Mais um projecto caseiro para o clube das SS

joaquim afonso

New Member
Boas a todos.

Após passar algumas horas a ler tantos relatos, experiências, aventuras e técnicas de montagem de Single Speed e ao constatar o prazer que tantos praticantes têm sentido com esta modalidade decidi também eu aventurar-me na montagem de uma.
Objectivos principais, montar uma bicicleta o mais simples e limpa possivel utilizando aqueles componentes que todos um dia substituimos e acabam num canto simplesmente para não irem para o lixo.
Assim , apesar de não ser o quadro mais indicado para o efeito, mas era o que tinha encostado, aproveitei um VAG Predator em aluminio e aproveitei para pintar eu mesmo, acho que não me sai mal.
O ideal seria um tipo "old school" mas de momento era o que tinha.


DSC02979.JPG



Par forqueta utilizei uma de inox que tinha substituido por uma suspensão.

DSC02981.JPG



Como a coluna era de rosca e o quadro utiliza caixa semi-integrada decidi eliminar a rosca e aumentar o tubo para utilizar como ahedset e evitar assim aqueles avanços mais antigos com tubo para entar na coluna de direção.
De referir que por segurança a coluna levou um reforço interno que aumenta algumas gramas mas pode evitar a quebra do mesmo.


Para componentes de transmissão e travagem aproveitei uma pedaleira Shimano M442 com prato XT de 32 dentes a meio uso, um carreto 18t de uma cassete Sram. uma corrente sram 990 tudo a meio uso para evitar "desajustes" entre novo e usado. O tensor Point Racing tive de comprar apesar de usado.
Na travagem uns v-brake shimano e umas manetes Miranda.


DSC02980.JPG




Quanto ás rodas o que tinha eram umas Rodi Vuelta com cubos Shimano Paralax e cepo de 9 veloc. que penso devem servir perfeitamente pois nesta modalidade não interessa muito o peso pluma.
Par enchimento do cepo lá vieram os velhos espaçadores de cassetes velhas.


DSC02982.JPG



DSC02983.JPG



Agora umas fotos na fase de semi-montada:

DSC02984.JPG


DSC02985.JPG


DSC02986.JPG


DSC02987.JPG



Quanto a mim, para o efeito e tendo em conta os custos (15 euros do tensor e umas latas de tinta) está a ficar porreira.
Peso sem os v-brakes, sem pedais e sem os cabos e bichas - 10.2 kg
Par quebrar um pouco todo aquele preto mandei fazer uns tó-colantes da marca em branco, vou montar uns punhos brancos , bichas de travão em branco e possivelmente se arranjar um selim baratucho também em branco.

Lógicamente aceitam-se criticas ,sugestões e conselhos pois é a primeira experiência na modalidade.

Até lá.
Cumprimentos a todos.
 

joaquim afonso

New Member
Boas a todos.

O projecto avança em grande forma e neste momento está quase concluido.
Na realidade faltam os pedais para a máquina começar a circular.

SS1.JPG



Nesta fase já foram aplicados os Tó-colantes , made in IDfrancis, o novo selim, grade de bidon, punhos e bichas tudo em branco para contrastar com a "escuridão" do quadro. Na minha opinião ficou uma montagem agradável á vista.

SS3.JPG


Mesmo que para alguns possa ser um sacrilégio, montei um set de pneus de estrada porque na realidade será onde vai ser mais utilizada uma vez que para o monte continuo a ter a Trek 8500, no entanto mantenho outro de terra.
Pneus utilizados - Geax Street Runner Kevlar 26*1.25.

SS2.JPG



Um miminho que decidi montar na máquina - guiador Specialazed S-works rize carbon e selim Ges Discovery (Baratinho).

SS4.JPG



Um outro miminho, desta vez na pedaleira - Kit parafusos A2Z só pela estética mesmo.
Claro que depois destas alterações fui logo pesar e está neste momento com 9.9 Kg mas faltam os pedais de maneira que deverá ficar com 10.3 Kg mais ou menos.

Nada mau para a primeira experiência.

Até breve e boas pedaladas a todos.
 

Nuno Félix

Super Moderador
:clap: :clap: :clap: :clap:

Está aí um projecto muito bem conseguido, sem dúvida.

Para a utilização que lhe pretendes dar (urbana), ficou porreira!

Se fosse para o mato, aí já seria um quadro pouco adequado, a meu ver... Mas como tens o Trek, estás bem servido!

Quando a testares, dá-nos o teu feed-back (ou como diria uma conhecida minha, o teu "fio de béque").....

Boas pedaladas!

Nuno
 

biculas

New Member
Boas máquina, que conseguiste montar.

Realmente, esse quadro é mais adequado para dirt ou street, com essa geometria.


Agra, dá-lhe uso, não o deixes na garagem a servir de enfeite.

Abraço

Biculas
 

Nuno Félix

Super Moderador
ignite said:
porque o consideras pouco adequado para o mato?

Porque:

joaquim afonso said:
Assim , apesar de não ser o quadro mais indicado para o efeito, mas era o que tinha encostado, aproveitei um VAG Predator em aluminio e aproveitei para pintar eu mesmo, acho que não me sai mal.

E porque:

biculas said:
Realmente, esse quadro é mais adequado para dirt ou street, com essa geometria.

Para além de que tem pneus de estrada.... :roll:

Para utilização urbana está fixe. Pró mato, é mais sofrer do que gozar, ainda que com uns pneus de mato.

Mas é só a minha opinião e vale o que vale... :mrgreen:

Cumps.
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Para utilização urbana essa relação vai ser muito curta. 32-18 já é considerado relativamente curto em btt com pneus de terra. Em estrada e com esses pneus de menor diâmetro vai ser mesmo curta.
Se a bicicleta é mesmo para andar em cidade/pavimento (o que acho uma pena, pois estás a perder a vertente mais engraçada de andar de SS) aconcelho a troca do prato de 32 para um maior, diria até de 42/44 se quiseres manter o carreto de 18t.
:wink:
 

350plus

New Member
A bicicleta está bonita sim, mas como diz o Zé é uma pena que seja só para cidade. Usar singlespeed em terrenos fáceis é bastante entediante, especialmente com relação curta. Vais andar aí em alta rotação de pernas sem sair do sítio e se calhar achar pouca piada à coisa. Quanto mais exigente for o terreno, maior é o desafio e mais divertida se torna.
 

joaquim afonso

New Member
Estou de acordo quanto á geometria do quadro, realmente não é a mais convencional.
E sendo assim se calhar ainda vou recuperar este quadro;
7015a.jpg


Acho que ficará mais polivalente e tavez já me aventure mais numas incursões pelo mato, lógicamente com um set de pneus mais indicado para isso.
Quanto á relação 32-18 como fiquei com alguma margem na corrente será uma questão de ir alterando o carreto traseiro e ir testando as "canetas".

Cumprimentos.
 

ze_zaskar

New Member
Esse quadro tem bom aspecto, bem como a ideia de a levares para a terra.
Quanto à relação, para teres uma ideia, 44-18 já é considerado relativamente médio/leve para andar em asfalto, imagina com 32-18.

Há que ter algum cuidado quando se montam estas SS's . Depois experimenta-se, não se gosta e acha-se que o problema é ser singlespeed ou rígida ou qualquer que seja o conceito novo que se esteja a experimentar.
:wink:
 

joaquim afonso

New Member
Boas a todos.

O projecto tem estado em actualização e neste momento está a aguardar unicamente por uns pedais.
Quanto á montagem inicial acabou por não ser sequer ensaiado pois a altura final dos pedais em relação ao solo era muito pouca tornando perigosa a utilização da bike em curva.
Não sei se devido á medida dos pneus se á geometria do quadro ou mesmo á dimensão da forqueta, a inclinação da bicicleta em pedalada ficou muito limitada.
Assim parte da montagem foi recambiada para outra montagem , desta vez BTT normal para ser usada pela filhota.
Ficou assim:

DSC03007.JPG


DSC03008.JPG


Para a nova montagem foi utilizado um quadro com geometria mais convencional, creio que se trata de um ASTRO VIPER, pelo menos foi essa a informação do vendedor. Como não trazia qualquer autocolante aproveitei e pintei de novo na cor que trazia de origem, o chamado "frigorifico"

DSC03009.JPG


DSC03012.JPG


Como da montagem anterior tinha ficado com outro Kit de Tócolantes em prata foi logo baptizada de "PREDATOR" para não ficar com o quadro todo só em branco. O "FX" é a unica identificação gravada na união da escoras e assim passou a ser o "modelo". Tudo isto só por uma questão de decoração sem qualquer pretenciosismo ou tentativa de contrafação pois não acredito que Predator seja uma marca de bicicletas nem em Taiwan.

DSC03018.JPG


DSC03011.JPG


Desta vez e para evitar o problema de altura na montagem anterior, em vez da forqueta rigida, recuperei uma Rock Shox SID bem velhinha cujo destino até era o lixo pois como se pode ver na foto, uma das pernas até já estava "ventilada".
Um pouco de massa mágica de dois componentes a tapar o buraco e a reforçar a estrutura, uma boa limpeza interna, novo óleo SAE 10 e anilhas de borracha nos parafusos de fixação para não perder o óleo por aí e espero que ainda faça uns kilómetros. Devia também levar retentores e guarda pó novos mas já não merece o investimento pois as bainhas também já viram melhores dias. Para o efeito ainda deve servir, desde que não haja abusos, pois as cãmaras de ar ainda retêm perfeitamente o respectivo.
Na realidade a suspensão foi-me dada com a finalidade de ser bloqueada internamente tal como chegou a estar com a introdução de espaçadores internos mas como a achei frágil para funcionar como rigida, decidi deixá-la a funcionar e logo se vê.
Outro dos problemas foi a coluna de direção ter somente 15.5 cm, nada que um BBB extender não resolvesse. Mas até esse teve de ser alterado porque o interior da coluna alem de não ser de medida standart, é cónico. Teve de ser um torneiro a "moldar" o acessório e de seguida alterei o aperto interno para trabalhar precisamente no final do tubo de direção.Aquela tampinha vermelha que se vê no fundo da coroa , é o final desse mesmo parafuso. Apesar de ter dado um trabalhão ficou 10 vezes mais seguro que na configuração de origem.
Uma pintura nova e uns autocolantes da marca e fiquei com 1.300 Kg de suspensão.

DSC03013.JPG


DSC03016.JPG


Quanto á transmissão, como é lógico foi aproveitada a da montagem inicial.
Como fiquei sem rodas, acabei por comprar outras novamente da Rodi Vuelta mas desta vez com cubos Shimano LX, claro que em 2ª mão, e montei um jogo de pneus para "Mato".
Nos restantes componentes foi aproveitado o que havia em casa mas que ainda estão em perfeitas condições de utilização.

Só falta mesmo arranjar uns pedais para a máquina ser ensaiada, e porque ainda não decidi qual o tipo de pedais, se de encaixe ou mistos para uma utilização mais informal.

Como de costume aceitam-se todas as sugestões ou criticas.

Cumprimentos a todos.
 

Nuno Félix

Super Moderador
Espectáculo!!!!! :exacto:

Agora sim, está aí uma máquina pró mato....

Parabéns pelo bom gosto.... 8)

Caso precises de uns pedais mistos, passa pelos classificados e manda-me PM... :wink:
 

ze_zaskar

New Member
A situação dos pedais baixos era de esperar. Basicamente tinhas 3 coisas contra ti:
-O quadro de dirt, que por norma têm o pedaleiro baixo;
-A forqueta muito curta, que ainda o baixava mais;
-Os pneus que resultavam numas rodas de diâmetro inferior.
Worst case scenario :mrgreen:
 

joaquim afonso

New Member
Boas a todos.

Como o investimento dos pneus de estrada estava feito, tentei novamente a sua utilização com outro par de rodas e desta vez sim correu bem. Finalmente posso utilizá-los pois já não se põe o problema da altura dos pedais em relação ao solo.
O problema seria mesmo a geometria do quadro e a dimensão da forqueta.
Uma foto da nova "Urban - Sexy"

DSC03024.JPG


Fiquei assim com dois set de pneus e rodas para utilizar conforme a ocasião.

DSC03022.JPG


O que faltava mesmo eram os pedais e acabei por comprar uns automáticos bem porreiros da Exaustar por um preço simpático.

DSC03023.JPG


O pior mesmo tem sido a chuva, ou seja ainda não foi feito o road-test e segundo a meteorologia terá de ficar para 2010, pois a última vez que saí com aquela "chuvinha-molha-parvos" acabei por ter um encontro imediato com um mercedes , voltei para casa de INEM e ganhei um mês de baixa com um braço ao peito.

Muito boas festas a todos e uma excelente entrada em 2010.
 
Top