Manete do travão hidráulico não volta à posição normal?

rtvalente

New Member
Malta, estou com um problema na minha bike que ainda não fez 300kms. Tenho uns Avid Elixir 5 e ontem depois de descer a serra do Caramulo (offroad) em que usei bastante os travões, verifiquei que a manete do travão traseiro não está a voltar à posição inicial. Quando travo fica recolhida, tendo eu que a empurrar para o sitio onde deveria estar. Existe alguma afinação que possa fazer? Porque é que isto aconteceu?

Procurei em outros tópicos e não encontrei um que referisse o mesmo problema. Podem ajudar. Obrigado
 

commendatore

New Member
Se só fez 300kms... devem estar boas as pastilhas.
Poderá ser alguma mola que deixou de funcionar ou partiu? Ar que entrou no sistema ?
A malta dos AVID que se chegue à frente. De qualquer forma estão dentro da garantia concerteza e a marca assumirá no caso de defeito. Antes de inventares, tenta passar na loja onde compraste a bicicleta para ver o que eles dizem.
 

vaspsy

New Member
Já tive uns desses e por mais força que fizesse na manete não travava, mas a manete recolhia. Foram para garantia e eram os vedantes do embolo.
O teu caso deve ser alguma mola. Mas se têm 300 Km provavelmente estão em garantia, desde que tenhas a fatura não tens problema.
No meu caso foi a loja onde afino a bike que me tratou de tudo.
O meu conselho: leva a uma loja pede para darem uma vista de olhos e no pior dos casos uma sangradela. Se não resultar garantia.
 

rtvalente

New Member
Pois... para já não quero pensar na garantia, pois a bike é uma Canyon.
Os travões funcionaram bem desde que a comprei. Agora neste passeio que fiz é que aconteceu isto... existe alguma mola dentro do travão? Eu não percebo nada idsto... até pensava que era o Oleo que fazia a manete voltar ao sitio...

:(
 

rtvalente

New Member
Entretanto reparei que a manete já volta sozinha ao sitio normal. O que fiz foi repetidamente travar e empurrar para a frente... entretanto já faz mola e volta ao sitio. Temo que isto volte a acontcer.... quando se usa muito o travão pode acontecer isto? Estes travõs Avid Elixir 5... deixam muito a desejar!
 

maddog

Member
Tive uma situaçao identica, com os formula oro.

suspeito que terá sido por a bike ter ficado demasiado tempo num cave, no Faial - Açores humidade etc...

também não recolhia devidamente, e após ter voltado para o continente, pedi opinião na loja, ao que me foi dito que era problema comum nos formula, e que necessitava de substituir o kit de reparação da manete, kit este que inclui mola embolo e o´ring e outra "pecinha", kit esse representado com o nº 1 do esquema acima.
Acabei por não efectuar o trabalho, após uns dias de uso, uns valentes aquecimentos o travão está de novo full operational.

entretanto mandei vir o kit de reparação, e um kit de sangramento, a proveito para mudar o óleo a ambos os travões, pois já contam com 6 anos.
 

level1

Member
bruno_rockrider_6.3 , isso é relativo, basta fazer uma pesquisa pelo forum para ver que há de tudo um pouco
rtvalente pela ultima explicação que dás talvez o problema não seja da mola, pode ser algum vedante que ainda não esteja bem acamado, penso que isso quer é uso, experimenta deixar a bike ao sol, de maneira a que a manete aqueça e verifica se não fica melhor?
 
Top