Manete XTR 9v e desviador Alivio 8v

artsite

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Estou a pensar em comprar uma manete de mudança de traz XTR de 9v, mas ainda tenho apenas um desviador traseiro de 8v com uma cassete de 8v, embora mais tarde irei colocar tudo de 9v XT devido ao desgaste.

Poderei usar por agora a manete XTR com desviador traseiro alivio de 8v?
 

arny

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Boa tarde, eu usei durante algum tempo um shifter de 8 com cassete de 7, estava afinado de maneira a que no shifter tudo funcionava até ao 7, quando punha o 8 ficava-se pelo 7.
Se é uma coisa provisória acho que não vais ter problemas de maior.
 

artsite

New Member
Pois, estive a pensar nisso, mas a cassete de 7 é igual a de 8v, mas a de 9v, o carreto é do mesmo tamanho do de 8v, apenas muda a distancia entre cada roldana de dentes, logo a manete deve estar já feita para dar menos cabo ao desviador, pois até a corrente de 9v á mais fina.

Logo acho que não vai dar, vou ter de mudar o carreto, mas como isso vai ter de ser ainda este mês, é só decidir que rodas compro, acho que vou aproveitar o negócio.
 

nfh

Member
Bem, eu tenho ao contrário: tenho uma manete de 8v com um desviador traseiro de 9 velocidades (Deore), e até ver funciona na perfeição.

Posso estar a dizer alguma b@corada, mas penso que entre 8v e 9v não há diferenças no tamanho da cassette, caso contrário se alguém quisesse mudar a transmissão para 9v teria que mudar também a roda/hub (dado que o sítio onde encaixa a cassette teria que ser, eventualmente, maior).
 

artsite

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Nop, a cassete é de igual tamanho dos 2 casos, 8v e 9v, mas a diferença entre cada roldana onde pousa a corrente, é que é diferende, é devido a isso que existe correntes apenas para 9v incompativeis com 8v (espero não estar a dizer grds aneiras).

Quanto aos cubos é tudo igual.....7v...8v...9v.....

Eu sei que a nivel de 7v e 8v, é tudo igual, mas no caso do manipulo, cmo a distancia entre rolranas é menor, ele deve dar menos cabo ao desviador.

Talvez compre mesmo assim e depois quando comprar a cassate de 9v coloco o manipulo.
 

bacchane

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artsite said:
Quanto aos cubos é tudo igual.....7v...8v...9v.....
Tenho um cubo com uma cassete de 7V, comprei uma Deore Lx de 9V. A cassete cabe no cubo, ou terei de comprar um cubo para cassete de 9V? Um bocado off topic, mas achei que não tinha necessidade de abrir outro.
Cumprimentos.
 

bacchane

New Member
O espaço que sobra para prender a roda no quadro já é curto, embora o espaço entre os carretos numa cassete de 9v seja inferior, acho que ocupa mais espaço que um de 7v. Estou a ver que tenho que comprar um cubo.
 

artsite

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Eu não percebo muito, mas acho que não existe cubos de 8v e 9v, o que varia é o tamanho da cassate.

Por exemplo, a cassate de 7v e 8v tem o mesmo espaço entre si entre cada roda dentada, a de 9v tem um espaço mais curto o que faz que tenhas de comprar uma corrente mais fina e compativel com cassete de 9v.

Já agoara, tenho andado bem com o alivio de 8v com a cassete de 9v, embora na 8v velocidade por vezes salte para a 9v.

O xt está para breve ser montado
 

Jepas

Super Moderador
artsite,

os cubos têm um cepo que pode variar de tamanho para acomodarem diferentes cassetes. As cassetes de 7V têm a largura correspondente a um cepo de 7V. As cassetes de 8V têm a mesma largura das de 9V, mas são mais largas entre carretos. Pelo que me lembro as cassetes aumentaram de 7 para ou 8V em largura porque mantêm a distância entre carretos. Quando surgiram as 9V, a solução passou a ser aproximar os carretos e manter a largura da cassete.

Conclusão
Cubos de 7V -> Cassetes de 7V
Cubos de 8V ou 9V -> Cassetes de 8 ou 9V

Jepas
 
Os cubos de 8 v são compativeis com cassetes de 8 v e de 9 v, porque a distancia entre os 8 carretos é igual á distancia nos de 9, o que muda é a espessura de cada carreto, porque se assim não fosse os quadros tambem não davam porque a distancia entre "olhais" onde fixam as rodas seriam mais largos... e claro a corrente também tem que ser especifica para 9 v, as correntes de 9 v são mais estreitas que as de 6,7,e 8.
 

kenzo

New Member
Boas, Vou aproveitar este tópico porque tenho uma dúvida semelhante a esta apenas com uma pequena diferença.

Apareceu-me uma boa oportunidade de comprar uns travões hidráulicos Shimano LX dual control, o problema é que as manetes dos dual control são de 9v, e eu tenho montado um desviador Alivio.

Eu estava a pensar em aproveitar e comprar também uma cassete e uma corrente de 9v, de forma aos manípulos funcionarem correctamente, e manter o desviador alivio, que está ainda em bom estado.

É possível o desviador Alivio (8v) funcionar bem com cassete e corrente de 9v, e funcionar a 9v, aproveitará 8 apenas, ou nem sequer é possível funcionar?

Cumprimentos
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro kenzo

Só tens que instalar uma cassete e corrente de 9V e afinar os limitadores do desviador.

Usei durante muito tempo shifters LX (9V) com desviador Alivio (8V), funcionava que nem um relógio.

Um abraço

NY
 
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luis biclas

Elos Rápidos
Podes comprar á vontade que funciona.
Tanto os shifters 9V com o desviador de 8V, como o desviador de 8V consegue meter 9 mudanças, tens é de o ter muito bem afinado.
Falo por experiência própria, recentemente troquei a minha transmissão Alivio por uma SLX, e tive o desviador (Alivio 8V) a funcionar com os manipulos 9V e com cassete de 9V, e tive ainda o desviador SLX a funcionar com os manipulos Alivio.
 

kenzo

New Member
Ok, era isso que queria ter a certeza.

Como trocar tudo de uma só vez sai caro, tem que ser aos bocadinhos. E se comprar os travões, a cassete e a corrente não são assim tão caros, e como o desviador ainda está em muito bom estado, quando avariar troco por um superior.

Fiquei na dúvida, porque já vi desviadores alivio à venda, em que dizia lá que era para transmissões de 7 e 8v.

Obrigado pelo esclarecimento
 

cedg

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Boas pessoal decidi abrir novamente este tópico porque já é antigo e gostaria de saber opinoes mais recentes.
Como tenho de mudar de transmissão(actualmente tenho 8v) e gostaria de mudar para 9v,mas como mudar tudo sai um pouco caro, estou a pensar mudar cassete e corrente(preços identicos ao de 8v), pedaleira deore e estou a pensar comprar um manipulo alivio dos novos de 9V.
A minha questão é se o desviador antigo de 8v alivio irá funcionar com 9velocidades?
A outra questão é se vale a pena andar com estas trocas em vez manter 8 velocidades e mudo por agora só a pedaleira? É que se nao notar grande diferença em andamento, fico mais uma rodada de transmissao de 8v.
 
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