Invernal btt 2011 - 27/11/2011 - guarda

Foi a minha 4.ª Participação seguida e adorei...

Nos 3 anos anteriores, além dos percursos serem sempre diferentes, o maciço central da Serra da Estrela esteve sempre presente... mas este ano a organização quis dar a conhecer uma zona menos conhecida da maioria do pessoal dos pedais...

Sabe bem variar um pouco, pois adorei o percurso na sua totalidade... teve de tudo, singles, descidas, subidas, algumas partes planas, paisagens deslumbrantes, marcações fabulosas, abastecimentos ricos em qualidade e quantidade... bem, até o Almoço melhorou do ano passado para este ano...

Os meus parabéns á Organização e um sincero obrigado por me terem proporcionado um grande dia de BTT...

Pena o Marco Macedo, vencedor da Maratona do ano anterior, ter fracturado a Tíbia ou Perónio... os azares também acontecem aos melhores... passei no local minutos após a queda e vi bem a expressão de dor na cara do Marco... Aproveito para desejar rápidas melhoras...

Vamos esperando pelas fotos, que certamente irão aparecer...

Indomável
 
Last edited:

RicardoTerminal

New Member
Mais um ano e mais um Invernal 5*****, o percurso foi altamente, só faltou o frio e a neve!!

Parabéns À organização e para o ano podem voltar a contar comigo!
 

rcfeitor

New Member
Boa noite!

Foi a minha 2ª participação e sinceramente, este ano, gostei ainda mais. O trajecto em si tinha de tudo e sempre alternado. A nível paisagistico foi do melhor, aquela neblina, o nevoeiro na zona da barragem parecia que estávamos à beira mar, tal o efeito que fazia.

Peço desculpa se vou ser polémico mas não posso deixar passar uma situação que, como profissional de saúde, me chocou. Passo a explicar.

Acho inadmissivel que a uma criança de 8-10 anos, seja permitida a participação numa meia maratona por mais declarações preenchidas pelos pais. Ver aquela criança em extremas dificuldades fisicas (vi que quase vomitava derivado do esforço) e que no ultimo controlo, o seu progenitor pedia alimentos calóricos para minimizar os efeitos de tamanho desgaste fisico, a mim chocou-me!
Por mais preparação e vontade que a criança manifeste em participar, o seu esforço (e de qualquer pessoa) deve ser adaptado às suas condições fisicas, idade etc... Não é por ser jovem que não vai ter enfartes, AVC's, problemas musculares graves, problemas cardiacos...

Peço desculpa se magoei os pais da criança mas é o que penso.

Cumprimentos
Rodolfo Feitor
 

Frampton

New Member
Boas Noites,

Mais um ano e mais um Invernal de BTT na cidade da Guarda. Com cerca de 420 bttistas de todo o país e Espanha, este ano a Guarda acordou com um tempo muito agradável para a prática de mais um grande evento de BTT.

A juntar ao tempo, o Clube de Montanhismo da Guarda “ofereceu” aos bttistas um percurso simplesmente fantástico, com zonas muito bonitas e umas descidas (e subidas) à maneira. A escolha da Praça Velha como local de chegada foi também para mim uma excelente escolha por parte da organização.

Aproveito para dar também os parabéns ao Ricardo por mais um triunfo!!!!

O meu rescaldo está disponível aqui: http://bttonline.wordpress.com/
 

fantonero

New Member
Boas,

Foi a minha 1ª participação neste evento e posso dizer que os 700km que fiz em dois dias foram bem recompensados. O evento correspondeu às minhas espetativas e a organização está de parabéns. Para o ano vou repetir, haja saúde e dinheiro (algum) para ir até à Guarda. Pró ano ecomendem neve sff :)
A ver se para o ano consigo ver o abastecimento porque ou eu ia muito distraído ou o abastecimento estava escondido (fiz a meia maratona e não fui o único a falhar o abastecimento, houve mais pessoas que também não o viram).
Deixo aqui as minhas sugestões para que o evento possa ainda melhorar:
- Ponto de água entre o abastecimento e a meta
- Garrafas de água na meta
- Lavagem de bikes

Cumps.
 

RicardoTerminal

New Member
Obrigado amigo Pedro (Frampton), mas na Guarda não sei porquê, parece que tenho uma força extra!! Foi pena não termos tido tempo para beber umas minis, mas foi sempre a correr, pois em Castro Daire jogava-se o derbi Lamelas-Castro Daire!!
 

ruigodas

New Member
Foi a minha 1ª participação no Invernal, isto apesar de ser natural da Guarda. Não me dou bem com o frio e nunca tinha arriscado, este ano lá me convenci a ir á maratona, ou melhor, me convenceram uns amigos. Vou deixar aqui algumas opiniões, que espero que as encarem de forma construtiva. Começo pelas marcações, eu perdi-me 1 vez e levei atrás de mim uma molhada que confiou em mim, lá olhei para o GPS e vi que o trilho estava do outro lado da estrada antes de passar o túnel, isto foi depois de passar por baixo da A25 depois do Alvendre. Ninguém reparou na marcação. Nas Avelãs de Ambom o track não estava igual ás marcações. Ou então eu enganei-me, ainda estou para perceber. Em zonas mais rápidas as marcações estavam um pouco em cima o que levava a grandes derrapagens. Abastecimentos só vi um, se havia mais não os descobri.
Por fim o reparo que já vi muitas vezes, um jersey é sem duvida muito melhor que polo.
O percurso era interessante, a zona da Guarda é toda muito bonita e com trilhos sem fim, fiz TT muitos anos e sei. Para mim a Maratona foi muito dura e se não fosse o amigo Paulo Gonçalves a puxar por mim... depois de ter um problema com as mudanças, de se me desapertar o guiador, de me perder, de se desapertar a grade do bidon e ter feito os ultimos 10km sem liquidos... mesmo não sendo os 1900 acumulados que referiam, foram 1500, mas na sua maioria mesmo no fim, foram arrasadores. Acho que se calhar para algumas pessoas aquilo foi um sofrimento daqueles... eu fiz +- quatro horas e meia, fui a casa, tomei banho, almocei e foi ao cinema com a familia, mas antes passei pela Praça Velha, eram 3 e meia e ainda havia gente a chegar...
Os kms finais ainda os fui fazendo com a Ana Luisa dos Galitos, mas ela com o seu ritmo certinho na calçada romana foi-se embora, grande atleta.

Espero que para o ano haja mais, mas já não me enganam e vou só para a meia Maratona.
Falta ver as classificações, que também não percebo porque demoram tanto... mais uma coisa a rever. Nos eventos onde tenho ido já é todo online...
 

Patinho_vvr

New Member
Boas
Foi a minha 1º vez neste invernal e foi espectacular teve de tudo boas subidas, algumas com bons obstaculos zonas rolantes descidas alucinantes e por vezes perigosas.
Queria dar os parabéns á organização estava tudo 5*****:D:D:D, para o ano espero cá voltar:p
Agora vamos á parte menos boa:(, soube ainda ha pouco que o nosso colega e grande atlteta Marco Macedo teve uma queda partindo a tíbia e o perónio.
A ele as melhoras e que recupere depressa!:#1::#1:
 

falcaobtt

New Member
Invernal BTT

Companheiros do BTT.

Simplesmente adorei realizar esta prova. Já é a 4ª participação seguida que efectuo na Guarda. Na realidade já passei de tudo, sendo mesmo este ano o melhor ano em termos de metereologia.

Achei o percurso muito interessante e de fácil andamento. As alterações ao trajecto no meu ponto de vista foram benéficas á qualidade da prova.

Quanto ao andamento imposto pela minha pessoa, foi surpreendente. Dizendo mesmo que foi a melhor prestação que já tive am alguma prova.

Eu e o meu colega Daniel Marques, efectuamos uma prova sempre nos limites, e com grande inteligência.

Não irei esquecer este dia tão cedo.

Para o ano lá estarei e mais uma vez Parabens á organização.

Boas pedaladas.
 

Patinho_vvr

New Member
Boas
Foi a minha 1º vez neste invernal e foi espectacular teve de tudo boas subidas, algumas com bons obstaculos zonas rolantes descidas alucinantes e por vezes perigosas.
Queria dar os parabéns á organização estava tudo 5*****:D:D:D, para o ano espero cá voltar:p; rcfeitor concordo plenamente contigo ainda para mais numa zona montanhosa como a guarda, e se nao estou em erro havia um percurso de 15 ou 25 km nao estou bem ao ce
Agora vamos á parte menos boa:(, soube ainda ha pouco que o nosso colega e grande atlteta Marco Macedo teve uma queda partindo a tíbia e o perónio.
A ele as melhoras e que recupere depressa!:#1::#1:
 

Dalee

New Member
Olá boa tarde.

Para mim foi também a primeira vez que estive neste evento de que já tanto tinha ouvido falar, e confesso que superou as espectativas.
Como já outro colega referiu antes, uma das piores falhas a apontar e que deve ser tida em consideração em futuros eventos, é o de terem pelo menos mais um ponto de água entre o abastecimento e a meta. Tirando esta situação tudo 5 estrelas.
Para o ano se Deus e as pernas quiserem lá estarei de novo!!!

Cumprimentos pedalantes!!! ;)
 

quic0

New Member
Bem, comparado com a maioria do pessoal que foi à maratona, considero-me um "menino". Quando me inscrevi na maratona, toda a gente dizia que era maluco e que 70km era muito, que não aguentava, bla bla bla. Se tivesse pensado com a razão à frente da emoção e da vontade, teria chegado certamente à mesma conclusão, já que tenho pouco mais de 600 km feitos na minha modesta Specialized Hardrock comp, e com um histórico de treinos de 20/30km máx!
Sim, de facto, 70km e ainda por cima nas serras da Guarda custaram-me e não foi pouco! Só eu sei o que penei naqueles últimos 20km, é que ainda por cima a parte pior ficou para o fim... lol

Acabei em penúltimo (para mim completamente indiferente), mas ao contrário de muitos, não desisti, e consegui cumprir com o meu objectivo, e posso-vos dizer que quando vi a zona de chegada até me vieram as lágrimas aos olhos!
Ainda andei montes de tempo com a equipa dos Vassouras, mas ao aproximar-se os 50'as, quebrei, e tinha que fazer pausas para recuperar a força, bem como subir algumas zonas "à la pata".

Seja como for, fiquei orgulhoso de ter conseguido terminar e não ceder à tentação de desistir!

Até para o ano que vem, tenho muito que evoluir e treinar, mas adorei o evento, e apesar de ser um fim de semana alucinante que entre viagem Lisboa-Guarda e regresso passa a correr, será certamente a repetir!

Parabéns ao CMG
 

ICC

New Member
Olá a todos!
Eu sou um habitual btt'ista pela Guarda (tenho família na cidade), mas esta foi a minha primeira participação na Invernal!
Antes de falar da minha participação no percurso maior deste evento, deixo uns breves comentários ao que já li em postagens anteriores.
Não concordo quando dizem que devia haver outro(s) ponto(s) de água. Passo a explicar a minha opinião. Até ter entrado na grande aventura que foi a Douro Bike Race, era daqueles que achava que devia haver água em vários pontos do percurso, hoje penso de outra forma. Se puder haver, melhor, se não puder, ok na mesma. E daqui vai de encontro a outro "reparo" meu em relação ao facto de haver quem tenha chegado às 15h30 à zona de meta, ou seja, tem de haver consciência por parte do participante em saber o que vai fazer.
Eu na DBR no primeiro dia desidratei, no 2º levei camelbak. Ontem eu sabia que tinha capacidades para fazer a maratona dentro de um tempo que me permitia chegar a horas normais e fui para a maratona, se não tivesse essa certeza, tinha ido para a meia-maratona. Temos de ser mais conscientes nas nossas escolhas. Já cometi loucuras e aprendi com elas. Não podemos passar a vida a culpar as organizações por aquilo que nós próprios não "queremos" evitar e devíamos ter esse cuidado.
Muitas vezes criticamos a organização por não haver um ponto de água extra, mas não tivemos o cuidado de parar no reforço para abastecer o bidão, certo?! Os percurso não passam só no "deserto", quando passamos em aldeias e não temos água, porque não a procuramos?!
Concordo com o comentário do parceiro que refere que não devia ser permitida a participação de uma criança de 9 anos, aliás, na maior parte dos regulamentos de eventos de BTT que se realizam por cá, existe uma idade mínima bem superior a 9 anos, aqui para ser sincero, não sei, não reparei nesse ponto!
Quanto à minha participação na Maratona, gostei imenso apesar de um azar que tive, ao ficar com apenas os 24 dentes da pedaleira e a corrente ter ficado sem visitar os 38 dentes do prato maior, por avaria no desviador.
O percurso era excelente, as marcações estavam excelentes, os reforços pareceram-me estar à medida (no 1º não parei e no 2º aproveitei só para comer uns biscoitos e 1 banana), apesar de ter feito os 68km com 1700mt de acumulado (registo Garmin Edge 705) não me queixo de falta de água, os banhos estavam impecáveis e o almoço, apesar de o ter pago, fui com os amigos da Guarda, nomeadamente do "grupo" da malta da Garbike (onde me insiro com alguma frequência), a um restaurante local.
Parabéns à organização!
Boas pedaladas a todos e não levem a mal os meus reparos, mas com o tempo e com a participação em provas de um gabarito superior, aprendemos muito!
 

RSCosta

New Member
Eu nem ia falar no assunto, mas acho que devo um esclarecimento ao colega "ICC". Eu também já fui ao DBR, nestes dois anos por lá nunca faltou água, e também na zona de chegada que era isto que te queria esclarecer.

Também concordo que se estava anunciado o número de abastecimentos ou postos de água, todos devemos calcular muito bem cada um as nossas necessidades de abastecimento, se não chegar há que levar camelbag, biddons o que seja... ir para o passeio sem água é que não.

Mas quando falaste de pessoas que chegaram às 15:30, há que dizer tudo, eu ontem fiz a meia maratona, cheguei à zona da meta por volta das 11:45 e não havia água. Perguntei ao pessoal que estava na zona de chegada e disseram que já tinham pedido para trazerem água e que estaria a chegar, aidna permancei por ali à epsera de outros colegas durante pelo menos mais uns 45 minutos... água nem vê-la.

Já depois na zona dos carros falei com colegas meus que foram à maratona, e chegaram por volta das 13:00 e água continuava a não existir.
Eu também sou da opinião que cada um deva fazer as contas necessárias se precisa de mais ou menos água, mas acho que é de bom senso colocar água na zona de chegada.

Em todo o caso gostei muito de ter ido à Guarda fazer este passeio, foi a minha primeira vez e gostei dos trilhos.

Boas pedaladas!!
 

quic0

New Member
Em relação ao que disse o colega ICC sobre os participantes que acabaram às 15:30 e que têm que pensar no que vão fazer, eu fui dos que acabou a essa hora, mas...
Nunca sendo minha vontade de prejudicar ou chatear quem quer que fosse, se eventualmente houvesse menção a um tempo limite para terminar, obviamente nunca me teria aventurado na maratona, até porque era a 1ª vez, como não foi o caso, optei por me desafiar a mim mesmo e inscrevi-me na maratona, sendo que sempre me puseram à vontade (nos checkpoints e zonas de abastecimento) em relação ao tempo que estava a demorar. Fui sempre na minha, dei sempre passagem e toda a gente, não atrapalhei ninguém.
Aliás, a gana de quem queria ir para a frente era notória, até fui uma vez "forçado" a travar a fundo porque me passaram à queima e me encurralaram num sitio onde tinha um calhau gigantesco, e não foi por isso que me chateei.

Pessoalmente não tenho qualquer tipo de reparo negativo em relação à organização, tudo 5*.
 

João Gomes

New Member
Relativamente a organização esta de parabens pelo evento realizado.
Podemos referir como ja alguns colegas o fizeram que pode haver sempre pontos a melhorar, como a parte da agua, mas para mim estiveram muito bem.
Em relação aos colegas que chegaram mais tarde para mim e prefeitamente normal, visto a que exista muito partecipantes que gostam de apreciar as paisagens e parar para umas fotos.
Para o ano se puder la estarei novamente.
 
Top