Jorbi D2R até ao Sonho Cannondale Scalpel 3 Carbon (Com Várias Fases)

Discussion in 'Análises de 29ers' started by rodinhas chamine, 5 December 2009.

  1. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Boas
    Para o pessoal que agora ve este topico e que o começou a ler a Jorbi inicial e que tanto gosto deu a desenvolver, e que muito me fez aprender foi esta

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    Aqui o projecto ainda estava no inicio
    Mais uma foto de um passeio pela praia da Foz do Arelho

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  2. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Boas
    Ainda consegui arranjar mais uma foto da Jorbi, nao com os componentes onde consegui o menor peso, mas com a pintura que lhe deu um ar de bike mais a serio

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    De seguida passei para a rigida de carbono, ja tinha tido uma rigida, mas de aluminio, isto antes da jorbi, dessa nao tenho fotos, segue da de carbono 26

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    Depois veio a moda das 29, e tambem quis experimentar, mas como tinha que ser uma bike bastante pequena, esta tudo escrito como foi a minha pesquisa e a compra da primeira 29, a Trek Superfly 9.6

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    Ainda consegui testar mais uma 29 de carbono, foi um negocio que tinha que ser feito, ou seja eu tinha 3 bikes, uma de estrada, a 26 de carbono que aqui mostrei e a Trek mas so podia ter 2, pois o espaço assim o exigia, nisto pensei, vender a 26, mas isso teria que ser quase dada, tambem pensei vendo a de estrada, pois é uma modalidade cada vez mais perigosa, e tambem nao me dizia nada, mas devido a bastante oferta tambem de bikes de estrada naquela gama teria que ser vendida por menos de metade do que tinha dado por ela, nisto pensei em juntar a 26 de carbono e a de estrada e tentar encontar um negocio, ou loja que tivesse interesse em trocar por uma 29, e consegui uma loja que aceitou.

    A bike em questao foi uma olimpia nitro 29 carbono
    Equipada full xt de transmiçao, suspensao reba e travoes avid elixir 1.
    Acerca desta bike, tive bastante pena de a ter dado como retoma pela Cannondale, mas o quadro era ligeiramente maior que o da trek, nao muito, pois as medidas que tenho na trek
    eram as mesmas que meti na olimpia, o quadro e que era 16 enquanto o da Trek é 15,5. Em termos de performance, apesar de pesar mais 2kg que a trek sentia a bike mais manobravel, mais reactiva, onde se sentia a diferença negativa era a subir, pois notava se o peso, talvez se devesse ao tipo de carbono diferente.
    Como a tive pouco tempo e como seria a Trek sempre a eleita para ficar, pois como disse tem as medidas ideias e como tem tambem garantia vitalicia nunca cheguei a trocar os componentes da Trek para o quadro da Olimpia e vice versa e entao tirar melhor as diferenças.
    Fica uma foto da Olimpia Nitro 29 Carbon

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  3. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Boas
    Foto da bike de origem

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    Vamos lá entao colocar aqui a lista das especificaçoes.
    Quadro: Scalpel 29, 100mm, BallisTec Hi-MOD Carbon, Zero Pivot seatstay, PF30, 1.5 Si head tube
    Suspensao: Lefty 2.0, 100mm, XLR Isolated Damper Technology with XC+ tune and X-Loc Full Sprint remote, 50mm offset
    Amortecedor:RockShox Monarch XX, Full Sprint hydraulic remote, 100mm
    Rodas: Aros:Stan's ZTR Rapid 29, 32 hole, tubeless ready; Cubos: Lefty 60 front, Formula DHT-142 rear; Raios: DT Swiss Champion
    Pneus: Schwalbe Racing Ralph Performance, 29x2.1", folding, tubeless ready
    Pedaleiro: Cannondale Si, BB30, 36/26 CNC Rings; Movimento pedaleiro: Cannondale Alloy PressFit30
    Corrente: KMC X10, 10-speed
    Cassete: Shimano HG-50, 11-36, 10-speed
    Desviadores: Rear:Shimano XT M786, Shadow Plus; Front: Shimano Deore, direct mount
    Shifters Mud: Shimano SLX
    Guiador: Cannondale C2 flat, 2014 double-butted alloy, 700mm
    Avanço: Cannondale C1, 6061 Alloy, 1.5", 31.8, -20 deg.
    Punhos: Cannondale X1 Single Lock Grips
    Caixa Direçao: Cannondale HeadShok Si
    Espigao Selin: Cannondale C3, 6061 Alloy, 31.6x350mm
    Selin: Prologo K3
    Travoes: Magura MT-RACE w/ Carbotecture body, reach adjust
    Discos: Magura Storm SL Rotors, 180/160mm
    Peso: Já com pedais e rodas transformadas em toubless: Ja nao sei ao certo mas penso que tinha uns 12500g
     
  4. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Vamos lá entao colocar aqui a lista das especificaçoes Modificações
    Quadro: Scalpel 29, 100mm, BallisTec Hi-MOD Carbon, Zero Pivot seatstay, PF30, 1.5 Si head tube
    Suspensao: Lefty 2.0, 100mm, XLR Isolated Damper Technology with XC+ tune and X-Loc Full Sprint remote, 50mm offset
    Amortecedor:RockShox Monarch XX, Full Sprint hydraulic remote, 100mm
    Rodas: Aros:Stan's ZTR Rapid 29, 32 hole, tubeless ready; Cubos: Lefty 60 front, Formula DHT-142 rear; Raios: DT Swiss Champion Roda Trás: B.O.R. 333 XMD 29 er + Novatec X-Light SL + Sapim Laser (cubo branco, nippels vermelhos e raios pretos e 2 de perfil vermelhos
    Pneus: Schwalbe Racing Ralph Performance, 29x2.1", folding, tubeless ready
    Pedaleiro: Cannondale Si, BB30, 36/26 CNC Rings; Movimento pedaleiro: Cannondale Alloy PressFit30
    Corrente: KMC X10, 10-speed
    Cassete: Shimano HG-50, 11-36, 10-speed Sram 1070 11-36
    Desviadores: Rear:Shimano XT M786, Shadow Plus; Front: Shimano Deore, direct mount Desviador tras:Sram X0
    Shifters Mud: Shimano SLX Grip Shifters Sram X0 2x10
    Guiador: Cannondale C2 flat, 2014 double-butted alloy, 700mm Jorbi Power carbon 31.8m 680mm
    Avanço: Cannondale C1, 6061 Alloy, 1.5", 31.8, -20 deg.
    Punhos: Cannondale X1 Single Lock Grips Esi Grips
    Caixa Direçao: Cannondale HeadShok Si
    Espigao Selin: Cannondale C3, 6061 Alloy, 31.6x350mm KCNC LITE
    Selin: Prologo K3 Essax x-Tech
    Travoes: Magura MT-RACE w/ Carbotecture body, reach adjust Avid xx
    Discos: Magura Storm SL Rotors, 180/160mm Quaxar 160mm
    Pedais:Exustar E-PM215 TI
    Peso:11200g
     
    Last edited: 30 June 2016
  5. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Vamos lá entao colocar aqui a lista das especificaçoes Modificações
    Quadro: Scalpel 29, 100mm, BallisTec Hi-MOD Carbon, Zero Pivot seatstay, PF30, 1.5 Si head tube
    Suspensao: Lefty 2.0, 100mm, XLR Isolated Damper Technology with XC+ tune and X-Loc Full Sprint remote, 50mm offset
    Amortecedor:RockShox Monarch XX, Full Sprint hydraulic remote, 100mm
    Rodas: Roda Frente: Cubo Lefty, aro BOR 333 XMD, raios Sapim Laser Roda Trás: B.O.R. 333 XMD 29 er + Novatec X-Light SL + Sapim Laser (cubo branco, nippels vermelhos e raios pretos e 2 de perfil vermelhos
    Pneus: Frente: Schwalbe Rocket Ron kelvlar 2.1 , Trás: Schwalbe Racing Ralph performance 2.1 tubeless ready
    Pedaleiro: Cannondale Si, BB30, Prato oval absolute BLACK 32 Movimento pedaleiro: Cannondale Alloy PressFit30
    Corrente: KMC X10, 10-speed
    Cassete: Sunrace 11-42 10v
    Desviadores: Desviador tras:Sram X0
    Shifters Mud: Grip Shifter Sram X0 10v
    Guiador: Jorbi Power carbon 31.8m 680mm
    Avanço: Cannondale C1, 6061 Alloy, 1.5", 31.8, -20 deg.
    Punhos: Prototype
    Caixa Direçao: Cannondale HeadShok Si
    Espigao Selin: KCNC LITE 31.6x350
    Selin: Essax x-Tech
    Travoes: Avid xx
    Discos: Quaxar 160mm
    Grade de Bidao: Elite
    Sensor cadencia Garmin
    Suporte gps Dakota
    Pedais:Exustar E-PM215 TI
    Peso: 10,600kg
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    Apesar da bike ser vermelha quando o sol incide fica desta cor

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    Last edited: 12 January 2017
  6. camponubla

    camponubla Active Member

    Pornografia pura!!! Que canhão!
     
  7. fabio viana

    fabio viana Active Member

    Grande maquina :eek::eek::eek::eek:

    Sempre adorei as cannondale's por causa das lefty's.. dá um grande visual a bicicleta.

    Cumps :yeah:
     
  8. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Boas
    Obrigado pelos comentarios.
    Ainda nao esta como quero, a curto prazo vai levar tubo da
    direcçao em carbono da MCKF tubo esse que me vai permitir trocar o avanço por um Syntace em que a altura da abraçadeira é quase metade do da cannondale o que vai permitir baixar a frente mais um pouco e deixar o selim mais alto que o topo do tubo da direçao deixando a bike mais bonita.
    Ainda penso trocar pedaleiro por um mais leve,mas mantendo um prato pretendo trocar de rodas algo dentro do carbono, talzez prototype ou new race ou talvez umas progress pois ao que parece sao dos cubos mais barulhentos.
    Por fim talzez troque a lefty por uma em carbono ou se conseguir uma reduçao significativa de peso mando para a +88 para ver o que eles conseguem fazer.
     
  9. pamoreira

    pamoreira Member

    Antes de mais, parabéns pela bike. A Scalpel fica muito bem nessas cores.

    Olhando o teu último post, e acredito que seja pela forma como escreveste, parte das motivações para alguns upgrades não me parecem muito lógicas.

    Ao nível das rodas, dá ideia que é importante que os cubos sejam "barulhentos" na troca das rodas. É puramente pessoal o ruído das rodas, mas numas rodas e em particular nos cubos eu colocaria sempre a fiabilidade acima de tudo.
    A nível do avanço e tubo da direcção, aí tem mais impacto e acho que nunca se deveria fazer a troca por uma questão meramente estética. Se o que procuras é uma posição diferente e eventualmente mais adaptada a ti e ao teu estilo de "pilotagem", concordo. Agora mudar a posição na bike por questões meramente estéticas acho contraproducente.

    Dito isto, e repito, pode ter sido meramente pela forma como te exprimiste e essas razões que apontaste (e que destaquei) serem mais secundárias em relação ao verdadeiro objectivo das mudanças (baixar peso, afinar a posição, etc).
     
  10. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Boas
    Sim é verdade o principal objectivo é sempre baixar o peso.
    Neste nivel de equipamento os gramas ficam muito caras.
    As rodas obviamente que o objectivo é retirar peso aliado a fiabilidade e para isso acho que as opçoes que coloco sao fiaveis leves e baratas, tambem nao vejo outras opçoes pois as minhas ja sao de 1559g ja transformadas.
    O avanço e o tubo tambem vao permitir baixar peso mas vai permitir melhorar a posiçao de conduçao, e melhorar a estetica que para mim é um ponto muito importante
     
  11. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Boas
    Bem hoje que o dia convida a ficar por casa vamos la fazer mais uma actualização do topico.
    Tal como já tinha referido iria montar o tubo de direção da MCKF e um avanço Syntace, avanço que afinal foi escolhida outra marca que afinal ficava mais barato e que a meu ver encaixa melhor na estetica da bike, avanço esse que se trata de um FSA Slk -20º

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    Confirmaçao do peso da bike com suporte gps do garmin dakota e com o sensor de cadencia e porta bidão

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    A seguir seguem se as rodas que possivelmente ficarei por umas prototype de carbono pois para se justificar o investimento tem que ser umas boas rodas e que permitam retirar algum peso ainda e pelos pesos apresentados ainda conseguirei baixar uns 200g.
    A meta dos sub 10kg começa a ficar muito complicada, mas acredito que sem mexer na lefty chegarei lá.
    Ao que parece existe o link do amortecedor para estes modelos em carbono o que ainda é um bom peso de diferença para o de origem.
    Com troca de rodas, troca de pedaleiro e troca do link provavelmente chegara la ou muito proximo, assim espero :D;)
     
    Last edited: 12 February 2017
  12. nunokas

    nunokas Member

    Boas.

    Impecável. E com um peso muito bom numa FS :)
    Em relação às rodas tenho a ideia que em termos de peso não vais subtrair nada a essas bor xmd, que já são aros bem leves.

    Cumps
     
  13. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

    Boas
    Em relaçao as rodas tenho visto pesos na casa dos 1350g para os 1559g das minhas, ainda fica o estrago por uns 1000€ entregando as minhas
     
  14. rodinhas chamine

    rodinhas chamine Active Member

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    Roda da frente ja transformada com fita e valvula
    [​IMG][/IMG] [​IMG]
    Roda de tras ja transformada com fita e valvula
     
    Last edited: 12 September 2017
    edununo and RTC like this.
  15. Insignia

    Insignia Active Member

    Excelentes rodas :D e ainda sairam mais leves que o anunciado pela marca
     

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