iniciacao em que modalidade?

zdjota

Member
este fim de semana penso sair(mesmo com a tibia a azucrinar a paciencia) e dar uma enorme volta

cartao cidadao
cartao contactos emergencia
telele
maqu fotografica
powerbank
estojo 1 socorros pra mim
estojo 1 socorros pra bike
1 camara ar
1 lanterna
1 luz traseira com reflector
bomba e extensor
1 suporte extra pra bidao ou garrafa
1 pano pequeno


camisola e calca termicos
calcoes com carneira
luvas
sapatilhas
palmilha compensante pe esquerdo
cotoveleiras joelheiras caneleiras
capacete
oculos
impermeavel
colete reflector
saco extra
garrafa de agua 500ml e tubo pra fazer de "camelback"
lencos de papel
conta km
aloquete


banana,barrinhas,agua isotonica caseira, bolachas, pacotinhos de acucar

o isotonico vai no bidon no quadro assim como a bomba no quadro e o kit de ferramentas na bolsa selim

o resto na mochila



et voila!


nao me esqueci de nada pois nao?
 
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Noisia

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garrafa de agua 500ml e tubo pra fazer de "camelback"

E porque não comprar um "camelbak" da berg (ou outra marca genérica) com uma placenta da mesma capacidade? O último que comprei custou-me 15€...

Alternativamente comprar a placenta em separado:

https://www.amazon.co.uk/s/ref=sr_n...bladder&ie=UTF8&qid=1478558685&rnid=319530011

Atenção aos materiais rígidos que levas na mochila, podem tornar-se perigosos numa queda de costas. Eu pessoalmente acho que levas aí coisas a mais para um passeio no monte mas pronto cada um sabe de si... :D
 

zdjota

Member
E porque não comprar um "camelbak" da berg (ou outra marca genérica) com uma placenta da mesma capacidade? O último que comprei custou-me 15€...

Alternativamente comprar a placenta em separado:

https://www.amazon.co.uk/s/ref=sr_n...bladder&ie=UTF8&qid=1478558685&rnid=319530011

Atenção aos materiais rígidos que levas na mochila, podem tornar-se perigosos numa queda de costas. Eu pessoalmente acho que levas aí coisas a mais para um passeio no monte mas pronto cada um sabe de si... :D
fui em total autonomia desta vez, ainda estou a sentir as "sequelas" da aventura, mas adorei!

mas la esta, 15 euros pois...a garrafa fica bem mais barata e posso descartar, e a placenta? gastar mais dinheiro pra kits de limpeza...
o tubo e um a mais do meu nebulizador, tenho facilidade em esterilizar ja que tenho o equipamento
ate que ponto essas placentas aguentam com a esterilizacao nao sei, este e um material hospitalar, tem bastante resistencia a altas temperaturas, o "plastico" das camelback nao faco ideia

resumindo, com esta aventura, tirei conclusoes interessantes

introduzir no kit 1 elo rapido e um clip pra papel pra quem esta com crise de corrente, talvez eu precise, talvez nao, mas se encontro alguem aflito, poderei ajudar

um desencravador correntes pequeno

arranjar forma de manter os pes secos, que ficaram completamente encharcados
 
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zdjota

Member
tenho outra possibilidade de fazer a minha bicicleta a partir do "zero", de forma a ser mais personalizada e ir montando conforme as minhas capacidades financeiras

o mais importante sera a aquisicao ja para o inicio do proximo ano de um quadro com bom slopping pra roda 27,5, suporte pra pincas de disco e tamanho S ou XS
em termos de cores dispenso por completo aqueles vermelhos todos vermelhos(vem-me o benfica a cabeca nao sei porque) e os rosas(acho piroso)e os brancos(nota-se as marcas todas, como em tudo que e branco)

pelas minhas limitacoes financeiras tera de se optar pelas de aluminio que sao mais acessiveis, apesar da minha escolha do coracao ser o aco
 

Pedro Barradas

Super Moderador
e os brancos(nota-se as marcas todas, como em tudo que e branco)
Não concordo..... tenho uma bike branca de BTT, tem risco, sim tem.. mas a minha preto mate.. é muito mais chata de manter limpa.


Quanto ao teu passeio... percebo o entusiasmo.. mas enfim, não é preciso exagerar ;)
 

zdjota

Member
Não concordo..... tenho uma bike branca de BTT, tem risco, sim tem.. mas a minha preto mate.. é muito mais chata de manter limpa.


Quanto ao teu passeio... percebo o entusiasmo.. mas enfim, não é preciso exagerar ;)

sim entendo, so que e naquela, branco, vai-se ver tudo e tal...xD
a minha nao e e nota-se as marcas todas e mais algumas
o entusiasmo, bom, este tipo de passeio tao longo foi bom pra tirar as minhas elacoes, e apesar de nao ter usado a lanterna, o colete reflector, e a camara de ar, e tinha razao pra a usar, mas tao perto de casa preferi levar a maria ao ombro e poupar a camara pra uma proxima volta e trocar em casa com mais pachorra e sem apanhar chuva

mas se fosse no meio do monte? ja dava jeito, trocava, tinha que ser, nem que fosse com neve!

:)
 

zdjota

Member
outra situacao em relacao ao quadro
a direccao semi-integrada sera a melhor escolha de forma a "compatibilizar" com varias suspensoes ou forquetas?
e esqueci de mencionar o curso de suspensao, pra um peso pluma como eu, sera melhor o de 100 ou 120mm?

obrigadas

achei este quadro bastante interessante


http://www. probikeshop .pt/quadro-de-btt-msc-mercury-alu-27-5-preto-vermelho-2015/111618.html??utm_source=affiliation&utm_medium=affiliation&gshop=PT
 
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Pedro Barradas

Super Moderador
Pois é zdjota. Esse quadro é janota..., mas não há para o teu tamanho.... Esse quadro suporta suspensão 80-100mm

Se fores para XC, é suspensão de 100mm de curso.
 

zdjota

Member
Pois é zdjota. Esse quadro é janota..., mas não há para o teu tamanho.... Esse quadro suporta suspensão 80-100mm

Se fores para XC, é suspensão de 100mm de curso.
pois, nao tem stock, mas esta descrito que existem estes tamanhos pra esta quadro mais abaixo
Tamanho da Roda : 27,5"
Tamanho quadro : 15" / 38 cm, 17" / 43 cm, 19" / 48 cm


portanto pensei em pesquisar em mais locais este quadro com o tamanho 15 se acharem que ele e um quadro bom pra aquilo que pretendo(XC)

que achas da direccao dele? penso dar um leque de escolha bom pra escolher uma boa suspensao, certo?
 

zdjota

Member
http://www . bike-discount . de/en/buy/cube-acid-27.5-frame-black-n-flashyellow-579220/wg_id-8672

Tem em 14 e em 16.
O 14 se calhar nem fica mal.

gosto muito... concordo, o 14 ate que nem ficaria mal, compensa-se com o espigao os cranks e o guiador e deve ficar que nem uma luva :) penso que e preferivel um quadro pequeno do que um grande e nao ter espaco de manobra
 

Joseelias

Well-Known Member
Na minha opinião, e para a tua altura (+-1,65m, certo?) tudo o que saia muito de um quadro de 16", que é o tamanho certo, não é boa ideia.

Ou arranjas um quadro 17", que tenha um slopping muito acentuado, e que seja curto (tipo AM) ou que seja pelo menos possível compensar o comprimento com um avanço bem curto e/ou um espigão de selim sem recuo. Ou arranjas um quadro de 15" que seja longo (normalmente os de XC) e onde podes ajustar com um avanço mais longo e /ou um espigão de selim com recuo.

Sinceramente não me cabe na cabeça que consigas usar um quadro de 14". Isso vai trazer muitas dores de cabeça, e muitos custos acrescidos.

Dá uma olhada nas geometrias de bicicletas de XC de várias marcas reputadas (Specialized, Scott, Trek,etc) no tamanho 16" ou S. Vê mais ou menos o comprimento do tubo superior que elas colocam e que devem de variar talvez na casa do 1cm, e depois vê as medidas anunciadas nas várias opções que pesquisares.

Vê as diferenças nas duas opções sugeridas.

Cube 16" - 550mm
MSC 15" - 553m
MSC 17" - 556mm

Até aqui está tudo muito bem. As diferenças são milimétricas, excepto a tubo do selim da MSC de 17" relativamente à de 15". Aliás, a Cube 16" até tem um tubo do selim mais curto (360mm) que a MSC (381mm)em 20mm o que quer dizer que tem um slopping mais acentuado. Se as medidas estão certas não sei como é que a Cube foi medida para dar 16"... (16cmx2,5=40cm)

No entanto quando olhamos para a Cube de 14" a coisas mudam muito. São logo 27mm de diferença no tubo superior!

Cube 14" - 527mm
MSC 15" - 553m

Claro que isto pode ser compensado com componentes, mas como disse vai ser uma dor de cabeça. Logo à partida um avanço mais longo vai colocar muito peso na roda da frente, e em descidas a travar as hipóteses de saltar por cima do guiador muito maiores pela força da alavanca exercida sobre o cubo dianteiro. Não é por acaso que as Btt passaram de avanços de 120mm no anos 1990 para 90mm e muito menos actualmente. Mais, o avanço longo torna a direcção mais lenta que só pode ser compensado com guiadores estreitos (desactualizados), e a distância de eixos muito curta torna a bicicleta mais instável.
 
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edununo

Well-Known Member
É uma questão de ver. Se calhar é mais simples acertar o 14 do que o 16.

Avanços de 100mm ainda são vulgares em XC. A minha vinha de origem com um de 100mm e fica no ponto.

Noutras modalidades tipo AM, Enduro etc, é que se está a usar avanços bem curtos, juntamente com quadros mais longos. Basta ver o Forward Geometry da Mondraker.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ edununo

27mm a menos no quadro de 14" é muito.

Para quem tem 1,65m o tamanho ideal é o 16". Falo por experiência própria pois a minha mulher tem essa altura, com 76cm de entre-pernas. Nestas duas medidas ela não anda longe da zdjota, sem bem me recordo. Com estas medidas qualquer ajuste necessário que se queira fazer num quadro 16" será facílimo e há uma enorme margem para ajustar especificidades pessoais.

Falando do caso concreto da minha mulher e com números.

O quadro dela (17") tem 575mm de tubo superior, com um avanço de 90mm, espigão com recua e selim chegado todo para a frente e sente-se perfeitamente bem nele. Visualmente está numa posição bastante boa, nem muito deitada nem em posição de passeio e até já fizemos mais de 100km num dia em estrada e nunca se queixou da posição ou desconfortos típicos de má posição.

Ora, o quadro dela tem 575mm de VTT, com um avanço de 90mm o que faz um total de 665mm. Os quadros referidos acima andam na casa dos 550mm e se levar um avanço de 100mm fica no total com 650/656mm. Logo, na opção relativa a esta discussão fica mais curto 15mm que na bicicleta da minha mulher.

Mas temos que considerar que o selim da minha mulher está puxado para a frente usando um espigão com recuo. No caso da zdjota, jogando com os ajustes máximos permitidos por um espigão e selim os 650/656mm podem alongar +-35mm (espigão com recuo e selim para trás), ou encurtar +-10mm (espigão sem recuo e selim para a frente).

Resumindo, com um quadro como os de cima (15/16": +-550mm) e com um avanço de 100mm a zdjota tem uma margem para variar o comprimento do cockpit cerca de 45mm. Com o quadro de 14" esta margem de ajuste reduz-se para 18mm pois o quadro é 27mm mais curto! Para mim é pouco e vai limitar a escolha de componentes. Se quiser um espigão sem recuo já não poderá ter um avanço com menos de 100mm. Se quiser um avanço de 90mm ou menos já só pode ter um espigão com recuo, e por aí fora influenciando muito a distribuição de peso na bicicleta. Com um quadro de 16" pode jogar com muitas medidas de componentes.
 
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zdjota

Member
pois la esta,depende da geometria de cada marca, portanto o melhor sera seguir os cm mesmo

concordo com ambas as opinioes

mas as minhas medidas medindo e como me disseram nos bikefit que me fizeram deve-se medir pela perna mais curta, dando-me 1,63 de altura
com entre pernas de 70 se nao me falha a memoria(desculpem-me nao tenho os papeis ao pe de mim,estou de cama com gripe x))
 

Joseelias

Well-Known Member
Editei a minha mensagem anterior para referir que o quadro da minha mulher é de 17". Esqueci-me desse detalhe.

As medidas que eu referi também são o VTT (Virtual Top Tube - medido na horizontal) de todas as bicicletas usadas para a comparação. No caso da Cube e da MSC era o que estava nos sites da Probikeshop e da Bike-Discount, e no caso da bicicleta da minha mulher foi medido com uma fita métrica com ajuda de um nível. Não deve de ser rigoroso ao milímetro mas não andará longe.

As contas que apresentei anteriormente visavam ilustrar com um caso concreto de uma ciclista com proporções relativamente idênticas à zdjota, as dimensões do cockpit da bicicleta que usa, nomeadamente a soma do VTT e do avanço, com as dimensões dos quadros propostos e de que forma acho que o 16" (+-550mm de VTT) é o tamanho certo.

Tanto a minha mulher como eu sabíamos que o tamanho ideal para ela era 16", mas dada a pouca oferta na gama de preços que queríamos e à grande diferença no equipamento entre as opções, optámos pela que compramos pois à excepção da altura do tubo superior que fica no limite mas ainda aceitável, tudo o resto assenta bem.

EDIT: O quadro da Specialized Hardrock de tamanho S, tem 558mm de VTT, para um comprimento do tubo do selim de 373mm (15"). Está mais ou menos dentro das Cube e MSC referidas.

@ zdjota

As medidas a que me estou a referir não tem a ver com o comprimento da perna/tubo do selim, mas sim o comprimento do quadro. Usei os +-550mm dos quadros referidos neste tópico para ilustrar com um caso concreto de alguém com um tamanho semelhante a ti. As melhoras.
 
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zdjota

Member
outra questao tambem se prende de apesar de tamanho ser semelhante ao da tua esposa, fisicamente denotei que ao contrario da tua esposa que numa viagem mais longa esta "confortavel" de uma forma geral, eu sinto-me descompensada, e presumo que quantos mais km, pior me vou sentir
uso a compensacao no pe esquerdo mas pelos visto nao e solucao
 
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