Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

demorider

Active Member
Joseelias em Portugal não se faz não e por culpa do pessoal, as ALGUMAS autoridades não querem saber.. Eu e mais 4 colegas já tentamos junto da junta de freguesia e do seu núcleo desportivo que tantos eventos dedicados ao BTT (XC) passando pelo atletismo e caminhadas faz por ano obter ajuda para uma prova/convívio com pessoal do dh e sabes qual foi a resposta? Não temos verbas (a única coisa que pedimos foi uma autorização para fazer o convívio, uma fitas para vedar o trilho e uma ajuda para fazer meia dúzia de cartazes para espalhar a palavra.. Na junta não resultou fomos a CMB através de uma pessoa conhecida lá dentro que nos levasse a falar com a pessoa mais indicada para o caso e sabes qual foi a resposta? "isso não e com nós, é com a junta de freguesia".. Obviamente que neste caso foi má vontade do pessoal de fazer alguma coisa legal.

Mas há " autoridades" com boa vontade como é o caso da "pista" de dh onde se realiza uma prova do campeonato nacional, onde a associação tem todo o apoio da junta de freguesia.. Quero com isto dizer que nem todas as "autoridades" tem boa vontade, e também não acho justo termos de andar centenas de KLM para poder dar uma pedaladas ou fazer uma descidas ate porque ia condicionar o pessoal mais novo que não tem meios de transporte para se deslocar com a bicicleta par sítios longe..

Acredita que seria o primeiro a meter mãos a obra para se fazer algo legal onde cada vertente tivesse o seu "cantinho" mas como disse nem todas as "autoridades" tem boa vontade para que tal aconteça..
 

miguelcarromeu

Active Member
setegu said:
Eu não estou contra quem fez os saltos... antes pelo contrário... apesar de achar bem não acho que isso não dê o direito de exigir nada aos outros num local publico que é de todos e não pode ser tomado por ninguém... pelo menos sem qualquer tipo de autorização.

Mas continuamos a bater nesta tecla porquê?! Ninguém quer proibir ninguém de nada! Parece que se esqueceu, no decorrer do tópico, que uma determinada besta decidiu desfazer meia-dúzia de saltos que o incomodavam e, a páginas tantas, apareceram uns quantos apóstolos que acharam que ele tinha todo o direito de o fazer. Ponto final - ninguém quer impedir ninguém de lá passar a pé, de cão ou a cavalo.

joseelias said:
Em Portugal se ainda não se fez nada não é por culpa das autoridades mas porque os BTTistas não se organizam para levantar essas questões.

Isto é falso.

Já o disse antes; não sei porque continuam a ignorar mas começa a ser aborrecido.

Além de que há autarquias onde os contactos resultam. Alguém aí o disse atrás, mas confirmo que, por exemplo, o MafraBTT mantém e cuida de vários trilhos no concelho com o apoio da CM Mafra e da JF.

As placas que o skull colocou são uma excelente ideia, não são? E que tal usá-las? Experimentem perguntar-lhe onde nasceu a ideia e qual é o plano. Mais uma vez, os mesmos de sempre: alguns dos que mantêm Sintra, alguns dos que mantêm Monsanto e os sempre presentes Metralhas.

E é por todo esse esforço que cada vez mais me irrito de não ver reconhecido que, muitos dos que hoje andam em Sintra e em Monsanto e nunca mexeram uma palha, são os que mais criticam mas não perdem um oportunidade de convidar os amigos para pedalar no "quintal".

A maior parte dos que aqui intervieram não fazem puto de ideia do que custa manter uma zona com saltos, relevês, verticais em boas condições. Aqui ao lado de casa, em Belas, existem algumas das mais antigas pistas de DH / FR, mantidas por um dos grupos mais antigos do país, os Maus Caminhos. Mesmo sendo tão pequeno e com tão pouca gente, todos os meses os rapazes lá andam a ajeitar aquilo. E vocês querem convencer-se que arranjavam uma coisa semelhante pró-bono...
 

SeteGu

Active Member
miguelcarromeu foi só por isto:
SeteGu said:
Já sei que ninguém proibiu nada... mas quando dizem é perigoso subir por ali e não deviam andar ali pessoas a pé... não é proibir mas quase: é tirar o direito ás pessoas de usufruírem daquele espaço porque é perigoso ou porque "é para bicicletas".
 

demorider

Active Member
Posto isto não me parece que andar de qualquer maneira e a atropelar pessoas se vá conseguir alguma coisa em Monsanto ou outro lado qualquer.

E quem é que anda a atropelar pessoas?

Nunca atropelei ninguém, já tive de me mandar para o meio do mato para não atropelar mas nunca atropelei ninguém..

Mas para os que acham que o dh é perigoso (tipo bomba pronta a rebentar) vão ali ao tópico das velocidades máximas e depois digam quem é que afinal é perigoso.. Não me parece que andar na via publica a 70, 80 ,90klm/h numa bicicleta seja seguro para quem quer que seja.. Mas como provavelmente alguém vai dizer (como disseram ali atrás) que nada os proíbe de andar seja a que velocidade for, eu pergunto.. Alguma coisa me proíbe de andar seja a que velocidade for ou me impessa de mandar saltos? Então afinal onde esta o bom senso se uns podem circular a velocidades super elevadas em bikes HT e os que andam em bike de 5/6/8 polegadas tem de andar de vagar porque são perigosos? Não seremos afinal todos potencialmente perigosos seja de bicicleta, a pé ou de burro?

Mas sinceramente este tópico para mim já deu o que tinha para dar e a partir daqui quando cá vier e só para :pipocas:
 

miguelcarromeu

Active Member
Estes conversa é bipolar. Já não tenho idade para isto.

"Umas sinalizações a avisar eram boa ideia"

"Quando dizem que é perigoso e que não deviam andar ali pessoas é como se estivessem a proibir".

Resumindo:

Qual é a ideia que fica destas (quase) quarenta páginas?
 

Jocas22

Active Member
o BTT só será 100% seguro se for proibido caminhar por lá, e mesmo assim depois tinham discussões que os do DH andam muito depressa e podem atropelar os do enduro e os do enduro os do XC :cool:

Se houver bom senso dá pra todos se divertirem. Agora acreditem que meter a bela da plaquinha vai dar apenas direito ao "mas que é esta mer**, isto agora é deles, era o que mais faltava", fica aqui a aposta e vamos ver quem tem razão. Uma coisa é teorizar outra bem diferente é perceber o que passa na realidade.

Agora fica complicado dar uma opinião e não aparecer um zé a dar uma de superioridade, fica complicado aturar estas coisas. Perdão por apontar o óbvio aos teóricos do BTT e fundadores de seccçoes de canoagem... Eu já abri trilhos e uma vez comi duas laranjas de seguida. Não sei se terá relevância pra discussão mas aqui fica pra memória futura. :cheers:
 

Joseelias

Well-Known Member
@ miguelcarromeu

Continuo a afirmar, em Portugal se ainda não se fez nada não é por culpa das autoridades mas porque os BTTistas não se organizam para levantar essas questões. E porque é que volto a dizer isto? Porque em Portugal as autoridades são quase sempre do contra. É a natureza delas e como tal agem de acordo com a sua natureza. Não se conseguem mudar as pintas a um leopardo, mas consegue-se fazer com que ele salte através de um aro em chamas...

Eu sei bem que já foi referido várias vezes que há grupos que se organizaram, nomeadamente no que diz respeito ao Monsanto, para tentar fazer acontecer algumas coisas. Mas precisam de ganhar mais adeptos, de ganhar a tão popular expressão "massa critica" para terem mais força. Organizarem passeios e eventos onde reúnam regularmente um grande número de Bttistas e demonstrem e publicitem isso. Que os mobilizem para pressionarem essas entidades com mails e cartas. E fazê-lo de forma regular. Olhem para o que se passa com os movimentos e grupos que tentam promover o uso da bicicleta em meios urbanos e falem com eles para tentar perceber como fazer as coisas.

Da minha parte não deixo de reconhecer em momento algum o contributo e o valor de quem efectua o trabalho que mencionas. Mas já não estamos numa época em que o Btt e os desportos de natureza eram praticados por meia-dúzia de pessoas e como tal o tipo de organização tradicional já não será o mais adequado.

E é exactamente por os desportos de natureza terem já tanta gente a praticá-los que acredito que com uma boa ideia e uma boa organização se consegue sim, fazer as coisas pro-bono. Há mais gente envolvida e com possibilidade de se voluntariar para ajudar.

Eu não me canso de repetir. No meu clube desportivo todos os dirigentes e quase todos os treinadores (a vela teve alguns pagos) eram-no de forma voluntária. A única pessoa com um salário naquele clube era a secretária. Muita gente durante anos prescindiu de um incontável número de fins de semana para acompanhar os atletas às provas pelo país inteiro. Gastou tempo para reparar embarcações e na manutenção do clube. Gastou tempo em reuniões no clube, na Junta e na Câmara. E toda a gente ou trabalhava ou estudava.

Tenho a certeza que quem estiver envolvido em clubes desportivos locais vai comprovar totalmente aquilo que eu disse seja em que região do país e modalidade for (excepto talvez o futebol). E querem fazer-me acreditar que com um deporto tão popular não há numa região gente para colaborar em projectos desta natureza?
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Jocas22

Mais vale alguém expor a sua experiência pessoal baseada em factos reais e comprovar que são possíveis fazer coisas boas e úteis quando há vontade para isso, seja eu ou outro qualquer, que alguns Joões que apenas sabem dizer mal, desmotivar, criticar e virem com a típica soberba sem terem trabalho nem conselhos baseados na prática para apresentar. E este país está cheio de clubes desportivos, associações culturais, grupos de solidariedade, etc. feitas nos mesmo moldes que eu exemplifiquei.

Se achas que a minha intervenção foi para dar ares de superioridade, digo-te que não foi, embora entenda que uma pessoa com tu o interprete logo dessa forma. Foi para mostrar que com boa-vontade e trabalho se consegue fazer tudo aquilo que a maior parte das pessoas aqui diz que não é possível. E dizem-no porque nunca puseram as mãos à obra a sério. Mas a sério, MESMO.

Uma coisa te garanto, não me envergonharei daquilo que ajudei a construir junto com outros, nem serei um sonso, falso-modesto (qualidade execrável), e sempre que pessoas derrotistas procurarem mandar outros abaixo dizendo que "não vale a pena" irei contrariá-los com factos. Mesmo correndo o risco de parecer fazê-lo para ter ares de superioridade, vão ter que engolir em seco pois são: feitos vs. caganç*.

Pablo Picasso disse que os críticos são como os eunucos. Sabem como se faz, mas não sabem fazer.

Eu aprendi a fazer e digo que é possível. E tu, o que tens para apresentar para dizer que não é?
 

Jocas22

Active Member
Tanta prosa inutil porque disse que tiravam logo a placa, duvidas haja é ir ler o meu post e o teu cheio de sabedoria. De facto teoriza-se demais e tem-se tempo a mais pra posts estilo rolo de papel higienico.

Fico curioso de ver esses "factos reais" substituirem-se à conversa. Onde anda a minha "soberba" acho que nem sabes o que quer dizer mas enfim. Ja que sabes e me conheces tao bem e "trabalho ou conselhos baseados na pratica" nao tenho. Os teus fico à espera. O verdadeiro sabichao da net, o e-bully :)

É preciso ter pachorra.

Como bom sabichao nao vais deixar de ter ultima palavra e sai mais um rolo papel higienico, tudo por causa de um paragrafo. Mas levas a bicicleta que vou ignorar.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Ai Joquinhas, Joquinhas... Quando te faltam argumentos atacas sempre o homem. Coisa que é recorrente de ver em em ti, diga-se de passagem. Muito fraco...

Eu apenas respondi ao teu recorrente derrotismo e atitude destrutiva e desmotivante, em que em momento algum tentas contribuir para ajudar a resolver esta questão, respondendo com um exemplo positivo em que se conseguiu fazer algo.

Pior é quando há pessoas aqui neste tópico que já estão envolvidas nesse tipo de activismo, nomeadamente no Monsanto, e que até já estão a desanimar, pelo que me apercebi.

A todos os que aqui disseram que se têm tentado mexer sempre dei uma palavra de apoio e de motivação, que não desistissem e continuassem a insistir porque em Portugal as coisas levam o seu tempo. E a quem faz a manutenção dos trilhos não os critiquei e até os louvei pelo voluntarismo. Discordo apenas com alguns pontos de vista e desejei que tentem levar mais longe a sua vontade.

De ti só vem desmotivação e sarcasmo a quem ainda tenta fazer algo. Um autêntico empata-fod*s.

Em relação aos factos digo-te. Como o meu nome indica chamo-me José Elias. Fui um dos quatro fundadores da Secção de Canoagem da Associação Naval Amorense. Fui atleta, um dos treinadores e durante um mandato director da secção. Toda a secção e o clube funcionavam de forma voluntária e de forma diária dando desporto a dada altura a mais cerca de 150 atletas de forma praticamente gratuita, e na minha secção era gratuita a quem não podia pagar.

Sabes como é que isso se consegue? Com pessoas com vontade de trabalhar e que não deixam espaço para negativistas. Aliás isto acontece em centenas de outros clubes por esse país fora, não sou nenhum herói ou o único. Quantos membros deste fórum conhecem casos assim na sua região? E acredita que não são feitos por pessoas derrotistas. São feitos por pessoas voluntariosas e motivadas.

E é esse tipo de pessoas quem eu desejo que se motivem para tentar fazer algo no Btt, já que as formas de organização tradicionais dos grupo de amigos pelos vistos já não funciona de forma eficaz nos tempos que correm. Há vários testemunhos nesse sentido neste tópico. É esta a mensagem que eu tento passar a quem se está a organizar para melhorar o Btt neste país.

E tens razão, a palavra soberba não foi bem aplicada a ti. O teu comportamento é mais do tipo desdenhoso. O único e-bully aqui és tu, que apenas sabes destruir a moral de quem ainda se tenta mexer neste marasmo de país e fazer coisas boas para os outros.
 

mlouro

New Member
Continuo a afirmar, em Portugal se ainda não se fez nada não é por culpa das autoridades mas porque os BTTistas não se organizam para levantar essas questões

Joseelias, desculpa lá, mas no caso em particular de Monsanto e também de Sintra, as autoridades não estão minimamente interessadas, se estivessem, facilmente encontrariam com quem dialogar e pessoas para colocar as "mãos na massa". O que dizes já foi tentado, basta lembrar no que deu há uns anos em Sintra com o Clube Português de Freeride e a legalização das pistas e na postura da actual gestão do Parque de Monsanto que nem quer ouvir propostas e ideias... quando as entidades mostrarem abertura, acredito que as coisas vão acontecer, até lá, o melhor para os praticantes é manter o estado actual e resolver os problemas que forem aparecendo, isto nestes casos particulares.

Já em relação ao resto do país, basta olhar para a quantidade de centros de BTT que vão abrir para ver o que acontece quando as entidades componentes querem.. o problema não é inércia do pessoal do BTT na minha opinião.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ mlouro e miguelcarromeu

Ok, assumo que a frase é um bocado forte. E compreendo que em muitos locais haja resistência por parte das entidades. Mas penso que terão percebido o meu ponto de vista. É um pouco na linha da "água mole em pedra dura tanto bate até que fura".

E mlouro gosto que tenhas dito que há pessoas para pôr as mãos na massa, pois é nisso que acredito. Portugal é considerado o país mais voluntarioso e solidário da Europa e é por isso que não concordo quando dizem que não haveria quem se disponibilizasse para trabalhar apenas pelo prazer de colaborar.

Tens alguma lista desses centros de Btt que vão abrir?

*********************************

Quero pedir desculpa aos restantes membros do fórum pela troca de palavras com o outro tipo.

Já não é a primeira nem a segunda vez que me ataca em termos pessoais, e não estritamente nos argumentos usados na discussão e isso eu não tolero. Se não gostam do que escrevo a dada altura discordem que eu não me chateio. Mas tal como procuro não atacar ninguém em termos pessoais, também não gosto que o façam comigo.

Sei que posso ser um chato, mas não o faço para chatear. Simplesmente gosto de trocar ideias e sei que resultam coisas disso.
 

skull

New Member
IMG_2175.jpg


IMG_2176.jpg


IMG_2173.jpg
 

SeteGu

Active Member
Tens razão miguelcarromeu... se calhar também já estou a pecar pela repetição... mas sinceramente pelo que leio de alguns comentários tenho algumas duvidas que me esteja a fazer entender em alguns pontos.

Por exemplo... eu não disse que o DH é perigoso para as pessoas. Em Monsanto, pelos vistos, nem há DH. Por isso esqueçam esses filmes de "estão todos contra o DH" e etc... que não é nada disso e também há quem continue insistentemente a fazer passar essa ideia que, pelo menos da minha parte, é completamente errada. Eu estou a favor do DH e antes que digam o contrário, das bicicletas em Monsanto.
E ainda bem que (se saiba) ninguém foi atropelado em Monsanto por uma bicicleta. Mas há sempre o risco de acontecer... e pelos vistos esse risco tem aumentado nos últimos tempos. Acho positivo que se faça alguma coisa no sentido de o diminuir até para o bom nome do BTT. Mesmo não se atropelando ninguém o "quase atropelar" causa bastante desconforto para ambas as partes.
Porém também já disse que é impossível eliminar esse risco e que acidentes podem acontecer em qualquer lado e em qualquer altura... seria bom é que não começassem a ocorrer cada vez com mais frequência.

Correndo o risco de me repetir, pela última vez: Se "é perigoso" as pessoas são quase obrigadas a ir para outros sítios até porque dizem que "as pessoas não devem andar ali". Não são proibidas mas são quase obrigadas a... é a minha opinião.

Pelo que o skull nos mostrou foi adotada a sinalização como uma medida nesse sentido. Vamos ver que efeito terá... e se resultará ou não. É em Monsanto?

Eu próprio faço parte de um clube de canoagem em Santarém. Porém não faço parte da direção e ultimamente até tenho estado um pouco desligado do clube. Mas sim... sei que o clube nasceu do 0 e é mantido por pessoas com bastante vontade e dedicação.

Posso ser convicto nas minhas ideias e ser bastante assertivo quando me expresso mas, como também já disse, a minha opinião é tão válida como qualquer outra. O que sempre tentei fazer foi discutir, argumentar, contrapor mas não ser o dono da razão. Não sou perfeito e certamente que nem sempre terei razão.

Resta-me desejar boa sorte com a vossa luta e esperar que consigam ter mais mais resultados do que aqueles que até ao momento foram conseguidos... e como também já o disse, se precisarem de ajuda, na medida que me for possível, estou disponível para ajudar.
Podem contar comigo para que arranjando disponibilidade para tal, ajude na manutenção aos trilhos de Monsanto e aproveite para conhecer melhor o espaço. Até lá vou também dando um jeito ou outro em alguns trilhos da minha zona.
 

Jocas22

Active Member
Ò joseelias se é preciso insistir numa mentira vê-se a baixeza de caracter, o meu post não se dirigia a ti nem a ninguem, a tua resposta sim era do mais idiota e cheia de paternalismo que dispenso. Basta ires para trás e vês facilmente as figuras tristes onde cais e as mentiras a que tens de recorrer. O meu erro foi responder na mesma moeda, descer ao teu nivel, ai sim estive mal. Dispenso, como dispenso que mais alguma vez te dirigas a mim. Como dizia o outro "um vintem é um vintem e um idiota..."
 

Joseelias

Well-Known Member
Jocas, que mentira é que disse? Diz lá!

É paternalista dizer que é possivel fazer coisas boas quando as pessoas mostram vontade e se unem para as fazer? Bolas, este país não está cheio desses exemplos?!

É mau apoiar quem aqui neste fórum se mobiliza para fazer coisas boas pelo Btt? E falar na primeira pessoa quando participei num desses casos, embora noutra modalidade?

Ou será que o teu método de vires consecutivamente para aqui dizer que se alguém fizer algo, surgirá logo quem as destrói desmotivando as poucas pessoas que ainda tentam fazer algo, é que é bom? Atitudes como a tua são cancerosas, e de longe o maior obstáculo que quem tenta levar este país para a frente tem que enfrentar. Muito pior que as entidades burocráticas.

Tu és uma pessoa fraca e muito pequenina e que mais que uma vez recorreu ao ataque pessoal sobre mim, porque discordas dos meus pontos de vista.

E tens razão quanto às minhas respostas serem um papel higiénico. É essa a forma que uso para lidar com certos "assuntos", tal como tu. Vales zero. Dedica-te mas é a reparar quadros novos comprados na candonga e armares-te como o "super-herói da alfândega", que é nisso que és bom.

Quanto ao resto do pessoal digo. Se querem algo façam-no e não dêem ouvidos a pessoas negativas.
 

SeteGu

Active Member
miguelcarromeu só para terminar... algo que penso que não ficou esclarecido: uma coisa é dizerem que é perigoso e por isso não devem andar pessoas a pé naquela zona/trilho (como alguém o disse algures lá para trás) outra é haver sinais de perigo para alertar essas mesmas pessoas que continuam a ter todo o direito a estar ali e haver cuidado de ambas as partes.

Quando há um sinal de perigo na estrada os carros podem passar livremente mas convém que os condutores venham com o devido cuidado/atenção. É isso que é pedido ás pessoas.
Agora quando se diz que "é perigoso" e por isso "não deviam estar pessoas ali ou a subir ou o que seja" porque "isto é para bicicletas" já é diferente. Está-se quase a proibir porque é perigoso. E sim... se quem desce também não tiver cuidado/respeito por quem sobe porque "os outros é que estão mal e não deviam a andar ali", se calhar, algumas pessoas começam a evitar esses locais.

Já sei que alguns não concordarão comigo porque acham que o trilho é deles e têm todo o direito a discordar. Não vale a pena bater na mesma tecla.

Se calhar até para evitar algumas confusões (que alguns users e bem chamaram a atenção que podem vir a acontecer) podia haver sinais de aviso/perigo como lhes queiram chamar tanto para quem desce como para quem sobe e assim evita-se a eventual ideia por parte de quem sobe "quem desce é que está mal porque é perigoso" ou por parte de quem desce "não viste o sinal de perigo? sai daqui!!".
Podem-me atirar pedras à vontade. :lol: :mrgreen::pipocas:
 

mlouro

New Member
Joseelias, procura por "centros de btt" no google e vais encontrar o site, mas há mais entidades com "centros de BTT" que não fazem parte da rede, como na Lousã ou em Terras de Bouro, fora as inumeras organizações que organizam passeios e limpam trilhos por esse país fora.. o que não faltam são bons exemplos, e muitas vezes se mais não é feito, não é por falta de qualquer apoio de entidades públicas, é por falta de mais gente no terreno!

Em relação a Monsanto e Sintra, as entidades sabem o que passa, sabem onde são os trilhos, e mesmo que não concordem nem sejam parte da solução, são coniventes com a situação actual.. pode-se discutir o sexo dos anjos e como "legalizar" a situação, ou pode-se debater as situações perigosas e tentar encontrar e implementar soluções em tempo útil antes que aconteçam acidentes, e do que me parece acho que é isso que está a acontecer e muito bem!
 

Joseelias

Well-Known Member
@ mlouro

Epá, obrigadíssimo pela informação! A sério. Será este o link do site oficial?: http://centrosdebtt.pt/index.php

Isto significa quem em breve haverão 33 centros de Btt se tudo correr bem. Pena que ainda só haja até Leiria.

*****************

Há coisas curiosas nesta discussão. Ao fim de quase 40 páginas e onde desde quase o inicio se diz cobras e lagartos de tudo, que não é possível fazer nada, que as pessoas vão destruir tudo, que ninguém trabalha pro-bono, afinal nas últimas páginas já temos:

-> A demonstração que no estrangeiro há locais criados e mantidos comunitáriamente e até gratuitos, para prática do Btt como mostrado pelo Fmcurto. Mas há muuuuito mais.

-> Que em Portugal há pelo menos um local (Centro de Btt da Pia do Urso) em que se pode praticar de forma gratuita Btt em mais de 200km de trilhos assinalados e com vários graus de dificuldade, cortesia do Miguelcarromeu.

-> Que apesar de haver grupos que não têm conseguido mobilizar as autarquias, há pelo menos o caso do BttMafra que tem a colaboração da Câmara e da Junta. Isto é, é possível conseguir ter esses resultados e com vontade e mobilização replicar noutros. Quase aposto também que ninguém ganha um tostão nesse grupo e é tudo pro-bono. Nova informação do Miguelcarromeu.

-> O Skull a mostrar os cartazes de alerta que tem e a sua afixação nas áreas onde pratica. Não sei se foi inspiração desta discussão, mas pelo menos esta serviu para que um exemplo daquilo se falou várias vezes fosse mostrado a todos. A sua eficácia logo verão, mas mal não vai fazer.

-> O mlouro comentou a existência do projecto de Centros de Btt (onde pertence a Pia do Urso) mostrando que em breve se pode vir a ter 33 centros e apenas até ao centro do país. Acredito que isso se multiplique no sul depois dos exemplos vistos nos outros locais.

Possivelmente escaparam-me mais coisas positivas. Isto é, afinal as coisas não são como querem pintar desde inicio. Há muito por fazer e muito a evoluir, em particular no apoio ao pessoal do DH/FR/EDR/AM, mas há quem se mexa, quem consiga resultados e nem todas as entidades são autistas neste assunto.

E eu pergunto, será que é preciso quase 40 páginas desta confusão toda, deste negativismo para que se comecem a mostrar que afinal há coisas positivas e bons exemplos, e que com trabalho se conseguirão multiplicar noutros locais?

(Quase) citando o Scolari: "E o chato sou eu?" :D
 
Top