Jantes

Vice

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Olá a todos,

Precisava da vossa ajuda aqui com a minha maquina, queria lhe baixar peso, e penso que os problemas maiores delas se prendem com a suspensão Suntour Xcr-rl com bloqueio e com as jantes Rigida taurus 2000 ( penso eu).

a Bicicleta em causa é uma Berg Torah 4.3 Disc 2011. que tem apenas 500 km( 400 deles feitos neste ultimo mês e meio) pelo que a bicicleta esta nova.

neste momento a bicicleta esta com 14.1kg. o ideal seria trocar as jantes por umas cross possivelmente até alterar para roda 27.5", mas sendo as rodas novas ainda queria "gasta-las" um pouco mais.

Vou colocar os pesos que hoje tirei delas:

Frente
Conjunto completo: 2300g
Peso Jante c/ disco: 1259g
Pneu: 900g
C A : 130g

Trás
Conjunto completo: 2890g
Peso Jante c/ disco e carrete:1865g
Pneu:865g
C A : 130g
Cassete: 600g

Total Completo: 5190g
Total sem ar: 5149g

Alternativa

Manter as Jantes c-7 discos e cassete: 3124g
Pneus novos Kevlar c/ conversão para tubeless: 700g*2 = 1400g
Liquido: ?

Total= 4524g

diferença de peso =625g

Será que as minhas jantes dá para adaptar tubeless? será que compensa esta alteração ou é melhor aguardar e trocar de jantes ou tento alterar so os cubos (parece me ser o peso maior de acordo com site em anexo que tem os mesmos aros)? mantenho 26 ou altero para 27.5".

http://www.******************/en/buy/shimano-custom-made-deore-disc-rigida-taurus-black-26165

Obrigado
 
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Trailrock

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Boas amigo, se tencionas mesmo mudar para 27,5 talvez seja melhor esperares ate teres o teu orçamento e gastares apenas uma vez... Acho que desperdiças dinheiro trocares agora as tuas rodas e daqui a uns tempos mudares para 27,5. Acho que foi isto que entendi que pretendias fazer. Agora na minha opinião, optava por colocar umas boas rodas 26'' que tivessem um bom feedback aqui do pessoal e uma suspensão a ar. Se optasses por exemplo por uma reba ou algo do genero ganhavas cerca de 1kg so na suspensao... Tudo depende daquilo que pretendes e de quanto prentendes gastar..
Quanto as tuas rodas não percebo muito do sistema tubeless pelo que alguém te virá dar uma ajuda.

Um abraço.
 

Vice

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Primeiro tenho que entender se é fiável alterar para 27.5 ou não, tenho lido imenso na net e as opiniões são bastante diferenças, e isto deixa me um pouco indeciso.

Depois seleccionar o conjunto de rodas/pneus que me permita reduzir bastante o peso. o importante é gastar o mínimo possível.

Quanto a suspensão assim que a minha aguentar vou manter , depois sim será uma Reba.

Abraço
 

Trailrock

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Exactamente amigo... Quanto a 26 vs 27,5 vs 29 é uma discussão sem solução. O que para um pode ser melhor para outro pode não o ser. Existe um enorme numero de factores que variam a opinião de cada um, desde a bicicleta em questão, o tipo de percursos/modalidade que pratica, a capacidade física... Pelo que, se pretenderes fazer essa alteração caso seja possível, acho que primeiro deves experimentar uma 27,5 parecida com a tua a nível de equipamento e ver como te sentes.. É tudo muito relativo.
Quanto as rodas, no caso de 26'' um colega meu trocou as que equipavam de origem a bicicleta (não faço ideia marca/modelo/peso) por umas mavic crossone, não sei se ganhou em peso mas em resistência ganhou pois tem feito trajectos bem agressivos e as rodas impecaveis sem um único empeno. Comprou na probike rodas + pneus schwalbe por 170€ penso eu...
A nivel de pneus penso que a Schwalbe consegue pesos muito apelativos.

Um abraço
 

moch75

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O valor que vais gastar nao compensa a nao ser que encontres um bom negocio na seccao de usados. Alterar para 27,5 nao recomendo, a tua 26 foi projetada para esse tamanho de roda, automaticamente ao meteres 27,5 irás alterar a geometria da bicla que é o mais importante. Se dá para fazeres? Sim dá, pessoalmente nao aconcelho.
 

DriveMe

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Boas.

Tudo depende dos valores que queres gastar.

A opção mais em conta penso que passa por reduzir esses 2Kgs de borracha.
Se a jante permitir a conversão, então deves conseguir esses valores que apontas.
Caso contrário, podes pensar num pneu mais leve e uma câmara de ar com gel. Andei bastante tempo com os Kenda Karma (+-500grs cada) e umas câmaras de ar de gel (+-300 cada..), sem grandes problemas. Não sei bem para que valores vai esta brincadeira, mas apontava entre os 40 e 50e.

Comprar uns pneus LUST ou Tubeless Ready, + líquido, acho que consegues por cerca de 60e. O peso deve ficar um pouco mais em conta.

Um conjunto de rodas tubeless ready, como as Switch EVO Wheelset - Pacenti CL25 26" (+-1700grs; acresce fita e eixos) ou as SHIMANO WH-MT66 26" (+-1800grs), ficam por cerca de 200e..
Tens as Crossone um pouco mais baratas (+-1900grs), mas que já foram convertidas com sucesso.

Suspensões.. é mais do mesmo. Depende de qto queres gastar. Novo ou usado..

É tudo uma questão de números. :)
 

Vice

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Desde já obrigado a todos pelas vossas respostas, penso que quanto a questão de alterar para jante 27.5" esta arrumado vou manter a roda 26 e talvez escolher um pneu maior tudo 2.3 que me dizem?

Quanto as minhas jantes já li na net e apenas um site diz que é possível converter não encontrei mais nada sobre elas.

A ideia inicial era as Crossone e converter usando pneus kevlar como os King ou larsen ( tenho lido bem deles) sendo que as rodas ronda os 160€ novas, que me dizem desta opção [h=1]SHIMANO XC421 26"?[/h]

Sim no caso da suspensão será uma Reba mas primeiro tenho que gastar um pouco mais esta porque tem poucos km e ninguém me vai dar nada por ela.

Ainda pensei no mercado de usados mas sendo isto tipo de material o que leva mais pancada não é arriscado?

Obrigado
 

Trailrock

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Amigo Vice, quanto as rodas da shimano não tenho conhecimento. Das mavic já te dei o feedback, acho que são boas rodas. Os pneus depende do que pretendas fazer, mas se tens como objectivo a poupança de peso se calhar ia para uma medida mais fina possível desde que não comprometesse o comportamento e a segurança. O pessoal fala muito bem do maxxis ignitor para frente em 2.1 e o larsen tt para trás em 2.0. Ignitor nunca tive mas já tive larsen atrás e São muito bons roladores. Mas há muitos sets que o pessoal tem bom feedback. Passa ai no tópico tuturial de pneus e perde lá algum tempo a ler aquilo pode ser que te ajude na escolha quer de marca/modelo quer de medida.

Um abraco.
 

miaegrita

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Pois eu não percebo muito disso os aros são weinmann dm30 double wall, e tinha 8 velocidades montadas e os cubos só sei que são da marca "quando".
 
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