Lisboa-Fatima

#22
organizei uma ida a Fátima em BTT para um grupo de +/-10 elementos e vamos dormir no centro de ciencia viva do alviela (9.5€ com roupa de cama e toalha)...

entretanto tb criei um grupo do face de "Peregrinos de Fátima" que pode ser alimentado por elementos de BTT e a pé... adiram
 
#24
Dia 2/06 vou fazer com uns amigos a peregrinação a Fátima com partida de Marinhais e Cartaxo por volta das 6:30 com previsão de chegada às 13h.
Se algum peregrino se quiser juntar a nós, é bem vindo.
 
#25
Cumpridos os 160km de Alfragide até Fátima num único dia!
1800 mts acumulados
Fantástico! O caminho é mesmo do espírito do BTT (tracks à maneira... e vistas magnificas)

Não tenham ilusões! É puxado! especialmente depois de Monsanto (e este Monsanto não é em Lisboa :D)!
Para fazer num dia só é indicado para quem normalmente consegue fazer um track de mais de 60km com + de 1100 acumulados! quem não consegue fazer isto ou faz com muita dificuldade mais vale fazer em dois dias!

E o caminho dos peregrinos é mesmo (a maior parte) por trilhos por isso andar a trocar rodas de btt por umas mais finas (penso que seja uma decisão errada) a não ser que se vá por estrada e não se siga o caminho dos peregrinos!
Atenção às indicações que em muitos sítios estão +- escondidas pelo menos para quem vai de bike (a pé se calhar há tempo para reparar nelas) por isso um GPS é de todo aconselhado!
E é de aproveitar cada café para ir comendo qq coisa e fazer o reabastecimento de líquidos!
 
#28
Por altura da Grande peregrinação a Fátima 10, 11 e 12 de maio acompanhei um grupo de peregrinos e durante a manhã fazia em btt os caminhos dos peregrinos enquanto o grupo caminhava pela N3. 1.º dia até Santarém, segundo dia até às nascentes do Alviela e último dia até Fátima.
Neste último dia partimos de Alcanena, o grupo seguiu a estrada em direcção Fátima e eu desci ao encontro onde terminara no dia anterior nas nascentes do Alviela e segui os caminhos por Monsanto covão do feto e Minde; acontece que o grupo a caminhar chegou muito á minha frente a Minde, só os consegui apanhar no covão do coelho.
Julgo que a seguir a Malhou existe a opção de dois caminhos, um por olhos de água aquele que eu segui e outro por Alcanena o qual desconheço mas que julgo ser mais perto se analisar o tempo que os peregrinos levaram a chegar a Minde em relação a mim.
Aqui está a foto que julgo ser a seguir a Malhou,
Alguém tem o track deste caminho por Alcanena? agradecia

Próxima aventura para breve , fazer os caminhos num só dia de preferência via Alcanena.
 
#30
Obrigado meloy pelos tracks.

Afinal a foto da encruzilhada é antes de Malhou!
Tinha na ideia que o trilho via Alcanena fosse mais perto; distancia e acumulado são muito idênticos.

Visto desconhecer este ramal de Alcanena vou optar por ele.
 

BV

New Member
#34
Está feito, com direito a banho e almoço em olhos de agua.
Máximas de 48 graus, quase que deu para derreter! Até as bicicletas sofreram com o calor, pois o óleo dos travões expandiu e as magnetes pegavam logo em cima.
 

BV

New Member
#36
Saída às 6:00 da Amadora com entrada no track em Frielas.
Não levamos gps porque já conhecemos bem o caminho, mas ontem por causa do calor fizemos algumas alterações.
De Valada para Santarém fizemos por alcatrão e não subimos ao centro da cidade, pois queríamos chegar o mais rápido possível aos olhos de agua.
A subida de Minde para Fátima foi feita por alcatrão, pois os banhos fechavam às 18:00 e estávamos atrasados.
 

BV

New Member
#39
Viemos todos de carro e AC ligado!
Ida e volta estou a pensar fazer, mas de bike de estrada quando o calor baixar pouco.
Fica para a próxima.
 
#40
meloy

Desde já o meu obrigado pela informação muito util e pelos tracks.
Podes dizer-me a hora de partida de Alfragide e chegada a Fátima. Pretendo aventurar-me numa viagem semelhante e gostava de ter uma idea do tempo necessário.

Obrigado
Cyber_ne