhores condições. Começa por verificar (aproximando ao máximo um dos calços) se o aro está direito.

Pela imagem que mostras, o cabo está muito comprido, ou não juntaste tudo bem. O terminal da bicha (prateado) deve entrar quase na totalidade para o barril de ajuste da manete. Se isso não acontecer é porque o cabo está muito comprido ou alguma coisa ficou mal encaixada. A bicha deve ficar inserida como nesta imagem:
lever1_640.jpg
 

Tiago6

New Member
Quando eu tinha v-brakes costumava fazer assim:

1-Desapertava quase totalmente o afinador da manete
2-Apertava o cabo nas hastes do v-brake ate que ficasse o maximo esticado(aqui irás notar que a roda nao anda porque está presa pelos calços)
3-Apertava novamente o afinador na manete, tendo como consequencia o afastamento de cada uma das hastes do aro.
4-Ficava com uma travagem espetacular

Boa sorte
 

telmo zt

New Member
boas bem isto esta aqui tudo não ha duvida que com mecânicos ligados a net a ajudar para que ir a oficina , olha eu costumo colocar massa consistente no cabo , para o atrito na bixa e o cabo ser menor , o resto ´´e seguires as indicações aqui já colocadas mas ve o empeno da roda isso nesses travões e um problema
 

mBiT

New Member
Ja agora mais uma dica, evitar cabo (bicha) demasiado longo e com o mínimo curvas possíveis ou pouco pronunciadas.

Nas FS, o cabo tem de ter folga suficiente para quando nos saltos, ficar com uma ligeira folga.
 
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