Iniciar no BTT

ruialexrib

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Olá a todos

O meu nome é Rui Ribeiro

Tenho 40 anos e estou a pensar em iniciar-me nas lides do BTT... tenho o "bichinho" do monte já que costumo fazer Trail Running... normalmente costumo ver muita malta do BTT enquanto treino e fiquei com vontade de experimentar... no entanto já não subo para cima de uma bicicleta faz uns 15 anos... além de que sou um rapazote alto (1,85)... juntando ao facto de não perceber "patavina" de bicicletas (tirando o facto de saber que à partida tem 2 rodas), venho por este meio tentar ouvir alguns comentários sobre algumas duvidas que tenho...

1. Tenho um orçamento que ronda os 300 euros para comprar uma bike... vi esta:
http://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-rockrider-500-id_8293150.html , mas não faço ideia se adapta a alguém que se vai iniciar neste mundo.

2. Como disse, tenho 1,85m... na decathlon as bicicletas têm um tamanho XL que vai de 1.85 até 1.90... sendo assim é este o tamanho que deverei comprar ? Ou tenho que fazer algum tipo de medição (pernas, braços, etc) ?

3. Roda 26 ou roda 29 ? Qual deverei escolher tendo em consideração que o meu principal objectivo será fazer 70% estrada e 30% monte no inicio para me habituar... e mais tarde começar a inverter esta proporção...

4. Que outro acessórios deverei tem em conta ?

Agradeço qualquer ajuda que me possam disponibilizar...
Abraço e boas pedaladas.
Rui
 
Por pontos :

Por 270 euros dificilmente arranjas melhor do que essa.

O tamanho podes ver na loja e experimentar se o L não será um pouco pequeno.
O tamanho abaixo torna a bicicleta um pouco mais ágil mas pode ficar pequena para ti.

O tamanho da roda neste momento não é muito importante.
Pelo mesmo valor, com roda 29 vai ficar ainda mais pesada e ter rodas piores.

Mais tarde se começares a gostar de andar de bicicleta compras uma melhor e ai já podes investir em material melhor e em rodas maiores.
 

ACS

Member
ainda vais muito a tempo, e para iniciar na minha opinião "qualquer bike serve" mas quando inverteres para mais utilização no monte vais ter que melhorar de máquina, o desgaste no monte derrete muito a bike e os componentes tem muito desgaste nas bikes mais "frágeis".
olhando para a tua altura atira-te para a 29".
acessório com a bike sempre capacete e os pedais de encaixe tb te vai dar mais rendimento
 

SeteGu

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O ideal seria a 520 - 400€.

É provável que alguém venha a não concordar comigo... mas se não der para lá chegar eu pessoalmente recomendo a 5.1 - 150€.

Porquê?
É marginalmente mais leve, os travões são melhores, a suspensão é basicamente a mesma... e só fica a perder na transmissão. Posto isto... acho que dar quase o dobro do dinheiro pela 500 não faz muito sentido.

É basicamente igual a esta. Para mim é claramente a melhor bicicleta do mercado até aos 250€ (à vontade)... já custou 180€ e neste momento custa 150€.
Eu se comprasse uma bicicleta desta gama compraria essa e que para começar chega bem.

Assim até se poupa algum dinheiro que pode servir, quem sabe, para no futuro comprar uma bicicleta realmente melhor...
 
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ruialexrib

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A 5.1 não tem tamanho XL, por isso a descartei logo à partida...
Efectivamente vi a 340 C4... e tem XL ... mas como o preço era tão barato fiquei desconfiado e estiquei para outra até atingir o meu limite 300€... sendo assim sugeri a 500... mas sem o minimo de conhecimento...
Não sabia que já existia uma review à 340 C4...

Obrigado a todos pelos comentários... qualquer coisa é bem vindo dado o nivel de "des"conhecimento que possuo na matéria...
 

Tsunami04

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Eles na decatlhon acho que deixam experimentar la as bikes na loja, assim dá para veres a diferença entre L e XL.
 

ruialexrib

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Efectivamente a decathlon permite experimentar...
Estive a ver a review e fiquei surpreendido pelo desempenho dos travoes v-brake... não fazia ideia... já nem supunha outra coisa que não fossem de disco... é o que dá não perceber nada disto :)
 

SeteGu

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Quanto aos travões... os cabos por serem novos vão esticando um pouco inicialmente e a manete começa a ganhar alguma folga não ficando com o mesmo feeling/eficácia inicial... mas é normal e provavelmente com os travões de disco mecânicos iria acontecer algo parecido/igual... assim como com os cabos da transmissão levando a algumas desafinações...

Nessa altura talvez o melhor seja afinar tudo novamente... passando na decathlon eles devem tratar de tudo sem cobrar nada... pelo menos a primeira revisão é oferecida.

Convém é deixar esperar um pouco... porque senão pode-se ir afinar e os cabos ainda continuarem a esticar.
 

ruialexrib

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SeteGu... não querendo abusar da tua disponibilidade será que podes dar uma vista de olhos em
http://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-rockrider-340-c1-id_8231773.html#v1594343

não encontro a 340 C4, no entanto encontrei esta "C1" disponivel na decathlon da minha área...
De acordo com o referido no teu review da C4 aconselhas basicamente 2 coisas:
- Suspensão XCT 80 mm
- Punhos rotativos SRAM

Sendo assim, será esta C1 praticamente a mesma coisa que a C4?
 

SeteGu

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Já experimentei os 2 e gostei mais dos punhos rotativos da Shimano do que os da SRAM. Não é que a diferença seja muita... mas gostei mais do feeling dos Shimano e usei-os muito tempo (uns 2 anos e meio).

Atualmente acho que todas as bicicletas vêm com os SRAM... eles nessas bicicletas andam sempre a modificar os nomes e as configurações existentes.

EDIT: Aparentemente a C1 é igual a C4 do tópico... só muda ligeiramente a cor.
 
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ruialexrib

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Prontos... tá feito
Optei pela 500 http://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-rockrider-500-id_8293150.html

Testei a 340, mas fiquei a pensar nos travões... e optei por uma de travões de discos para ficar de consciencia descansada... confesso que fui um pouco influenciado pelos argumentos que o vendedor me deu :p... é o que dá não perceber nada dos assunto...

No entanto, acredito que as informações que vocês prestaram aqui ajudaram imenso a eu poder ter uma conversa minimamente aceitavel com o vendedor e pelo menos percebia um pouco do que ele estava a falar...

Agora é "botar" kilometros na "bicha" :p...

PS:
Entretanto fui dar uma curva com ela e acho que precisava de "subir" um pouquinho o guiador...
Na altura dos ajustes na loja pareceu-me bem, mas agora queria dar só mais um "jeitinho"
1. Isso é fácil de fazer ?
2. Quanto ao selim, é suposto ficar com a perna totalmente esticada quando o pedal está na posição mais baixa, ou deverá ter um pouco de flexão ?

Obrigado a todos
 
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DFigueiredo

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Viva Rui,
Em relação aos travões, com os de disco tens a vantagem de quando passas num poça de água, ou em dias de chuva, ficares com travões na mesma, o que não acontece com os V-Brake, que ficas com o aro molhado e demora um pouco a secar. No entanto é tudo subjectivo, porque mais vale uns bons V-Brake que uns maus de disco. Esses da hayes são mecânicos pelo que vejo, não tem a potência nem trabalham da mesma forma de uns hidráulicos.Quando as pastilhas estiverem a ficar gastas vais ter que ir ajustando um parafuso que tem (na pastilha fixa) para as ir aproximando, pois esses travões por norma só empurram uma das pastilhas e a outra é fixa. De qualquer forma fizeste bem optar por discos na minha opinião.
O guiador à partida dá para levantar, mas parece que terás de por uma anilha por baixo do avanço, onde já deve ter uma ou duas.
Quanto ao selim, é suposto estar como te sentires confortável :p no entanto eu não estico totalmente a perna com o pedal em baixo, no máximo faz uma pequena flexão. E se ficares com a perna muito flectida vais-te cansar mais. É questão de andares e ires ajustando. Para fazer monte não convém ter o banco muito alto, pois com o declive do terreno é mais complicado teres de apoiar o pé no chão.
Espero ter ajudado. Boas pedaladas.
 
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SeteGu

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O ideal é a perna ficar totalmente esticada com o calcanhar apoiado no pedal... claro que ninguém pedala com o calcanhar... mas a ideia é ao pedalar (com a planta do pé no pedal) a perna ficar apenas ligeiramente fletida quando o crank está em baixo.
Esta é a melhor posição para pedalar (a nível de eficácia) e para os joelhos.

Quanto aos v-brake é verdade que têm esse defeito... curiosamente no dia em que testei a 340 e fiz o video estava a chover e os travões portaram-se sempre 5*. Depende muito também do tipo de calço, etc... como dá para ver no tal video fiquei bastante bem impressionado com a sua performance.
De resto... não é verdade que os travões de disco não sofram do mesmo problema... com chuva/lama a sua prestação muitas vezes também não é a mesma... mais ainda em travões de gamas muito baixas.

Com a 500, a meu ver, a grande vantagem é só uma: a transmissão. À partida será mais fácil fazer subidas inclinadas (as mudanças leves serão um pouco mais leves) e atingir maior velocidades em plano (as mudanças pesadas serão um pouco mais pesadas). Mas os travões, a meu ver, são piores.

Quanto à altura do guiador se já tiver algumas anilhas não convém colocar muito mais. Há uma medida máxima mais ou menos definida para isso. Pode-se optar por outro avanço com maior inclinação/menos comprimento ou um guiador com maior "rise".

Boas pedaladas!
 
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adofr86

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A única experiência que tive com travões de disco mecânicos não foi a melhor e troquei-os passado duas semanas, precisava de fazer muita força na manete para conseguir que os travões travassem minimamente. Mas isto foi naquela altura em que os travões de disco ainda estavam a dar os primeiros passos nas bicicletas. Passados tantos anos é de esperar que os travões de disco mecânicos tenham evoluído.

Acho que fizeste bem em optar por essa, o quadro da 340 é mais bonito, mas a 500 está melhor equipada.

Eu ando com a perna quase esticada, fica ligeiramente flectida.
 

ruialexrib

New Member
Obrigado pelas vossas respostas...

Hoje fui dar as minhas primeiras pedaladas a sério...
Fiz 22k em circuito plano para me habituar à máquina... no entanto, e acredito que seja perfeitamente normal, cheguei a uma altura que já não conseguia ficar sentado em cima do raio do selim... doia-me o rabo em todos os sitios :p ... ainda não comprei calção apropriado... uso os calções de compressão que levo para o trail running... não tem nenhum tipo de amortecimento... o selim que veio de origem também não deve ser grande coisa... vou esperar mais uns tempos porque o defeito pode ser do meu rabo :p não está habituado a estas andanças :D
 

Tsunami04

New Member
Boas,
Uns calcoes especificos e de perferencia de alguma qualidade e indispensavel ;) nas duas ou tres primeiras voltas lever 2 calcoes de bike LOOOL mas para habituacao foi bom, é que sem nada ou so um calcao logo na primeira saida ficoume a doer as nalgas alguns 3 dias ahaha
agora tou mais habituado ja e mais na boa
 

duartep72

Utilizador Banido
Rui,
Essa dor no rabo é perfeitamente normal (ainda para mais sem carneira), e a melhor forma de a dor passar é amanhã fazeres outros 20 km ;)
De qualquer forma é óbvio que uns calções apropriados vão ajudar (e muito) no conforto.
Tens por exemplo na SportZone uns calções por €12 Já com carneira e até são bem giros (estão com -50%) https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/equipamento/textil/94459-berg-cycles-baggy-pyren
Comprei uns pelo preço (nem sabia que traziam carneira), e dá perfeitamente para fazer 30 a 40Km sem desconforto (isto sem andar aos saltos). Mais do que estas distancias já convém investir numa coisa melhor, mas estes dão para o gasto sem estrago no orçamento (e se quiseres tens lá umas jerseys também em conta)

P.S embora compre muita coisa na SportZone, bicicleta incluída, não tenho comissões nem lá trabalho :D

Boas pedaladas
 

adofr86

Member
Quando ganhares "calo" até podes andar com um selim duro que quase não notas diferença em relação aos selins estilo sofá.
 
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