IV Trilhos de Vagos

pimenta

New Member
Olá

Este fim de semana decorreu em Vagos mais uma edição dos trilhos.

O trilho tinha um pouco mais de 50 km, mas tinha de tudo singles, subidas para fazer montado na burra outras para a burra ir montada em nós, algum alcatrão...

O almoço estava excelente com febras, bifes e cerveja fresquinha a correr e à descrição :mrgreen:

Onde é que a bike zone tinha tantas peças para ofereçer e a ginja foi calhar a um miudo, ainda bem.

Estava tudo muito bem mas... o trajecto tinha falhas de marcação fitas arrancadas e algumas pouco visíveis. a melhorar :oops:
 

haroMan

Member
Admira-me que não se tenham baralhado com as fitas do ano passado...

Andei por aquela zona algumas semanas depois do passeio e ainda havia fitas por todos os lados. IMPERDOÁVEL!!

As organizações não se podem esquecer que os passeios não terminam com a contagem do dinheiro das inscrições. Há ainda trabalho de campo no(s) dia(s) seguinte(s).

PS - Não é nada de pessoal contra esta organização em concreto, este desabafo aplica-se a quem enfiar o barrete.
 

vitormines

New Member
Viva!!!

Pra mim este foi um dos melhores passeios em k já participei. E n acho k o percurso estivesse mal sinalizado, n me perdi e encontrava facilmente as fitas... O almoço e os banhos foram excelentes. Contem comigo pro ano. Ah, e parabens pro bttista k ficou em 1º, acabou quase uma hora antes de mim. lol É muita pedalada...
 

cfmarques

New Member
Malta

Parabéns à organização. Foram mto bons em tudo principalmente a malta que ia a fechar o percurso.
Só um reparo.... Fazerem um single track como aquele no final, é um crime.... eu já não podia com o guiador e quase não consegui desfrutar do excelente traçado. Fica a promessa que para o ano lá estarei e, vou tentar, melhor preparado.

O gajo que chegou, quase, em ultimo.
 

Bonzo77

New Member
Bom dia,

Antes de mais vou lembrar que esta é apenas a minha opinião.

O “IV PASSEIO/MARATONA VAGOS” como acontece em todos os eventos teve aspectos positivos e aspectos negativos. Como sei que a organização deste tipo de eventos dá bastante trabalho gosto de começar pelos negativos para que leiam os positivos em ultimo lugar.
Foi a primeira vez que participei neste evento em Vagos e sinceramente não contem comigo para o ano. A Organização não pode pensar que o pessoal é todo da zona e que já conhece os trilhos.

Bom vamos mas é aos aspectos positivos e negativos.

Negativos:
- Má marcação do percurso (apesar de andar com atenção o facto de andar alguns km’s sozinho fez com que me conseguisse perder 3 vezes)
- Má organização em relação às cronometragens e classificações. A Organização dizia o seguinte: “A pedido de alguns participantes dos anos anteriores, iremos este ano efectuar cronometragens” (Pelos vistos os Euros dos quarenta primeiros eram diferentes dos restantes)
- Os singles (penso que houve um abuso por parte da organização na “invenção” de singles – alguns foram feitos onde nem sequer existiam caminhos)
- A Partida. (Pessoalmente não gostei da forma como foi “dada” a partida)
- Má relação qualidade/preço

Positivos:
- Paisagens bonitas
- Alguns Singles (tivemos alguns singles bastante interessantes)
- Excelentes condições para os banhos.
- A quantidade de prémios sorteados (Oferecidos pela Bike Zone)
- O Almoço (comida e bebidas à descrição)

Penso que a organização deste evento para as próximas edições só poderá melhorar.

Um abraço a todos e boas pedaladas,


Nuno
 

palanca

Member
Olá viva,
Foi um bom passeio. É um excelente percurso, com muita diversidade de ambientes. Bastante rolante, mas com muitas subidas e descidas difíceis. Numa destas descidas, era caso para dizer que se pagava um café a quem descesse em cima da bicicleta. Era aquele trilho com o eucalipto atravessado no caminho.
Utilizamos, estradões, caminhos rurais, trilhos espectaculares com pontes e passadiços em madeira “cinco estrelas”, para a travessia de ribeiras e pequenos cursos de água.
Salvo melhor opinião, eu não acho que o percurso estivesse mal assinalado. No ano passado não ouve o espírito competitivo deste ano. Por isso as marcações. para o passeio estavam boas... mas para competição não. Portanto têm que ser melhoradas. Podem apostar mais nas setas (as de cor fluorescente), indicar os desvios de direcção com mais antecedência. Também, julgo que o problema teve mais a ver com a cor e o tamanho/largura das fitas, não tanto com a colocação ou número de fitas. De facto, a cor amarela não é a melhor para esta altura do ano porque se confunde muito com a vegetação. O outro aspecto a rever é a largura das fitas. Para além de serem estreitas, algumas eram pouco compridas. Eu perdi-me duas vezes. Uma numa aldeia cujo nome não me recordo, outra, depois de passar pela quinta de turismo rural.
Outra situação passível de correcção, diz respeito a assinalar as descidas perigosas com inclinação acentuada.
Gostei muito do percurso, da prestação do Bombeiros Voluntários de Vagos, dos reabastecimentos, do almoço, dos banhos, do sorteio dos prémios, e sobretudo da confraternização.
Aproveito a oportunidade para mandar um grande abraço ao três ou quatro miúdos de 12/14 anos que terminaram a prova, um deles com capacete integral. È de louvar e realçar estas proezas sobretudo e também porque o fizeram em grande espírito de equipa e camaradagem incentivando-se uns aos outros ao longo do percurso. E mesmo a terminar, duas linhas para destacar um dos momentos mais bonitos do dia. O brilho nos olhos do “puto” a quem saiu a bicicleta no sorteio. Momentos para recordar. No próximo ano lá estaremos para uma grande jornada de BTT.
Estamos juntos. Vemo-nos nos trilhos...forte abraço.
 

Xure

New Member
Boas!

Participei no 4º trilhos de Vagos e assim o farei sempre que puder, pelo simples facto de ter sido ai que fiz a minha primeira prova, no ano passado.
Para espanto de muitos, não me perdi nem me senti perdido, isto deve-se ao facto de não ir pelo trilho com o intuito de ganhar algo. Não estou com isto a criticar quem o faz e nesse sentido assumo que para quem só vê a roda da frente e pouco mais, será necessário que existam marcações mais visiveis e com uma antecedência maior. Posso concordar com isso porque pelos vistos este ano a coisa foi mais virada para a competição, apenas e só por isso.
Para mim não é importante porque o meu espirito é outro, passeio, conhecer malta, ajudar quem precisa e ir fazendo o percurso.

Nesse sentido ponto negativos.

Um e apenas um, uma descida mais rapida em que existia um grande buraco, onde só a 3 metros se via o obstaculo, ai sim assustei-me, mas não pude fazer mais do que largar os travões e seja o que deus quiser, safei-me e passei aquilo, onde devo agradecer à minha bike pois se o comportamento fosse diferente ou se fosse de rigida não sei onde teria ido parar.

Pontos positivos.

-Os trilhos escolhidos.
-Os singles fabulosos, as pontes, e sim o single do final que era demais.
-As descidas onde praticamente não desmontei.
-A lama e a areia, que apesar de não dar saude à bike fazem parte do btt. Se quiser alcatrão vou para a estrada.
-Os premios que eram muito bons, desde capacetes da Spec, a uma Spec HR sport que calhou a um miudo e ainda bem.
-Almoço que estava bom.
-Convivio em geral com a malta que se ia encontrando nos trilhos.
-O jersey à borliú permitiu-me conhecer o johnscott, com quem fiz parte do percurso na conversa.
-Ter visto algo que nunca tinha visto. Ao parar para ajudar um senhor que estava em dificuldades tive a oportunidade de conhecer uma bike que nunca tinha visto. Uma bike com tracção as duas rodas. Fiquei maravilhado com aquilo. :lol:

Portanto a minha opinião ( que vale o que vale ) é de 90 % positiva. Só não dou 100 % por causa da tal descida perigosa que deve tar assinalada.

Quanto ao valor da inscrição, como é para ajuda social não me parece elevado, mas claro esta parte é sempre discutivel.

Abraço.

Ps- Palanca as rodas que te calharam? São fixes? :wink:
Trek_b, calhou-te no sorteio um premio qq, mas como não estavas, passou para outra pessoa. :(
 

cagaréu

New Member
Xure said:
Quanto ao valor da inscrição, como é para ajuda social não me parece elevado, mas claro esta parte é sempre discutivel.

Boas Paulo!
Estive a ver o regulamento e não encontrei lá nenhuma referência a ajuda social, não querendo com isto duvidar era bom que a organização comprovasse a dita ajuda.Se assim não for continuo com a minha opinião em relação ao preço e à qualidade, pois pelos vistos não agradou a mt boa gente.Essa de só os primeiros 40 terem os tempos a ser verdade é mt discrimimatória, mas la está quando metem empresas no meio e só se pensa no lucro....

abraço

Hernâni

www.cagareusbiketeam.no.sapo.pt
 

jp.moutinho

New Member
Pela primeira vez participei nos Trilhos de Vagos!

Aspectos positivos:

- percurso bem delineado, equilibrado,com bons trilhos;
- refeição gostosa e em abundância;

Aspectos negativos:

- percurso muito mal marcado. Já partcipei em muitos destes eventos e não me lembro de um percurso tão mal marcado! Será que a inscrição não deu para mais uns metros de fita e umas latas de tinta? Eu que me gabava de nunca me ter perdido neste tipo de eventos, nestes Trilhos de Vagos foram duas as vezes que me perdi o que equivaleu cerca de mais 6 km!!!!!!!
- o single track final !! Talvez a minha queixa terá a ver com o facto de vir com um furo lento na roda de trás e não poder arriscar tudo neste trilho!!!
- as classificações finais - será que só contavam os primeiros 40? Eu que deveria ter ficado entre o lugar 65/70, gostaria de saber o meu tempo!

Apesar de tudo conta estar presente na edição de 2008

jp.moutinho
 

Xure

New Member
Boas.

Meu caro e bom amigo Hernani,

Eu referi isso e assumo que o referi sem certeza em concreto. Portanto mea culpa caso esteja a dizer algo de errado. Parti desse principio por ter sido assim no ano passado e no fundo quero acreditar que seja esse o modelo seguido este ano. :wink:
Não me leves a mal a minha resposta, pois tal como referi o valor da inscrição torna-se bastante discutivel, quer pela ligação sentimental quer por outros factores que nos possam ligar a determinados eventos. E nesse sentido a minha analise pode assumidamente não ser totalmente imparcial. Mas lá está os meus critérios podem ser, e são certamente, muito diferentes pelos meus objectivos, ou falta deles.
Devem existem tempos para todos, claro, pois todos percorreram os trilhos e tentaram fazer todos os postos de controle. Mesmo que para mim isso não seja importante será e bem para quem o quiser por está no seu pleno direito.
Sabes por exemplo, pois já o falamos pessoalmente que não vou a determinadas provas ou passeios, (que por saberes quais são, não os vou referir publicamente, para não gerar polémicas) dado os valores elevados da inscrição associados à distância que terei de percorrer de carro para lá chegar.
Não por não gostar de ir, bem pelo contrário considero que um dia terei de ir por serem eventos de referência neste universo e como tal um dia perderei a cabeça e lá estarei.
Quanto às empresas terei de concordar contigo e nesse campo penso que já não existem excepções, infelizmente. Tu saberás isso bem melhor do que eu pela tua (bastante) experiencia nesta andanças. :wink:

Portanto concluindo se existe ou não uma verba para solidariedade social, é uma coisa que vou tentar saber, pois fui eu que referi isso e sem saber so certo. Portanto para mim próprio. :tungas: :sorry:

Aproveito para te deixar o convite, quarta feira vamos tentar dar uma volta na zona ao fim do dia / nocturna. Vê lá se podes aparecer.

Grande abraço para ti meu bom amigo e não leves a mal a minhas palavras. :wink: :cheers:

Ps-Já agora parabens os cagareus presentes, pois falei com eles e sei que fizeram um optimo tempo.
 

pedroramalheira

New Member
Olá,

Antes demais obrigado por terem participado.
Aproveito para esclarecer algumas dúvidas em relação ao evento de ontem:

Os Trilhos de Vagos são organizados por um clube de aventura "Soluções d'Aventura" sem fins lucrativos.
Têm como principal actividade passeios de todo-o-terreno (jipes e motos).
Os lucros dos eventos revertem a favor dos Bombeiros de Vagos ou outras instituições de solidariedade.
Como exemplo, o ano passado foi também oferecido um computador a uma menina deficiente motora residente no concelho de Vagos.

No caso do BTT o clube tem o apoio de algumas pessoas de Vagos que praticam e gostam deste desporto, como é o meu caso.
Sendo assim, e mesmo não pertencendo aos quadros do clube, eu sou o responsável por escolher e marcar o percurso.
Faço porque gosto e sem qualquer fim lucrativo. Faço até em prejuízo da minha família e trabalho.
Espero que com isto não fiquem dúvidas em relação à "poupança nas fitas".

Se o percurso estava mal marcado? Talvez. Pouco visível? Talvez. Tenho responsabilidade nisso? Tenho.
Quanto ao percurso, na minha "suspeita" opinião estava muito bom, isto porque oferecemos o que temos de melhor.
A nossa zona não é serra, com estradões, subidas longas, mas sim caminhos rurais com lama, valas provocadas por tractores agrícolas, trilhos com paus de pinheiros e eucaliptos, entre outros.
É o que podemos dar, e realmente aceito que para desfrutar dos nossos trilhos é preciso um espírito "diferente".

Quanto aos tempos, não teve a ver com os 30 ou 40 ou 50 primeiros, mas sim com os que chegaram dentro de um intervalo de ±1 hora após o primeiro. Julgo (é só a minha opinião) que a partir dai deixava de ser "A Maratona" para ser "O Passeio".

As criticas são para serem ouvidas e lidas, e é assim que todos evolui-mos.
Não querendo dar desculpas mas sim justificar a questão de ter-mos utilizado fitas amarelas, foi que caso tenham reparado, na véspera do nosso passeio houve um outro de motas e jipes, organizado por outras pessoas que tinham fitas vermelhas, vermelhas e brancas e ainda azuis. As fitas amarelas foram a alternativa de última hora.

Para terminar, e o que me dá mais alento foi ter sido eu a fechar todo o percurso, e ter encontrado os três miúdos entre 10 ou 12 anos (que nunca se perderam), quase esgotados mas fizeram questão de fazer o percurso na sua totalidade. Fizemos juntos os últimos 8 km sempre com "aquele espírito". Chegamos às 15 horas. Foram os maiores.


Cumprimentos a todos,
Pedro Ramalheira
 

pimenta

New Member
Olá

Xure: Acho que não há ajuda a associações de solidariedade.

Hernani: A única empresa envolvida acho que só foi a Bike Zone. e pelo que soube tratou de entregar prémios, e olha que
foram muitos, a marcação do traçado e acompanhamento do trilho foi da responsabilidade do BTT de Vagos e do Soluções

D'Aventura, todos eles sem fins lucritivos.

Mas importa reter que estava tudo bem organizado excepto na marcação do trilho.
 

Ghozt

New Member
Só me perdi uma vez, pq a certa altura passei a utilizar todos os meus dois neurónios na coordenação dos membros inferiores que já estavam a dar as últimas... Limitei-me a seguir o gajo da frente, que a certa altura se vira e diz assim; 'acho que estamos fo*~+dos'

Foi dos percursos mais interessantes que fiz. Havia de facto uma lomba no meio duma descida, onde onde muita gentinha deve ter aterrado mal, mas isso são coisas próprias do btt, eu já parti clavículas e ainda cá ando.

Só não percebi a boca da 'maratona' e do 'passeio', eu devo ter terminado a prova por volta do 60º lugar, ou seja, bem dentro do primeiro terço dos participantes, já não apareço na classificação?? Isso é o mesmo que dizer que estavam lá 200 e tal gajos a mais.

Sendo esta uma prova apenas para atletas de alto nível, para o ano é menos uma em que participar, há tantas por onde escolher :mrgreen:
 

johnscot

New Member
Olá,

Como tantos outros, cada cabeça sua sentença, ou seja pontos menos e pontos mais:

negativo:
- a marcação (eu sei, mais um a bater no mesmo), acho que devem marcar horas antes, ou seja, muito ao final da tarde, pois só assim garantem não existir "quase" arrancamento de fitas (numa prova que organizei, fiz as últimas marcaçãoes pela 01h30 da manhã, e pelas 08h já não estavam lá!!!)
- podem sinalizar as descidas mais perigosas, pois muitos dos participantes iam com espirito passeio, e concerteza que não tem os kms e a sensibilidade para travar ou desviar ou levantar...
- a partida pode ser evoluída, na minha perspectiva, claro. Tiveram o apoio da GNR, podiam ter "fechado" uma via da nacional durante 5 minutos, e todos arrancavam bem, sem ter que "atropelar" 4 rodas para apanhar os "gajos da frente". Eu não sabia por onde era o percurso, e os da frente iam com o "gas todo", tive de dar ao pedal para não ficar perdido no mato urbano.
- a cronometragem deve evoluir, e muito! Esperava ver os tempos de todos no site, mas parece que... não.
- o sorteio devia ser com papeis individuais, não sei se perceberam, mas um miudo teve dois prémios... saiu o mesmo numero 2vezes.

positivo:
- o jersey "A BORLIU". Foi dos primeiros "raios de sol" do dia. Está espectacular, QUERO UM!!! Através do jersey conheci o Paulo (Xure) e acho que ganhei um amigo  :mrgreen:
- o percurso no geral. Concordo em pleno com o Pedro (que organizou), pois sou da zona e o que melhor aqui temos foi o apresentado. Melhores subidas, a malta vai pra Agueda, melhores descidas vamos à Lousã. Alguns dos singles merecem 6 ESTRELAS!!!
- o almoço, pois só ficou com fome ou sede quem quis.
- a quantidade e qualidade dos prémios, do melhor.
- o ESPIRITO que encontrei no "pessoal do passeio". Não fui para ganhar (lógico... :mrgreen:), fui conhecer trilhos da minha zona e conhecer pessoal que goste do btt, encontrei o que pretendia e gostei imenso.

No geral considero positiva a participação. Talvez seja muito critico a aspectos organizativos por estar ligado às organizações de alguns destes eventos, desculpa Pedro.

Concerteza que estarei no próximo ano, pois devemos ver se as criticas fazem efeito, e só depois, se nada, ou pouco evoluir, então podemos diz "não contém mais comigo".

Um abraço a todos,
Espero-vos (alguns) em Idanha, e muitos mais no próximo Survival da Cales (21/outubro), aqui na terrinha, Malhapão - Oliveira do Bairro.
Aqui ficam algumas fotos do Survival das Cales do ano passado (choveu um poukito... :wink: :mrgreen:)
btt054bbn2.jpg


dsc0197buc8.jpg


dsc0063bna5.jpg


dsc0051bwl0.jpg


Não conheço ninguém que consiga subir esta... :) eu faço mas no meu LR ;) ;)

dsc08297bci2.jpg


dsc08286bud8.jpg


dsc08272bdk8.jpg
 

andrebela

Member
Bem...
Essa de a partir de +/- uma hora depois do primeiro ter deixado de haver tempos, porque a maratona em vez de ser " a maratona" passou a "o passeio" é um comentário um pouco triste e que desmoraliza qualquer um...

É que apesar de ter ficado a mais de uma hora do primeiro, não quer dizer que fosse em ritmo de passeio relativamente ao nível em que estou neste momento, as pernas é que já não davam mais e infelizmente o tempo para treinar não é muito o que se repercutiu num monumental "empeno". Contudo dei o tudo por tudo para fazer o melhor tempo possível e confesso que aos 40kms estive para desistir, mas afinal não obtive classificação. Acho isso lamentável, mas é da maneira que para o ano têm menos um para atrapalhar nos trilhos ao ritmo de passeio....

Quanto ao percurso achei que estava engraçado e bem técnico como eu gosto.
Apesar de ser da zona perdi-me inúmeras vezes tais eram as falhas de marcação, marcações muito em cima dos cruzamentos e por vezes pouco visiveis.

Outro reparo que gostaria de fazer é relativamente à assistência ao longo do percurso. Embora os CPs estivessem muito bem e o pessoal fosse bastante simpático e prestável, não vi praticamente mais ninguém da organização a não ser nos referidos pontos e nos kms iniciais. Havia zonas bastante perigosas sem qualquer tipo de alerta. Um amigo meu caiu e teve que levar 4 pontos, outro também foi ao chão e maltratou um joelho. Neste aspecto saliento a pronta ajuda dos bombeiros no final. Bem sei que as quedas também fazem parte do BTT mas alguém ou um simples sinal nas referidas zonas não faziam mal a ninguém...

Em geral achei que o evento poderia ter sido muito melhor, valeupelos bons trilhos por onde se andou mas pouco mais...

Resta-me desejar boa sorte à organização para próximos eventos e espero que a maratona ou passeio, conforme o vosso critério, esteja melhor no próximo ano.


CumprimenTTos


André Bela
Ílhavo
 

Xure

New Member
johnscot said:
- o jersey "A BORLIU". Foi dos primeiros "raios de sol" do dia. Está espectacular, QUERO UM!!! Através do jersey conheci o Paulo (Xure) e acho que ganhei um amigo :mrgreen:

Claro que sim joão, ganhaste um amigo. :wink:



Aqui está o famoso jersey. Não liguem a lingua de fora. :mrgreen:

Agora para a organização, que merece da minha parte os parabens, um pequeno reparo. Essa questão dos tempos merece ser revista. Acho que não deve ser assim tão complicado, as pessoas mesmo sem espirito competitivo merecem ter o seu tempo.

Acredito que para o ano as coisas podem melhorar. Força. :wink:
 
Top Bottom