Limite de peso suportado - segurança e fiabilidade

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Este é um assunto potencialmente polémico, portanto antes de mais quero pedir aos eventuais intervenientes deste tópico que mantenham uma linha racional e lógica ao máximo e evitem fundamentalismos.

Atendendo à secção em que este tópico se integra, entendo que o objectivo principal do que aqui se discute tem que ver com a redução de peso nas bikes, isto é uma premissa a ter em conta antes que alguém apareça com uma "jarda" daquelas que deixam qualquer WW à beira de um ataque de nervos.

Recentemente a propósito da minha vontade de montar uma bicicleta com a preocupação do peso final que irei atingir, e em conversa com um amigo meu, ele falava-me das opções que faz em virtude da ausência de limites de peso suportado, recomendados, ou seja, ele não gosta de comprar componentes que sejam para indivíduos que tenham até X Kg.
O argumento lógico e racional dele tem somente que ver com física, eu apesar de ter sido uma nódoa enquanto estudante de física gosto particularmente desta ciência pela aplicação que tem na nossa vida e neste caso concreto nas bikes, porém e devido à limitação de conhecimentos que tenho não saberei justificar cientificamente aquilo que pretendo explicar.

Voltando ao meu amigo e aos argumentos dele, com os quais concordo, analisar um caso hipotético:
Um espigão de selim tem um limite de peso suportado de 80Kg, eu como peso 74Kg ainda fico com 6Kg de margem de manobra, porém eu levo 3Kg de água às costas, + X g, Yg daquilo e fico justamente no limite do peso, ou mesmo um pouco abaixo do limite especificado, suponhamos 79kg
De acordo com a física, as acelerações aplicadas aos corpos influenciam as forças que estes exercem sobre qualquer contacto (abençoadas aulas de física :lol: ), isto significa que mesmo que admitamos que a nossa massa é uma constante durante a prática do btt, as acelerações aplicadas variam, o que significa que numa descida, ou num salto ou outra qualquer situação que seja propicia a uma aceleração superior e logo à aplicação de uma força maior num destes componentes com limite de peso a coisa não será de uma análise tão simples como "limite de peso do utilizador = x Kg".

Perdoem-me as eventuais falhas cientificas das minhas afirmações, mas de uma forma pouco precisa acho que estou +/- correcto nesta análise.

Ora bem, os componentes para WW têm como objectivo principal tirar peso às bikes, e por isso interrogo-me se muitos dos produtos que vemos com limitações de pesos dos utilizadores têm uma margem de manobra suficientemente razoável que assegure que num caso mais pontual de aplicação de uma força mais exagerada, o utilizador está em segurança e o material não compromete a fiabilidade. Pretendo portanto saber a opinião do pessoal, se estamos perante casos de material que tem uma maior probabilidade de falir,ou se existe um compromisso seguro, consciente de que os compromissos são sempre difíceis de alcançar, pois para atingir determinados objectivos, neste caso um peso baixo, torna-se necessário sacrificar outras coisas...

Dito isto, recordo um exemplo empírico, do anterior modelo das crossmax SL que tinha um limite de peso, e cheguei a ver pessoal significativamente mais pesado em cima delas, sem que aparentassem falhas.

Espero ter conseguido explicar a questão que coloco :roll:
 

Vitorzip

Member
Sim, foste matemático demais, mas bem especifico no que procuras saber.

Em termos teóricos, o teu amigo tem uma certa razão.

No entanto, na maioria dos casos, os valores limite servem apenas para te alertar, e dar uma margem de segurança ao fabricante. Repara:

Existem selins e espigões de selim, por exemplo, com limite anunciado de 75kg. Ora, teoricamente, se pesas 75 estás a abusar da sorte, e se pesas 77 estás doido.

Na verdade, o selim que tem uma limitação de 75kg, tem um possivel ponto de ruptura aos 80 ou 85kg, dando uma margem razoavel a ti e ao fabricante. Tu, com receio de estares a abusar da tua sorte e saude , não vais sobrecarregar o mesmo, e o fabricante, sabe que com 75kg o selim é perfeitamente seguro e não vai ter problemas com um artigo vendido. Se te dissessem a verdade, o limite real, tu abusavas, e poderia correr mal.

Funciona um pouco como os alimentos com data de validade. O prazo expira, mas se os consumires 2 dias depois, dificilmente terás problemas...

Esta explicação (sobretudo em relação ao carbono) foi-me dada por um senhor chamado Peter Schmolke em Friedrishafen há uns anos...

Na verdade, e no caso concreto das Xmax SL, eu próprio andei com o modelo antigo muito tempo, quase no limite, e pesava bem mais que o permitido. Nunca tive problemas. Também andei muito tempo com Sid WC e pedais Eggbeater 3 Ti, excedendo o peso limite, e nunca tive problemas, mesmo com uma "pilotagem" (pois, não é condução :lol:) agressiva...

Sou da opinião que devemos respeitar os limites de peso anunciados. Devemos ser cautelosos com o que compramos e zelar pela nossa saude. No entanto, não devemos ser demasiado teóricos e ter excesso de zelo porque engordamos 400g e já ultrapassamos o limite. Os componentes foram feitos a pensar nessas margens de erro...
 

andrextr

Active Member
Por vezes os argumentos dos vendedores e do marketing tentam dar a volta às leis da fisica para iludir o consumidor, mas o que é certo é que as leis da fisica são universais e superam o marketing.

Não estou a concretizar nada, mas isto é só para alertar aqueles que acreditam que é possível ter uma suspensão sensível e anti-bombeio ao mesmo tempo, por exemplo...

Bom, em relação à resistencia dos materiais...
Quando se fala em "peso de 70kg" estamos a falar de um individuo com uma determinada massa que sujeito à gravidade terrestre (força de aceleração) tem um peso de 70 Kg. Mas quando este individuo está sujeito a outras forças de aceleração para além da gravidade, o seu peso aumenta. Temos o exemplo dos aviões, quando as forças de acelaração sobem para os 5G, o nosso peso fica 5x maior.

Estou certo que quando os fabricantes falam em "peso limite 70 kg", eles estão a dar uma margem de segurança para além desse peso onde a probabilidade de o material partir é baixa. Se o peso subir muito para além dessa margem, a probabilidade de partir aumenta muito. Um individuo pode pesar 50 kgs, mas se saltar 2metros para flat sentado, o espigão cujo limite era 70kg (por exemplo) vai sofrer uma força brutal do impacto, que pode chegar às centenas de kilos, e é bastante provável que parta.

Mas é obvio que um individuo que compre material WW não vai mandar drops, pelo que as forças exercidas raramente ultrapassam determinado limite.

De resto é tudo uma questão de probabilidade:

forcapw9.png


Espero que gostem do meu gráfico feito no PAINT. Isto é so um exemplo, não quer dizer que os valores sejam assim, é so para ter uma ideia.
Assim quanto mais robusto um determinado componente, mais a curva do gráfico acima se desloca para a direita. E normalmente essa robustez está associada ao peso do acessório, mas nem sempre, porque o acessório pode ser mais leve mas estar construido de uma maneira que lhe confere mais resistencia. Mas quando os pesos baixam muito, inevitavelmente a robustez também baixa...

"Força nisso" - no sentido literal :mrgreen:
 

XC_biker

Utilizador Banido
boas

o peso limite e determinado, para o atleta dando uma utilização extrema no material.
aos quais foram calculados
exmplo

Um guiador de XC

o guiador e testado e ve-se o peso que aguenta.
por exmplo 150kg mais ele parte.

então e calculado a força que uma atleta pode exercer sobre ele numa condição extrema de XC (grande descida etc..)
ser o atleta tiver 80 kg vai exercer X peso no guiador, se X for maior o ou igual aos 150kg o peso de atleta tem que ser mais baixo.
Dai o limite de peso dos atletas.

Não quer dizer que um atleta com peso superior ao limite não possa usar, não lhe pode dar é a utilização extrema pois nessas condições ele parte.

quanto as rodas crossmax SL e extactamente assim, um atleta de 80kg pode andar ou ate 100kg, não pode é dar o mesmo "tratamento" a elas que uma atleta abaixo do peso limite pode.

cumprs
 

castroma

New Member
Concordo plenamente com as explicações do Vitorzip e do AndreXTR.

Venho somente acrescentar alguns exemplos da minha experiência com materiais com "limite de peso do utilizador".

Sou homenzinho para pesar +/- 85kg e sempre gostei de ter a bike leve q.b. sem prejudicar a segurança e claro a fiabilidade, no entanto há componentes onde penso ser possível dar uma "margem" como é o caso das rodas.

As primeiras Crossmax XL que tive aguentavam tudo sem problemas, depois surgiu a hipótese de trocar para as SL, sob a ameaça de limite de peso do utilizador de 80kg. Mesmo assim avancei com a troca e andei com elas 3 anos sem problemas (nem com o cepo).
Depois andava com a "febre XTR" e comprei as primeiras rodas XTR em que o número de raios era reduzido e o enraiamento diferente do habitual, mais uma vez fui alertado para o limite de peso, mas ainda assim avancei com a compra e sairam-me umas rodas melhores do que as SL ( a torção ao pedalar em pé era muito menor que nas SL) sem qualquer tipo de problemas até as vender.
Em seguida comprei a Cannondale com as SL Lefty montadas (fixas apenas de um dos lados), mas como era Cannondale avancei sem receios, e ainda bem pois 2 anos e picos depois nunca tive chatices. Hoje em dia tenho umas SLR lefty e estou super contente com elas, não notando diferença de rigidez para as SL.

No entanto já tive más experiências com outro tipo de componentes, como é o caso dos espigões de selim. Tive um EDR em Ti h´s uns anos na Cannondale F900 que partiu literalmente a meio, e na Cannondale o pedaleiro Si já teve que levar rolamentos novos pois os que lá estavam griparam, não sei se pelo meu peso se por serem antigos.....

Seguindo a mesma lógica do Ludos, tenho vindo a fazer alguns upgrades de equipamento na Cdle e consegui baixar o peso para uns respeitáveis 10982kg sem no entanto colocar em causa a fiabilidade e a minha segurança e usando pneus UST "normais" com liquido selante.


Espero que as minhas experiências como utilizador de peso possam ajudar :)

Cumps

Castroma
 

rushcarbon

New Member
Olá a todos.
Sou pessoa para pesar 93 kg. Após ler o texto do Castroma fiquei preocupado pois tambem eu tenho uma Cannondale com Lefty e umas rodas Mavic SLR.
Estas rodas não são proprias para o meu peso? Quando comprei não fui alertado para nenhuma limitação no peso nem informado que teria de fazer dieta. :)
Rush Carbon
 

castroma

New Member
Olá Rushcarbon.

Nunca estive com 93kg, mas já estive lá perto (89kg), mas na altura tinha as Crossmax SL, e notava que elas torciam mais que o normal, mas nunca tive nenhum problema com elas.

Agora com as SLR, estou com 82kg, e até ao momento já levo uns bons km´s nelas e não noto qualquer torção anormal, como tal nunca me senti inseguro com elas....

No site da marca (e nos documentos que vem com as rodas) não é feita nenhuma referência ao peso máximo aconselhado para o utilizador..

Cumps

Castroma
 

Gasolineiro

New Member
Pois eu também estou com mesma dúvida isto é,estou pensando comprar umas rodas leves (tipo slr)mas peso 100 quilos e tenho medo que elas não suportem o meu peso_O uso que lhes vou dar são caminhos de terra batida.Nada de saltos nem abusos.Acham que devo comprar as mavic slr?Aconselham-me algumas rodas em especial?Precisáva de ajuda malta sff.
 

castroma

New Member
Boas gasolineiro!

Se é para dares umas voltas em terra batida as CrossMax SLR são mal empregues :oops: :mrgreen:
Mais vale comprares umas rodas mais acessíveis e robustas, como por exemplo as Crossmax ST, essas sim aguentam o teu peso sem problemas e em qualquer tipo de terreno. :mrgreen:

Cumps

Castroma
 

Gasolineiro

New Member
Obrigado Castroma.Pois eu também estáva desconfiado que 100 quilos era muita fruta para as mavic slr.Acho as slr mais bonitas que as st(especialmente os cubos vermelhos) mas quero andar descansado e vai ter que ser mesmo as mavic st.Cumprimentos á malta.
 

Jorgex

New Member
Não sou um fanático do peso mas gabo-me de meter o meu peso nos reviews. Se esta pecinha da treta não se partiu com o meu peso...

Uma das coisas que me preocupou foi os pneus Spec. Houffalize 1.8" vs 130kg (eu + bike + bossa de camela artilhada e hidratada) mas até agora ainda não rebentaram.
 

Gasolineiro

New Member
Boas Jorgex.Só por curiosidade (pois ainda pesas mais do que eu)que rodas é que tens montadas na tua bike?Tens tido problemas com elas?É que já me apercebi que não é facil arranjar umas rodas leves para malta do nosso calibre...Abraço.
 

Miguel.RS

Member
Boas pessoal.

Esta é uma questão muito pertinente e que a mim em particular me tem preocupado.
Neste momento estou com pouco mais de 90 kg e procuro um espigão leve, fiável, mas capaz de suportar o meu peso. Ora até ao momento o espigão que vei com a minha spec naõ se queixou, mas estava a pensar comprar um ti pro lite que já li algures tem um limite de peso de 80 kg.

Eu compreendo que a pratica de XC leve o material aos limites do razoável, mas também julgo que esses mesmos limites já incluem uma margem de segurança. É um pouco como as pontes, têm um limite de peso para determinados veículos, mas esse limite comtempla sempre o parvo que excede o limite se enfia pela ponte fora :D.

Posto isso, gostaria de contar com a vossa opinião. Para mim, um tipo com 90 e poucos kg, para prática de xc, aconselham o uso do espigão KCNC ti pro lite na medida 30,9 x 35 mm?

Agradeço, desde já, a colaboração.

Cumps
 

Espigão

New Member
Se queres um espigão leve, 100% seguro, que agarra o selim com "unhas e dentes" que não necessita de grandes apertos no quadro pois é estriado e muito dificilmente esgorrega pelo mesmo... esse espigão só tem um nome. É preciso mesmo dizer? :mrgreen:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho

Ps:... ok, eu digo na mesma: Thomson Masterpiece. :mrgreen:
 

Marreiros

Active Member
Concordo com o amigo Espigão! Deves ir para o Masterpiece.

Se o da KCNC tem um limite de 80kgs e se o teu peso fosse apenas mais 2 ou 3 quilos que esse limite provavelmente não haveria problema. Mas no teu caso já passa de uma dezena de quilos a mais do limite. Portanto o Masterpiece irá ser a escolha certa. :wink:
 

Miguel.RS

Member
Viva...

Obrigado pelas respostas prontas.

Eu de facto nunca li em qualquer loja online que o KCNC tem limite de peso, faço é fé no que alguns colegas aqui do fórum falam.

Contudo, esse Thomson Masterpiece (é mesmo bonito :D ) é muito caro...procurei um pouco no sitio de algumas lojas com espaço físico onde o poderia ver ao vivo, mas só o preço OMG :shock: a rondar os 180 já serve para assustar!!!

Não têm mais nada em conta?! :D não preocupa que o peso do mesmo seja superior ao do KCNC...

CUmps
 

Miguel.RS

Member
Boas...

Pacha: Não tem que ser o masterpiece...recomendaram o masterpiece... já conhecia o elite, mas não por esse preço. É de loja online?

Espigão: a 109€ já dá para pensar...mas onde o encontro a esse preço?


Entretanto, se mais alguem tiver uma opção válida que se expresse. Obrigado.

Cumps
 
Top