Este é um assunto potencialmente polémico, portanto antes de mais quero pedir aos eventuais intervenientes deste tópico que mantenham uma linha racional e lógica ao máximo e evitem fundamentalismos.
Atendendo à secção em que este tópico se integra, entendo que o objectivo principal do que aqui se discute tem que ver com a redução de peso nas bikes, isto é uma premissa a ter em conta antes que alguém apareça com uma "jarda" daquelas que deixam qualquer WW à beira de um ataque de nervos.
Recentemente a propósito da minha vontade de montar uma bicicleta com a preocupação do peso final que irei atingir, e em conversa com um amigo meu, ele falava-me das opções que faz em virtude da ausência de limites de peso suportado, recomendados, ou seja, ele não gosta de comprar componentes que sejam para indivíduos que tenham até X Kg.
O argumento lógico e racional dele tem somente que ver com física, eu apesar de ter sido uma nódoa enquanto estudante de física gosto particularmente desta ciência pela aplicação que tem na nossa vida e neste caso concreto nas bikes, porém e devido à limitação de conhecimentos que tenho não saberei justificar cientificamente aquilo que pretendo explicar.
Voltando ao meu amigo e aos argumentos dele, com os quais concordo, analisar um caso hipotético:
Um espigão de selim tem um limite de peso suportado de 80Kg, eu como peso 74Kg ainda fico com 6Kg de margem de manobra, porém eu levo 3Kg de água às costas, + X g, Yg daquilo e fico justamente no limite do peso, ou mesmo um pouco abaixo do limite especificado, suponhamos 79kg
De acordo com a física, as acelerações aplicadas aos corpos influenciam as forças que estes exercem sobre qualquer contacto (abençoadas aulas de física :lol: ), isto significa que mesmo que admitamos que a nossa massa é uma constante durante a prática do btt, as acelerações aplicadas variam, o que significa que numa descida, ou num salto ou outra qualquer situação que seja propicia a uma aceleração superior e logo à aplicação de uma força maior num destes componentes com limite de peso a coisa não será de uma análise tão simples como "limite de peso do utilizador = x Kg".
Perdoem-me as eventuais falhas cientificas das minhas afirmações, mas de uma forma pouco precisa acho que estou +/- correcto nesta análise.
Ora bem, os componentes para WW têm como objectivo principal tirar peso às bikes, e por isso interrogo-me se muitos dos produtos que vemos com limitações de pesos dos utilizadores têm uma margem de manobra suficientemente razoável que assegure que num caso mais pontual de aplicação de uma força mais exagerada, o utilizador está em segurança e o material não compromete a fiabilidade. Pretendo portanto saber a opinião do pessoal, se estamos perante casos de material que tem uma maior probabilidade de falir,ou se existe um compromisso seguro, consciente de que os compromissos são sempre difíceis de alcançar, pois para atingir determinados objectivos, neste caso um peso baixo, torna-se necessário sacrificar outras coisas...
Dito isto, recordo um exemplo empírico, do anterior modelo das crossmax SL que tinha um limite de peso, e cheguei a ver pessoal significativamente mais pesado em cima delas, sem que aparentassem falhas.
Espero ter conseguido explicar a questão que coloco :roll:
Atendendo à secção em que este tópico se integra, entendo que o objectivo principal do que aqui se discute tem que ver com a redução de peso nas bikes, isto é uma premissa a ter em conta antes que alguém apareça com uma "jarda" daquelas que deixam qualquer WW à beira de um ataque de nervos.
Recentemente a propósito da minha vontade de montar uma bicicleta com a preocupação do peso final que irei atingir, e em conversa com um amigo meu, ele falava-me das opções que faz em virtude da ausência de limites de peso suportado, recomendados, ou seja, ele não gosta de comprar componentes que sejam para indivíduos que tenham até X Kg.
O argumento lógico e racional dele tem somente que ver com física, eu apesar de ter sido uma nódoa enquanto estudante de física gosto particularmente desta ciência pela aplicação que tem na nossa vida e neste caso concreto nas bikes, porém e devido à limitação de conhecimentos que tenho não saberei justificar cientificamente aquilo que pretendo explicar.
Voltando ao meu amigo e aos argumentos dele, com os quais concordo, analisar um caso hipotético:
Um espigão de selim tem um limite de peso suportado de 80Kg, eu como peso 74Kg ainda fico com 6Kg de margem de manobra, porém eu levo 3Kg de água às costas, + X g, Yg daquilo e fico justamente no limite do peso, ou mesmo um pouco abaixo do limite especificado, suponhamos 79kg
De acordo com a física, as acelerações aplicadas aos corpos influenciam as forças que estes exercem sobre qualquer contacto (abençoadas aulas de física :lol: ), isto significa que mesmo que admitamos que a nossa massa é uma constante durante a prática do btt, as acelerações aplicadas variam, o que significa que numa descida, ou num salto ou outra qualquer situação que seja propicia a uma aceleração superior e logo à aplicação de uma força maior num destes componentes com limite de peso a coisa não será de uma análise tão simples como "limite de peso do utilizador = x Kg".
Perdoem-me as eventuais falhas cientificas das minhas afirmações, mas de uma forma pouco precisa acho que estou +/- correcto nesta análise.
Ora bem, os componentes para WW têm como objectivo principal tirar peso às bikes, e por isso interrogo-me se muitos dos produtos que vemos com limitações de pesos dos utilizadores têm uma margem de manobra suficientemente razoável que assegure que num caso mais pontual de aplicação de uma força mais exagerada, o utilizador está em segurança e o material não compromete a fiabilidade. Pretendo portanto saber a opinião do pessoal, se estamos perante casos de material que tem uma maior probabilidade de falir,ou se existe um compromisso seguro, consciente de que os compromissos são sempre difíceis de alcançar, pois para atingir determinados objectivos, neste caso um peso baixo, torna-se necessário sacrificar outras coisas...
Dito isto, recordo um exemplo empírico, do anterior modelo das crossmax SL que tinha um limite de peso, e cheguei a ver pessoal significativamente mais pesado em cima delas, sem que aparentassem falhas.
Espero ter conseguido explicar a questão que coloco :roll: