Manete de Travão recua muito lentamente

rjcardoso

New Member
Ola malta!

Pois é verdade, tenho o seguinte "problema" nos meus travões hidráulicos Formula Oro k18:

A manete do travão traseiro após ser pressionada recua muito lentamente ao contrário do travão dianteiro.
De facto, todo curso desta manete parece ter bastante mais inércia que a do travão dianteiro, o que se torna algo incómodo!

Alguém me pode ajudar nesta questão?

Obrigada.

Abc
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

o que faz recuar a manete à sua posição inicial é uma mola que se encontra dentro da manete (perto do óleo). Várias condições podem afectar o seu funcionamento, eu sugiro-te que primeiro verifique que na manete está tudo limpo e lubrificado (parafuso onde gira a manete). Se mesmo assim não resolver, então retirar as pastilhas da pinça e limpar os bombitos com álcool.

Como o sistema é fechado, dificilmente surge um problema no interior. Se estas dicas não resolverem tenta levar a uma loja para que seja visto em "profundidade".

Jepas
 

187mkv

New Member
Isso é um problema comum nos K18, se ainda estiverem na garantia manda para tras que eles dao outro
A manete vem com o pistao umas decimas mais largo do que devia e com qualquer impureza começam a bloquear, se nao estiver na garantia desmonta a manete e com lixa de agua "come" uma decimas ao pistao de forma a ele correr mais solto, primeiro retira os o-rings claro está.
 

rjcardoso

New Member
Boas!

Felizmente o Jepas tinha razão!

Após uma aplicação de WD40 no pino (eixo de rotação) da manete do travão, este ficou imediatamente impecável!

Obrigadão malta!
 

XC_biker

Utilizador Banido
boas!
desculpa estar a dizer isso mas acho que o problema não vai ficar resolvido!

os travões formula dão esses problemas nas manetes e não tem solução pois a garantia manda manetes nova! tanto dos k18 como nos K24.

ja mandei varios para a garantia e bem sempre manetes novas!

enconto funcionar Optimo :D
 

rjcardoso

New Member
Ola!

Pois, só espero que nunca seja preciso enviar os meus k18 para a garantia pois os meus vieram de uma tenda virtual do ebay. E por isso não sei se a esta funcionaria muito bem... Foi um bom negócio e eu não resisti ao upgrade...

Até hoje não me arrependo mesmo nada de os ter comprado! Que eficiência de travão!

Por enquanto o wd40 resolveu, no futuro vamos ver... :wink:
 

zykon

Super Moderador
Tenho muita pena, mas duvido que o w40 resolva durante muito tempo.

Tenho tambem esses travões e já tive esse problema!

Fui a uma loja e expus a situação, nem sequer lá tinha comprado os travões!

O senhor mandou vir um conjunto de o-rings novos e ficou impecável!!
levou-me 15€ com material e trabalho!!

Perferi não estar a enviar para a garantia! a troco de 15€...

E não os trocava por nenhuma outra marca, so por outros formula!!
 

rjcardoso

New Member
Pois não sei...

Os travões funcionaram perfeitamente nos primeiros tempos o que eliminou os meus receios do pino da manete ter sido mal dimensionado/toleranciado/fabricado.

Agora se o problema é dos o'rings já não sei, mas se for dever-se-á a quê? Perda de elasticidade da borracha? Porque afectarão o accioanamento da manete?

Abc
 

o5car

Member
Não consigo perceber, como é q após estas "chatisses" mesmo pequenas q sejam, e q pelos vistos têm sido comuns nesta marca, ainda dizem q não os trocavam por nada!?!?!... enfim!... não consigo perceber o q vêm nestes travões!!

Cumprimentos e desculpem o off-topic, mas não resisti! :oops:
 

rjcardoso

New Member
Boas!

:| Custa tanto a entender como a explicar!

São de longe os melhores travões que já experimentei! Para além de serem ergonómica e estéticamente impecáveis!

Quando aos problemas verificados com estes travões, tanto quanto sei, eram muito frequentes em modelos de anos anteriores, não nos actuais.
http://www.mtbr.com/reviews/disc_brake_system/product_125361.shtml

Os meus são de 2007, e este tópico que criei refere exactamente a minha questão/"problema".

Não me afecta em nada a eficiência do travão, apenas o tacto, e só muito recentemente, e até à colocação de um pouco de wd40 e após várias lavagens de alta pressão.

Acho que não é muito complicado ser-se "fão" dos Formula, mesmo desta gama "baixa" k18.

:wink:
 

zykon

Super Moderador
Oscar,
Já tive uns hayes sole, uns juicy5, tenho uma bike com uns juicy3, andei muito tempo com uma bike emprestada que tinha deore, fiz uma viagem com uma bike tambem emprestado que tinha hayes nine...
Depois de ter exprimentado estes todos, e apesar de ter tido aquele problema merdoso não trocava os meus formula. Estou muito satisfeito com eles... não é por um pequeno problema que vamos deixar de gostar de uma coisa...

Digo eu...
 

ICC

New Member
Passei por aqui e não resisti a escrever, eu tive uns Formula Oro K18 e exactamente no travão de trás aconteceu o mesmo problema, estavam na garantia e o problema resolveu-se, ainda tenho ali a peça avariada, hoje já não tenho os mesmo travões, decidi-me por uns travões melhores, não por outrra marca, mas pelos Bianco, quem usa, sabe o que são... travões!
 

o5car

Member
ok ok!! eu compreendo, e como dizes zykon não é por um pormenor q vamos mudar, eu sinceramente não experimentei ainda qq um dos Formula, mas pelo q tenho lido, têm apresentado alguns problemas, pelos vistos, são coisas simples e de fabricos anteriores. Eu até gosto bastante, esteticamente claro, dos forumla, por exemplo os "Oro Puro" são lindissimos, pra não falar dos "The One".

Cumprimentos :D
 

Mudrider

New Member
Boas

Este problema é relacionado com o vedante do embolo, vedante este que após +- 1 ano de utilização se degrada em contacto com o oleo e "cresce" um pouco.

Ou seja é um problema de qualidade dos vedantes.

As novas séries já têm esse problema corrigido.

O kit custa +- 12€, é so mudar e já está.
Ao mudar o vedante também mudas todas as peças da bomba (ficam novos).

Falo por experiencia.

fiz a intervenção na "pedalar da Maia".

Boas pedaladas
 

PMac

New Member
Boa tarde,

Estou com o mesmo problema na manete da frente de uns Formula Oro Puro, com menos de 200kms.
Como disse, a manete da frente deixou de fazer o recuo para a posição inicial quando é largada.
Estava a tentar perceber e convencer-me que a coisa se resolvia com um (re)aperto de um parafuso qualquer, mas afinal, depois de pesquisar pela NET, começo a perceber que a coisa se calhar não é assim tão simples..

DAMNED!!!

PMac
 

landu

New Member
Apareceu-me agora esse problema na manete do travão traseiro de uns Formula Oro Bianco com um ano e picos...

Porra para isto...
 

BigFoot

New Member
os formula no que toca a qualidade de materias não são exemplo, creio que foi mais ou menos a um ano atras que a formula fez chegar as lojas um comunicado acerca do que ja foi falado aqui, de um defeito de concepçao nos k18 e noutros modelos do tamanho do pino que com pouco uso deixaria de funcionar correctamente, ja antes disso outros modelos como os sport, pro entre outros tinham o problema da "camara" do oleo rebentar, visto ser feita de uma membrana que aguentava pouca pressao.. depois no que toca a potencia sao exempleras, e pena o ponto negativo da fiabilidade..

Cumps.

Bruno Atalaia
 
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