Kona Four Deluxe 9,77kg

essence_s

New Member
Custa a acreditar com a parede de material que o espigão tem, ceder assim.
Não será consequencia dos buracos da meia lua a fazerem aresta no tubo do espigão?
 

xman

Member
Boas,

Felizmente detectas-te a tempo!
Por vezes não é o facto de ter muito material que não parte. Mas detectas-te porque fazia ruído ou foi por sorte que viste a rachadela?

Cumps.
X.
 

nogueira.nuno

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Boas,

Isso é normal, vê aonde delaminou e depois fracturou!

Foi atrás, com o uso de tu a bater em cima do selim força/esmaga o reforço e claro, aquela parede do tubo vai partir/delaminar.

Sim, com um carbono trabalhado com melhor qualidade dando mais rigidez ao tubo claro que durava mais a essas forças mas digo-te já que vi espigões caros com o mesmo problema devido a essas porradas que sofrem ;)

Se quiseres resolver isso é fácil e não é critico esse problema podendo ser resolvido/reparado com facilidade ;)
 

Nozes

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Olá a todos,e boa Páscoa.

Descobri esta "prenda" há uns dias,quando lavava a bike. Entretanto andei outra vez a ver se o problema se agravava ou se mantinha.
Como o Nuno referiu,o problema não é mais que o delaminar das fibras,se olharem na foto vista de cima percebe-se que aquela zona foi "esmagada" e as várias camadas começam a separar-se.
Não sei há quanto tempo isto andava assim,mas penso que é recente. Não me parece que seja possível uma falha catastrófica imediata,já que apenas a camada exterior está a estalar.

Agradeço desde já ao nogueira.nuno (segue PM) pela disponibilidade em encontrar-me uma solução para a reparação,já que depois dos relatos de quem teve problemas semelhantes e viu-se grego para a garantia trocar por um novo,prefiro resolver as coisas de outra maneira.

De qualquer modo,não posso recomendar este produto a muita gente. Eu sou leve,a bike é FS,tenho uma certa "finesse" a andar e não fiz nada que exigisse um esforço suplementar a este componente. Se mesmo assim ele não aguentou,não imagino como seria com alguém mais pesado,numa rígida.

O melhor mesmo para não termos problemas é...não usarmos a bike?? :confused:
 

Nozes

Active Member
Então o gajo estava a começar a rachar atrás,não é?



Depois de ponderar várias ideias,e falar com o amigo nogueira.nuno acerca de como,porquê,quem e o quê relacionado com carbono,resolvi optar para já pela solução Ovo de Colombo:



Virei o espigão ao contrário,e vou experimentar o que dá. Para já,o problema maior parece ser o parafuso da frente que parece quase tocar na base do selim quando esta está em compressão (isto fazendo força com a mão,se calhar sentado,como a força se distribui mais não há o problema).
De resto,os yokes não assentam muito bem,mas não me parece haver problemas de maior.
Amanhã se o tempo der já vou dar uma voltinha a ver se se aguenta ou não. Duvido que haja problemas imediatos.

Aproveitei também para pegar numa lixa e apagar as letras,que estavam protegidas com verniz. Como ficou com aquele aspecto,resta-me arranjar um verniz para deixar o espigão como novo.

Entretanto,uma solução a médio-longo prazo poderá passar por um espigão diferente.

E sim,eu sei que o selim está a pedir a reforma ;)
 

tinric

Super Moderador
Cuidado (não sei se é propositado ou não) mas tens o "eixo" dos yokes muito puxado para um lado...

O que pode fazer o efeito de alavanca e "esmurrar" os buracos ... como aconteceu a alguém que eu conheço... e nem sequer foi por ter o eixo descentrado...


EDIT: "Mira lo que hablo...."

IMG_3441_zpseb90004f.jpg


IMG_3446_zps492698e5.jpg


IMG_3454_zps6c821703.jpg
 
Last edited:

Nozes

Active Member
O pino que atravessa o espigão fica assim puxado para a frente por causa das forças do aperto nesta posição. Não é facil explicar,só vendo como é feito o aperto dos yokes desta maneira.
De qualquer modo,o esforço está distribuído de maneira mais ou menos igual ao que estava,e não acredito que haja esse problema,se não tinha aparecido até agora.

tinric,esse espigão também era 27.2 ou era mais largo?
Penso que o problema que o meu teve não apareceria num 31.6 por exemplo,por ter mais espaço de apoio do berço. Assim neste,é pouca superfície de apoio,ainda por cima como já foi referido,devido aos buracos,e também,na minha opinião,devido ao berço ser em aluminio. Se fosse carbono provavelmente filtrava mais vibrações e moldava-se melhor à cabeça do espigão.

Obrigado pelas opiniões,vamos ver o que vai dar :)
 

tinric

Super Moderador
Sim, o meu que deu buraco era 27,2 sim.

Tive um igual em 31,6 embora pouco tempo, não tem nada a ver... sendo muito mais grosso... aparenta ser muito mais resistente.
 

Nozes

Active Member
Sinceramente,já estou com vontade mesmo é de arranjar um Easton EC70 e aproveitar os parafusos,berço e yokes deste para fazer o mesmo que fizeste com o teu... ;)
 

essence_s

New Member
Boa ideia virar isso ao contrario!
Os yokes podem sempre levar uma limadela para ficarem mais ao jeito dos carris nessa posição de forma a acentarem melhor.
 

Nozes

Active Member
Boas,
RTC,para ti "a curtir" é para mim a fundo e mesmo assim não chega! :D Como é que eu posso acompanhar quem faz treinos de 200km... :)
Amanhã se não chover vou ver como está a pequena parte do percurso que conheço.
Vê se convences o Amadeu,ele estava indeciso!

Para quem ainda não tem onde ir pedalar no próximo domingo,e gosta pouco de estradões monótonos...venha a Tremês (Santarém) à 8a edição da Rota do Javali ;)
 

RTC

Super Moderador
;)
Acho que é melhor ires hoje ou na 5ª que amanhã parece-me que não te safas.
Vê lá então como é que está o piso e depois falamos.

Abraço
 

Nozes

Active Member
Rui,não vai estar nenhum lamaçal do caraças,do percurso de 45km haverá no máximo 2 ou 3 km no total que têem lama,mas nunca da que apanhaste no outro dia (de colar às rodas). Ainda hoje fui ver mais um pouco do percurso,e embora haja muita àgua a correr por todo o lado,não fiquei atolado nem tive de apear em lado nenhum,e as zonas onde andei são precisamente as que têem lama.
Falei com um membro da organização,e pelo que percebi,vamos ter cerca de 9km de trilho seguido,lá para meio,maioritariamente a descer. A juntar aos outros trilhos,que não são poucos...vai ser do catano! :D

E agora desculpem lá,mas vou aqui fazer uma reparação caseira do espigão de selim ;)
 
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