Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

lpsferreira

New Member
Qualificou-se, logo está com uma atleta!

Mas em masculinos fez mais pontos que Portugal este ano e mesmo assim ficou atrás de nós, pelos vistos alguns mesmo com massa ainda fazem piores planificações!
Mas ainda por lá estão mais países com grandes posses financeiras e que não foram qualificados.
Não atiremos só pedras, vejamos algo de bom no que fizemos de bem e retiremos ideias do que de mal fizemos para no futuro não acontecer. Possivelmente a UCI tem algum amigo lá por GUAM ou até talvez seja um bom local para férias e interessa que esse país vá aos JO, é muito estranho aparecer assim um único atleta que faz apenas o campeonato continental e qualifica um país! Atleta este já com 40 anos!
 

syndicaterider

New Member
Acho vergonhoso dizerem que Portugal não tem verbas suficientes ,para apoiar os atletas de XCO e no que toca á seleção Nacional de futebol é o que se sabe. A seleção Espanhola que é só Campea do Mundo vai ter uma despesa diária inferior a 5.000 euros , enquanto a nossa seleção é só aquela com a maior despesa!!!!! Mas o que é isto???? Andamos nós a sofrer na pele a crise , para aquela cambada de CHULOS esbanjarem o nosso dinheiro assim??? Ao menos que dividisssem as verbas equititivamente pelo XCO e por todos os outros desportos!!!!!
Enfim é o país que temos!! Irei estar em LOndres, para pela 1ª vez assistir ao vivo a uma prova de XCO com as grandes estrelas a nivel mundial, mas triste por não estar um unico tuga presente!!
 

lpsferreira

New Member
Não estou a falar de Portugal, estou a falar da FPC, o que serve os milhões do futebol?
Se são deles não podemos contar com eles! Se pode ser melhor distribuído?

Estamos a falar de uma coisa que já passou e que tinhamos determinados meios do nosso lado, se foram bem ou mal gastos, se serviram para algo, se aprendemos com os erros, se melhoramos o que de bom fizemos!
Se existir um maior apoio melhor, mas nos próximos tempos ou conseguimos esse apoio através de patrocínios, ou do estado suponho que não recebermos nada mais...
 

esquilas

Member
Em relaçao aos apoios milionarios ah seleçao nacional de futebol bebam mais uma mini sagres, vao ao bes pedir mais um emprestimo, ah galp atestar o carro, ao continente fazer compras, ligar aos amigos pela tmn ou comprar as ultimas sapatilhas da nike que isso passa :fpalm:
 

nhunho

New Member
Acho que é de extrema incompetência e falta de consideração pelos atletas e entidades envolvidas na modalidade, a atitude da Federação.

Uma péssima planificação.
Veio anunciar por 2 vezes que o lugar para os jogos já estava garantido quando se sabia que não.
Depois dos resultados de ontem veio lamentar decisões da UCI e lavar as mãos, quantos os regulamentos estavam escritos à muito e tinham mais que obrigação de interpretá-los correctamente. (não acho que os regulamentos fossem de dificil interpretação)
Dar como terminada as ambições de Portugal, quanto existe ainda uma restia de hipotese de sermos qualificados por desistência de algum país.

Acho o cúmulo da incompetência, certas pessoas serem pagas para conseguir determinados objectivos, à custa do esforço (não remunerado ) de outras, falharem cabalmente porque não se deram ao trabalho de interpretar devidamente umas linhas de regulamentos.
E publicar mentiras, contradições, enganar as pessoas e frustar espectativas. E no final virem-se auto elogiar pelo trabalho desenvolvido.
Acho que os responsáveis da federação na area do BTT, deviam por e simplesmente ser demitidos.
 

viriatodasilva

New Member
Realmente somos uns país estranho.... Quando as coisas correm mal, é só palmadinhas nas costas e que da próximos corre melhor!!! Se na FPC estivessem homens com agá maiúsculo, no minimo pediam desculpa aos atletas, e atitude correta era porém o lugar à disposição. Mas isso é lá fora, num país onde se assumem responsabilidades. Tenho pena, lamento imenso que os nossos atletas, que não têm apoios de peso, mas que honram o país e o BTT, LAMENTO por eles, que se esforçaram imenso e deixam escapar o sonho de uma carreira por entre os dedos.

Quedas suaves,

Ricardo Silva
 

Luis Silva77

New Member
Apôs umas pesquisas destes ultimos anos, podemos dizer que este ano sem duvida com tantas provas em Portugal para pontuarem só ganharam uma, certo??? Pois se tivessemos ganho ou ficassemos nos primeiros lugares teria sido excelente. Quando falam em participar nas provas da taça do Mundo, eles só vão lá ganhar 3 pontos, por isso não serão estas que fazem diferença. Agora digam-me em que países é que eles podem pontuar mais do que em Portugal ou na Turquia??? Pois... Nnunho tu falas com grande conhecimento de causa, regulamentos. Então sabes o que falhou mesmo, conta-nos, explica direitinho e diz-nos qual o teu planeamento para esta seleção. Ah mas não te esqueças de que os atletas também fazem parte do planeamento e não só a Federação. Com isto quero dizer que por exemplo, infelizmente houveram atletas que por estarem lesionados, doentes ou a andar menos acabaram por não pontuar, e se fizeres as contas ao longo destes 3 anos descobrirás que realmente são muitos mas muitos pontos perdidos. Antes de virem para aqui insultar e chamar de incompetentes aos outros façam uma pesquisa.
Deitem os olhinhos nos nossos vizinhos, vejam os foruns deles. Por isso é que o BTT nunca terá o nivel do ciclismo. Acham que isto se passa no ciclismo?? Não...
Em relação ao regulamento vocês no vosso trabalho também interpretam mal as coisas??? Eu não acuso ninguém, até porque já foi bem explicado.
Outra coisa ainda, desde que os responsáveis do BTT mudaram na Federação que o BTT cresceu e tu falas em demissão??? Estás a falar a sério? È que se tiveres vê-se logo por aqui que tu não fazes competição porque se fizesses sabias que evoluiu e muito. Quem me dera que no meu tempo tratassem assim o BTT e que houvesse seleção com este nivel e apoio. Vocês não estão mesmo nada a par da evolução. Enfim...
Antigamente era só estrada na Federação e agora até fazem mais provas para o BTT do que para a estrada, talvez para os que gostam mais de estrada seria excelente a demissão das pessoas responsáveis pelo BTT. Vocês estão longe da realidade do mundo do desporto.
Infelizmente podemos não estar presentes nos Jogos Olimpicos mas uma coisa é certa, serviu para evoluir um pouco mais o nível das provas e dos atletas.
O mundo não acaba hoje, por isso eles que continuem a lutar para os proximos jogos e que continuem a evoluir como até hoje.
Ainda voltando ao mesmo, os atletas que participaram em provas no estrangeiro e que foram sozinhos, não vejo nenhum mal nisso até porque muitos outros estrangeiros o fazem e não será por isso que andam menos, os atletas que foram até o podem confirmar de certeza. E foram porque querem correr, gostam do que fazem, a bicicleta faz parte da vida deles. Acho que não foram obrigados a ir. Quem me dera a mim fazer ainda competição, pois uma coisa é certa juntava-me a eles de certeza.

E não se esqueçam de uma coisa, nunca ninguém age de forma a prejudicar aquilo que gostam de fazer ou vocês na vossa vida social o fazem??? Para tudo há sempre um motivo nunca se esqueçam disso. Acho que isso faz parte do nosso dia a dia. A não ser que sejamos más pessoas e agimos da forma como pensamos dos outros. Se vocês fossem a Federação agiam então da forma que estam a pensar??? Mal.

Parabéns a todos os atletas de seleção e a todos os que os acompanharam.

E deixem-se de coisas, que até dão para rir e quanto aos tachos, se for de massa com atum é do melhor para subir de forma, tem muitos hidratos. :)
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
O que se vê é que enquanto não houver um projecto privado sério de uma equipa profissional (ou lá perto) de BTT, dificilmente vamos ter verdadeiros grandes atletas lusos neste desporto.
No ciclismo também parece que não está fácil, mas sempre vão havendo algumas equipas que conseguem dar condições aos bons atletas e dar visibilidade aos melhores atletas que lhes permita uma hipótese no estrangeiro. No BTT ainda não chegamos a esse ponto.
Quando o BTT der visibilidade mediática suficiente a possíveis patrocinadores, talvez cheguem os resultados.
Adeptos da modalidade não nos faltam, são cada vez mais! Destaque mediático é que é sempre o mesmo: Nenhum!
Nos jornais e na TV (excepto o Desporto2) é para esquecer, só mesmo na internet se possa conseguir dar boa visibilidade.
 

RuiDiegues

New Member
FiCaçador, é bem verdade, concordo contigo... basta ver que temos de recorrer á redbullTV para ver as provas da Taça do Mundo, porque apesar de estarem lá a competir atletas portugueses, nenhum canal de TV em Portugal fez referencia ao evento ( pelo menos que eu saiba ).

Assim sendo, e mais uma vez concordando contigo, se não existir um investimento privado numa equipa de BTT para que os atletas possam ter mais e melhores condições, nunca chegaremos ao nível do que se faz lá fora em termos de resultados.
 

ernez

Active Member
A Sportv o que veio fazer neste pequeno país, foi canalizar todo o dinheiro para o futebol, comprando todos os direitos desportivos de muitas provas internacionais, de variado desportos, acabando apenas por transmitir futebol e formula1, agora com mais canais, a porcaria continua a mesma.
 

Moniz82

New Member
Boas,


Subscrevo o que nunho postou, a federação não planeou o apuramento em condições e alguns dos atletas que se assumiram como candidatos à conquista de pontos com vista ao apuramento olímpico, não se comportaram como tal.


A federação alocou mal os recursos disponíveis, acordou tarde e a más horas, o resultado todos nós sabemos. Existiam uma série de provas acessíveis por essa Europa fora, pontos fáceis, ao invés preferiram investir noutro tipo de provas onde a pontuação era a partida muito difícil devido ao nível competitivo. Além do mais a qualificação Olímpica começou no dia 23 de Maio de 2010 e acabou no dia 23 de Maio de 2012. Porque razão nada de especial se fez em 2010 e 2011 em termos de organizar provas C1 em Portugal e porque razão também e para esse anos não se apostou em provas mais acessíveis??? Foi escrito neste forum bem a tempo por diversas pessoas o que deveria ser feito apenas o David Rosa viu isso e parece que o viu sozinho o resultado foram 479 pontos imaginem se o grupo tivesse trabalhado no mesmo sentido???? O desgraçado fez o que pode, mas n chegou porque a qualificação nunca esteve em 2012. Um bom planeamento é feito com antecipação a aposta forte deveria ter sido em 2010 e 2011 sendo que 2012 seria para limar arestas, enfim. Outra coisa que me espantou também foi o que se publicou no site da federação, parece que ninguém sabia o que andava a fazer, primeiro diziam uma coisa depois diziam outra. Típico de Português, tudo em cima da hora e sempre a depender deste e daquele...

Agora vêm-me dizer que o BTT evolui, mas não é isso que está em causa, o que está em causa é um lugar entre os 24 primeiros é isso que está em causa e isso não foi atingido.

Eu criei este tópico porque em 2004, salvo erro, nos fomos convidados a levar um atleta ao Jogos Olímpicos e recusamos porque não tínhamos nível ou algo parecido. Sendo assim, eu decidi não deixar morrer a ideia de levar alguém aos jogos e criei este tópico no dia 1/1/2009, incrível como conseguiram falhar de novo... Falharam e tudo tem de ser repensado incluindo esta direcção.


ACABARAM DE ADIAR A VERDADEIRA EVOLUÇÃO DO BTT EM PORTUGAL POR MAIS 4 ANOS. ( lembrem-se do que era o Judo antes do Nuno Delgado e o que é agora)


Saudações
 

viriatodasilva

New Member
Concordo a 110%. O que está aqui em causa não é a evolução do BTT em Portugal, mas sim o apuramento para os JO. Faz-me lembrar uma equipa de futebol. Despedem sempre o treinador, pois é o elo mais fraco. Aqui, neste caso, parece-me que o elo mais fraco foi a Federação. Alguem a despede, por favor?
 

Luis Silva77

New Member
Aqui não está em causa a evolução mas está tudo aquilo que eu já disse. Falei na evolução para responder a alguns que andam nisto à dois dias e já são os sabios da modalidade.O Sr. Moniz fala no apuramento e só no David porquê?? E os outros que também tinham que pontuar? E os tais pontos que eu menciono não fala porquê. Vá lá, já que fez uma estatistica de quem iria, faça agora também para os pontos que eles perderam em provas que se realizaram desde 2010 até pode ser só em Portugal. Que países é que o Sr. fala que eles conseguiriam assim tão facilmente pontos, tirando a Turquia claro. É que os outros países não andam a dormir, todos fizeram o mesmo, tanto que vieram cá "roubar" os nossos pontos. E Ficaçador falaste muito bem, concordo. Os outros países felizmente não precisam de andar com as seleções porque as equipas são fortes com muito dinheiro e fazem esse trabalho infelizmente aqui não dá. Não acredito que a Federação não fizesse o melhor porque o interesse era muito grande.

O problema deste forum é falarem sem conhecimento de causa. E isto é muito grave. Tomem consciência do que dizem. Acusar é grave, eu não o faria nem ao meu pior inimigo. Não sou o rei da razão e nem tudo sei!!!

Meia duzia aqui do forum, que são sempre os mesmos, em todos os seus posts nota-se claramente que não gostam da federação!!! Logo estão a ver isto de uma maneira maldosa, mas não deviam porque faz muito mal.

E como diz um excelente sábio: " Ser flexivel é ser saudável, muita rigidez causa perturbação!!!"
 

nhunho

New Member
Será que só em Portugal e na Turquia era possivel pontuar??
Será, será??
Aqui vai a listagem das provas de categorias C1 em 2011
Chipre com provas onde participam 7 atletas a maioria cipriotas.
Brasil onde participam quase só atletas brasileiros.
Canadá onde participam quase só atletas canadianos.
Grã-Bretanha sem nivel competitivo por demais.
Porto Rico...

Não me parece que paises que ficaram à frente de Portugal tivessem atletas melhores que nós. Falo do Chipre, da Grecia, idem idem...




20 Nov 2011 Alanya International MTB Cup - Alanya-Antalya Cross Country TUR 1
16 Oct 2011 XCO Race Saalfelden Cross Country AUT 1
02 Oct 2011 Hondsrug Classic - Gieten Cross Country NED 1
25 Sep 2011 Internationale MTB Zoetermeer - Zoetermeer Cross Country NED 1
25 Sep 2011 Sport Club Isd Cup - Donetsk Cross Country UKR 1
25 Sep 2011 Intern. MTB Bundesliga Finale - Bad Salzdetfurth Cross Country GER 1
11 Sep 2011 Manisa MTB Cup - Manisa Cross Country TUR 1
28 Aug 2011 International Cappadocia MTB Festival - Urgüp/Nevsehir Cross Country TUR 1
28 Aug 2011 Racer Bikes Cup #7 - Muttenz Cross Country SUI 1
25 Aug 2011 Swiss Bike Trophy Bern - Bern Cross Country SUI 1
30 Jul 2011 Ostravsky Chachar - Ostrava Cross Country CZE 1
24 Jul 2011 Troodos MTB race Cross Country CYP 1
09 Jul 2011 Belgacom Belgian Grand Prix MTB #5 - Geraardsbergen Cross Country BEL 1
03 Jul 2011 Coupe de France #3 - Val d'Isere Cross Country FRA 1
02 Jul 2011 KitzAlpbike Festival - Kirchberg Cross Country AUT 1
26 Jun 2011 GP Ravne Enduro Specialized - Ravne na Koroskem Cross Country SLO 1
26 Jun 2011 Racer Bikes Cup #6 - Chur Cross Country SUI 1
25 Jun 2011 Pro XCT #5 - Subaru Cup - Mt.Morris, WI Cross Country USA 1
19 Jun 2011 Asvö Österreich Grand Prix - Windhaag Bei Perg Cross Country AUT 1
19 Jun 2011 International MTB Cup - Sao Lourenço - São Lourenço - Minas Gerais - Brasil Cross Country BRA 1
18 Jun 2011 Velomarket CSKA Cup - Moscow Region Cross Country RUS 1
18 Jun 2011 Czech national MTB cup #4 - Pec Pod Snezkou Cross Country CZE 1
12 Jun 2011 XCO Samobor Cross Country CRO 1
12 Jun 2011 Racer Bikes Cup #5 - Engelberg - Titlis Cross Country SUI 1
05 Jun 2011 Racer Bikes Cup #4 - Gränichen Cross Country SUI 1
05 Jun 2011 Grand Prix d'Europe - Malmedy Cross Country BEL 1
05 Jun 2011 MTB Alpago Trophy - Lamosano di chies d'Alpago Cross Country ITA 1
05 Jun 2011 Maja Wloszczowska Mtb Race - Jelenia Gora Cross Country POL 1
05 Jun 2011 Coupe Canada / Canada Cup #3 - Trek Store - Hardwood Ski And Bike Cross Country CAN 1
02 Jun 2011 MTBLiga.dk #2 - Varde Cross Country DEN 1
02 Jun 2011 Belgacom Belgian Grand Prix MTB #2 - Averbode Cross Country BEL 1
29 May 2011 Coupe Canada / Canada Cup #2 - Baie-Saint-Paul Cross Country CAN 1
21 May 2011 Coupe Canada / Canada Cup #1 - Mont Tremblant Cross Country CAN 1
15 May 2011 Val d'Arda Bike Tedaldi Antonio A.M. - Lugagnano Cross Country ITA 1
15 May 2011 Int. MTB Bundesliga / Bike Festival Saalhausen - Lennestadt - Saalhausen Cross Country GER 1
15 May 2011 Portugal Cup #4 - Seia Cross Country POR 1
08 May 2011 Gran Premio Massi #3 - Vall de Lord (Sant Llorenç de Morunys) Cross Country ESP 1
08 May 2011 Polonezkoy-Adampol Mtb Cup - Polonezkoy/Istanbul Cross Country TUR 1
08 May 2011 Grazer Bike-Opening Stattegg - Stattegg Cross Country AUT 1
01 May 2011 Ötztaler Mountainbike Festival - Haiming Cross Country AUT 1
30 Apr 2011 Pro XCT #4 - Mellow Johnnys Classic - Dripping Springs, Texas Cross Country USA 1
16 Apr-17 Apr 2011 International MTB Cup - Araxa - Araxá - Minas Gerais Cross Country BRA 1
17 Apr 2011 British MTB Series #2 - Dalby Forest Cross Country GBR 1
17 Apr 2011 Mountainbike Frühjahrsklassiker Münsingen Cross Country GER 1
16 Apr 2011 Pro XCT #3 - Sea Otter Classic - Monterey - California Cross Country USA 1
10 Apr 2011 Racer Bikes Cup #2 - Lugano - Tesseret Cross Country SUI 1
10 Apr 2011 Marlene Sunshine Race - Nalles Cross Country ITA 1
02 Apr-03 Apr 2011 Coupe de France #1 - St-Raphael Cross Country FRA 1
03 Apr 2011 Portugal Cup #2 - Povoa de Lanhoso Cross Country POR 1
27 Mar 2011 Racer Bikes Cup #1 - Schaan Cross Country LIE 1
27 Mar 2011 British MTB Series #1 - Sherwood Pines Cross Country GBR 1
27 Mar 2011 Medalla Light Ultimate Dirt Challenge - Rincon Cross Country PUR 1
27 Mar 2011 Kamptal-Klassik-Trophy - Langenlois/Zöbing Cross Country AUT 1
26 Mar 2011 US Cup Triple Crown-Fontana City National - Fontana, CA Cross Country USA 1
20 Mar 2011 Open de España #1 - Madrid - Casa de Campo Cross Country ESP 1
13 Mar 2011 Citta'diI Sirmione - Trofeo Senini - Sirmione (Brescia) Cross Country ITA 1
13 Mar 2011 Gran Premio Massi #1 - Banyoles Cross Country ESP 1
06 Mar 2011 Cyprus Sunshine Cup #3 - Amathous - Agios Tychon Cross Country CYP 1
05 Mar 2011 Haifa Race Cross Country ISR 1
20 Feb 2011 Cyprus Sunshine Cup #1 - Voroklini Cross Country CYP 1
 

IVERSON

New Member
Boas,
O David Rosa escreveu neste exacto momento no facebook surpresa por Portugal estar fora dos jogos não percebo a surpresa se a federação já tinha admitido em comunicado que não iamos aos jogos será que federação e atletas não andam coordenados será? Mais ele diz que foi dito por um comissárioda UCI que o 25º dava acesso aos jogos e que estava escrito nos regulamentos (já vimos que sim o pessoal aqui do forum leu o regulamento e está lá escrito) ora bem se está escrito nos regulamentos que o que contava era o campeonato continental de 2011 porquê que a federação não apresenta um protesto junto da UCI Porquê? os regulamentos que eu saiba são para cumprir. Pode ser que não vamos aos jogos de 2012 mas em 2016 tenho a certeza que estamos lá com estes e os novos valores que estão para aí a despontar

Abraço

Boas Pedaladas
 

Narciso Magalhães

Active Member
Vamos lá por partes...

É indiscutivel que não nos apuramos para os Jogos Olimpicos por mera incapacidade dos responsáveis deste programa olimpico. Houve desde o inicio desta trajectória olimpica uma gritante falta de planeamento (principalmente no primeiro ano de qualificação olimpica). E não foi por falta de ideias e/ou sugestões de como ganhar pontos UCI... Eu próprio deixei aqui montes de post´s... Em breve irei colocá-los novamente por ordem cronológica.

É verdade que nem tudo foi mau, bem pelo contrário... Nestes últimos dois anos progredimos imenso a vários níveis nomeadamente a nível de quantidade e qualidade de provas. Neste momento temos um calendário nacional de XCO fenomenal. O único senão é não exisitir mais uma ou outra C2 e uma prova por etapas. A este nível a Federação tem feito um trabalho exemplar. A evolução dos atletas tem também sido fantástica e o andamento médio é bastante superior ao de dois anos atrás fruto disso mesmo.

Agora também digo que podiamos ter feito muito mais... Só neste segundo ano de qualificação e só falando de provas C1 tanto o Tiago Ferreira como o Rúben Almeida só participaram em 3... Na única prova C1 que o Tiago foi à Turquia pescou "apenas" 30 pontos... Se a selecção tivesse feito mais duas viagens até lá e tivesse levado os nossos três melhores atletas, quantos pontos poderiamos ter alcançado ?!... Nunca saberemos mas seriam seguramente muitos... E já nem falo de provas na Eslovénia, Croácia ou Sérvia, onde ainda é mais fácil conquistar pontos UCI...

Se tivessemos garantido uma vaga nos Jogos Olimpicos seria a oportunidade perfeita para darmos ainda mais visibilidade à modalidade, fazendo com que esta continuasse a crescer de forma a poder atrair mais e melhores patrocinadores e quem sabe proporcionar a profissionalização de atletas.

Há quem diga que o futuro terá de passar pela criação de uma equipa profissional de BTT, que integraria os melhores atletas nacionais, e provavelmente têm razão. Recordo que em 2010 já existiu uma equipa que funcionava nesses modes - a PóvoaBTT. Embora não fosse uma equipa profissionalizada tinha praticamente todos os melhores atletas nacionais e participava em várias provas no estrangeiro. Se bem me recordo faziam parte dessa equipa os masculinos David Rosa, Tiago Ferreira, Mário Costa, Alexandre Ferreira, André Anes, Paulo Cepa e Helder Pereira e as femininas Joana Barbosa, Catarina Borges, Magda Martins e Joana Monteiro. Ou seja, 11 atletas ! Se uma nova equipa deste género surgir parece-me que deverá passar por ter no máximo 4 ou 5 atletas que possam realmente ter todas as condições para participar nas Taças do Mundo na Europa e quem sabe também em provas em Espanha. Nesse sentido caberia à Federação levar os atletas aos Campeonatos do Mundo e da Europa para além de levar os melhores júniores e um ou outro atleta, que não pertença a essa tal equipa, às Taças do Mundo na Europa. Penso que seria também importante investir em dois ou três estágios, sendo um deles em altitude que me parece ser uma das grandes lacunas em Portugal.

Enquanto isso não acontecer penso que nestes próximos dois anos as provas em que a selecção deveria participar nas Taças do Mundo na Europa e eventualmente provas em Espanha (para além do Campeonato do Mundo e da Europa). Quando começar novo ciclo olimpico as prioridades deverão ser repensadas em função dessa mesma qualificação.

Como nota complementar, apenas referir que a participação "de última hora" do Guam no Campeonato Continental da Oceânia de 2012 pode ter uma explicação deveras interessante. Talvez poucos saibam mas o Guam é uma ex-colónia norte-americana, sendo actualmente um estado livre associado aos Estados Unidos (como também o é por exemplo Porto Rico); Todos os residentes em Guam têm dupla nacionalidade, do Guam e norte-americana; Qualquer americano para ter nacionalidade do Guam apenas tem de lá fixar residência... Veremos se crossistas como Adam Craig, Samuel Schultz ou Jeremy Horgan-Kobelski não se lembram de responder ao apelo da Federação do Guam (que o FiCaçador colocou anteriomente) depois de lá estabelecer residência... Confesso que estou com curiosidade de ver o atleta que vai ser convocado !

Ahh, e como disse e muito bem o Moniz82, Portugal já em 2004 conseguiu qualificar um atleta para os Jogos Olimpicos no entanto nessa altura a Federação optou por não o levar, segundo rezam as crónicas, por entenderem ter um andamento bastante baixo para participar nessa prova.
 

FishBike

New Member
Só penso que aqui houve, logo desde o início, uma clara distinção que o possível lugar conquistado nos JO seria do David. Não que tenha alguma coisa contra o David, muito pelo contrário, que é um atleta bastante humilde e capaz de ajudar o próximo sem nenhum "complexo de vedetismo" pelos que resultados que tem vindo a alcançar. E digo mais, são estes valores, tal como o Tiago também apresenta, que devem ser incutidos em todas as "jovens promessas" que virão ocupar o "esforço alcançado" por estes 2 atletas e por mais alguns, como o rúben ou o ricardo.

Enfim, só o que quero esclarecer é o tipo de motivação que os "outros" atletas teriam para "amealhar" pontos, sabendo à partida que o lugar estava reservado e não haveria de todo hipótese de representarem o país como prémio do seu "sangue, suor e lágrimas" deixados em cada pista e em cada prova??

Não será bom repensar também o processo de selecção do "representante"??
Para mim, é indiscutível que, esta época, o david era mais que o digno mercedor dessa representação, mas logo à partida desta autêntica "corrida" aos pontos UCI serem eliminados os restantes possíveis representantes do nosso país e "pedir-lhes" para conseguirem acumular o máximo de pontos para "o david ir aos JO", penso que para a moral de qualquer atleta é muitíssimo desmotivante. Ainda assim, vimos estes 3 senhores a tentarem por tudo conseguir a representação do nosso país.

Fico muito triste com este resultado final, não só pelo desenvolvimento e projecção da modalidade no nosso país, mas especialmente pelos atletas que fizeram das "tripas", "coração" para conseguirmos um "lugarzito" em Londres.

Resta aguardar por um milagre, melhor, por 2 milagres, 1 deles da parte da UCI reconsiderar o que está no regulamento e outro por parte da Federação em elaborar um projeto olímpico com "pés e cabeça" para que não tenhamos de andar de "calculadora no bolso", como vem sendo premissa do nosso desporto.

Muitas e boas pedaladas e um "apoio especial" àqueles que "lutaram" no terreno para que deixasse de ser sonho e passa-se a ser real.

FISHBIKE
 

Moniz82

New Member
Narciso, nem mais nem menos.


O ultimo post do Narciso diz tudo. Fishbike, tem alguma lógica o que dizes, contudo, todos nós sabemos que a soma dos pontos é feita tendo em conta os 3 melhores atletas. Das selecções que apuraram um atleta não se terá passado o mesmo? E isto não é uma questão de merecer ou não, é uma questão de quem estaria nas melhores condições físicas de forma a garantir um desempenho razoável nos jogos e poderia não ser o David, até porque existem acidentes, existem problemas de saúde etc... Penso que não foi feito um trabalho sério por parte da federação e o Ruben bem como o Tiago deveriam ter aproveitado melhor uma serie de provas pontuáveis em Portugal.

Saudações
 
Top