Não pretendo ser chato, mas não consigo perceber. Por inumeras razões acho esta bike completamente sem propósito.
O que é que pode levar uma pessoa a meter mais curso? A necessidade do mesmo. Mas essa necessidade só consegue ser atingida, se toda a bike acompanhar essa filosofia. Ou seja, se com uma bike pensada para xc, queres fazer coisas mais agressivas, repara que não é apenas a roda da frente que passa pelas dificuldades, também a traseira.
Daí ter dito que se tens essa configuração para a usares em toda a plenitude, então isso é meio caminho para te aleijares, porque a bike não vai aguentar. Mas pelo que percebi a intenção é outra, é dar-te mais segurança e não tiras partido do curso.... Se não vais fazer uso desse curso, arranja mas é uma suspensão de 100 (estás a embirrar com os 80 e aceito) e eleva a direcção com um avanço com um angulo mais acentuado por exemplo, ou um guiador diferente. Mas dessa forma, mantêns a geometria dentro daquilo para o qual essa bike foi concebida.
Pessoalmente acho um erro a tua ideia de que com uma suspensão mais alta terás mais segurança ou que te ajude a passar dificuldades no terreno, bem pelo contrário (tendo em conta a tua bike, claro).
E repara que não tem a ver com a secção WW ou o que quer que seja. É apenas uma questão de coerencia. E a minha insistencia não a leves a mal, apenas pretendo dar o conselho.
@Nozes: Eu não porque ainda tenho muito que aprender para chegar aos calcanhares de muito boa gente em termos de técnica, mas há por aqui nesta secção WW muitos que fazem trilhos dos que referes (quem sabe talvez, mais complicados) sem sequer necessitarem de suspensão.... Portanto, não é por se ter suspensões com muito curso, que se tem unhas desenvolvidas...