Instalação desviador SRAM X9

demorider

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Neste tópico http://www.forumbtt.net/showthread.php?16412-Desviador-Tamanho-da-corrente/page2 no ultimo post é referido que é sem a corrente passar pelo desviador..

Experimenta a mão por a corrente no prato grande e no carreto pequeno e vê como é que a corrente e desviador ficam, teoricamente acho que o metodo de medir devia ser igual nos 2 desviadores mas como a shimano faz tipo pivo no parafuso que prende ao dropout e a sram faz esse pivo mais a baixo junto a mola pode fazer alguma diferença..

Com o desviador parece-me tudo bem, pelas fotos esta bem montado e as molas parecem estar a fazer a força necessária para ele "encolher" e esticar a corrente, a partida sera corrente a mais..

Se puxares a caixa do desviador a mão para cima ela ainda recolhe mais ou já está no batente?
 

demorider

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Segundo o site da parktool ao medires a corrente com o desviador montado tem de ficar mais ou menos como na imagem abaixo, ou seja o desviador quase no limite do que pode esticar


No outro método sem a corrente passar pelo desviador ficava assim:


Se a corrente ficou como nas imagens acima então alguma coisa esta mal com o desviador..
 

magno

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penso que deves ter medido mal a corrente, tens que a passar pelo prato maior e pelo carreto maior sem passar pelo desviador, depois se usares um link rapido adicionas só um elo se nao usares adicionas dois elos
 
Boas,

Já experimentou afinar o desviador no parafuso que tem perto, acho que é uma chave de 3mm, afina o desviador e elimina a folga que tem.

Cumprimentos
 

FReis

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A mesma corrente, com o desviador XT, na mesma bicicleta, não tem qualquer problema.
Penso que deve haver algo de errado com o desviador ou com a montagem.
 

Atomic22

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Boas, confere o comprimento da caixa, parece-me que o teu problema está aí. Tens de ajustar a corrente ao tipo de caixa. Eu diria que a diferença entre o shimano e o sram estará na ordem dos 5 cm, segundo as fotos que postaste, logo tens de cortar a corrente no mesmo comprimento.
 
Ok, mas sempre usei sram e nada apontar,
1355306523.jpg
.
 

TheTraveler

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FReis said:
Com o desviador montado, e a corrente no prato maior e carreto mais pequeno, as roldanas do desviador ficam sensivelmente na vertical, que é o outro método sugerido.

Dizes que no carreto mais pequeno, as roldanas ficam sensivelmente na vertical. A foto que meteste, mostra a corrente entre o terceiro e quarto carreto e o desviador completamente recolhido... Não estou a perceber como acontece esse fenómeno das roldanas passarem da posição vertical para a posição de completamente recolhidas só com 3 carretos de diferença. Isso é quase uma impossibilidade física... Terceiro para quarto carreto atrás, significa que estás ou ainda no prato grande, ou no prato do meio. Não estás com isso no prato pequeno à frente?

Tira fotos da corrente em todos os carretos, e cada uma com indicação do prato em que está na frente.

20140215_195318.jpg
 

commendatore

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Cá para mim aqui fica a minha posta de pescada... Tens o desviador mal montado.... verifica o batente que existe e é suposto encostar no dropout... E como alguém disse... é impossível a corrente não percorrer aquela roldana superiora.
Tira a corrente e volta a passá-la convenientemente.
 

FReis

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Na primeira foto a corrente tinha saltado do sitio, já a apaguei.
Eu vou verificar tudo novamente, mas se calhar só consigo arranjar tempo no fim de semana.
Posteriormente já tinha colocado uma foto com a corrente no sítio certo, que é esta:

20140216_113203.jpg


Obrigado pela participação.
 

FReis

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Pelo que vi no site da Sram o método de medida da corrente é o mesmo:

FZvqtO41rOYhILf15Hmy-IxVIEaRZOI2sYlzurjLYdo=w220-h207-p-no


A peça que faz de batente no dropout e no parafuso de regulação, no meu caso é diferente ou falta qualquer coisa:

20140128_233009.jpg


Encontrei esta na net, que é igual à do pdf da sram, mas não é igual à minha:

SRAM1.JPG


Aparentemente a da última imagem, tem um batente que encosta ao droupout, e tem outro onde encosta o parafuso, no meu caso apenas tem um batente.
 

demorider

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O meu x9 é igual ao da primeira imagem deste ultimo post mas aquela "patilha" preta que esta por cima do parafuso que aperta ao dropout devia estar encostada ao parafuso que dá tensão ao desviador, assim como esta não vai dar tensão nenhuma ao desviador e pode ser por isso que ele não esta a esticar a corrente..
 

demorider

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Estive a rever as fotos e parece que com o desviador montado tens essa "patilha" no sitio certo..

Eu continuo convencido que é a corrente demasiado comprida..
 

demorider

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Quantos pratos tens a frente?

Uma vez que tinhas um desviador de caixa comprida deves ter 3 pratos a frente e agora tens uma desviador de caixa media que é indicado para quem tem 2 pratos a frente..
É normal que agora para teres a corrente na medida certa esse desviador não vai conseguir gerir tão bem os cruzamentos de corrente e manter a corrente sempre esticada nos pratos e carretos mais pequenos.. Uma caixa comprida tem maior capacidade para cruzar a corrente e manter a corrente esticada em carretos/pratos mais "pequenos", mas isto partindo do principio que tens 3 pratos a frente, se tiveres só 2 mede a corrente pelo metodo que utilizas-te antes mas com a corrente sem passar pelo desviador..

Nesses links o problema não tem nada a ver com o teu caso, esses desviador são os x9 type2 e pelo que li eles queixam-se de as mudanças estarem "presas" como se o sistema de "embraiagem" não deixa-se o desviador mudar de velocidades...
 

FReis

Member
Boas

O desviador já estava nesta bike, eu tenho um XT mas que estava noutra, estou a a fazer um "intercâmbio de alguns componentes.
Ela já vinha com o mid-cage e pedaleira de 3 pratos, entretanto substitui a pedaleira por uma XT também de 3 pratos
Como desmontei o desviador para limpar, ia aproveitar uma corrente XTR que tenho infelizmente deitei fora a corrente antiga que estava gasta.
Entretanto as experiencias de corte e costura estou a fazê-las numa Sram 971 que tinha comprada para outra bicicleta.


Epic FSR M5 Manipulated Alloy, fully manipulated frame w/ ORE DT/TT, sealed cartridge bearings, 100mm travel, replaceable derailleur hanger
REAR SHOCKSpecialized AFR remote mini , BRAIN inertia valve w/ BRAIN fade and rebound adj.
FORKFox F100 RL, 100mm travel, air spring, compression and rebound adj. w/ LO, alloy steerer
HEADSET1-1/8" Threadless, 10mm insertion alloy cups, sealed cartridge bearing
STEMSpecialized adjustable rise, 31.8mm clamp, 3D forged w/ CNC finish
HANDLEBARSSpecialized XC low rise 31.8mm bar, 6066 butted alloy, 6 degree up, 8 degree backsweep, 640mm wide
GRIPSSpecialized thin lock on grip (S/M) Specialized Thick lock on grip (L/XL)
FRONT BRAKECustom Avid Elixir R SL, alloy backed organic pads, S/M: 160mm, L/XL: 185mm rotor
REAR BRAKECustom Avid Elixir R SL, alloy backed organic pads, S/M: 140mm, L/XL: 160mm rotor
BRAKE LEVERSCustom Avid Elixir R Carbon SL Hydraulic, tool-less adj. reach
FRONT DERAILLEURShimano M660 SLX, DMD, top swing, dual pull
REAR DERAILLEURSRAM X-9, 9-speed, mid cage
SHIFT LEVERSSRAM X-7, aluminum 9-speed trigger
CASSETTE Shimano HG61, 9-speed, 11-34t
CHAINSRAM PC-971, 9-speed w/Power Link
CRANKSETCustom Shimano FC-M542, S: 170mm, others: 175mm
CHAINRINGS22S x 32A x 44A, 4-bolt, 104/64mm
BOTTOM BRACKET Shimano FC-M542

Abraço
 

demorider

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Boas,

Acho estranho a specialized por um desviador de caixa media com essa configuração mas os engenheiros da specialized lá saberão o que andam a fazer e se a mandaram assim para o mercado é porque funciona..

Mas se usar-mos a formula de calculo descrita no seguinte tópico post #48 com essa configuração de pratos e k7 já estaria no limite da caixa longa e muito longe de uma caixa média
http://www.forumbtt.net/showthread....-e-caixa-longa-(Long-Cage-e-Short-Cage)/page5

O desviador pelas fotos parece estar tudo bem, ou há aí "gato" ou é a corrente que está muito comprida :confused:
 

FReis

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Neste momento, a corrente passando pelo prato e carreto maiores sem passar pelo desviador apenas tem esta folga:

20140222_104000.jpg


O desviador está no limite da regulação do parafuso:

20140222_145349.jpg


Mesmo assim a corrente no prato e carreto mais pequenos fica a "roçar" as roldanas do desviador :mad:

20140222_103707.jpg
 

TheTraveler

Active Member
TheTraveler said:
Não estás com isso no prato pequeno à frente?

FReis said:
Mesmo assim a corrente no prato e carreto mais pequenos fica a "roçar" as roldanas do desviador

Demorou mas lá disseste qual é o problema... Cruzamento de corrente total, prato pequeno e carreto pequeno... Qual é o problema de roçar nas roldanas numa relação que ninguém no seu perfeito juízo utiliza?... Espero sinceramente que não utilizes essa relação, nem nada sequer próximo disso quando andas a pedalar.
 
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