Mais um Acidente por falta de Civismo

Psyche

Member
Nós ke andamos em velocipedes. basicamente temos de direito a "politica" da sinalização da estrada. Só perdemos prioridade em cruzamentos e entroncamentos se não tiverem sinalização
 

wamaral

New Member
Estou admirado com a coisa do perito, se a coisa estiver a andar para a frente, tanto melhor.
O Psyche resumiu bastante o que estava a tentar dizer em relação à lei da prioridade.
Parece-me a mim que a coisa já é assim há muito tempo, pelo menos em relação às prioridade.
Incompatibilidades entre veiculos e ciciistas parece-me ser já uma coisa bem antiga, e por cá. O pessoal aprende a resolver os testes americanos do código e vai ignorando outras. Depois, o pessoal vai inventando umas regras conforme vai andando e vá dando jeito para preencher o vazio. Mas a informação disponivel através da internet, com fórums, informação disponivel online,etc é maior, e o pessoal vai podendo estar mais esclarecido(espero eu).
O importante é que estas coisas comecem a acontecer cada vez menos vezes.
Provavelmente a senhora nem viu o Pdrito e lá foi ela para cima dele, espero eu, senão algo de grave se passa na cabeça da senhora porque com ou sem prioridade não se pode andar para cima das pessoas, principalmente por não ter preparado a manobra como deve ser principalmente por não comunicar a vontade de mudar de direção com o pisca.
 

Sleepwithdeath

New Member
Boas Tardes

Pdrito, tem em mente que os peritos mentem descaradamente, se vires que ele não está a ser justo no valor do arranjo da burra queixa-te à seguradora dela, apresenta facturas do valor da burra e espeta-lhes com isso na cara, porque as companhias têm a mania de arredondar valores por baixo e mais, não sei como é em burras, mas nos carros eles apresentam-te logo uma lista de orçamentos de oficinas de amigos com um valor bem baixo, com o intuito de tu caíres lá. Não sei como acontece nas burras mas abre os olhos e não deixes por motivo nenhum oferecerem-te um valor ou um arranjo da burra que não seja verdadeiro. Se estiveres a ser enganado queixa-te à DECO, à seguradora dela e ao provedor de justiça. Toma cuidado com os arredondamentos e com tudo o que o perito disser, porque depois de assinares os papéis ele lava daí as mãos... Boa sorte e já agora, como estás? Já pedalas ou ainda não?

Abraços
 

Pdrito

New Member
Boas pessoal... Amigo sleepwithdeath :wink: antes pedalasse,fui hoje tirar uns pontos que tinha no braçoe já nao necessito de andar com o braço ao peito mas só daqui a 1 mes e tal é que deva andar,para já só tenho a bike de terra pq a de estrada partiu o quadro em 4 sitios,mas o perito deu perda total e viu a factura e pos lá nas cenas dele o valor da bike nova,pelo menos isso.......
Mas msm qd começar a pedalar vai ser fora de terra por causa de buracos e tal, nao sei bem como é que isto recupera e qt tempo demora até poder fazer uma vida normal....Por agora já posso conduzir,disse que pegar em pessos no maximo até 3/4 kg,nao sei se leste a historia toda mas levei platina no braço e num maxilar...
Do embate parti o braço e o maxilar e algumas nodoas negras.........
Ainda foi um susto,induziram-me em coma com medo de alguma fractura craneanae tive 4 dias a soro........
Pois é pessoal aos poucos fica-se novo mas marcas tbm ficam para sempre..........
Cumps.........
 

Sleepwithdeath

New Member
:shock:Dass...ilva!!! A gaja passou-te a ferro ou quê? ou era uma camionista? Ela ia a que velocidade, 60s 70s por aí? Isso já dá um coice jeitoso...

As melhoras rapaz. 8)

Abraços
 

Pdrito

New Member
... ela é que se atravessou á minha frente,eu ia para ai perto dos 50 km/h e já nao consegui travar,ou seja é uma recta numa estrada nacional,ia eu a descer pq é meio a descer e ela vinha para cima,aquilo é um entroncamento pq surge uma curva ou uma entrada para uma vila ou como queiram chamar que aparece á minha direita e á esquerda dela e ela entao pensou que cortando a curva e nao fazendo pisca conseguisse passar 1º que eu, penso... mas ela disse que nao me viu só qd houviu o estrondo é que reparou que era um ciclista........... :s
 
W

wild_weasel

Guest
antes de mais, as melhoras para o teu colega, a mta força e paciência para o tribunal...
deixo aqui uma experiência que tive (serve de aviso a todos os que passem por lá) a circular na rotunta do real forte, em sacavém.
não sei se é por aquilo ser meio a subir ou não, mas no outro dia a frente de um carro decidiu ver os meus pedais de bem perto..foi mesmo por pouco que não levei uma passa, aínda por cima era de um jipe.
já ia a mais de meio da rotunda, e o gajo manda-se para cima de mim, como se não fosse nada.
eu já tou por tudo.
como um colega meu diz, em caso de stresses, o selim sai fora num instante :lol:
 

jplacebo

New Member
Diga-se que o gajo do carro foi um cab***!!!

Mas diga-se também, que fico completamente furioso quando vou no meu carro e estou com pressa para ir a algum lado e tenho que gramar com 2 ou 3 ciclistas que vão lado a lado à minha frente. E nem por eu apitar eles se mexem. Não, aceleram mais mantendo-se lado a lado e não encostam. Impressionante, não?
Falta de civismo é de todos, não façam do ciclista um anjinho pois a maioria não sabe andar na estrada.

Cumps
 

Pipa

New Member
Hum..acidentes..pois...falta de civismo...talvez tenha mesmo sido minha...

Há cerca de 2 meses ia normalmente para o meu local de trabalho, indo apenas em deslocação (não em treino) uns 200m antes de chegar aos semáforos do cais sodré, eu circulava no meio dos carros( entre os estacionados e entre 1 fila de trânsito parada no semáforo). Como na direcção que seguia as pessoas saiam dos transportes à minha direita, eu ia atenta a esse lado, para que nenhum se lembrasse de travessar a estrada à toa. (uma mota ouvia-se, uma bike não) de repente, atravessa-se um homem vindo da minha esquerda para a direita...longe de qulquer passadeira.

Nem travei, o homem é que me parou, caimos redondos no chão, não me consegui levantar à primeira...cai p meio dos carros, e o meu instinto fui levantar-me para sair do meio da estrada..pior...!nao me consegui levantar logo.. o homem ficou agarrado à perna...passado uns instantes la estabilizei e tentei perceber o que se passou..o homem tremia com dores, mas não quis assistência, eu ia po trabalho, já me estava atrasar, também não quuis...passado umas horas acabei memso no hospital..mas isso nao é o que interessa aqui,

A questão é a do civismo, que eu podia ir pela ciclovia, podia, que podia ter ido pela paralela à marginal, do lado do rio, podia, que podia ter ido com atenção, podia..mas também podia ter ido de carro, ou transportes..enfim...

Acho que neste caso falhamos os dois, peão e ciclista..

Uma coisa é certa...desde ai ando menos vezes com a bike de estrada no meio de lx!!lolo
 

dacosta

New Member
jplacebo, nao te eskecas k 2 ciclistas lado a lado ocupao menos k um papareformas, e se tu fosses com pressa e apanha ses um papareformas ,nem k fosse continuo ,quase k aposto k passavas e nao bufavas, mas so por ser ciclistas apitas!! por causa de gajos com pressa como tu e k ha os acidentes k ha, a estrada tem limites de velocidade!!!
ainda esta semana morreu a mh porta um senhora k tinha ido buscar o filho a escola e apanhou um gajo cheio de pressa pela frente!!!
agora ele ta ca a rir se e la foi se!!!! se soubesses o k e andar a treinar todos dias a noite,chuva e frio,nao falavas assim
 

jjmfonseca

New Member
Sem dúvida que há uma enorme falta de civismo dos condutores Portugueses. Se com outros condutores é o que é...imagine-se com um ciclista que é um "alvo" fácil.
90% dos acidentes deve-se á falta de civismo... Alterem as leis..aumentem as multas... façam o que quiserem. Enquanto a mentalidade não mudar... nada haverá a fazer... Tenho um carro, logo sou o melhor do mundo!
Tenho bastante receio de andar na estrada... por vezes vou em cima da linha branca e os carros passam a uma velocidade doida bem rente a mim. O lamentável é que a grande maioria das vezes não vem uma unica viatura de frente, havendo muitíssimo espaço para o carro que me ultrapassa passar. São atitudes destas que será muitíssimo díficil de mudar. Trata-se de EDUCAÇÂO e se se não vem do berço....
 

jplacebo

New Member
dacosta said:
jplacebo, nao te eskecas k 2 ciclistas lado a lado ocupao menos k um papareformas, e se tu fosses com pressa e apanha ses um papareformas ,nem k fosse continuo ,quase k aposto k passavas e nao bufavas, mas so por ser ciclistas apitas!! por causa de gajos com pressa como tu e k ha os acidentes k ha, a estrada tem limites de velocidade!!!
ainda esta semana morreu a mh porta um senhora k tinha ido buscar o filho a escola e apanhou um gajo cheio de pressa pela frente!!!
agora ele ta ca a rir se e la foi se!!!! se soubesses o k e andar a treinar todos dias a noite,chuva e frio,nao falavas assim

Isso é verdade... um papareformas, um tractor ou um camião carregado é daquelas coisas que temos de gramar até dar para ultrapassar. Mas as bicicletas podem e DEVEM circular em fila. E ninguém disse que eu ia a ultrapassar o limite de velocidade... indo a 50 kmh é facil de ultrapassar uma bicicleta que circula a 20 kmh, não? Por isso não te refiras a mim a "gajos como tu provocam acidentes". Geralmente até tenho paciência, mas naquele dia estava mesmo com pressa.
Eu não ando a treinar todos os dias dia e noite, chuva e frio, apenas posso treinar ao fim de semana. E geralmente circulo sempre na berma quando esta é larga ou o mais encostado à direita nas estradas mais estreitas, e até agora não tive problemas mesmo sabendo que aos fins de semana é só malucos na estrada.
Se querem civismo da parte dos condutores, dêem também o exemplo. Estúpidos há muitos na estrada, condutores e ciclistas (sim já vi muitos). O problema é que quem perde no um contra um é sempre o ciclista, mas isso já se sabe.
 

dacosta

New Member
nao te esquecas k uma bicicleta e um veiculo, sem motor, mas e um veiculo,logo e para andar na faicha de rodagem e nao na berma, esta e para os peoes, ok,mas e claro k devemos circular o mais a direita possivel, keria te ver a ti a fazer treinos de 5h em pre epoca com um colega e nao lhe dizeres nada durante 5h, aposto k havia varias ocasioes em k iam lado a lado!!
ok, nakele dia ias com pressa, eu por vezes tb tenho pressa,mas nao penses assim, pensa antes, imagina k vais a a dar lhe e apanhas um ciclista ou uma mota k te faz travar(ele nao tem culpa de ires com pressa,nem levas sirenes a avisar)
por mais pressa k fores, se apanhares um stop ou um semafero, olha para o espelho, aposte k se tiveres de parar, em segundos se juntao outra vez e vieste a 80 e ele a 30 e tao os 2 no mesmo sitio!! ou pensa k se tiveres um radar k nao te valeu de nada a pressa, ou uma distraçao e um embate, axo k pessoas como marco chagas e outros k ja terminaram a carreira,deviam ter uma palavra a dizer, ter um tempo de antena por vezes a hora do telejornal a sensiblizar as pessoas com filmes, ate as proprias seguradoras terem campanhas para tentar defender os mais fracos, ha um pais k e obrigado circular de luzes ligadas de 24h, pois o objetivo e ser visto e evitar acidentes,ate os seguros sao mt mais baratos por se adquirir carros de corres mais vivas para serem melhor vistos!!!
axo k ca, 80%dos acidentes eram evitados, se as pastilhas de travao e os pneus por ex fossem mais baratos,todos andavam mais seguros,ate se vendiam mais! nao se deixava andar ate as ultimas, ja vi pessoas k pensao k teem um formula 1, deixam ir os pneus ate ao max,e depois em caso de acidente kem sofre e sempre o mais fraco!!
axo k a federaçao tb tem culpa,podia sensiblizar mais,mas num pais k a volta a portugal,em primeiro passa o joao baiao e depois transmitem os ultimos 2km para verem kem ganhou,nao se pode esperar muito!!! quando joga a seleçao tambem nao passam so os golos,veem se os jogos todos,porke e k no ciclismo passa o joiao baiao????????? depois vem a federaçao dizer k os atletas correm a hora de almoço porke e quando ha mais gente a ver tv??? e os patrocinios agradecem!!!!!!!
e triste!!!!
 
Boas, andar lado a lado, não é boa idéia, por vezes aparecem índios como esse e o resultado está à vista. É ver se o teu colega aperta com ele e rápidas melhoras.
 

Antonio Faisca

New Member
...tb costumo dar umas voltas na estrada...e ultimamente sozinho entre as 19:30 e as 22:00 o que se torna chato...!! Apesar de ser em plena serra onde (evito ao máximo o transito do "centro" da Bairrada) muitas vezes faço alguns 15 Km sem passar um único carro por mim faço sempre questão de ir muito bem sinalizado, com uma luz traseira decente (e não alguns pirilampos do tamanho de um tremoço que muita malta usa), com uma boa luz de frente e ainda com uma abraçadeira luminosa na perna.

A cerca de um ano posso dizer que apanhai um susto de morte. Ia eu de carro já de noite, numa recta com cerca de 3 Km, ultrapassei outro carro...e mesmo ao acabar de ultrapassar aparecem-me dois ciclistas a par sem qualquer luz de frente.....só o pirilampo tremoceiro atrás....

Acreditem, fiquei umas horas a tremer...se demorasse mais um segundo a ultrapassar eram duas pessoas que com toda a certeza já por cá não estavam...

Com isto quero dizer que temos de ter Civismo mas sobretudo a noção que na estrada apesar das normas,regras, civismo, etc., temos de ter sempre em atenção a nossa fragilidade....
 

bastos

Member
Hoje em dia vê-se de tudo um pouco, ou seja malta devidamente sinalizada, bem visivel à distância até para aqueles condutores mais pitosgas, e pessoal que arrisca em demasia e confia na sorte. Mais uma vez é tudo uma questão de mentalidade, pois se formos ver por essa Europa fora, não é muito frequente -- ou mesmo raro -- encontrar situações tais como a descrita pelo Faísca.
 

HardSpeed

New Member
Vou contar o que me sucedeu e que não desejo, a não ser aos palhaços que não respeitam o riders.
Tenho muito o hábito de andar de bike por Lisboa, até vou de bike para o trabalho, são só 3km.
Um dia de calor fui ver a minha sobrinha. Passei pelo jardim da estrela, no sentindo assembeleia da república.
Vou pela rua dos poços negros que têm um só sentido, a descer e é empredada.
Vinha eu nas calmas, 10kmh, sempre com um olho no burro e outro no cigano. Há vários cruzamentos, e na sua maioria com pouca visibilidade.
Como passo nesta rua várias vezes, sei os locais que são mais problemáticos. Nomeadamente o cruzamento onde levei 'porrada`.
Eu vinha na referida rua e estava a chegar ao cruzamento com a travessa do largo de jesus. O cruzamento têm um espelho de esquina, para que se possa ver se lá vêm algo ou alguêm.
Olho para o chão, para a frente e para o sinal, para ver se não vinha lá ninguém. Não vi nada, muito menos a carrinha de caixa fechada, que até não era pequena.
Veio da minha esquerda, numa velocidade bem superior aos meus 10 kmh. Apanhei com a carrinha, desde a porta do pendura até meio da caixa fechado. Travei, e muito. Bati com a cabeça e fui arrastado para debaixo do chassis.
Foi o dia da minha vida que mais gritei, nem nos concertos dos Linkin Park, gritei tanto. Só o não tivesse feito, o condutor teria passado por cima das minhas pernas.
Felizmente, não morri, pois esta historia só seria tornada pública por outra pessoa. O tipo lá travou e muitas pessoas vieram socorrer.
A bike saltou e voou para longe. Ela sobreviveu e teve poucos danos. Selim punhos e guiador, novos.
Eu, tive direito a gelo, uma ambulância. Foi tudo do melhor. Estava quente da porrada, só queria atirar a cara do condutor o capacete. Uso-o sempre.
O tipo, novo, de uma empresa de transportes, pedia muita desculpa, mas que não me tinha visto.
Estava lá o espelho, eu vinha pela direita, ele têm o sinal de proibido voltar a direita, de onde eu venho, e ainda têm o sinal de aproximação de estrada com perioridade. Estava tudo do meu lado, só a pouca sorte de eu naquele momento ter levado com a carrinha.
Escoriações e traumatismos nos joelhos. Pé direito que ficou um verdadeiro trambolho. Isto era só o que vi e sentia, for outras partes do corpo, que após ter arrefecido descobri como estavam.
O tipo, não sabia da carta verde, tinha cópia, mas algures na carrinha. Começou mal e vai a pior.
Um senhor dono de uma empresa de produtos para hotelaria, veio com gelo e banco para me sentar. Chateou o tipo, queria contacto e tirou cópia da carta de condução. Das novas que têm a morada. Anotou a matricula e deu-me. A bike ficou a sua guarda e disse que a podia a entregar onde fosse preciso. Veio ambulâcia, a Psp, nada.
Hopital com ele. Sempre abrir a condutora por as ruas de lisboa. A socorrista era só gelo e a dizer que tive sorte.
No hospital, como era vitima de acidente foi rápido. Veio a Psp, que tinha ido ao local de acidente, tomar conta de toda a informação possivel.
Após isto, liguei o tipo. Veio com a desculpa. A carrinha é do patrão, vai falar com ele. Mais tarde, antes de sair do hospital, liguei novamente.
Veio com a conversa de que eu era culpado. Tinha falado com ocunhado que era da pólicia e que lhe tinha dito que mesmo eu vindo pela direita, como estava de bike, perdia a perioridade.
Azar o dele, até no auto da pólicia, eu tinha a razão. Numca mais lhe disse nada. Pela matricúla, descobri a seguradora e apólice. No hostipal, no final temos que ir ao atendimento, e a funcionária, foi ao site do ISP, e descobriu os dados.
Fui para casa e fiz quase um mês de gelo. Quatro a cinco dias, após o acidente fui a seguradora do tipo com cópia do auto de pólicia e apresentei queixa do segurado deles.
Recebi pelos dias que não trabelhei, despesas médicas e transportes. Fui a consultas médicas, por parte da companhia.
Até hoje só o meu joelho direito é que ainda dá sinais, espero o resultado de uma ecografia.
Mas fora isso, ando, corro e tenho feito muitos kms com a bike.
O capacete foi uma protecção, sem dúvida. O facto de naquele dia não ter levado sapatos com spd, foi importante, uma vez que andar em Lisboa, de dia, com o movimento de carros, para-arranca, não justifica. Fiquei muito contente com a resistência da linha Lapierre a porrada.
Último promenor da história. As bikes têm sempre perioridade nas rotundas e em vias com sinalização que o assim indicam. Fora isto, nada feito. É o que diz o CE.
 

jorgegt

New Member
Boas HardSpeed :wink:
Lamento o que te aconteceu e faz-me lembrar um acidente muito identico que tive e felizmente não teve concecoências tão graves como no teu caso, mas tambem tirei a minha bike debaixo de um enorme camião :s :mrsock:........umas quantas escoriações e o condutor nem parou para me assistir.
O que aprendi com isto é que, em cima de uma bicicleta com prioridade ou não somos muito vulneraveis e qualquer toque ou "fininho" que nos façam é queda pela certa, ou pelo menos um valente susto como apanhei ainda á pouco tempo :mrsock:
Com isto tudo, só faz com que não goste nada de pedalar em estrada e sempre que possa, EVITO 8)
As melhoras HardSpeed
 

Pdrito

New Member
Hardsped ainda bem que ficou tudo resolvido com a companhia de seguros eu tambem ate agora a companhia esta a pagar tudo...........
Mas fora a companhioa pagar, o nosso corpo só nos sabemos o que sentimos.........e isso acho que valor nao tem....
Cada vez mais se conheçem casos destes e cada vez mais temos de fazer mais cuidado....
Cumps........
 
Top