KTM AERA 1964 vs Cannondale F-Si Alloy 3 2016

edcastro

Member
Boa tarde a todos,

Comecei nestas andanças há 2 anos com uma Berg Dirt Pro 905 (era o que tinha). Costumo andar pelo monte e fazer passeios com amigos e este ano já participei em algumas (meias)maratonas e está na hora de comprar uma bicicleta pois a Berg pesa 18kgs e desde o ano passado tem o amortecedor traseiro avariado sempre a amortecer..

Ao fim de várias visitas a diferentes lojas tenho estas duas opções:


KTM AERA 1964 Limited Edition 29"

QUADRO: Aera 29 Carbon M:1489 Performance Monocoque SPECS: Cablagem Semi-integrada; Direcção Cónica 1.1/8 > 1.1/5; Pedaleiro Press-Fit; EIXOS: Traseiro 135x9mm, Dianteiro 100x15mm

SUSPENSÃO: FOX 32 Float 29 O/C, CTD, 100mm

AVANÇO: KTM Line 7
CAIXA DIREÇÃO: KTM Team Drop-In, 1.1/8' - 1.1/5'
GUIADOR: KTM Line 2X-Flat, 680mm
PUNHOS: KTM Line Gel
TRAVÕES: Shimano M396
DISCOS: Shimano RT54 180mm
MANÍPULOS: Shimano Deore T610
DESV. DIANTEIRO: Shimano Deore M611
DESV. TRASEIRO: Shimano XT M781 Shadow
PEDALEIRO: Shimano Deore M612 (40-30-22)
CENTRO PEDALEIRO: Shimano BB51-UnitBSA
CASSETE: Shimano HG50 10v (11-36)
AROS: KTM Line 29 Ambrosio/Deore
PNEUS: Schwalbe Rapid Rob 29x2.10 K-Guard
CUBO DIANTEIRO: Shimano Deore M615 - 100/9 QR CL
CUBO TRASEIRO: Shimano Deore M615 - 135/9 QR CL
SELIM: KTM VL-1489
ESPIGÃO: KTM Team 350x27.2mm
PESO: 11,8 kg



Cannondale F-Si Alloy 3 modelo de 2016

Quadro
F-Si, Smartformed Alloy, Flat Mount Brake, 1.5 Si headtube, S (27.5) M-XL (29)

Fork

RockShox Recon Gold TK, 100mm, 1-1/8" steerer, 15mm Maxle, Poploc remote lockout,

Crank

Shimano Deore M617, Hollowtech, 22/36

Crank Option 1

N/A

Bottom Bracket

Shimano Deore Hollowtech

Shifters

Shimano Deore

Cog Set

Shimano HG-50, 11-36, 10-speed

Chain

KMC X10, 10-speed


Front Derailleur

Shimano M618 Deore

Rear Derailleur

Shimano XT, Shadow Plus, 10-speed

Rims

Stan's ZTR Rapid 29, 32 hole, tubeless ready

Hubs

Formla DC51 front, DC-22 rear

Tires

Schwalbe Rapid Rob Performance 29/27.5 x 2.1", tubeless ready

Brakes

Shimano Deore, 180/160mm

Handlebar

Cannondale C3 flat, 6061 double-butted alloy, 700mm


Stem

Cannondale C3, 6061 Alloy, 1-1/8", 31.8, -5 deg.

Headset

Tange Zstep

Brake Levers

Shimano Deore

Spokes

Stainless Steel, 15g

Grips

Cannondale Locking Grips

Saddle

Cannondale Stage 3

Seat Post

Cannondale C3, 6061 alloy, 27.2x350mm (S,M) 400mm (L,X)


Agradeço opiniões e conselhos;

Cumpts
Edcastro




 
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Negoci8er

Member
Boas,

Eu tenho a Aera Comp 29 e estou muito satisfeito com ela. Acho a bicicleta muito equilibrada e ágil. Tem permitido muita diversão nos trilhos que tenho feito. ;)
Mas em Julho quando a comprei disseram-me que a Aera Ultra 29 em carbono já estava esgotada??? Ainda consegues comprar?
Por esse motivo optei pelo modelo acima a Aera Comp 29. Também poderás pensar nesta opção...
A Comp bem com pneus superiores, travões superiores, aros superiores, tem eixo de 15 mm á frente (menos cerca de 500g no total).
Se ponderas trocar algum material pode ser preferivel comprar já o modelo acima! ;)
 

edcastro

Member
Muito obrigado pelo testemunho caro Negoci8er !!

De facto estou inclinado para a KTM e o orçamento já está um bocadito esticado
Sim, eu próprio montei na semana passada a AERA 1964 29er em duas lojas diferentes e senti-me bem em cima da bike, notei logo a diferença de peso abismal para a minha!

Relativamente à Comp vs 1964 é um caso a pensar, será a Recon Gold superior à FOX?


Abraco e boas voltas
 

passosk58

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Eu tenho a AERA 1964 LTD edition 27.5 com essa suspa FOX à 2 meses.
Só posso dizer maravilhas...ponto muito forte: essa suspensão FOX!
Pontos fracos: travões (Shimano M396) e pneus (rapid rob), mas estes pontos é para ir evoluindo.
Estou admirado é que os pneus estão a aguentar-se lindamente no sistema tubeless.
 

Negoci8er

Member
Edcastro, em relação às suspensões... já coloquei por aqui a questão se alguém sabe quais são as grandes diferenças entre ambas, mas ninguém foi claramente esclarecedor.
Pessoalmente, já experimentei ambas e prefiro a Recon, contudo a diferença penso que não será grande! ;)
 

Negoci8er

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@raventxt, estámos a fugir à questão do tópico, mas não sei se será assim tão diferente em todos os aspetos, como referi já andei com ambas e não senti isso! ;)
Também não é apenas a minha opinião, isso já foi discutido anteriormente:
Segundo o gteles
Desculpa la mas a Fox entrada de gama não vale um chavo... Não é por nada que o olx esta/estava carregado delas aos 250 euros e ninguem lhes pega, eu não queria nem dadas.
O bloqueador CTD das entradas de gama é uma vergonha, dizer que é melhor que uma Reba é não saber do que se fala!
Em relação a versão SID as diferenças mais substanciais são no peso e não no trabalhar da suspensão...
Jocas22 eu referi... "Em relação a versão SID as diferenças mais substanciais são no peso e não no trabalhar da suspensão...".

Digo isto por experiência própria, ja tive na 26" Reba RLT e Sid RL Dual Air, Na 29" ja tive Reba RL, Sid RCT3 e de momento tenho uma SID Brain (entre outras suspensões FOX 32 F100, Marzocchi MX, Suntour Epicon, etc). Como sou eu que faço/fiz as manutenções a todas elas (excluindo o bloqueador Brain que leva azoto) volto a referir que não existem diferenças substanciais entre a REBA e a SID, atenção que não estou a falar nos bloqueadores (o Brain e o RCT3 são os melhores que ja usei)...
Atenção que eu so faço XC e quando refiro que prefiro uma marca a outra é baseado na minha experiência em XC...

Ps: Se quiseres comparar modelos de topo tipo FOX Terralogic com outro modelo da Rockshox, a Rockhox não tem hipótese...

Agora podemos ver as coisas de outro ângulo a Rockshox tem suspensões de mola baratas enquanto a Fox não. Mas também não significa que tudo o que a Fox produz é topo! ;)
 

ravenxtxt

Member
Negoci8er..só dei a minha opinião.. Em relação às suspensão... O que para mim é bom para ti pode não ser.. Mas respeito a tua opinião..edcastro a ktm já tem uma boa base para futuros upgrades...
 

Negoci8er

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Raventxt, este local é bom para a discussão saudável em que cada utilizador dá a sua opinião, por vezes ninguém está completamente certo! ;)
Quanto aos upgrades, se fosse hoje penso que seria preferível comprar o modelo acima Aera Pro. Para colocar a Aera comp ao nível da Aera Pro, neste momento gastaria muito mais do que a diferença de preço no momento da compra...
O preço de retalho dos componentes é estupidamente elevado! Mas como há pessoal a comprar... as marcas mantém os preços elevados!
Outro exemplo, a moto KTM Duke 125 custa cerca de 4000€, um modelo da Myroon também... A moto para além de motor tem peças mais reforçadas, amortecedores, suspensões, pneus, mais componentes...
Alguém me explica como é possível uma bicicleta custar tanto dinheiro?:confused:
 
A FOX que equipa a KTM é uma desgraça..... Tenho uma na minha myroon elite e logo desde nova tem uma folga. Tenho um relatório de inspeção da suspensão por parte do representante oficial da marca em Portugal a dizer que é normal e a suspensão não tem nada.... Ficam os meus 2 cêntimos....

Agora se é melhor que a RS XC, não faço ideia, só usei uma suspa destas meia dúzia de metros sem dar para comparar!
 

edcastro

Member
Pessoal obrigado pelas opiniões,

depois de me informar melhor e de ir várias vezes à KTM (e tendo em conta que ainda tenho 21 anos e estou a terminar o curso) decidi-me pela AERA 1964 roda 29 e upgrade de travões Deore..
Vai ser uma evolução interessante tendo em conta o estado da minha Berg eheheheh

Depois posto umas fotos ;)

Abraço e boas pedaladas
 

Negoci8er

Member
edcastro, ainda consegues arranjar a Aera Ultra em roda 29?
Em Junho disseram-me que estava esgotada e já não fabricavam mais...???
Vais ver que o carbono dá um comportamento diferente em relação ao alumínio! ;) (absorve mais os impactos)
Para já estou contente com a minha KTM!
Por vezes não chega comparar apenas componentes, a bike funciona como um todo! É nesse aspeto de digo que estou contente com a minha! ;)
E permite-me desfrutar dos percursos que faço.
Desejo-te muitos e bons km's!
Boas pedaladas ;)
 

edcastro

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Yup, acho estranho porque já estive ao lado delas em 2lojas diferentes (zona Norte) e inclusive tinha as combinações 27,5/29 tamanho 17"/19" . No meu caso escolhi uma roda 29' com o quadro de 17" pois foi a bike em que me senti mais confortável

Foste aos cumes em Barcelos? Vi lá imensas AERAs como a tua, lindíssimas

Obrigado, para a semana quando a for buscar deixo aqui umas fotos
Abraco e boas pedaladas !!
 

Negoci8er

Member
Ok, eu quando me desloquei à loja da KTM tinha em mente comprar a Ultra em carbono, mas informaram-me que estava esgotada...
Entre os modelos de entrada em carbono comprei o mais económico acima que foi a Aera Comp 29. Como já foi discutido tem umas pequenas diferenças ao nível de material.
Nos 5 cumes viam-se todos os modelos no meio das 2500'as! :p Também vi por lá muitos €€€€€€€€ :D
Também acho a minha bonita, mas se pudesse escolher preferia sem o azul... embora ache que não fica muito mal, preferia apenas preta e laranja. ;)

Abraço e boas pedaladas!
 

edcastro

Member
Eu percebi que quando o user Negoci8er falou na AERA versão ultra, se estava a referir à 1964 até porque é esse o modelo que estou a falar aqui no tópico :D

Já agora, linda a tua bike!!
Abraço
 
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