kit de tacos

elpatron

Member
Boas
Alguem que tenha tubless usa o kit de tacos para reparaçao quando tem um furo ou e preferivel a camara de ar suplente ?
Obrigado e boas pedaladas
 

camponubla

Well-Known Member
Eu uso tubeless a muitos anos e ainda não furei....mas levo o kit de reparação da "mammoth" e CO2 (na mota sim, levo os taco). Já tive pequenos furos que o líquido vedou na hora e nunca mais me preocupei.

www. youtube.com/watch?v=BbHcufxjpDE

Em breve terei uma prova mais longa e se calhar leve uma câmara e desmontas...
 

OPEN

Member
Creio que já foi discutido algures noutro tópico!

A minha opinião e por experiência própria, qdo o liquido não funciona, pelo tamanho do furo ou outro motivo, é preferível usar um taco, é simples e rápido.

Meter uma câmara tens vários inconvenientes, sendo o principal o facto do pneu ter (de certeza absoluta) picos ou outras "impurezas" que vão furar a câmara de ar.
 

SeteGu

Active Member
OPEN said:
Meter uma câmara tens vários inconvenientes, sendo o principal o facto do pneu ter (de certeza absoluta) picos ou outras "impurezas" que vão furar a câmara de ar.
Daí que normalmente se "percorra" o interior do pneu com as mãos para verificar se não há nada que possa furar a câmara de ar.

Para mim o problema é se a câmara não tem liquido. Porque sem liquido muito facilmente fura.

Eu tenho um taco no pneu de trás e nunca mais tive de me preocupar... mas normalmente ando com câmara de ar.
 

elpatron

Member
Essa é mesmo a minha duvida uma camara de ar sem liquido fura mais facilmente e ja vi em prova pessoal, com um kit que ocupa muito pouco espaço , colocarem rapidamente um taco sem ser necessario sequer tirar a roda .
 

Mr.sa

Active Member
tenho o kit da mammoth que basicamente é uma espécie de vulcanização do pneu, mas fica em casa pois é para simplesmente tentar salvar o pneu.

No dia a dia, ando simplesmente com uma câmara de ar, caso aconteça algum azar e co2.

No dia de provas para além da câmara de ar e co2, levo ainda uma garrafa daquele líquido espuma e o kit samurai com tacos no guiador, para o caso de ter algum rasgo que seja capaz de resolver com isso.
 

elpatron

Member
Mr. sa foi mesmo esse kit que vi usarem estava colocado no guiador no local das tampas e é a esse tipo de kit que me estava a referir se durante uma prova e para o caso de por ex um prego se sera mais facil resolver com esses tacos ou colocando uma camara de ar ? A espuma usas em que ocasioes
 

nunokas

Member
Esse kit é o ideal para furos que o liquido não veda, é rápido e pode durar lá a vida toda do pneu. Quanto a cortes grandes na lateral já são outros tostões e aí só mesmo a câmara ;)

Por curiosidade, há pouco mudei de pneu e como vai em tubeless nem nos apercebemos da quantidade impressionante de picos que lá estão. Se tivesse que desenrascar com câmara estava lixado porque iriam sempre passar no teste das "manitas" alguns picos escondidos debaixo da "manta" de latex seco que forra o interior do pneu :D :roll:
 

OPEN

Member
Daí que normalmente se "percorra" o interior do pneu com as mãos para verificar se não há nada que possa furar a câmara de ar.

Para mim o problema é se a câmara não tem liquido. Porque sem liquido muito facilmente fura.

Os caminhos que percorremos tb interferem nas nossas escolhas!

Mas uma vez tirei um pneu gasto e dei-me ao trabalho de limpar o liquido seco que tinha no interior e sem exagerar tinha à vontade mais de 20 "picos", tanto que o pano que estava a tentar usar nem corria o interior do pneu.

Agora imagina isto no terreno. Se o pneu é tubless, nada melhor que um taco e claro de tempo a tempo recarregar o liquido.

Em relação às câmaras com liquido tb n sou fan. Nunca usei mas conheço quem use e aquilo é um stress logo à partida porque entope a válvula.
 

SeteGu

Active Member
Sim, é verdade que isso também pode acontecer.

Mas eu não me lembro da última vez que fiquei apeado por causa de um furo... mas lembro-me ter ficado devido a cortes nas laterais. Aí os tacos nada podem fazer e se não for com câmara de ar é complicado... apesar de haver quem também use meias, etc...

[video=youtube;2F59mpE5S5E]https://www.youtube.com/watch?v=2F59mpE5S5E[/video]
 

elpatron

Member
Se o pneu esvaziar completamente consegue se colocar um taco ?Para depois o encher tenho que usar Co 2 ou uma bomba de mao serve ?
So usam esse kit da samurai ou alguem usa outro de outra marca
 
Last edited:

camponubla

Well-Known Member
Há muitos anos atrás tentei tirar do aro da roda em casa com "desmontas" um pneu tubeless da 26" que tinha na altura e não consegui, não sei se foi pela má qualidade dos desmontas, pelo tipo de aro da roda ou tipo de pneu....mas me foi impossível.

Desde então tenho "trauma" à isto de desmontar pneus tubeless das rodas :) (nas rodas com câmara nunca tive problemas na hora de tirar e voltar a por o pneu).

Por regra geral há muita dificuldade em tirar e por os pneus tubeless ou tive azar (ou pouco jeito!)?
 

OPEN

Member
Se o pneu esvaziar completamente consegue se colocar um taco ?Para depois o encher tenho que usar Co 2 ou uma bomba de mao serve ?
So usam esse kit da samurai ou alguem usa outro de outra marca


dá uma olhadela aqui http://www.forumbtt.net/showthread.php?61356-Reparar-furo-em-prova-BTT-com-pneus-tubeless&p=1127255#post1127255

Pneus tubless podem ter alguns stress, por exemplo, furas e uma lateral "descola" do aro, com CO2 ficas apeado, gasta o cartucho e o pneu fica na mesma. Uma bomba manual é melhor mas tb não te dá garantias, pode haver sempre uma vez que vais ter de chamar o táxi!!!!

Qto a opções vê o link, pois sabia que já tinham abordado esta questão aqui no forum!
 

OPEN

Member
Há muitos anos atrás tentei tirar do aro da roda em casa com "desmontas" um pneu tubeless da 26" que tinha na altura e não consegui, não sei se foi pela má qualidade dos desmontas, pelo tipo de aro da roda ou tipo de pneu....mas me foi impossível.

Desde então tenho "trauma" à isto de desmontar pneus tubeless das rodas :) (nas rodas com câmara nunca tive problemas na hora de tirar e voltar a por o pneu).

Por regra geral há muita dificuldade em tirar e por os pneus tubeless ou tive azar (ou pouco jeito!)?


Eu acho que é um pouco de falta de jeito e experiência, todos já passámos por isso. O pneu é feito para entrar e sair! Eu mudo frequentemente e qdo tenho stress é mesmo a encher o pneu pois não tenho compressor e qdo não vai com a bomba manual, lá vou eu às bombas de gasolina.

Mas se descolares bem o pneu do aro, e tentar que ele fique no centro do aro (onde é mais fundo) ganhas ali uns milímetros que facilitam.

Ainda no outro dia parti um desmonta, mas na de estrada e depois consegui à mão, lá está falta de jeito!!!
 

nunokas

Member
Há muitos anos atrás tentei tirar do aro da roda em casa com "desmontas" um pneu tubeless da 26" que tinha na altura e não consegui, não sei se foi pela má qualidade dos desmontas, pelo tipo de aro da roda ou tipo de pneu....mas me foi impossível.

Desde então tenho "trauma" à isto de desmontar pneus tubeless das rodas :) (nas rodas com câmara nunca tive problemas na hora de tirar e voltar a por o pneu).

Por regra geral há muita dificuldade em tirar e por os pneus tubeless ou tive azar (ou pouco jeito!)?


O selante seco pode dificultar o processo. mas um bom desmontas em plastico serve perfeitamente e se o colocares no ângulo certo aquilo é só percorrer a lateral tipo faca quente em manteiga :D
 

Mr.sa

Active Member
Rasgos parede lateral... só consegue-se continuar com câmara de ar, ou possivelmente com o pneu vulcanizado. O taco dificilmente, consegue manter a parede estável sobre pressão.

Rasgos no relevo do pneu(pequenos) ou pregos espetados, com os tacos se o líquido não resolver sozinho, eles resolvem.

O kit da samurai tem a vantagem de se poder meter no guiador, mas existem mais(inclusive na decathlon).

Pessoalmente, se se fura e tem de meter câmara de ar... a probabilidade de ter azar e ela furar é imenso.... porque aquilo se não for um pneu novo, e mesmo novo ás vezes acontece, vai estar carregado de espinhos que são uma dor de cabeça para remover, ou mesmo partir ás vezes.

Normalmente levo o kit de vulcanização, por causa desta última parte.

A espuma uso, para o caso de infelizmente acontecer de o líquido do pneu devido ao furo, já ser pouco para fazer o seu trabalho, e a espuma serve de refill. Basicamente.
 

camponubla

Well-Known Member
Rasgos parede lateral... só consegue-se continuar com câmara de ar, ou possivelmente com o pneu vulcanizado. O taco dificilmente, consegue manter a parede estável sobre pressão.

Rasgos no relevo do pneu(pequenos) ou pregos espetados, com os tacos se o líquido não resolver sozinho, eles resolvem.

O kit da samurai tem a vantagem de se poder meter no guiador, mas existem mais(inclusive na decathlon).

Pessoalmente, se se fura e tem de meter câmara de ar... a probabilidade de ter azar e ela furar é imenso.... porque aquilo se não for um pneu novo, e mesmo novo ás vezes acontece, vai estar carregado de espinhos que são uma dor de cabeça para remover, ou mesmo partir ás vezes.

Normalmente levo o kit de vulcanização, por causa desta última parte.

A espuma uso, para o caso de infelizmente acontecer de o líquido do pneu devido ao furo, já ser pouco para fazer o seu trabalho, e a espuma serve de refill. Basicamente.

Já tiveste de usar o kit de vulcanizado no monte? Pelos vídeos parece que funciona........
 

SeteGu

Active Member
Também se pode optar por uma câmara já com liquido no seu interior. Pode-se colocar (fácil e mais barato) ou comprar já com o dito cujo.

Ou então talvez aqueles sprays de reparação. Digo talvez porque nunca experimentei.

Isto para o caso de sobrarem alguns picos nos pneus...
 
Top