Oi pessoal, aqui estou eu para fazer a minha analise final a Lapierre pro Race 200.
Há muitos anos que ando no btt(desde o inicio provavelmente) nem me lembro bem...A minha vertente preferida é sem duvida o cross country...mas também gosto bastante do Downhill ainda cheguei a fazer umas provas de cross country.
Já tive e tenho bastantes bicicletas rigidas de btt e não só...tais como de bmx (duas - mbk antigas)de btt uma Cinder kone(Já tive),uma scott yecora(antiga que tenho) uma Look(já tive) uma pro flex(853-Suspensão total-tenho) e duas GT´s(Zaskar e Pantera que tenho grandes maquinas-
) e de ciclismo uma scott(recente),lá em casa o meu Pai o meu tio(que já foi ciclista)e eu apreciamos bastante bicicletas.Durante todos estes anos fui observando a evolução que foi havendo(quadros/ligas,marcas novas que surgiram outras antigas que já acabaram,qualidade do material,segurança, etc)e cada vez estou mais convencido que a condição fisica e mental do ciclista são os factores mais importantes no seu rendimento, mas passando ao que interessa.O ano passado quando vi este modelo fiquei impressionado com a qualidade e apresentação do quadro(pro race) ficando como que apaixonado pela bicicleta na altura, não a tendo adquirido, devido em parte às rodas que traziam de serie e que não me inspiravam grande confiança, ficando assim adiada a compra por um ano.É então que surge o modelo de 2009, um pouco mais bem equipado mas também mais caro...sinceramente houve uma altura que estive indeciso entre a lapierre pro-race 200(branca e bordeaux) e 300(azul muito bonito com branco) mas depois de alguma meditação(gosto bastante das bicicletas todas brancas e surgiu a possibilidade de personalizar a bicicleta ao meu gosto, tornando-a assím única e montando material melhor...nem pensei duas vezes)optei pela lapierre 200 de 2009, visto que ambas tinham o mesmo quadro e poucas diferenças(além de ser mais barata).A parte mais dificil foi mesmo a espera + - 1 mês, este pequeno fabricante francês Lapierre foi das primeiras marcas a ter disponivel os modelos 2009, pois já a algum tempo que se andava a concentrar nos modelos e nas quantidades para 2009, tendo já quase toda a produção 2009 reservada(esse foi outro problema que era ver se conseguia arranjar o modelo/tamanho)...depois de algum desespero, lá chegou a bem dita da bicicleta...depois foi só escolher uma suspensão que fosse boa, com bloqueador e que não fosse necessario dispender tempo/dinheiro com manutenções e por fim umas rodas tubeless com boa qualidade/leves e preço em conta...e o aspecto final é o que podem ver nas imagens mais abaixo...mas passando agora ao teste em si...
Modelo 2008:
Local:
Zona Oeste, mais concretamente Serra De Montejunto.(Calçada dos Frades,Rechaldeira,Abrigada...etc).
Em relação aos sitios onde testei a bicicleta posso garantir-vos que é dos melhores locais para levar as bicicletas aos limites.(apesar de maior parte da volta ser quase sempre a subir...é um terreno que puxa bastante pela maquina/homem,pois os quadros, sofrem grandes impactos ao nivel de forças...daí também a minha opção para ver se tudo estava bem...).O tipo de terreno é misto começamos a subir a antiga calçada dos frades terreno com pedra muito humida e sempre a subir...depois demos a volta a Serra...vendo sempre a Abrigada e Ota passando junto a antiga Casa dos Guardas e Centro Ambiental, aqui o tipo de terreno é bastante dificil, quase todo sempre a subir com algumas descidas acentuadas à mistura e com muita pedra solta...por fim passamos junto dos Moinhos(e da antiga pista de Cross) no Avenal e fomos descer a Rechaldeira...depois deste duro teste de 50 klms, deu para constactar que o conjunto de uma maneira geral saiu-se bem...
Comportamento Geral
O comportamento da bicicleta é bastante bom tanto a subir como a descer, só fiz 50 klms em que deu para perceber que a bicicleta tem um comportamento bastante estavel.No conjunto nota-se que é uma bicicleta bastante robusta nas respostas...um dos meus 3 amigos que a experimentou afirmou inclusive que a achava "bastante rigida em relação a bicicleta de titanio dele", mostrou-se algo surpreendido a subir com o rendimento da mesma, destacaram o "conforto do selim"...no meu caso eu adaptei-me bastante bem à bicicleta, mas ainda me falta adaptar um pouco mais nas subidas com inclinação fortemente acentuda e com piso escorregadio(talvez tivesse sido do pneu de trás ou da falta de perninhas).A bicicleta é bastante segura e divertida permitindo arriscar sempre mais um pouco, apesar do tamanho do quadro ser um L consegue ser agil e descer bem...(ainda apanhei um susto quase caía a descer pois ainda não estou habituado as reacções do conjunto...)
Ao nível do comportamento nesta altura e com os klms por mim feitos(250klms), posso destacar a grande estabilidade e rigidez do conjunto...os travões formula k18 possuem um visual bastante agradavel, no entanto deixam-me muitas duvidas, são lentos a recuperar(já tive shimano e são bem melhores), só espero não vir a ter problemas com eles no futuro, não gosto de andar a perder tempo/dinheiro em manutenções...
Suspensão
A nivel estetico a suspensão é sobria q.b, a nivel funcional permite muitas regulações e tem pouca manutenção, pessoalmente gosto da suspensão a trabalhar muito rapida na recuperação e pouco mole na absorção aos impactos, para quando se pedala o rendimento ser aproveitado ao maximo na roda da frente.Tem a vantagem de possuir bloquedor no volante o que me agrado bastante para as subidas, apesar de já estar habituado a este tipo de sistema.
Não me surpreendeu o comportamento da suspensão, tendo em conta o seu preço algo elevado cumpriu com merito tudo o que se pedia.Aspecto menos positivo o disco aligator(à frente), que apesar de nunca perder a sua eficacia e de possuir um travar bastante progressivo e suave, a baixas velocidades(nomeadamente quando estamos quase a parar em alcatrão), faz com que as pernas da suspensão vibrem, espero que este tipo de vibrações desapareça com o passar do tempo, pois tenho quase a certeza que devem ser os travões/discos da frente a acamarem.
Para terminar...
Estou bastante contente pois o meu vendedor/michelin substituiram-me o pneu traseiro, o que me foi dito era que o mesmo teria um defeito de fabrico ao nivel das borrachas o que também vai acontecendo com mais marcas, como tal retiro em parte aquilo que disse acerca do pneu Michelin Country Mud e volto a salientar que os pneus Michelin são dos melhores pneus que experimentei até hoje.Um aspecto extremamente positivo e que me agradou bastante foram as rodas shimano.Quando as comprei achei o seu aspecto bastante sobrio e fraco e até comentei com o meu vendedor"Bem vamos lá ver se elas se aguentam e se não se vão partir todas...", este na altura assegurou-me que eram das melhores rodas preço/qualidade tubeless que existiam no mercado, alertando para a componente da garantia e disponibilidade de peças de substituição ou upgrade se fosse necessári
seu comportamento deixou-me deveras surpreso, foram sempre rodas bastante flexiveis, transmitindo sempre um pouco mais de confiança.Sem duvida das melhores rodas de btt que experimentei até hoje têm um deslizar fenomenal...(optei pelo sistema de tubeless devido ao ganho de peso que poderia obter, assim como pensei eu o acabar das camaras de ar e de todas as chatices que daí advêm vamos ver...começamos mal com o pneu traseiro tubeless...-
).
Modelo Actual:
Resumindo:
Aspectos positivos:
-Qualidade, robustez e exclusividade do quadro.(A nivel do comportamento existe uma grande estabillidade e rigidez do conjunto)
-Rodas Shimano XT(Sobrias q.b mas com uma boa qualidade de construção, até agora acabaram por ser bastante resistentes, possuem um deslizar bastante confortavel surpreenderam-me pela positiva).
-Conforto do Selim.
-Avanço Most TiGerMax Carbon/Aluminium 100 (Carbono/aluminio nota-se a diferença deste avanço é mais curto 1 cm que o da Lapierre, absorve melhor os impactos transmitidos ao guiador...)
Aspectos negativos:
-Resistência do Pneu traseiro Michelin Country Mud.(30-12-2008 - O pneu traseiro já me foi substituido parece que tinha defeito de fabrico...como gostei do que tinha à frente meti igual na roda traseira)
-Conforto.(Bicicleta muito rigida que penaliza o conforto, principalmente em terrenos com forte inclinação e pouca aderencia...)
-Travões Formula K18.(Nunca me convenceram em nada, são lentos a recuperar, sem duvida que vão exigir mais manutenção que uns shimano)
-Disco Aligator à frente.(12-1-2008 Deixou de vibrar, eram mesmo os travões a acamarem)
-Selim apesar de confortavel é fraquinho(Carbono mais uma vez no seu melhor...qualquer dia pura e simplesmente quebra-se)
-Carteira mais leve.
Lapierre Pro Race 2009
personalizada por mim)
Atenciosamente
cm
ps:Bom Natal e bom Ano Novo a todos...qq dia ponho mais fotos...