Lubrificar pontos de aperto

RadioHead

New Member
Boas pessoal do pedal,

Já fiz algumas pesquisas no fórum mas não encontrei nenhuma informação relativa à minha questão.

Existe algum tipo de lubrificante para pôr nas zonas de aperto não sujeitas a rotação como por exemplo, encaixe dos pedais nos cranks, parafusos de fixação de travões, parafusos de avanço?

Já agora, para os pontos de rotação (caixa direcção, pedaleiro, etc, etc) o lubrificante pode ser o mesmo (massa consistente?!?!?!) ou é melhor comprar soluções específicas?


Cumps,
RadioHead
 

fitty77

New Member
Massa lubrificante? O que tens que arranjar é um fixador (bloqueador) de roscas de média resistência, que vai permitir a sua fixação, evitar que o parafuso se desaperte com vibrações, garantindo a vedação da rosca, mas destinado a permitir o fácil desaperto do parafuso no futuro. Existem várias cores no mercado, mas por norma, o de média resistência está associado à cor azul. Deve ser resistente aos contaminantes (óleos, por exemplo). Existem vários produtos no mercado, com várias derivações, mas por norma deve garantir estes aspectos. Vê este link para um PDF de um importador da ABRO, e procura na segunda página : http://www.quimilub.com/catalogos/08.ABRO.pdf
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

quanto aos pedais, uso massa consistente, isto impede o ranger e facilita a desmontagem posterior. No avanço, desviadores, fixação das pinças ao quadro, aperto do selim, aí não uso nada. A massa também dificulta o atrito, fazendo com que o aperto exija mais força no parafuso.

Se forem parafusos sujeitos a alguma rotação cíclica (pivots da suspensão, parafusos dos discos, fixação dos v-brakes ao quadro) aí convem usar frenante (ou cola de rosca) normalmente conhecido pela marca "Loctite".

Pontos de rotação como a caixa de direcção, eixos pedaleiros, etc, no caso de não serem selados convem lubrificar com massa +/- espessa consoante a altura do ano (Verão/Inverno).

Jepas
 

RadioHead

New Member
Já agora, qual o tipo de massa a pôr no espigão de selim, na zona de contacto com o quadro? Quando comprei a bike, vi que puseram uma massa qualquer nessa zona, mas não sei qual é.


Cumps,
RadioHead
 

Jepas

Super Moderador
Já agora, qual o tipo de massa a pôr no espigão de selim, na zona de contacto com o quadro?

Normalmente é massa consistente, mas com o intuito de evitar que a oxidação "cole" o espigão ao quadro.

Devo colocar alguma coisa nos eixos selados do movimento do amortecedor?

Normalmente não, porque os rolamentos são selados, para lubrificar seria necessário desmontar os vedantes, retirar a massa velha e colocar nova. Geralmente os rolamentos são estanques o suficiente para não necessitarem de lubrificação durante a sua vida útil. Os parafusos que seguram o amortecedor e os seus pontos de rotação devem ter cola de rosca ou frenante (Loctite).

Jepas
 

RadioHead

New Member
Desde já, obrigado pelos vossos esclarecimentos.

Jepas, como moderador, o que achas da ideia de criar um tópico inamovível sobre este tema: lubrificação?

Algo do estilo:

No tópico, colocava-se um padrão para apresentação de soluções. Algo deste estilo ->

Componente:
Tipo de lubrificante/massa:
Tipo de utilização:
Cuidados a ter:



Assim conseguia-se ter uma informação útil e que por certo muita gente agradeceria, caso pretendessem começar com as manutenções caseiras da sua bike.


Cumps,
RadioHead
 

bugio

New Member
Boas

Já agora qual é o tempo medio de vida dos rolamentos do quadro numa utilização normal :?:


cumps,
Bugio
 

nfh

Member
Alguém me sabe dizer onde é que se pode comprar essa massa azul que é usada para ajudar a fixar os parafusos apertados? Isso vende-se em lojas tipo AKI?
 

Ferrugem

New Member
Essa massa azul é um tipo de cola que faz com que os parafusos não se desapertem com a vibração, já falaram na marca loctite, na trek utiliza essa cola nos pivoes, mas atenção que existe varias referencias umas que se consegue desapertar e outras que não, cola mesmo ferro. nas caixas de direcção pode-se usar uma massa branca que é a base de teflon nos espigões de aluminio massa , existe uma verde por exemplo da motorex resistente a água. para carbonos existe massa própria.
 

JMCM

New Member
Boas,

Eu uso 2 tipos de massa e cola para parafusos:

Massa consistente Shimano Grease: "As used by Shimano during production, this high quality grease will keep all your bearings and cables running smoothly
A grease that is formulated by Shimano for use on headsets, hubs, cables, and a multitude of other parts
Effectively seals out water, preventing corrosion of expensive components and saving you time in the workshop
Designed not to affect rubber seal"

Massa Shimano Anti-Seize assembly paste "just as important as grease and lube for keeping your bike running smoothly and maintenance free
Anti-seize should be applied to bottom bracket threads, seatpins, bolts and nuts to prevent immovable and rusted joints
Use on threads to help you assemble parts
Formula will not affect metal or rubber parts
Threaded tube that is compatible with the Shimano grease gun for easy mess free application
Carries on working effectively up to 1200 degrees Fahrenheit
An application of Shimano Anti-seize will help prevent destroying or distorting thread"

Cola para parafusos Locktite Azul, para colar todos os parafusos que necessitam de garantia que não se vão desenroscar com trepidação, ex. rotores, eixos dos amortecedores, ...

E já que estamos a falar de parafusos recomendo sempre uma chave dinamométrica para controlar a força de aperto, respeitando assim a elasticidade e resistência dos materiais.

Boas pedaladas!
 

TLouro

Member
Boas,

Venho desenterrar este tópico porque, após pesquisa aqui no fórum, continuo com duas dúvidas sobre a aplicação da massa consistente:

1- Muita gente fala em colocar massa consistente na zona entre o espigão do selim e o aperto do quadro. Em tempos experimentei isso e jurei para nunca mais! Tinha que apertar o aperto com uma força brutal e a meio da volta já o espigão tinha descaído! Pôr aqui massa consistente é lubrificar (tirar o atrito) a uma zona em que se pretende atrito para fixar o espigão ao quadro, o que parece um contra-senso. A dúvida é a seguinte: isto é um realmente procedimento adequado? Se sim que tipo de massa usar?

2- Vou montar um pedaleiro novo (deore) e vejo que é suposto por algum tipo de massa na rosca dos rolamentos exteriores. Mais uma vez, a dúvida é: que tipo de massa usar e onde comprar?

Fico à espera dos vossos sábios posts! ;)

Cumprimento e boas pedaladas!
 

TLouro

Member
Boas,

Relativamente ao pedaleiro, falei com a loja que mo vendeu e disseram-me que a aplicar massa consistente que fosse à base de teflon e sem lítio. Disseram-me ainda que, melhor que massa consistente, é aplicar loctite de fixação fraca (atenção que tem que ser fraco, porque com forte ninguém volta a desenroscar sem um maçarico!)

Continua a parecer-me duvidosa a ideia de lubrificar (por massa consistente) em zonas de aperto, onde é preciso é atrito para garantir a fixação...
 

TLouro

Member
Boas,

Não conheço a tua caixa de direcção, mas em condições normais os rolamentos selados não precisam de manutenção.

Aliás, tentar pôr óleos tipo WD-40 nos rolamentos selados até é prejudicial, dado que pode promover a "lavagem" das massas lubrificantes. Portanto, salvo melhor opinião, se fosse a ti não fazia nada a esses rolamentos, a não ser que estejam a dar problemas.
 
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