Kelly's Salamander

GeoGama

Member
Cumprimentos a todo o pessoal companheiro do pedal!

Pensei em adquirir uma bike depois de começar a participar em diversos passeios XC pela zona, o bichinho ficou e chegou a altura em que a minha anterior bicicleta já não era suficiente para "voos mais altos". Já pedalava "a sério" hà cerca de 3 anos principalmente por estrada e com uma bicicleta que não era propriamente "do supermercado", fora até comprada em loja da especialidade por 300€, mas os anos fizeram com que se tornasse de gama baixa pelos padrões actuais. Quando digo "a sério" refiro-me a sessões de 2h-3h a dar ao pedal. Fiz a pesquisa pelo fórum claro e ouvi mais umas opiniões, a eleita seria então a Kellys Salamander!

Pretendo deixar aqui um testemunho da minha experiência desta bicicleta HT para todos aquele que estejam a ponderar a sua compra. Antes de mais vou começar por dizer que já procedi a algumas modificações desde que a comprei, mas após 1500km percorridos penso ter já uma boa opinião formada sobre o equipamento nas minhas mãos!
Assim sendo as alterações ao equipamento de fábrica e as suas razões:
- Pedaleira e eixo pedaleiro: Troquei na loja, não dei uma pedalada que fosse com a anterior, tendo destruido dois eixos pedaleiros na minha anterior bicicleta, queria algo que não me deixasse dúvidas... mudei para Deore LX
- Punhos Comprei cerca de 1 mes depois porque os anteriores eram muito moles, acabaram por ficar muito "moidos" por causa das luvas e especialmente junto dos bar ends onde existe mais fricção e amplitude do movimento da mão aquando da pedalada
- Bar Ends Adicionei à bicicleta especialmente porque adoro trepar! indispensáveis portanto, não são nada de especial, nem precisam de o ser...
- Cabos de mudanças Troquei dado que o primeiro trilho em que a montei foi uma maratona 70km debaixo de muita chuva, lama e calhaus... Desde esse dia que o desviador traseiro nunca mais foi o mesmo. Simplesmente não funcionava correctamente, troquei os cabos e continuou na mesma, troquei os cabos e o involucro exterior para XTR e foi como noite para o dia, nunca mais duvidei se a mudança tinha entrado ou se iria saltar a meio de uma subida (apenas troquei o traseiro).
- Pedais de encaixe Foi a ultima aquisição juntamente com as sapatilhas....eu já disse que gosto de trepar não disse??? .. então tá tudo dito :lol:
Desviador dianteiro Aquando da troca da pedaleira para LX o anterior deixou de ser compativel, por isso teve de ser! :s

Passando ao equipamento em si!

Pneus: Já andei bastantes quilómetros em mato com ele, zero furos, mas aconselho a trocar ou comprar outros e deixar estes para estrada, são demasiado lisos e não dão segurança nenhuma a curvar em mato. Eu coloco outros para quando faço passeios BTT e deixo estes para passeios mais perto de casa.
Travões São os Hayes Sole, como já poderam verificar por outras opiniões aqui do fórum, embora sejam hidraulicos, apenas aproximam uma pastilha do disco e a outra fica fixa, isto significa que em baixa velocidade e num piso liso, aquando da travagem os pneus vibram muito. Embora tenham boa progressividade, falta-lhes agressividade, são adequados para andamentos moderados.
Quadro Adoro a geometria e pinturas, foi o principal factor da compra (dado que também tudo o resto se muda) boa resistência e rigidez :)
Suspensão Muito dura para mim (85kg), é uma gama baixa e já se sabe que não se pode fazer milagres, mesmo assim dou-me bem com ela o lockout é bem vindo!
Transmissão Mesmo depois de ter sido obrigado a trocar a cablagem traseira conforme referido e o desviador dianteiro só posso dizer que neste momento é o aspecto que mais me orgulho na minha ginga. Tomo muito cuidado com ele e em retorno nunca me deixou ficar mal.... dá-me um gozo especial nas subidas ouvir o pessoal a trocar as mudanças em esforço ao som de estalos enquanto se retorcem todos para dar mais uma volta à pedaleira enquanto engreno um salto de de 2 mudanças ao som de tic-tric e depois disso o único som que se ouve é o pessoal a tossir com o pó que deixo atrás de mim... :evil: (ok ok tou a abusar, mas dá pra perceber a ideia! 8) )
Rodas Com cubos deore já se sabe que não se pode abusar, ainda estão aqui para as curvas, portam-se bem desde que como referido não se abuse com drops elevados.
Assento É confortável e recomendo, apenas um bocado pesado :s
Avanço e Espigão O espigão é pesado para burro, e o avanço bastante inclinado, troquei as anilhas para ficar numa posição mais aerodinâmica a pedalar, serão componentes para futura troca, mas isto sou eu que gosto de abusar .. nas subidas e a rolar em estrada! :p

E CLARO.. AS FOTOS!

dsc00892ai3.jpg

dsc00894dd8.jpg

dsc00897wa2.jpg

dsc00900rf8.jpg

dsc00907za4.jpg

dsc00909zu0.jpg

dsc00914th0.jpg





E pronto.. no fundo é isto, caso tenham mais alguma questao sobre a bicicleta podem colocar aqui que eu prontamente responderei no que me for possivel.
 

smcg

New Member
Olá estive a ler atentamente a tua descrição e fiquei bem ipressionado com a máquina que tens. Estive a fazer umas "navegações" e andei pelo site da goodbikes e encontrei algumas Kelly. Entretanto estou a ficar apaixonado por esta marca... Poderias referir onde se pode comprar esta marca?

http://www.kellys-bicycles.com/index.php?module=catalog&cPath=1_189_191&pID=11673

O problema de comprar na Goodbikes são as questões da garantia e como tal estava a tentar saber onde se pode encontra destas "máquinas".

Grato pela atenção

Smcg
 

GeoGama

Member
Oi!
Eu comprei a minha na goodbikes. Mandei vir com pagamento conforme eles indicam no site e correu tudo 5 estrelas.
Como referi simplesmente fiquei "apanhado" pela geometria e pinturas dos quadros. Além disso em todos os encontros BTT que fui ainda não encontrei nenhuma bike igual.... dá aquela sensação de que é especial :D
Verifica neste tópico mais informação acerca de onde adquirir bicicletas desta marca! http://www.forumbtt.net/index.php/topic,23988.msg193535.html#msg193535

mais alguma coisa é dó dizer ;)
 

Raines

New Member
viva

eu estava interessado numa bike destas... acho a o maximo, mas depois de ler esta thread fiquei um pouco apreensivo...

Como queria deixa la como vem se calhar mais valia apostar noutra coisa... uma fuji talvez... esses discos nao me pareceram grande coisa...

abraco
 

GeoGama

Member
Heya!
É uma questão de pesares os pros e os contras, da análise que fiz, mantenho as mesmas opiniões, apenas que desfiz mais um conjunto de punhos (devo ser eu :S )
Também já alterei mais umas coisas, mas isso é porque o "bichinho" nunca pára....
A bike com quase 5000 km, sempre a andar e bem! Coisas mesmo necessárias foi a corrente, cassete e prato do meio, porque o desgaste não perdoa! :twisted:

Alerto para que verifiques na goodbikes (se decidires fazer aí a compra tal como eu fiz) se o modelo que eles estão a vender ainda é o de 2007 porque o de 2008 tem as pinturas diferentes (menos bonita IMO) mas alguns componentes melhores penso..

Na altura da compra também deitei o olho ás fuji, mas nao conseguia esquecer a beleza da kelly :D
 

Raines

New Member
eu tambem ando a ver fujis e esta:D

os travoes vibram assim tanto comparados com outros?

se quiser mudar para uns travoes mais fixes gasto muito?

e a suspensao e fixe?

o quadro adoro:D
 

GeoGama

Member
No que eu notei os travões apenas vibram em quando duas condições acontecem todas ao mesmo tempo, são elas: pavimento muito liso e duro e baixa velocidade. Aonde notei mais foi na ecopista e travar antes de dar aquelas voltinhas para sobrepor as barreiras antes dos cruzamentos com estradas. Em mato e mesmo em estrada normal, nunca me aconteceu, ou devem ter sido raras vezes pois já não me lembro.
Falo em no tempo verbal passado pois entretanto, no natal, coloquei uns travões shimano XT, foram 180€ numa loja fisica de viseu. Na minha opinião o melhor que podes comprar na relação qualidade/preço.

A suspensão é gama baixa por isso não podes esperar milagres... mas como já foi aqui referido numa thread, um pouco de óleo nas bainhas antes de te pores à estrada, torna-a mais suave.

Uma foto mais actualizada:
dsc05242bi4.jpg
 
Top