Nuno Félix
Super Moderador
Na semana passada adquiri uma KTM Ultra Flite Disc, por troca com a Orbea Sherpa que tinha no Alentejo.
Foi um negócio que surgiu inesperadamente e que me satisfez bastante, pois fiquei com uma bike julgo eu bastante melhor.
A bike é esta:
Aqui está ela na garagem da casa dos meus pais...
Principal Equipamento:
Quadro - Alumínio Triple Butted
Suspensão - Suntour XCR LO
Manípulos das Mudanças - Shimano Deore
Esticador - Shimano LX Inverse
Desviador - Shimano Deore
Travões - Magura Julie
Movimento Pedaleiro - Shimano M440 Octalink
Cubos - Shimano M475 Disc
Raios - DT Champion 2mm
Aros - Rifida ZAC 2000 DB
Pneus - Ritchey SpeedMax 26x1.9 (Alpha e Omega)
Avanço - Ritchey OE V3
Guiador - Ritchey OE
Selim - Selle Italia XO Transam
Espigão do Selim - Ritchey OE V3
As primeiras impressões que retiro após os poucos km's que com ela fiz são as seguintes:
A bike não é tão leve quanto a Orbea que tinha, pois para além de ter travões de disco, parece-me que o quadro é um pouco mais pesado. Aliás, sempre tive a sensação que as KTM não são bikes "levezinhas".... Corrijam-me se estiver enganado....
O conforto gerado pela bike é assinalável! A suspensão é confortável QB, absorve bem os pequenos impactos e tem a vantagem de ter Lock, o que proporciona um rendimento acrescido em estrada. Mas podia ser uma suspensão de uma gama já mais alta! Acho que o conjunto da bike merecia uma suspensão mais lá p'ra cima....
Os componentes estão bastante bem, pois quer o equipamento da Shimano quer as peças da Ritchey são muito fiáveis e de acordo com a gama de preços desta bike. Uma nota bastante negativa para o facto do movimento pedaleiro ser da gama baixa da Shimano. Aspecto a rever pela KTM...
Os travões Magura Julie ainda estão na fase de "desmame", pois ainda não bloqueiam e precisam de mais umas horas a travar para acamarem e começarem a exercer devidamente a sua função.
Quanto ao esticador Lx propriamente dito, este é invertido. Ao princípio requer habituação, mas depois até se torna simples. É que os manípulos das mudanças são os Rapid Fire e agora aquilo é ao contrário.... Se fossem uns Dual Control.....
No que diz respeito aos conjunto rodas e pneus, parece-me que as rodas são robustas QB, pois não senti nenhuma vibração nem oscilação. Os pneus são finos para o meu gosto. Para além disso, têm um rasto demasiado estradista....
Por fim, o selim. Já tive um Specialized BG e nunca tinha tido um outro tão bom.... Até ter este.... É bastante confortável e molda-se bem ao "cagueiro" de cada qual... Tem as protecções e desenho específicos para "aquelas zonas". Achei-o confortável sem se tornar mole. É rijo QB...
Conclusão:
é uma bike muito equilibrada e que tem um preço bastante em conta, olhando para o que o oferece a concorrência. Julgo ter feito uma boa compra. Aconselho!
Pontos positivos:
- relação preço/equipamento
- travões
- componentes Ritchey
- conforto do selim
Pontos negativos:
- movimento pedaleiro
- pneus demasiado finos
- a suspensão podia já ser de uma gama superiorzita..... :wink:
Quem tiver opiniões divergentes, baseadas numa maior experência, faça favor de aqui botar discurso, pois isto é livre!!!
8) 8) 8)
Foi um negócio que surgiu inesperadamente e que me satisfez bastante, pois fiquei com uma bike julgo eu bastante melhor.
A bike é esta:
Aqui está ela na garagem da casa dos meus pais...
Principal Equipamento:
Quadro - Alumínio Triple Butted
Suspensão - Suntour XCR LO
Manípulos das Mudanças - Shimano Deore
Esticador - Shimano LX Inverse
Desviador - Shimano Deore
Travões - Magura Julie
Movimento Pedaleiro - Shimano M440 Octalink
Cubos - Shimano M475 Disc
Raios - DT Champion 2mm
Aros - Rifida ZAC 2000 DB
Pneus - Ritchey SpeedMax 26x1.9 (Alpha e Omega)
Avanço - Ritchey OE V3
Guiador - Ritchey OE
Selim - Selle Italia XO Transam
Espigão do Selim - Ritchey OE V3
As primeiras impressões que retiro após os poucos km's que com ela fiz são as seguintes:
A bike não é tão leve quanto a Orbea que tinha, pois para além de ter travões de disco, parece-me que o quadro é um pouco mais pesado. Aliás, sempre tive a sensação que as KTM não são bikes "levezinhas".... Corrijam-me se estiver enganado....
O conforto gerado pela bike é assinalável! A suspensão é confortável QB, absorve bem os pequenos impactos e tem a vantagem de ter Lock, o que proporciona um rendimento acrescido em estrada. Mas podia ser uma suspensão de uma gama já mais alta! Acho que o conjunto da bike merecia uma suspensão mais lá p'ra cima....
Os componentes estão bastante bem, pois quer o equipamento da Shimano quer as peças da Ritchey são muito fiáveis e de acordo com a gama de preços desta bike. Uma nota bastante negativa para o facto do movimento pedaleiro ser da gama baixa da Shimano. Aspecto a rever pela KTM...
Os travões Magura Julie ainda estão na fase de "desmame", pois ainda não bloqueiam e precisam de mais umas horas a travar para acamarem e começarem a exercer devidamente a sua função.
Quanto ao esticador Lx propriamente dito, este é invertido. Ao princípio requer habituação, mas depois até se torna simples. É que os manípulos das mudanças são os Rapid Fire e agora aquilo é ao contrário.... Se fossem uns Dual Control.....
No que diz respeito aos conjunto rodas e pneus, parece-me que as rodas são robustas QB, pois não senti nenhuma vibração nem oscilação. Os pneus são finos para o meu gosto. Para além disso, têm um rasto demasiado estradista....
Por fim, o selim. Já tive um Specialized BG e nunca tinha tido um outro tão bom.... Até ter este.... É bastante confortável e molda-se bem ao "cagueiro" de cada qual... Tem as protecções e desenho específicos para "aquelas zonas". Achei-o confortável sem se tornar mole. É rijo QB...
Conclusão:
é uma bike muito equilibrada e que tem um preço bastante em conta, olhando para o que o oferece a concorrência. Julgo ter feito uma boa compra. Aconselho!
Pontos positivos:
- relação preço/equipamento
- travões
- componentes Ritchey
- conforto do selim
Pontos negativos:
- movimento pedaleiro
- pneus demasiado finos
- a suspensão podia já ser de uma gama superiorzita..... :wink:
Quem tiver opiniões divergentes, baseadas numa maior experência, faça favor de aqui botar discurso, pois isto é livre!!!
8) 8) 8)