Lapierre x-race 500

taos

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Nova máquina.

Então cá vai uma tentativa de análise, nada mais que isso, pois não me considero com "habilitações" suficientes para conseguir definir tecnicamente cada componente como alguns o fazem. Apenas posso comparar com a minha anterior bicicleta (spesh rockhopper disc) e com base no que se sente em cima desta após os primeiros 100km...

* quadro : ALU 7005 SUPERLIGHT FORMED, SDP, TRAVEL 90 MM
* amortecedor: LP AIR 165 MM, REMOTE LOCK OUT (dizem que isto na verdade é um Rockshox 3.3)
* forqueta : FOX 32 FRL 100
* bottom bracket : SHIMANO NEW XT HOLLOWTECH II
* crankset : SHIMANO NEW XT HOLLOWTECH II 22X32X44
* espigão : THOMPSON ELITE SEATBACK
* guiador : LP XC PRO RIZER AL2014DB 20X620
* desviador da frente : SHIMANO NEW XT
* desviadorr traseiro : SHIMANO NEW XT 2008 SHADOW
* travões : FORMULA ORO K24 WHITE 160/160
* shifters : SHIMANO LX RAPIDFIRE PLUS
* selim : SAN MARCO PONZA
* rodas : SHIMANO NEW XT M 775
* cassette : SRAM PG-970 9S 11/32
* pneus : MICHELIN XCR DRY2 26X2.00 UST SPECIAL LP
* pedais : CRANK BROTHERS CANDY C

* peso : 11,3 kg

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Principais impressões:

Quadro: devido à sua geometria e ao sistema pivot usado para o amortecedor esta é uma bicicleta claramente de XC, com uma posição bastante racing sobre o guiador a bicicleta é muito rápida a rolar e excelente a subir ( de frisar que o bloqueio remoto para estas situações bloqueia de forma efectiva e o bloqueio remoto dá um jeitaço!) . Apesar disto, também desce de forma muito agressiva e confortável, não fosse uma FS apesar de tudo....

Forqueta: é uma maravilha, antes tinha uma Recon que até é sensivel mas esta Fox tem de facto uma sensibilidade e progressividade tanto para os pequenos ressaltos como para as grandes pancadas que fazem com que uma bicicleta se comporte como uma mota na absorção dos impactos

Travões: para alguém que gosta de descer rápido e com segurança estes travões são extremamente potentes de sensíveis (requerem alguma habituação tal a potência) mas são fantásticos para quem apenas quer dispender um dedo ou dois para controlar com precisão a travagem tal a sua sensibilidade.

Amortecedor: como nunca tive um FS por isso não tenho grande coisa com que comparar para lá dumas voltas numas FS um pouco mais "sofás"....e com base nisso,posso dizer que o amortecedor tem boa progressividade e não amortece excessivamente, tem a rigidez suficiente para não deixar que a bicicleta perca o seu rendimento mais racing.

Rodas: leves, bonitas e dizem os especialistas que têm uma boa rigidez lateral (expliquem-me lá este conceito faz favor :p)

Guiador: talvez a primeira e das poucas trocas que se poderá fazer nesta bike, um de carbono trará certamente ainda mais absorção e conforto

Mecanica: as mudanças de velocidade são suaves e precisas, nada a apontar. O novo desviador XT é pequeno,bonito,levezinho e tem a particularidade de se aninhar debaixo da linha do quadro da bike, ou seja, a tal posição Shadow faz com que de facto o desviador se aninhe debaixo da "sombra" do quadro da bicicleta.

Selim: antes tinha um SLR XP mas este San Marco surpreendeu-me pela positiva, é também bastante ergonómico.

Pneus: cuidado com estes gajos...nestes 100km já fiz muita lama e piso seco também....e recomenda-se prudência com eles em piso enlameado pois escorregam imenso.Agora com o peso seco são mesmo muito rolantes e têm a aderência necessária.


Espécie de conclusão: é a bicicleta que encaixa de forma perfeita no estilo que gosto, é uma XC para quem gosta de ter uma bicicleta competitiva, rápida e leve e ao mesmo tempo algo divertido e potente para descer. Divertida e rápida, o peso com pedais deve andar pelos 11,8 KG (a minha balança é a do WC, nada de confiar)

cheers.
 
Parabéns pela bike, está mesmo altamente! ainda andei a ver esse modelo, mas depois acabei por ir para uma com um bocado mais de curso, que se adapta melhor ao que gosto de fazer, e também é mais confortável...talvez um dia mude para uma mais "racing" :mrgreen:
Cumps.
 

HR

New Member
Tens aí uma belíssima maquina... agora é dar-lhe com muitos km`s e ires dando noticias de todas as evoluções/sensações da bike...

Muitas e boas pedaladas.
 

fms

New Member
Parabéns, bonita máquina.
E então que achas dela? Qual o seu comportamento?
Estou prestes a adquirir um quadro Lapierre X.Race 900 para montar o meu equipamento.
 

vicky

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Conheço o antigo dono dela de vista, e tenho visto o quadro lá a venda. É uma grande máquina.
Até na minha opinião, que vale o que vale, não trocava a lapierre por uma canondale como fez o anterior dono do quadro.
Eu também sou lá cliente, já lá comprei uma mondraker, que vendi à uns tempos. Ultimamente tenho ido lá menos vezes, mas tenho amigos que vão lá diáriamente.
 

Ivo

Member
Boas,

grande aquisição!

Também sou cliente da City Bike!
fms said:
Parabéns, bonita máquina.
E então que achas dela? Qual o seu comportamento?
Estou prestes a adquirir um quadro Lapierre X.Race 900 para montar o meu equipamento.

Novidades dessas não me contas tu! Tenho de saber estas noticias pelo forum .... dah :twisted:

Parabens, também andei de olho nesse quadro, mas o t€mpo :mrgreen: agora é para outros investimentos :wink:

Fui,

Ivo
 
Linda!
Tenho esses pneus na minha LP PRO RACE 400 08`! Eu que apesar de não perceber nada de pneus de bike (percebo alguma coisa de pneus de motocross/enduro pois tenho uma KTM) também considero esse pneus terríveis em piso molhado, lama e areia...penso que são uns pneus porreiros para rolar em terrenos duros e com pedra.

Boa sorte para a bike!
A minha também é branca! a única cor na 400. O branco está mesmo na moda, até nos carros topo de gama!
 

Pinho da Cruz

New Member
Viva!
Em relação à x-race 500 que se pode dizer ao comportamento dela? Ela bombeia ao pedalar? E na travagem o comportamento mantem-se inalterado?

Definitivamente a bike é muito bonita!
 

taos

New Member
"Em relação à x-race 500 que se pode dizer ao comportamento dela? Ela bombeia ao pedalar? E na travagem o comportamento mantem-se inalterado?"

Boas.

As primeiras impressões sobre ela já deixei em cima, mas posso dizer que se trata duma bicicleta definitivamente de XC pois com o bloqueio do amortecedor (que bloqueia mt bem) juntamente com a propria geometria da bicicleta tornam-na muito boa a trepar,melhor até do que a minha antiga HT...

A rolar o amortecedor faz o papel exacto, ou seja, amortece só ligeiramente de forma a dar conforto e aderência sem afectar a progressão,bem pelo contrário,a bike rola que se farta.

Se nos pusermos em pé num pedalar de explosão o bombeio também é ligeiro,basta puxara um pouco o corpo para a frente e o sprint é eficaz.Não sei se isto terá a ver com o sistema usado para o amortecedor,esta especie de single pivot...ou como lhe queiram chamar

Não percebi muito bem o que querias dizer com a questão do travar....mas os travões Oro são potentes e a bicicleta trava de forma coesa sem "varejar"..

O aspecto negativo para já vai apenas para os pneus Dry2 que se rasgam muito facilmente nos trilhos com pedra e são de fraca aderência,tornando até a roda da frente um bocado insegura a curvar,pouca aderencia lateral.Isto já foi solucionado com a troca do pneu da frente para um outro Michelin o AT.

Já tem a primeira cicatriz ao fim de 250km....a primeira pedrada que levou no quadro foi tão violenta que ficou um amolgadela.....ossos do ofício.
 

taos

New Member
com 300km em trilhos que têm alguma pedra acabo de ter os 2 pneus da Michelin rasgados/rebentados

estes pneus são definitivamente uma porcaria para trilhos que tenham alguma pedra,parecem de papel....

é a nota mais negativa relativamentye aos componentes que a bike tem/tinha : Michelin dry2

:(
 

marianitoo

New Member
Acho que a Lapierre apostou mal nos pneus de origem.

Michelin tem-se revelado ser uma má escolha em todos os modelos, mas compreende-se por ser uma marca francesa, tal como a Lapierre.

Quanto á tua bike...gosto mais da minha Lapierre Tecnic FS 900.... mesmo assim a tua é muito boa

Excelente compra.

Abraços lapierroristas
 
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