Limpeza e lubrificação em tempos de crise

Jocas22

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mau, o spray de silicone é suposto proteger os plasticos e evitar que fiquem ressequidos com o tempo, contacto com ar, humidade, sol, calor... pelo menos era o que achava

esta que faz mal aos plásticos é novidade pra mim? :confused:
 

miguelcarromeu

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o spray de silicone é suposto proteger os plasticos e evitar que fiquem ressequidos com o tempo

É um erro comum; e é nesse mito que alguns produtos "enganadores" se aproveitam para enganar o comsumidor.

Aliás, qualquer produto de qualidade, de limpeza e conservação, ostenta, orgulhosamente "Silicone free".
 

PedroTenreiro

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Mais um que usa silicone nos retentores e em toda a bike.
Usei limpa-tabeliers mas recentemente comprei uma lata de 3 en 1 (silicone puro) e até ver não tenho queixas.
Desde sempre usei tb shampoo auto (mesmo com cera) e tb não tenho queixas. Óleo da decathlon e como desengordurante, o belo petróleo.
Para dar um pouco de brilho ao quadro, recentemente descobri o óleo de cedro. lol
 

abelha2

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Se o silicone faz mal aos plasticos juntamente com o sol, então porque que o usam nos sprays para os tablier?

Para limpar a corrente tenho usado uma escova de aço (pouco maior que uma escova de dentes) humedecida em gásoleo. Depois uma gotinha de oleo finish line em casa elo, e tem resultado.
O oleo custou 6€90 na sportzone, provavelmente é mais caro que as soluções aqui apresentadas (embora tenha sido mais barato do que vi em algumas lojas online), mas como o frasco era grande 120ml, e tinha uma tampa decente pa poder meter no camelbak caso seja necessário em voltas maiores em tempo agreste, optei por experimentar
 

Nozes

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Obrigado miguelcarromeu pela explicação.

Quando digo que os fabricantes vendem o produto como sendo destinado a proteger e lubrificar,não faço mais que ler o que está na embalagem. Volto a dizer que é a primeira vez que ouço falar no contrário,e que tenho usado estes produtos sem o mínimo problema visível. Se os guarda-pós da suspensão,claramente a borracha mais sensível na bike,se apresentam impecáveis ao final de 3 anos e meio de uso,não imagino este produto a danificar algo no tempo de vida normal da bike.

Quanto aos desengordurantes,eu não sou o gajo aqui que mais lavo a bike,e não faço questão de ela ficar a brilhar como se estivesse numa exposição. O que uso é para tirar lama e pó,não quero nada que tire toda a lubrificação de rolamentos,caixas de direcção e pequenas peças como desviadores e afins. Mesmo que tenhamos cuidado,há sempre a hipótese de o desengordurante entrar nos componentes e fazer pior do que se andasse só lá sujidade.
 

miguelcarromeu

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abelha2,

Usa-se incorrectamente. Qualquer produto de qualidade para o tablier é completamente livre de silicone. Também não conheço nenhum produto deste género que se venda nos hiper ou qualquer outro espaço generalista.

Nozes,

O silicone, como lubrificante que é, deixa aquele aspecto brilhante e nutrido. Se o lavares após alguns anos, e deixares "secar" verificarás que o estado das borrachas estava "disfarçado".

Com mais tempo depois deixo aqui alguns exemplos mais eficazes.
 

miguelcarromeu

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Dedicado exlusivamente a borrachas, o melhor que conheço é o Einszett Gummi Pflege / Rubber Care Stick:

http://www.youtube.com/watch?v=AEKjZIDLmyE

Em portugal pode ser adquirido em qualquer representante da Car Care Europe ou na Detail Spot (Rio de Mouro - Sintra):

http://www.detailspot.com/index.php...keyword=gummi&option=com_virtuemart&Itemid=55

Generalista e que pode ser usado em virtualmente tudo, sem silicones, solventes ou qualquer agente que prejudique o que quer que seja, o HyperDressing:

http://www.detailspot.com/index.php...keyword=hyper&option=com_virtuemart&Itemid=55
 
Last edited:

Rui Marçal

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Tudo o que o miguelcarromeu disse é verdade.

Tal como ele, também eu uso muitos dos produtos que ele refere nos meus carros.

Os produtos de detalhe, como se chamam, estão em estado de desenvolvimento muito mais avançado que os produtos para as bikes, como devem calcular. Por um lado os carros existem há mais anos e são muito mais caros...por isso é normal que esses produtos estejam num nível de desenvolvimento muito superior.

Depois, há quem refira que usa produtos dos hiper que tem silicone. Acontece que muitos desses produtos são uma treta, desde deixarem vidros gordurosos ou a longo prazo vão ficando riscados. O mesmo se passa com a pintura.

Eu também já usei produtos desses e há mais de 7 anos uso dos produtos mesmo específicos para carros e não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Por exemplo, alguém aqui disse que lava a bike com detergente para os carros e tem cera. Isso não se deve fazer, pois a cera irá contaminar os discos de travão e as pastilhas, perde-se eficácia de travagem.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Por mais ou menos mal (mal para mim é novidade) que o silicone possa fazer aos polímeros, será mesmo desaconselhável utiliza-lo?
Mais concretamente nos guarda pós da suspensão, que é onde o uso, como lubrificante. Haverá algum outro lubrificante tão eficaz e que não acumule sujidade, ao mesmo preço?
Mesmo que danifique a borracha a longo prazo, de quanto tempo é que estamos a falar? É que uns retentores não são feitos para durar toda a vida...
Nem me parece que seja por acaso que os maiores especialistas em revisão de suspensões aconselhem o uso de silicone como lubrificante exterior.
 

PMAT

Member
O que eu uso na suspensão e com bons resultados é um spray à base de teflon.

Este tipo de óleo lubrifica, e repele a sujidade. Ao usá-lo no quadro da bike também se nota que não fica tanta lama colada.

Este tipo de óleo também é bastante utilizado no radiomodelismo.

Comprei uma garrafa de 400 ou 500ml há dois anos e meio por 5€ e ainda dura..
 

miguelcarromeu

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Começando pelo fim:

- pode não ser completamente por acaso que os fabricantes recomendam, mas é sem dúvida com muito desconhecimento dos produtos que existem, isso te garanto. O Detalhe e os produtos usados sempre tiveram uma preocupação que muitos sectores ignoraram.

Por exemplo, as marcas automóveis vendem milhares de produtos de manutenção (limpeza e conservação) que são completamente inapropriados para o mesmo efeito. Porquê? Porque é mais fácil seguir as "receitas" comuns e que são mais baratas; também é mais fácil vender o "peixe" dos mitos urbanos:

- "o silicone protege as borrachas";
- "a parafina protege o chassis".

Aí tens 2 slogans que muitos irão achar natural e são completamente falsos.

Depois, também é mais fácil não tentar convencer o mundo a remar em sentido contrário. Eu próprio já tinha lido este tópico diversas vezes e sempre preferi não intervir, precisamente porque já sabia que ia gerar esta polémica.

Avançando, e respondendo às perguntas:

- Há melhor? Há, claramente. Já indiquei ali em cima.

- Faz assim "tanto mal"? Claro que não; até porque, como tu próprio referiste, não "é suposto durarem a vida toda" ;) Partindo dessa premissa, é fácil "recomendar" o silicone - os utilizadores não esperam que os guarda-pós durem a vida toda.

Boas limpezas :D

EDIT:

PMAT,

Esse óleo poderá ser muito bom, mas para o fim a que se destina: lubrificar.
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
Assim sendo não é só uma industria que está enganada, são quase todas!
Por exemplo passadeiras rolantes e afins, usam silicone como lubrificante entre o tapete e a tábua.

Eu nos guarda pós, a aplicar externamente algum lubrificante, será silicone. Na altura em que a borracha estiver ressequida, já foi antes substituída por desgaste de certeza. E eu até sou um tipo que só substitui coisas por desgaste quando tem mesmo de ser.

Quanto a limpeza, fico-me pela água à mangueirada. Quanto muito um pano e detergente da loiça diluído, que até é o que os fabricantes recomendam.
 

Nozes

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Isto sinceramente faz-me lembrar aquele novo movimento contra o leite,espalhando aos 4 ventos que é o leite o culpado por todo o tipo de doenças,depois de milhares de gerações terem bebido leite desde que há animais domesticados.

Então estávamos todos errados e o tal do Detalhe (pelo que percebi é um forum dedicado aos automóveis,conservação/restauro) é que sabe de tudo.

Por mim,não quero sinceramente saber. Continuem lá a puxar o lustro às vossas máquinas com o que quizerem/puderem. Eu farei o mesmo.
 

miguelcarromeu

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O Detalhe não é um fórum; é o nome que se dá aos processos. E surgiu originalmente no EU; a tradução foi directa - "Detail".

O assunto fica aqui encerrado por mim. Fica apenas a nota:

- para quem é tão ávido pela procura incessante em melhorar constantemente os seus processos numa determinada actividade(neste caso, o processo de melhor a máquina bicicleta) fica mal colocar em causa o conhecimento de outra actividade que, neste caso, não é assim de tão somenos importância como a maioria pensa.

Boas pedaladas e boas limpezas, como e com o que quiserem.
 

petiagos

New Member
Para quem conhece os produto de detalhe automovel ... são simplesmente BONS.
Meguiars, Poorboys, Einzett, Sonax, etc ,,, tudo de qualidade.
Atualmente lavo a bike com um shampoo da Sonax diluido em água. Umas borrifadelas para a lama do quadro rodas, pneus e afins. É só enxaguar com água e fica 5*****

Detalhe é realmente o nome de um forum dedicado ao detalhe automovel... mas existem outros;)
 
Last edited:

red46

Member
Boas.

miguelcarromeu, tambem já tinha passado por este tópico e já tinha lido algumas coisas, mas nunca escrevi qualquer coisa.

A nivel de Detalhe, só uso produtos de Detalhe nos meus carros e bicicletas. Quem quiser dar uma vista de olhos por outros fóruns de Detalhe, tem o Detailing World, o Car Premium, o Care 4 Wheels e o da Detailspot. Tanto a Detailspot como a Car Premium teem loja online/fisica.

Cumprimentos
 

A.Moura

Member
Boas tive a ver os produtos da Detail store , alguem ja os testou ? aconselham algum bom para a lavagem e para desengordurar a corrente/ cassete?
 
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