Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

demorider

Active Member
unknown rider O jocas e o Miguel ja explicaram e bem o que quis dizer.. Podem passar lá milhares de pessoas por dia que se o trilho não levar manutenção acaba por fechar, a natureza não pára.. E se bem conheço as pessoas ate podem ver um gano no meio que enquanto passarem é "deixa estar que ainda passo" no dia em que já não passarem já pensam "olha vamos antes por ali que por aí não se passa"..

Mas é erro comum pensar que só porque se passa em determinado sitio impedidos a natureza de fazer o seu trabalho, a vegetação não para de crescer e as silvas crescem muito rapidamente.. Já nem vou falar das intempéries que vão degradando os trilhos..

Aqui na minha zona há muitos trilhos que foram abertos na altura do verão (ano passado) para a passagem de provas e neste momento estão completamente fechados de silvas e árvores que caíram com as ultimas ventanias.. Por Monsanto não será diferente e por isso e que disse que gostava de ver quantas pessoas passam nesses trilhos daqui a um ano, sem manutenção não ha trilhos para ninguém ;)
 

Unknown_Rider

New Member
Demorider,

E eu volto a dizer que não conheces Monsanto, isto sem qualquer tom de critica ou arrogãncia da minha parte. Quem me conhece sabe que não o sou e dou-me bem com toda a gente, uns melhores outros nem por isso :)

Não vejo e conheco muita gente que por la anda a fazer a manutenção dos trilhos na zona do Keil Amaral e não é por isso que os vejo a fechar, antes pelo contrário. Agora com o tempo assim basta um Sabado e Domingo e em zonas onde a erva começa a crescer para ficar tudo limpo outra vez.

Agora antes que batam mais, não falo de temporais em que os trilhos são cortados com quedas de arvore. Aí entram alguns "benfeitores" que querem continuar a aproveitar aquele trilho e metem mãos à orbra.
Não falo de zonas em que pela inclinação se abra alguma coisa. Falo de trilhos que estão abertos vai para 6 anos e cada vez estão mais abertos.

Dou te um exemplo, por alturas de Setembro do ano passado descobir um trilho "novo", pelo menos para mim. Mais tarde vim a descobrir através de um amigo comum que tinham sido 3 pessoas em 3 horas a darem uns cortes à coisa. O certo é que ficou bem feito e desde então passou a ser usado quer por mim quer por muita gente certamente. Um trilho onde eu passava com os meus 680mm de guiador à justa em 2 zonas, está agora perfeitamente ciclável e entro a fundo sem receio que o guiador fique preso em algum sitio.

Eu não sei quantas pessoas num dia bom (Domingo fresco com sol) andam de bike, correm ou apenas passeiam em Monsanto, mas acredita que é muita gente, o impacto na mata é enorme

Os Metralhas abriram salvo erro o trilho do campo da bola, mais tarde cairam mais 2 arvores e aquilo voltou a fechar e agora a CML fez o "favor" (irony mode on) de desbastar aquilo tudo e agora leva a "via verde" porque vais entrar numa autoestrada.

No tempo em que o trilho esteve fechado, abriram mais 2, um deles que agora esta a fechar e outro já aberto que passou ao dobro da largura.

Volto a dizer, não tenho nada contra a malta dos "saltinhos", nem me levem a mal por os tratar assim, inclusivé conheco alguns de aqui que já andaram comigo há uns tempos e volto a repetir o unico trilho em que os saltos me irritam é o do chimarrao, tirando isso se entro neles sei que os vou apanhar, e conhecendo Monsanto como eu conheço consigo dar uma boa volta, falo meter 40kms nas pernas sem repetir trilhos. Agora tb acho que lá por andarem a cortar qq coisa que cresça que não lhes dá o direito de considerarem o trilho seu e desatar a meter rampas em trilhos que sempre existiram pelo menos nos ultimos 6 anos que é o tempo que uso Monsanto.

Este considerar o trilho seu não é qq critica aos Metralhas. A acção foi tão bem recebida que nas voltas qd discutimos por onde ir chamamos aquele trilho "os Metralhas".
 

demorider

Active Member
unknown rider eu sei que não conheço Monsanto mas Monsanto não e diferente de qualquer outra zona florestal e a vegetação cresce e alguém tem de a cortar para que os trilhos continuem ciclaveis.. Podem passar lá milhares de bicicletas por dia que o único sitio onde vão conseguir impedir que a vegetação cresça e no sitio onde as rodas passarem.. De certeza que não acreditas que os ganos das árvores ou as silvas que crescem fora do trilhos se vão desviar sozinhas...

Posso estar enganado mas sinceramente não estou mesmo a ver os trail runers ou os caminhantes a ir para o meio do mato de sachola limpar os trilhos e se ninguém os limpar acabam por fechar..

Apesar de não conhecer Monsanto tenho visto muitos video do pessoal do enduro que por lá anda e em todos esses videos fiquei sempre com a sensação que a maioria dos saltos esta fora do trilho original, tenho visto muito pessoal que talvez não conheça os trilhos a chegar aos saltos e não conseguir fazer a "manobra" para entrar aos saltos seguindo pelo trilho normal a mesma velocidade que vinham e isso só quer dizer que os saltos não estão a cortar o fluidez ao trilho..

Basicamente a minha intervenção foi por estar solidário com o pessoal que construiu os saltos porque já participei em algumas aberturas de trilhos e o resultado é sempre o mesmo.. O pessoal constrói um trilho do zero com a intenção de ser usado para dh/enduro e aparece sempre um Chico esperto que o destrói porque não quer ter de se desviar dos saltos.. Quando são abertos do zero ninguém a excepção do dono dos terrenos tem o direito de o destruir, se não gostam do trilho tem bom remédio, que fassam um para si mesmos sem saltos ou lá como quiserem..

Mas para terminar deixo uma pergunta..

Agora que o "senhor de Monsanto" destruiu os saltos o trilho esta melhor?

Não me parece, visto que o artista limitou-se a destruir e deixou o "entulho" no mesmo sitio.. O que el precisava era que agora alguém o obrigasse a ir lá limpar aquilo tudo.. Mas o problema nunca foi o trilho, sempre foi os saltos, agora que estão destruidos já ninguém reclama que tem de travar para se desviar da entulheira que o artista lá deixou..

Resumindo, há certas vertentes do BTT que fazem comichão a muita gente..
 

Rider Vara

New Member
Para o homem com o comentário mais inteligente do tópico, Paulo Oliveira.
Ó Paulo, pq é que nao vais passear com a tua filha para uma pista de motocross??? aquilo é de todos pá...
Eu tb tenho filhas e se for passear para o Monsanto, nao vou de certeza absoluta passar por trilhos com rampas!!!
epá... mas aquilo é de todos eu vou na mesma!!!! e dps uma filha minha leva com uma bike em cima, mas *****, aquilo é de todos!!! e a criança partiu um braço, mas não faz mal que aquilo é de todos!!!
Mas quem é o irresponsavel aqui afinal??!?! Se vais com a tua filha para um trilhos onde vez rampas de saltos, ÉS TU O IRRESPONSÁVEL!!!!!!
 

Paulo Oliveira

New Member
^^
Companheiro, na minha análise da situação não ofendi ninguém! Certo?
Não me auto intitulei de comentário "mais inteligente"! Certo? (alguém o fez... não concordo com isso mas pronto!)
Disse que até gostava de todas as vertentes do ciclismo! Certo?
Isso de colocar exemplos colocados ao extremo (pista de motocross) é de alguém a quem lhe faltam argumentos válidos para discutir pontos de vista diferentes.
Ou não tenho o direito, como qualquer membro deste forum, de dar a minha opinião? É que se não tiver, agradeço que me avisem que assim não perco mais tempo.
Por último, não andamos na escola juntos, por isso espero que esse "ÉS TU O IRRESPONSÁVEL!!!!!" tenha sido o auto corrector do teclado. Porque quem recorre ao insulto fácil de quem não conhece é porque simplesmente lhe faltam argumentos...
E por aqui me fico.
Aos restantes intervenientes neste tópico, as minhas desculpas por este pequeno off topic ;)
 

Rider Vara

New Member
Mas eu ofendi-te por acaso? Só te quis mostrar que se vais com a tua filha para um sitio potencialmente perigoso és irresponsavel ( o "se" está lá, nao disse que o eras!)
A cena do comentario mais inteligente não era para ti como é obvio.
Aqui não ha falta de argumentos, mais uma vez repito tem de haver bom senso! o Monsanto é grande o suficiente para andarem todos, se tudo é de todos então eu tb posso ir fazer bunny hops para cima das mesas de pique-nique nos Monsanto e aproveito e como umas batatinhas...

BOM SENSO!
 
Infelizmente há quem só saiba ver preto e branco... ou estão com eles, ou estão contra eles.

Se alguém levanta a mínima questão sobre a legitimidade de se fazerem rampas ou abrirem trilhos, "estão de certeza a apoiar quem os destrói - aliás, até devem ser contas falsas só para destabilizar".

enfim... a discussão está cheia disto. É pena, pois há muita gente com pontos de vista válidos, de ambas as partes. Mas algumas pessoas não só vêm má vontade em todo o lado, como têm uma visão muito distorcida do que é a vida em sociedade.

Termino com este apontamento que já referi atrás. Podem achar que têm toda a razão... mas quando começarem a surgir interdições de bicicletas, depois não se queixem. E acreditem que não será por culpa de quem vos avisa aqui.
Volto a repetir: já me foi pedido um parecer sobre esta questão no Parque Natural Sintra-Cascais. Argumentei de todas as formas e feitios em prol da não interdição... mas quando os utilizadores de bicicleta não têm a mínima noção do impacto que este desporto pode ter na Natureza e abusam, torna-se cada vez mais difícil defender a causa.
 

miguelcarromeu

Active Member
Realmente o discurso está cheio de falácias do espantalho. Sobretudo quando se começaram a extrapolar sobre eventuais "ses" ridículos daquilo que poderia vir a acontecer se o sentido de rotação da terra se alterasse e quem dá um salto numa rampa fosse aterrar em cima das Torres de Lisboa, causando um acidente semelhante ao 11 de setembro. Que tal, como falácia?

É verdade que a discussão está cheia de argumentos válidos de parte a parte; também há muitos argumentos ridículos, de parte a parte. E também é verdade que toda a situação foi aproveitada por alguém que se acha muito inteligente e decidiu transfigurar-se para dizer aquilo que não teve coragem de assumir de outra forma.

E realmente essa nota tinha ficado da última intervenção. Da última vez deixei passar, mas desta vez não resisto: porque é que não emite um parecer sobre o lixo que agora está no local onde estavam os saltos? Um local que serve, sobretudo, como alguém disse aí atrás, para os indivíduos que gostam de deixar recordações fisiológicas ao ar livre. Tudo isso deveria ser alvo de um parecer sobre Monsanto.

Mas o que me interessa mesmo, por me ser muito mais "próximo", é o parecer sobre o PNSC: mas defender qual "causa"?! Pedalar calmamente pela cidade ?! Espero que esses "pareceres" sejam dados com pleno conhecimento da morfologia da serra. Porque nas zonas que foram "abandonadas" pelos ciclistas que faziam manutenção de alguns trilhos, existe agora aquilo que chamamos de "micado". São os milhares de ramos de acácias secas que caíram nas tempestades e os quais ninguém limpa. E que tal isso como impacto ambiental e paisagístico?!
 
Lá está Miguel... sempre a postura do "ou estás comigo, ou estás contra mim". Já aqui disse que a manutenção de trilhos é de louvar. Não é disso que estou a falar.

O meu projecto do Lisbon Cycle Chic, não tem nada a ver com isto. Qual o interesse de desviar a atenção com isso?

Quando digo que defendo a causa, é o direito às bicicletas poderem andar no PNSC, ou em outro local qualquer. E dos contactos que tenho com pessoas de diversos sectores ligados a Monsanto, tb não há muita simpatia em relação ao excesso de bicicletas. Sempre que falo sobre o assunto, defendo o direito a se poder pedalar.

Claro que há gente que anda de bicicleta que contribui positivamente para a manutenção e preservação dos parques. Nunca me verás criticar tal coisa. Critico são as intervenções abusivas. Critico a falta de respeito pelo próximo (seja por gente a fazer DH, XC, ou a correr - há maus comportamentos em todas as áreas). Critico os eventos de BTT massificados em zonas sensíveis (mesmo quando são autorizados e devidamente licenciados) - veja-se o rasto de destruição que tantas vezes fica depois de um evento destes.

Termino ressalvando: a bicicleta não tem obrigatoriamente impacto na Natureza. Poderá ter ou não, de acordo com os nossos comportamentos.
 

Jocas22

Active Member
vamos cingir-nos aos factos:

abriu-se um topico com um tema num forum... um "individuo" decidiu destruir uns saltos vá-se lá saber porquê... parece conceptual que os saltos não eram novos e só um iluminado acha que os saltos transformam o trilho mais rápido e/ou mais perigoso... um individuo em cima de uma bike de btt pra se ver melhor o ridiculo da coisa

forum este de bttistas... nunca imaginei que houvesse preto e branco. Eu pelo menos não.

depois começou-se outras discussoes que noutro forum nao passariam de offtopic como o road gap que não tem nada a ver com o que o "indivivuo" destruiu... ou os surreais "abrir trilhos é crime" isto da parte de bttistas que usam os tais trilhos.... Já nem falo em pérolas como o "podem atropelar um bebe no trilho" e mentes tao iluminadas que relacionam isto com os tais saltos mas não com os trilhos que todos os dias usam....

podiam noutro tópico discutir, antes ou depois, da destruição os tais problema de Monsanto. Que certamente existem. Mas não, como isto é a internet pra qualquer argumento por mais absurdo aparece sempre alguém a contradizer quanto mais não seja pra chatear.... ou o prazer de chatear. Isto se o tema fosse os nazis em 1940, alguem vinha defender o ponto de visto do Hitler.

Só vos digo pra se manterem todos em Monsanto que aquilo pro BTT não vale nada e não exportem essas ideias peregrinas.

E antes de dizerem que ninguem se pos do lado do "individuo" da foto.... leiam tudo de novo antes de escreverem.
 

miguelcarromeu

Active Member
Nada disso Miguel! Acho que já demonstrei que aceito todas as perspectivas desde que fundamentadas, mas repudio veemente as distorções e extrapolações que aqui se fizeram, onde já se falava em mortos e feridos e acidentes catastróficos.

O que eu queria perceber era qual era a "causa". Porque até este último post deixaste sempre uma mensagem muito mais subliminar do que objectiva. E relativamente ao PNSC, que conheço muito bem, por dentro e por fora, fiquei reticente relativamente ao teor dos "eventuais" pareceres. Porque, conhecendo bem a serra, hoje em dia, alguns pedestres só conseguem passar graças à manutenção mensal que, voluntariamente, é feita na serra. Não para abrir novos trilhos, mas para manter os existentes abertos. A semana passada, depois das ventanias, os trilhos que saem dos Thalos do Monge em direcção a Colares, ficaram completamente obstruídos pelas árvores que caíram. Irão ser limpos muito em breve. E se não fosse a comunidade "habitual", fechariam, inevitavelmente.

Ainda para deixar bem claro que não estou nada contra a utilização generalista dos trilhos, desde que racional, costumamos encontrar muitos turistas pedestres no alto do Monge que nos perguntam, ou como chegar à Peninha, ou como chegar à Pedra Amarela... indico-lhes sempre os trilhos (alertando apenas para eventuais passagens de bicicleta), porque acho que usufruem muito mais da envolvência da serra.

Terminando onde começou o assunto: Monsanto tinha todo o interesse em iniciar um projecto de trilhos bem marcados e delineados, com aprovação da CML. Nunca aqui teríamos chegado se tal já existisse.
 

FMCurto

Active Member
Realmente : o carbono, o aluminio, o aço...não saem da terra por milagre e transformam-se em bicicletas e acessórios.Tem custos para o ambiente a sua exploração transformação e transporte, o melhor é nem comprar bicicletas e ficar calmamente em casa a ver a novela enquanto o enfarte não vem que é para não baralhar a migração das andorinhas, ou isso ou andar de jumento a fazer BTT (Burro Todo Terreno) mas depois há-de vir alguém levantar o problema dos puns e a camada de ozono...
 

SeteGu

Active Member
Saltos à parte algures mais para o no inicio deste tópico houve quem fizesse referencia ao aumento de pessoas que circulam a pé nos últimos tempos em Monsanto. Também alguém postou um video em que um individuo quase ia atropelando um conjunto de pessoas que circulavam em grupo no sentido oposto.

Há quem defenda que quem está mal são essas pessoas porque não deviam circular em grupo ou naquele local. Houve quem já dissesse que se o trilho for aberto por "bttistas" estes têm o direito de lá circular como quiserem e que os outros têm de aceitar porque o trilho é para BTT.
Depois há quem defenda que quem está mal é quem desceu demasiado depressa ou sem o cuidado de tentar perceber se iria aparecer alguém de repente a meio do trilho.

Curiosamente quem filmou não culpou os pedestres porque todos têm o direito de usufruir dos trilhos apesar de ter caído e danificado a bicicleta para não embater contra as pessoas.

Isto só para dizer o seguinte: não me parece demasiado descabido que naquele grupo pudessem estar idosos e/ou crianças (idosos estariam quase de certeza).
Eu já falei bastante sobre o ter cuidado (com ou sem saltos) e não me vou estar a repetir e disse-o de acordo com o que alguns utilizadores que lá circulam referiram.

Isto apenas para quem eventualmente ache que esta suposição (que quase aconteceu) é desprovida de sentido: o embate entre uma bicicleta e pessoas (que tanto podem ser crianças como idosos, etc...).

Sobre os saltos estes continuam lá de "qualquer maneira"? Não estão a colocar em perigo quem circula em Monsanto neste momento?
 

Jocas22

Active Member
mas só em Monsanto é que pessoas circulam a pé nos trilhos? :confused:

Epá eu como bttista tenho o maior cuidado se descubro um trilho que nao conheço e me aventuro, pode ter um buraco, pode ter um ramo caido, etc... quem anda a pé deve fazer o mesmo... idosos que se aventurem num trilho ainda mais, bebes então já nem sei o que dizer.

Continuo a dizer é que se o trilho existe alguem o criou, todos os que se aventuram devem ter o maior cuidado. Obviamente mesmo sendo de livre circulação quem o criou e mantem tem uma certa primazia, até porque era chato alguem o criar com um certo objectivo e depois entrarem outros com um objectivo diferente e correrem com os que tiveram o trabalho. A única solução pra alguém que a pé com idosos e bebes se aventuram pelos trilhos, so porque se existem todos têm o direito de lá andar, não serem atropelados pelas bicicletas, é proibir a circulação de bicicletas. Pura e simples.

Ou então á bom senso de todos, os idosos e os bebes nao se aventuram nesses lugares. Os bttistas tomam as devidas precaucoes e os caminhantes idem. E nada disto impede alguem de ser atropelado no fim, a nao ser que proibam a circulação a bicicletas, ou meterem uns daqueles sinais luminosos á entrada e saida em que alguem entra num sentido e se impede de entrarem em sentido contrario até o trilho estar limpo :cool:

Isto é como deitar o bebe fora com a água do banho... Se alguem entra no trilho criado pro btt e como pode ser atropelado entao o melhor é impedir o btt no trilho.

Os saltos do video nao parece que coloquem ninguem em perigo, a falta de bom senso sim pode fazê.lo.
 

SeteGu

Active Member
Saltos à parte... (concordo contigo nesse aspeto)

O idoso/criança tem todo o direito de lá andar tal como o bttista ou outro qualquer. Eu defendo que todos possam lá circular porque o Monsanto é de todos e ninguém tem primazia sobre ele.
Agora é óbvio que há que haver os devidos cuidados de parte a parte. Quais? Não sei... já dei alguns exemplo mas não conheço o local por isso não é algo que esteja em posição de dizer. Agora... eu sabendo que há várias pessoas a subir um trilho a pé com pouca visibilidade e espaço eu não o iria descer a alta velocidade em plena hora de ponta sem ter o cuidado de verificar se vinha alguém, por exemplo. Tomem as medidas que quiserem só acho que é preciso haver cuidado e respeito por quem lá circula.

Não é só em Monsanto que há pessoas a pé mas eu nas minhas voltas de bike é raro me cruzar com alguém a pé num trilho enquanto que em Monsanto, pelos vistos, começa é a ser raro não encontrar alguém a pé. Acidentes podem haver em qualquer altura e em qualquer lugar como já o disse... é bom é que não comece a ser norma senão qualquer dia só lá podem entrar pessoas de bicicleta cof cof... a pé. ;)
 

Jocas22

Active Member
Em Monsanto todos os trilhos ou quase todos sao rapidos, aquilo nao passa do topo de um monte.

Claro que todos têm o direito de lá andar, mas torna-se perigoso digo eu pra eles e pra quem anda de bicicleta, é que acertar num pedestre de bike nao aleija so o pedestre. Ai parece-me que falta o bom senso ir pra la idosos ou crianças. Mas isto é a minha visao da coisa. O que sugeres é impossivel, como é que alguem desce um trilho e sabe se nao vem ninguem, até o podes ter subido o que já de si é perigoso se for uma descida, mas quando chegas la acima ja vem um pedestre que nao viste.

Onde ando tambem os encontro nos trilhos, raramente mas encontro.
 

SeteGu

Active Member
A questão é essa... se é perigoso por causa das bicicletas aos olhos das pessoas passam a ser as bicicletas que estão mal... e (na pior das hipóteses) ainda são banidas de Monsanto.

Não é impossível se houver alguém a controlar a entrada do trilho. Com controlar não digo proibir as pessoas de passarem mas, por exemplo, avisar quem vem a descer.

Eu não conheço o local mas onde fosse possível até podia haver 2 trilhos paralelos em que um fosse para bicicletas e outro para pedestres devidamente identificados. Assim as bicicletas passariam ao lado das pessoas sem as atropelar (a menos que entrassem em despiste, por exemplo).

Isto são só sugestões... como já o disse n vezes não conheço o local e quem lá anda é que tem ou deveria ter as devidas precauções. Se as tiverem não vejo problema de haver toda a gente a usufruir de Monsanto "à sua maneira". É que se quiserem fazer braço de ferro (não estou a dizer que é o caso!) entre bicicletas e pedestres estou mesmo a ver quem ganha.

Agora... também concordo que legalmente até podia haver um ou outro trilho com saltos e com o que quisessem só para bicicletas feito ou mantido por BTTistas devidamente estudado/aprovado mas enquanto não for assim têm tantos direitos como outra pessoa qualquer arranjem ou não os trilhos. Isso é louvável e têm a minha consideração mas não dá mais direitos sobre nada nem ninguém.
Eu ainda há pouco tempo reabri um pequeno caminho que estava fechado com silvas e não é por isso que tenho mais direitos ou qualquer primazia sobre o local. ;)

É só a minha opinião e a minha maneira de ver as coisas... vale tanto como qualquer outra.
 

demorider

Active Member
Aqui está toda a gente preocupada com as pessoas pé.. Será que é esse mesmo o motivo? não será mais estar toda a gente (que não salta) preocupada com ter de travar para se desviar dos saltos, ou se sentir frostada por ver os saltos e não os saber/conseguir fazer?

Quem se mete a pé ou de bicicleta em sentido contrario num trilho onde há rampas é um irresponsável e ponto final.. Aí para trás alguém disse que as pessoas podem não saber que aquilo é um trilho de dh (neste caso de enduro).. OK então as rampas são para quê? Podem não ligar as rampas directamente a determinada situação mas é mais que obvio que uma rampa serve para "descolar" alguma coisa do chão, logo é também óbvio que alguma coisa pode sair da rampa a "voar".. Só faltava um dia vir alguém por lá abaixo e encontrar uma família com grande petiscada em cima dos saltos a pensar que eras as novas mesas de pique nic lol..

O bom Português não foge do perigo, procura o perigo.. Um exemplo disso a uns tempos quando foi encontrada uma mochila com uma granada lá dentro (penso que foi em Lisboa) as pessoas fugiram? NÃO, foram todas para a beira para ver.. Outro caso, as arribas em faro que estavam a causar grande perigo para os banhistas (acho que ate chegou a haver mortes?), foram vedadas e sinalizadas e o que e que as pessoas fizeram? foram para de baixo delas.. Aqui e quase o mesmo, as pessoas sabem dos riscos mas não o evitam, antes pelo contrario vão procurar o perigo..

Dos meus tempos de dh em que fui a 2 ou 3 provas e das provas que fui assistir desde que deixei a modalidade reparei que apesar de haver fitas a marcar os limites onde as pessoas podem estar para assistir, quando chega ao fim da prova a pista tem metade da largura porque as pessoas insistem em estar sempre o mais perto possível mesmo que isso custe levar com um bicicleta descontrolada em cima.. Depois reclamam que o dh é perigoso..

Agora que os saltos estão destruidos já se devem sentir felizes e contentes por terem uns montes de troncos no meio do trilho que já não são nadinha perigosos, ate nem há a hipótese de uma criança face a irresponsabilidade dos pais sobir para cima dos troncos e escorregarem neles e partir um braço ou uma perna... Ainda bem que houve um salvador de Monsanto para tornar as coisas muito mais seguras para todos..
 

SeteGu

Active Member
Eu tenho alertado para a forma como o trilho em questão se encontra neste momento.

Eu estou preocupado/interessado por várias razões mas a mais egoísta é a de gostar um dia ir conhecer/explorar Monsanto e eventualmente usufruir das rampas que por lá se encontrem. Não quero chegar lá e encontrar como em alguns parques "proibida a entrada de velocípedes" ou algo do género como já encontrei noutros.
E óbvio que também zelo pela segurança das pessoas... quer de quem vai a pé quer de quem vai de bicicleta...

Apesar de concordar com algumas coisas demorider esse é o tal pensamento que a meu ver está errado. Isto é perigo por isso ninguém aqui devia passar a pé... ou seja: "isto devia era ser tudo nosso".
Se é perigoso para quem circula a pé não deveria ser porque quem circula a pé tem tanto direito a estar ali como qualquer outra pessoa. O que é Monsanto? Um parque que é de todos... ainda não tem sítios só para BTTistas e como tal...
 
Top