Kona Four Deluxe 9,77kg

Nozes

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Ora muito boas! :)

Tenho andado "desaparecido",mas parece-me que não tenho sido só eu,este canto do fórum anda com muito pouco movimento...ou é impressão minha?

Da minha parte,quis esperar até ter novidades de jeito,e elas demoraram até aparecer.
Não,ainda não é um guiador Renthal (desculpe lá xôr Pax,que me esqueci de lhe responder!),mas sim um cubo novo,que tanto esperei...e quase desesperei.



Eu sei,as minhas bikes nunca estão lavadas como deve ser...é que eu primeiro ando nelas,depois então é que arranjo tempo para tirar fotos...prioridades! :p

Depois de esperar meses por um cepo para o meu cubo A2Z,o importador chegou à conclusão que era melhor procurar outra solução,porque não o ia conseguir arranjar. Depois de dar voltas ao miolo a pensar o que fazer para arranjar uma roda de trás,ou um cubo que desse para enraiar com os mesmos raios,o próprio importador da A2Z propôs enraiar-me a roda com um cubo New Race,que tem as mesmas medidas do A2Z,e pesa apenas mais cerca de 25 gramas.
Assim ficou resolvido o problema,e salva a minha relação com esta empresa,à qual já estava "a fazer uma cruz".

O cubo New Race não é nada mais nada menos do que o mesmo cubo que podemos encontrar com outras marcas como o FunWorks,por exemplo. As peças são baratas e facilmente se arranjam,e no meu caso,até tenho outro cubo destes cá em casa,montado na Giant Trance,o que me deixa descansado se estiver enrascado.

Na foto pode-se observar também que voltei às espirais Nokon,e posso aqui afirmar finalmente que espirais muito leves e muito baratas (Niro Glide,Quaxar) não merecem a pena. Embora a princípio o funcionamento seja satisfatório,por alguma razão deteriora-se passado pouco tempo,e mesmo com lubrificação não volta ao mesmo. Penso que o problema tenha a ver com a flexão,ao fim de algum tempo o plástico torna-se mais maleável.

E ainda!! Também a queimar-me tempo foi a procura de umas pastilhas para os Formula com base em alumínio,já que a Uberbike deixou de ter. Encontrei algumas a preços indecentes (40€ por umas pastilhas de travão?? Deves tar tontinho!!!),até que descobri as Alligator semi-metálicas. Depois de "chafurdar" dezenas de sites,perguntar em meia dúzia de lojas,tive de me mandar ao ebay,já que ninguém as tinha em stock. Demoraram 3 semanas,mas o chinês não falhou e por 23€ com portes já estou servido de pastilhas leves.

E então no domingo passado...




Rota do Javali 2014,em Tremês (Santarém),o tal passeio que eu não me farto de elogiar...mais uma vez um percurso super divertido e desafiante,num ambiente descontraído e com muita malta amiga e conhecida.

Com um Rocket Ron novo à frente e outro usado atrás,a Kona Four Deluxe pesa agora 9,73kg.
Ideias para baixar o peso? Há aqui uma ou duas...não mudem de canal ;)

Boas pedaladas!
 

Rui Marçal

New Member
Lol...

Finalmente resolveste o cena do cubo, chiça...quase que mais valia passares para uma roda 29', lol...Essas não tem problemas com os cubos, lol...
 

Marreiros

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Show! Continua a fazer updates ao tópico porque eu continuo a gostar de cá vir. ;)
De resto está 5 estrelas a tua Kona. ;)

Abraço
 
Mais vale tarde que nunca. O mais importante é que resolveste o problema. Como no teu caso essa não é a única roda traseira aí por casa também não ficaste privado de bicicleta :)

Tenho de ir procurar o "teu" chinês, há uns tempos cheguei a enviar um mail à Uberbike a perguntar se voltariam a ter as pastilhas com base em alumínio, disseram que não...

Quanto às espirais, depois das Niro ainda estive tentado a ir às Quaxar. Ainda bem que me pareceram mais do mesmo, poupei uns euros.

Venham daí as ideias para baixar peso!
 

Radonbiker

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Boas...
Muito útil essa info sobre os cubos, pois tenho uns Funworks na minha bichinha...as espirais confirmo o mesmo, leves mas pouco fiáveis!
Pastilhas leves e acessíveis é as da Shimano mas isso está fora de questão,lol
Estamos á espera do próximo capitulo sem mudar de canal.
Cumps
 

essence_s

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Por mim, tambem continuo a cá vir espreitar, vale sempre a pena!
Em relação á maquina, ainda bem que resolveste a situação do cubo e a Kona ja rola novamente!
 

Nozes

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Enquanto não há novidades...há problemas:



Mesmo com manutenção atenta e com pouco uso (posso ver ao certo,mas duvido que tenham mais que 2500km),os eixos dos pedais Exustar PM215ti já apresentam este significativo desgaste.
Ainda há poucos meses os tinha aberto para limpar e colocar mais massa (Finish Line com teflon),e na altura apresentavam uma folga ligeira,mas durante a maratona Almourol à Vista no passado domingo senti por mais que uma vez uma folga que até pensei sem uma travessa (cleat) desapertada e vim a verificar que são os pedais que estão a ganhar um grande desgaste no eixo. Porque é este o problemas destes pedais,o que se gasta é o eixo e não os casquilhos.
Para já,fiz uns pequenos casquilhos com um bocado de uma lata de bebida energética :) e vou ver que tempo duram (não espero muito),mas a ideia é procurar uns eixos compatíveis no ebay,já dei uma olhadela e vi alguns até bastante baratos.

A novidade em termos de poupança de peso é um desviador da frente novo,um Shimano CX70,que vou tentar fazer com que funcione com 3 pratos,mas pelo que tenho lido parece-me ser bastante difícil. Se não conseguir,vou experimentar 2 pratos,neste caso 38-22. Isto permitiria tirar uns 50 a 55 gramas ao conjunto.
A ideia surge-me depois de por alguma razão ter tido ultimamente problemas com a afinação do desviador da frente,não sei o que se passa mas não o consigo meter a trabalhar como dantes.

Tudo são ideias para experimentar e se não derem certo volto atrás.




E esta é do mês passado na Rota da Cabra,junto a Ourém,que tinha lá um trilho que cansava de tanto descer :D
Mais uma maravilha do Parque Natural da Serra d'Aire e Candeeiros (PNSAC)!
 

essence_s

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Põe mas é logo os 2 pratos e vais ver que a coisa compensa.
Não estragues o cx70 que já ouvi dizer que é leve e cumpre bem!
 

red46

Member
Boas.

O meu CX70 com braçadeira MCFK e parafusos em aluminio acusou 90.9grs na balança. Até hoje tem funcionado sempre bem com 2 pratos.

Cumprimentos
 

Nozes

Active Member
Só um pequeno update,acabei de montar o novo desviador da frente Shimano CX70 :)

Com umas limadelas está a funcionar perfeitamente (pelo menos no teste aqui à porta de casa). Pesou de origem 106gr,e agora com um parafuso de titânio pesa 103gr.
Braçadeira 31.8,top pull. A linha de corrente é tudo menos o ideal,56mm. Não estava muito optimista,pelo que fiquei muito contente de conseguir manter os 3 pratos :)

Fotos amanhã!
 

G1zm0

New Member
Tenho esse desviador a funcionar em 2x10 e mesmo assim roça um pouco nos 2 carretos maiores da k7... ou isto ou roçar nos mais leves :(
Creio que poderá ser da braçadeira, mas o que limas-te para aumentar o curso dela?
 

Nozes

Active Member
Cá estão as prometidas fotos,aviso desde já aos mais impressionáveis que as mesmas apresentam sujidade e alteração "grosseira" de componentes novos :p




Novo saído da caixa apresentava este peso. Apenas troquei o parafuso da braçadeira por um de titânio,quem arriscar em parafusos de alumínio é provável que consiga colocar este desviador abaixo dos 100 gramas.




E agora depois de modificado para se "esticar" até ao 3º prato,está assim.





A modificação é simples,basta limar onde a peça que puxa o paralelogramo bate no mesmo,como se pode ver na foto. Como é uma zona de dicícil acesso,e usei uma lima grande,toquei por várias vezes na parte de cima,retirando alguma tinta. Vou disfarçar com um pouco de tinta ou verniz das unhas,mas decidi não pintar ainda para mostrar aqui.
Não criei com esta pequena modificação nenhum dano estrutural,o cabo está bem preso com o parafuso e porca de origem,apenas limei um pouco demais onde não era necessário,mas estava entusiasmado e a lima era grande,eheh :)


Ainda não experimentei nos trilhos,mas funciona de facto melhor do que estava à espera. Falta fazer as afinações mais "finas" para tentar evitar o roçar de corrente,neste momento apenas no carreto mais pequeno isso acontece,mas relembro que uso a cassete de 9v com 8 mais um espaçador do lado dos raios. A corrente é de 9v,tenho sempre a hipótese de quando esta se gastar mudar para uma de 10v para evitar o problema.
G1zmO,espero ter ajudado,terei mais noção do que roça onde quando andar alguns kms,logo virei aqui aqui reportar. No teu caso e como usas 2 pratos,com certeza não será necessário limar nada,e se for é muito pouco.

Provavelmente alguém reparou que montei atrás um Kenda Karma. Estão aí a chegar alguns dos eventos mais interessantes do ano para mim,que por sinal são todos nas pedras do PNSAC e seus arredores,e então faço questão de reforçar a resistência aos furos pelo menos na roda de trás. Assim,dia 8 de Junho conto estar no raid Rota das Minas (Serro Ventoso-Porto de Mós),dia 10 na Rota dos Amieiros (Amiais de Baixo-Alcanena) e dia 15 no Raid de Minde...havia de ter metido férias para esta semana! :fpalm:

Boas pedaladas!
 

Rui Marçal

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Ai a pedra....já tenho saudades...

Bela limadela.

Conheço uma esteticista que a trabalhar com a lima é um espetáculo. Fazia-te um trabalho bem melhor.
 

G1zm0

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Obrigado pela explicação...
Eu creio que o meu problema deverá ser da braçadeira... o meu CX70 é braze'on.
Vou testar com outra, quando surgir a oportunidade
 

essence_s

New Member
Ena pá, até dá pena limar assim um desviador novo, mais depressa tinhas passado isso a 2 pratos...:evil:
Quanto ao karma, é sempre uma boa aposta!
 

Nozes

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Ora boas,

Já dei uma volta com o novo desviador da frente montado,e de facto é difícil afiná-lo para a corrente não roçar nos carretos de fora. No meu caso,apenas roça nas mudanças mais pesadas,que é o menos incomodativo e é raro usar. Se me aborrecer com isto ainda tenho mais uma solução...mais pesada. Para já,preciso de andar mais para tirar conclusões mais...ahh...conclusivas :eek:


orange,os discos Quaxar saíram "melhores que a encomenda",não esperava tanto de uns discos tão leves,de uma marca desconhecida e "barateira",e à primeira vista semelhantes a outros discos leves que tantos problemas dão de desgaste acelerado das pastilhas,vibrações e falta de potência. No meu caso,e com os travões Formula,tudo tem funcionado perfeitamente. Posso dizer que já os usei em todos os tipos de condições (calor,frio,chuva) e não me desiludiram em nenhuma situação. Voltava a comprá-los sem hesitar. Aliás,se decidir tirar algum peso à minha Giant Trance,uma das alterações será colocar 2 discos Quaxar em 180mm ;)

Illuminatus,deixa cá ver se assim de cabeça me sai aqui uma lista de componentes...


Quadro - Kona Four Deluxe 2008,parafusos titânio
Suspensão - Magura Durin MD100R 2010,sem DLO
Caixa de direcção - Crank Brothers Cobalt XC,aranha KCNC,tampa e parafuso alumínio
Avanço - Race Face Turbine 90mmx0º 31.8,4 parafusos titânio
Guiador - OnOff Carbono 0.5 low rise,cortado a 685mm
Punhos - Bontrager XXX Lite
Espigão selim - KCNC Ti Pro Lite 27.2x350mm
Aperto espigão - MtZoom 30.0
Selim - Selle Italia SLR
Travões - Formula The One 2010,pastilhas Jagwire alumínio
Discos- Quaxar,6 parafusos alumínio Trickstuff +6 parafusos titânio Nuke Proof
Manípulos mudanças - Shimano XTR M970
Espirais - Quaxar plástico (frente) + Nokon (trás)
Cabos - Shimano
Desviador frente - Shimano Ultegra CX70,parafuso titânio
Desviador trás - Shimano XTR M972GS Shadow
Corrente - YBN SFL 901
Cassete - Shimano CS-M970 12-32,8 velocidades+espaçador
Pedaleiro - Aerozine X12SL,pratos MSC (42)+TA (32) +Extralite (22)
Movimento pedaleiro - Shimano
Rodas - Aros NoTubes Podium MMX+Cubos A2Z (frente);New Race (trás)+Raios Sapim CX-Ray+cabeças de raio DT Swiss 16mm
Fitas e válvulas - Notubes,válvulas Superstar alumínio
Apertos - USE Spin Stix titânio
Pneu frente - Schwalbe Rocket Ron Pacestar TLR 2.1
Pneu trás - Kenda Karma 2.0 60tpi
Liquido selante - Notubes
Suporte de bidon - Lifeline titânio
Conta kms - Sigma BC12.12
Protector da caixa de direcção - Speed Stuff neopreno

Esta receita atinge actualmente os 9,79kg (o Kenda está ali a fazer o conjunto pesar mais um pouco,mas não vou arriscar nas provas que aí vêem).





Fica sempre bem uma foto em utilização :) Neste caso na Rota do Javali,e num trilho que foi desenhado por mim,o trilho da Avestruz. Esta curva (conhecida como "o pescoço da avestruz" deu muito trabalho a muita gente...e ao fotógrafo,também :D
 
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