Nova máquina.
Então cá vai uma tentativa de análise, nada mais que isso, pois não me considero com "habilitações" suficientes para conseguir definir tecnicamente cada componente como alguns o fazem. Apenas posso comparar com a minha anterior bicicleta (spesh rockhopper disc) e com base no que se sente em cima desta após os primeiros 100km...
* quadro : ALU 7005 SUPERLIGHT FORMED, SDP, TRAVEL 90 MM
* amortecedor: LP AIR 165 MM, REMOTE LOCK OUT (dizem que isto na verdade é um Rockshox 3.3)
* forqueta : FOX 32 FRL 100
* bottom bracket : SHIMANO NEW XT HOLLOWTECH II
* crankset : SHIMANO NEW XT HOLLOWTECH II 22X32X44
* espigão : THOMPSON ELITE SEATBACK
* guiador : LP XC PRO RIZER AL2014DB 20X620
* desviador da frente : SHIMANO NEW XT
* desviadorr traseiro : SHIMANO NEW XT 2008 SHADOW
* travões : FORMULA ORO K24 WHITE 160/160
* shifters : SHIMANO LX RAPIDFIRE PLUS
* selim : SAN MARCO PONZA
* rodas : SHIMANO NEW XT M 775
* cassette : SRAM PG-970 9S 11/32
* pneus : MICHELIN XCR DRY2 26X2.00 UST SPECIAL LP
* pedais : CRANK BROTHERS CANDY C
* peso : 11,3 kg
Principais impressões:
Quadro: devido à sua geometria e ao sistema pivot usado para o amortecedor esta é uma bicicleta claramente de XC, com uma posição bastante racing sobre o guiador a bicicleta é muito rápida a rolar e excelente a subir ( de frisar que o bloqueio remoto para estas situações bloqueia de forma efectiva e o bloqueio remoto dá um jeitaço!) . Apesar disto, também desce de forma muito agressiva e confortável, não fosse uma FS apesar de tudo....
Forqueta: é uma maravilha, antes tinha uma Recon que até é sensivel mas esta Fox tem de facto uma sensibilidade e progressividade tanto para os pequenos ressaltos como para as grandes pancadas que fazem com que uma bicicleta se comporte como uma mota na absorção dos impactos
Travões: para alguém que gosta de descer rápido e com segurança estes travões são extremamente potentes de sensíveis (requerem alguma habituação tal a potência) mas são fantásticos para quem apenas quer dispender um dedo ou dois para controlar com precisão a travagem tal a sua sensibilidade.
Amortecedor: como nunca tive um FS por isso não tenho grande coisa com que comparar para lá dumas voltas numas FS um pouco mais "sofás"....e com base nisso,posso dizer que o amortecedor tem boa progressividade e não amortece excessivamente, tem a rigidez suficiente para não deixar que a bicicleta perca o seu rendimento mais racing.
Rodas: leves, bonitas e dizem os especialistas que têm uma boa rigidez lateral (expliquem-me lá este conceito faz favor )
Guiador: talvez a primeira e das poucas trocas que se poderá fazer nesta bike, um de carbono trará certamente ainda mais absorção e conforto
Mecanica: as mudanças de velocidade são suaves e precisas, nada a apontar. O novo desviador XT é pequeno,bonito,levezinho e tem a particularidade de se aninhar debaixo da linha do quadro da bike, ou seja, a tal posição Shadow faz com que de facto o desviador se aninhe debaixo da "sombra" do quadro da bicicleta.
Selim: antes tinha um SLR XP mas este San Marco surpreendeu-me pela positiva, é também bastante ergonómico.
Pneus: cuidado com estes gajos...nestes 100km já fiz muita lama e piso seco também....e recomenda-se prudência com eles em piso enlameado pois escorregam imenso.Agora com o peso seco são mesmo muito rolantes e têm a aderência necessária.
Espécie de conclusão: é a bicicleta que encaixa de forma perfeita no estilo que gosto, é uma XC para quem gosta de ter uma bicicleta competitiva, rápida e leve e ao mesmo tempo algo divertido e potente para descer. Divertida e rápida, o peso com pedais deve andar pelos 11,8 KG (a minha balança é a do WC, nada de confiar)
cheers.
Então cá vai uma tentativa de análise, nada mais que isso, pois não me considero com "habilitações" suficientes para conseguir definir tecnicamente cada componente como alguns o fazem. Apenas posso comparar com a minha anterior bicicleta (spesh rockhopper disc) e com base no que se sente em cima desta após os primeiros 100km...
* quadro : ALU 7005 SUPERLIGHT FORMED, SDP, TRAVEL 90 MM
* amortecedor: LP AIR 165 MM, REMOTE LOCK OUT (dizem que isto na verdade é um Rockshox 3.3)
* forqueta : FOX 32 FRL 100
* bottom bracket : SHIMANO NEW XT HOLLOWTECH II
* crankset : SHIMANO NEW XT HOLLOWTECH II 22X32X44
* espigão : THOMPSON ELITE SEATBACK
* guiador : LP XC PRO RIZER AL2014DB 20X620
* desviador da frente : SHIMANO NEW XT
* desviadorr traseiro : SHIMANO NEW XT 2008 SHADOW
* travões : FORMULA ORO K24 WHITE 160/160
* shifters : SHIMANO LX RAPIDFIRE PLUS
* selim : SAN MARCO PONZA
* rodas : SHIMANO NEW XT M 775
* cassette : SRAM PG-970 9S 11/32
* pneus : MICHELIN XCR DRY2 26X2.00 UST SPECIAL LP
* pedais : CRANK BROTHERS CANDY C
* peso : 11,3 kg
Principais impressões:
Quadro: devido à sua geometria e ao sistema pivot usado para o amortecedor esta é uma bicicleta claramente de XC, com uma posição bastante racing sobre o guiador a bicicleta é muito rápida a rolar e excelente a subir ( de frisar que o bloqueio remoto para estas situações bloqueia de forma efectiva e o bloqueio remoto dá um jeitaço!) . Apesar disto, também desce de forma muito agressiva e confortável, não fosse uma FS apesar de tudo....
Forqueta: é uma maravilha, antes tinha uma Recon que até é sensivel mas esta Fox tem de facto uma sensibilidade e progressividade tanto para os pequenos ressaltos como para as grandes pancadas que fazem com que uma bicicleta se comporte como uma mota na absorção dos impactos
Travões: para alguém que gosta de descer rápido e com segurança estes travões são extremamente potentes de sensíveis (requerem alguma habituação tal a potência) mas são fantásticos para quem apenas quer dispender um dedo ou dois para controlar com precisão a travagem tal a sua sensibilidade.
Amortecedor: como nunca tive um FS por isso não tenho grande coisa com que comparar para lá dumas voltas numas FS um pouco mais "sofás"....e com base nisso,posso dizer que o amortecedor tem boa progressividade e não amortece excessivamente, tem a rigidez suficiente para não deixar que a bicicleta perca o seu rendimento mais racing.
Rodas: leves, bonitas e dizem os especialistas que têm uma boa rigidez lateral (expliquem-me lá este conceito faz favor )
Guiador: talvez a primeira e das poucas trocas que se poderá fazer nesta bike, um de carbono trará certamente ainda mais absorção e conforto
Mecanica: as mudanças de velocidade são suaves e precisas, nada a apontar. O novo desviador XT é pequeno,bonito,levezinho e tem a particularidade de se aninhar debaixo da linha do quadro da bike, ou seja, a tal posição Shadow faz com que de facto o desviador se aninhe debaixo da "sombra" do quadro da bicicleta.
Selim: antes tinha um SLR XP mas este San Marco surpreendeu-me pela positiva, é também bastante ergonómico.
Pneus: cuidado com estes gajos...nestes 100km já fiz muita lama e piso seco também....e recomenda-se prudência com eles em piso enlameado pois escorregam imenso.Agora com o peso seco são mesmo muito rolantes e têm a aderência necessária.
Espécie de conclusão: é a bicicleta que encaixa de forma perfeita no estilo que gosto, é uma XC para quem gosta de ter uma bicicleta competitiva, rápida e leve e ao mesmo tempo algo divertido e potente para descer. Divertida e rápida, o peso com pedais deve andar pelos 11,8 KG (a minha balança é a do WC, nada de confiar)
cheers.