Lavagem de bike

wold

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boas!!

fiz um rasgo de 4 a 5 mm na roda da frente e fiquei com a suspensão e o quadro todo cheio do liquido joe's seco.
eu sei que se esfregar muito a morraça acaba por descolar e sair, mas há algum truque que torne a limpeza mais fácil?

abraço!
 

ogoid7

New Member
Como Lubrificar a Corrente. A corrente da bicicleta è a parte mecanica da bicicleta mais exposta ao desgaste.
Para uma boa lubrificação deve-se utilizar um lubrificante adaptado as condições atmosfericas.
Quando o tempo esta seco ou ligeiramente humido deve utilizar-se um lubrificante à base de Teflon pois a ausencia de gordura em demasia não permite que as poeiras e areias de agarrem a corrente, mantendo-a limpa durante mais tempo, e mantendo um bom nivel de lubrificação e limpeza. No caso de usar este tipo de lubrificante deve lubrificar a corrente ou todas as vezes que vai pedalar ou a cada 50 kms. Recomendamos FINISH LINE Teflon Seco, tampa vermelha,
Quando o tempo esta bastante humido, chuvoso ou a zona para onde vai pedalar tiver muitas poças de agua, deve utilizar-se um lubrificante para tempo humido, pois tem uma caraceristica mais espessa e com mais resistencia a lavagem provocada pela agua. No caso de utilizar este tipo de lubrificante deve ter especial atenção ao juntar de lixo na corrente, pois provoca um desgaste permaturo na transmissão. Recomenda-mos FINISH LINE Cross Country, tampa verde.
* Deve utilizar somente lubrificantes recomendados para bicicletas de qualidade reconhecida.
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Como Lavar a Bicicleta.


A lavagem da bicicleta é o chamado mal necessario.
Para um bom desempenho duração e fiabilidade da bicicleta é necessario que todas as partes móveis, transmissão, suspensões rodas, travões, estejam limpas e lubrificadas.
Para a corrente deve utilizar-se um desengordurante que não afecte as borrachas, nós recomenda-mos Finish Line Ecotech. ( nunca utilizar solventes à base de petroleo ou seus derivado, pois danificam todos os vedantes do componentes )(para quem tira a cassete e a corrente nao ha problema)
Para os restantes componentes deve-se utilizar um detergente neutro e não corrosivo, nós recomenda-mos Motorex Bike Clean, e detergente para automoveis.( nunca utilizar detergentes da louça ).

Sem passar previamente água e com a bicicleta seca pulverizar com o desengordurante toda a zona da transmissão, corrente, cassete e pedaleira. Deixar actuar o desengosdurante durante 5 minutos. Passar água. No final enxaguar bem, para retirar todos os restos de detergente. Secar com um pano seco. Se possivel dar uma volta de em estrada de 5 minutos para eliminar eventuais restos de água dos vedantes e rolamentos. Para os restantes componentes deve-se utilizar um detergente neutro e não corrosivo, nós recomenda-mos Bike Clean da Motorex e detergente para automoveis. ( nunca utilizar detergentes da louça ). * Utilize o desengordurante somente nas zonas de transmissão da bicicleta. * Se necessitar de desengordurar os travões de disco utilize ou alccol ou Brake Clean da Motorex.
* Nunca deve lavar a bicicleta ao sol nem deixar os detergentes ou desengordurantes actuar demasiado tempo ou secar nas peças em que estão a ser utilizados, pode causar danos no acabamnto e pinturas dos produtos. * Deve utilizar somente produtos recomendados para bicicletas e nunca outros. Atenção : Não colocar desengordurante nos travões, o desengordurante FINISH LINE Ecotech contem uma cera protectora da oxidação que pode colocar em causa a prestação da travagem.
 

Girinhas

New Member
Boas pessoal, voltando a reactivar este tópico, gostaria da vossa ajuda para a lavagem da minha bike.
Resido num apartamento e não tenho sitio no imóvel onde possa livremente efectuar a lavagem, tenho box que dá perfeitamente para fazer a manutenção e lubrificação, mas o meu grande problema é a lavagem.
Gostaria de saber e tendo perto de minha casa se o elefante azul é um bom recurso?
Gostaria também de saber quais os produtos que utilizam para a lavagem e manutenção quer da suspenção, quer de toda a transmissão?
Gostaria de ler as vossas opiniões e conselhos e de certeza que existe aqui colegas a residirem também em apartamento.

Muito Obrigado
Abraço
 

Girinhas

New Member
Boas pessoal, façam lá o favor de dar umas dicas para lavar a bike a quem reside num apartamento, queria dar uma lavagem à minha e estou à espera de ler algumas opiniões, desde produtos também.

Obrigado
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Já te deste ao trabalho de ler as 10 páginas anteriores deste topico?

de qq maneira, a meu ver agua à pressão não me parece boa ideia.
Utiliza uma mangueira com jacto regulável e usa o difusor em nevoeiros/ chuva miúda - tirar lama.
Também é bom usar um compressor para tirar o pó agora no tempo seco.
Umas escovas para a transmissão e rodas, desengordurante, se necessário.
Enxaguar, pouco.
Limpar o excesso com um pano
e depois lubrificar... oleo para corrente e silicone no geral
 

Girinhas

New Member
Sim Pedro, antes de perguntar tive o cuidado de ler tudo, gosto de andar informado e como alguns dos tópicos já foram exposto à bastante tempo e existe sempre novidades, dai novamente colocar as questões, até mesmo acerca dos produtos para usar, porque como sabes o mercado lança constantemente coisas novas.
Mas quero agradecer-te desde já a tua opinião, o meu problema é que o meu apartamento não tem varandas, na altura não tinha bike lolPo
des dar-me uma ideia de um bom desengordurante?Qual o melhor para a corrente é silicone que o pessoal fala que nada se agarra ou o simples oleo para correntes?A
gradeço desde já a ajuda.
 

jackyl

New Member
uma questão, deve-se colocar algum lubrificante ou massa consiste na peçinha do aperto rápido das rodas, ou seja, no tubinho que entra pelo cubo dentro?

Tive a ver os meus, e a da frente não tem nenhum lubrificante e está como novo.
o de trás, tem tipo ferrugem, e tem massa consistente.

Devo limpar e andar sem nada, ou lubrifico?

Obrigado
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Na corrente. utilizo:
Tempo molhado - Finnish line wet ( não gosto muito, desaparece numa volta)
Tempo seco - Squirt (é bom , não agarra quase pó nenhum)

O silicone (spray) da 3enUNO - utilizo nas bainhas da suspensão, rodas, guiador, manipulos, etc e no quadro em geral - cuidado para não atingir os travoes - disco e pastilhas)

O WD 40, é um bom desengordurante e pode ser util para tirar alguma coisa mais entranhada. mas cuidado, que também limpa as massas de lubrificação.

Nos eixos das rodas... tenho colocado oloe de corrente (wet), ou qq outro lubrificante, para evitar a corrosão. Pode ser oleo fino ( bicicleta, armas ou de costura)

Comprei um desengordurante em da bicisupport- mas ainda não utilizei. Com o tempo seco e como a lubirficação é do tipo "seco", é apenas aplicada na corrente ( pelo lado interior dos elos- um a um - gota-a-gota) está sempre tudo ok. A cada duas/3 voltinhas limpo melhor a cassete e a pedaleira, com um pano embebido em WD40 e se necessário utilizo uma escova - remover a "massa" que fica junto dos dentes das cremalheiras.

A lavagem de corrente ( se estiver muito mal) - Spray WD40 e limpeza elo a elo com cotonete e/ou palito de madeira.
A cada 500km, troco de corrente (tenho duas) - permitirá, em teoria aumentar a duração das cremalheiras já que não "acamam" às correntes... Mas sito dependerá da dureza que cada um dá às suas bikes.
 

Girinhas

New Member
Mais uma vez obrigado Pedro pela tua grande ajuda. Não me querendo tornar aborrecido, já agora aonde compraste o teu lubrificante de tempo seco?como é nesse tempo que estamos será já o primeiro adquirir. E também o silicone.
A tua explicação já me deixou umas boas ideias e conselhos para futuro, principalmente a troca da corrente.

Obrigado
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Girinhas...
O spray de silicone qq casa de ferragens tem, é do mesmo fabricante do WD40. O mais barato que vi foi no Leroy. Se encontrares da WHURT (em oficinas automóveis), mais barato compra que é igualmente bom.
O SQUIRT, mandei vir da Bike-discount. E sim, é tempo de utilizar uma solução seca para a lub. da transmissão. Importnate para quem anda em caminhos com muito pó/ areias.
 

Tyto

Member
Boas,

Eu para a corrente, pedaleira e carreto traseiro costumo usar lubrificante de corrente de moto serra, marca castrol, alta temperatura, não sei se será o ideal!
 

Pratas7

Member
Boas Pessoal!!

a minha limpeza passa pelo uso da mangueira e a seguir com o champo para o carro, mas tenho que admitir que ás vezes a pressao da mangueira é 1 pouco elevado para ser mais rapido... :/
como a minha bicicleta é de suspensao total, comecei a ouvir uns barulhos sempre que pedalo na suspensao e de mecanica não percebo nada!
será que é devido á pressao da agua q retirei a lubrificaçao ou a suspensao traseira tem que ter manutençao(lubrificaçao)??

helppp.....
 

DiogoSilvaBtt

New Member
Boas como é que ponho a corrente mais lubrificada que tipo de lubrificante devo usar ajuda por favor a minha bike faz um barulho horrível.:siky:
 
JoaoPeixe, não estava a defender o projeto e a minha dúvida prende-se com a questão da pressão, daí ter colocado o vídeo... até porque não se percebe muito bem se é à pressão ou tipo aspersor... de qualquer forma para limpar tem de ser de alguma forma e não me parece que a água a cair em "névoa" seja suficiente.
 

commendatore

New Member
lol. A bacana que escolheram para o filme nem deve saber andar de bike.

Depois... não se vê com que pressão é lavada...nem a temperatura
Depois ainda... mais valia lavar à mão, porque depois a secagem é feita à la pata na mesma.

Dá jeito para as lojas e afins que não possam ter onde as lavar. Os rolamentos é que não devem achar muita piada
 
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