Incendio Tomar....



Boa noite, nem sei se este é o local mais apropriado, mas também o que me move é puramente tristeza por uma realidade bem nacional (nao procuro culpado além dos que por maldade dão inicio ao processo) que são os incendios nesta altura do ano.

Ao longo dos ultimos 8 anos de actividade vivemos varios incendios na zona onde operamos, mas hoje, pela dimensão e localização, nao deixo de "dasabafar" algo aqui no forum.

Durante a tarde/noite, radios e Tv`s têm falado no incendio em Tomar (Sabacheira) que cortou ja inumeras estradas e chegou a varias casas, estando inclusivamente a cidade referida sem luz (nao sei se ainda ou se ja está operacional outra vez). São mais de 400 bombeiros (de lisboa ao porto) e 5 meios aereos a combater as chamas (e ainda nao terminou).

É uma área enorme ardida... sendo o cenario desde ja visivel deveras devastador (casas "pintadas" de preto, pastos com vários cadaveres carbonizados de animais, barracoes agricolas arrasados, ...)... em resumo... dantesco!

Agora a pergunta é: porque colocar isto num forum BTT na pasta dos Eventos.... Simples:

É no minimo para nós comovente e triste ver que a area ardida corresponde ao que foi 90% do percurso de 50km da nossa prova maior de 2009. Corresponde a 100% (isso mesmo) do que foi o percurso este ano da maratona do Alto Nabão (na qual colaboramos com o GDRSabacheira).

Hoje (amanha... durante o proximo ano) um evento a visitar a nossa zona mais visitada (o nosso ponto forte) limitava-se a andar em zona negra sobre zone negra. É impressionante.

Como disse nao estou aqui a indignado com alguem... nao procuro culpados nem nada parecido.... escrevo apenas para "partilhar um pouco" da nossa tristeza de ver espaços tão nossos, tao bonitos para a pratica de uma modalidade que se quer em convivio com a natureza, completamente destruida por alguns anos.

Cumprimentos

João Camilo Alves
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
É realmente muito triste o que se passa aí e no resto do país.

Embora não te estejas indignado com ninguém, eu já não posso dizer o mesmo.

Nós somos praticantes de BTT e andamos, vivemos, trilhamos e respiramos natureza.

Natureza essa, muitas vezes queimada durante o verão. Por quem?

Por gente que se diz se maluquinha...

Meus amigos, fogo posto, é crime em Portugal, mas não é punido. O pirómano vai a tribunal, entra aos olhos do povo como criminoso e sai aos olhos do Juiz como doente mental...

O problema reside aqui, não há justiça. Se um bombeiro, um idoso, uma pessoa morre num incêndio provocado por alguém, o que é esse alguém? Doente? Não, criminoso, alguém morreu.

Se a justiça fosse outra neste País, se calhar, agora, eu não estava a escrever isto. Tu BTT CLUBE DOS PINHEIROS, não tinhas iniciado este tópico, e tu não estavas a ler isto.
 

brtantunes

New Member
Muito triste :(.

Já a minha avó dizia (quando lhe ardiam os terrenos de cultivo): "Era apanha-los e mando-los la para o meio do fogo" ...

Cumps
 

murdock98

New Member
tambem acho isso lamentavel, e mesmo sendo apanhados esses a que chamam doentes eu chamo outra coisa, acabam por ser libertados 3 dias depois em vez disso era bom mandalos ir cortar mato com ordenado de 50 cent a hora achava bem deixa los sair
eu proprio participei nessa maratona do Alto Nabão na sabacheira e foi espetacular essas paisagens naturais e se ardeu essa percentagem do percurso e muito grnade mesmo
e agora das proximas vezes que essa maratona do Alto Nabão eu provavelmente irei participar mas nao sera a mesma coisa...
sou de ourem e fica a alguns km da sabacheira e de ourem conseguia se ver uma enorme nuvem que mais parecia um bomba atomica que parece ter sido esplodida devido a altura do fumo
 

jpgcastro

Member
É a tristeza nacional... Como é que alguém pode gostar de ver a natureza destruída? Quando já não houver verde e respirarem merd.....a ficam satisfeitos!!!
 

diogobike

Member
Isto é uma coisa que me deixa muito triste, ver hectares e hectares de pinhal a arder, duvido muito que seja a própria natureza a pegar fogos, por causa do calor, isto é tudo fogo posto, esses gajos deviam ser mortos queimados vivos, mas também tenho as minhas suspeitas, por vezes acho que também é obra de madeireiros, que ardem os pinhais para depois irem comprar a madeira a um preço mais reduzido, pois esta queimada, também acho que muitos desempregados podiam ir limpar os pinhais de Portugal, pois estes estão em casa sem fazer nada, enquanto ali já podem estar a trabalhar e a receber pelo menos 1 euro a hora e contribuem para uma natureza mais limpa e também podiam contribuir para a redução de fogos em Portugal.
 

jm.cruz

Member
Isto é lamentavel, é a porcaria de lei que temos neste pais de governantes incompetentes. E porque não pegar ir ás cadeias e pegar nos tipos que passam a vida sem fazer m**da nenhuma, pô-los a limpar matas de sol a sol, se calhar já pensavam duas vezes quando de lá saissem.


Quanto aos piromanos, para esses só uma solução queimar os filhos da p*****.
 

Alcatraz

Member
Infelizmente pelo visto nada escapou mesmo, tinha um pequeno pinhal que tem dado muito trabalho roçar o mato todos os anos e pelo que parece já foi todo, não sobrou um pinheiro que se aproveite, infelizmente no nosso país é se preso para ter regalias... enfim...é triste andar semanas de férias a roçar mato de sol a sol para ter as coisas apresentáveis e depois em escassos minutos se perde tudo...
 

brunors

New Member
É de facto lamentavel o que acontece sobre tudo no nosso país.

Será que é só por cá?
Claro que incendios existem em todo o lado, mas com esta frequencia?
Claro que a grande maioria é fogo posto, mas será que o verdadeiro culpado é o "maluquinho da terra"?

Companheiros enquanto existirem muitos interesses economicos e o sentimento generalista de impunidade ao nivel de justiça, continuará tudo na mesma.

O pior é que a atender às ultimas noticias e a um projecto de lei que considera o eucalipto uma especie "normal" é facilmente previsivel o aumento dos incendios postos para a "troca legal"de pinhal por eucaliptal (bem mais lucrativo que o pinhal)

é o pais que temos...
 

mpc

New Member
É lamentável e revoltante, ver paisagens ricas e verdejantes reduzidas a cinzas! :mad:
Mais revoltante ainda, équando sabemos que muitos dos incêndios começam de noite ou de madrugada, sem sol nem calor - o que prova que são de origem criminosa.

É lamentável e revoltante, ver este governo, tal como os anteriores, assobiar para o lado e "chutar" o problema dos incêndios para os bombeiros e populações atingidas

Os incêndios, destroem, a economia portuguesa! :mad: Será que o governo sabe disto ?
Os incêndios, destroem, a Floresta, a Agricultura, a industria, o turismo, etc. - são um autêntico flagelo nacional!

Quem é que arisca a investir em Portugal ? ninguém, pois mais cedo ou mais tarde, tudo ficará reduzido a cinzas! :hmmm:


Depois, não são só as Florestas que ficam reduzidas a cinzas, ao contrário daquilo que ainda muitos pensam, ficam também reduzidas em cinzas, terrenos agrícolas, animais, casas, veículos, etc. e por vezes até vidas humanas! :mad:

Quem paga todos os prejuízos às populações atingidas ? fazem-se depois uns peditórios nacionais só para "Inglês ver" :musica:
Onde estão as punições para os incendiários ?

Pior ainda, é termos uma Ministra da Agricultura, Ambiente, etc, que é licenciada em Direito, o que se vê logo que de Agricultura, Ambiente, Florestas, não percebe nada de nada, "não vê um boi à frente dos olhos", enfim está para o "tacho"

Não sabe a diferença entre um eucalipto e um pinheiro!
:pesquisa:
Será que não havia um Engenheiro Agrícola, Engenheiro do Ambiente ou Engenheiro Florestas disponível para ser Ministro ? :nsei:

Mais grave ainda, é saber que este flagelo dos incêndios, já dura há mais de uma década com tendência a piorar - e procura-se assumir isto como natural por parte dos governos

Onde estão as medidas preventivas ?

O que se investe na prevenção ?


Estes governantes não governam nem defendem Portugal!
 

ernez

Active Member
O mais grave foi o Governo ter publicado no inicio da semana, em diário da républica, alteração à lei da reflorestação, acontece que desde esse dia os proprietários já podem plantar eucalipto, sem problemas alguns, desde que exista uma catastrofe, ou fogo nos seus terrenos, uma publicação destas nesta altura do anos, serve para que! pois é, serve para os lobis das fábricas de papel ganharem mais dinheiro à custa de todos nós, e de uma ministra muito fraquinha, que aparece com aquela carinha de santo, e que nada faz, senão enganar meio mundo, tachos, ela é que devia ir a tribunal e responder por tudo isto.
 

tfmc

New Member
Isto é simples tenho um familiar chegado que mora em moçambique e que diz que lá (terra que mal tem bombeiros), onde se faz queimadas com bastante frequência, há incêndios assim grandes talvez uma ou duas vezes por ano, porque será????
Com toda a certeza que não é por falta de temperaturas altas, ou por existir limpeza das matas e não nos podemos esquecer que Moçambique tem um território florestal muito mais vasto que portugal (muito mais é estar a ser pouco verdadeiro que aquilo é descomunalmente maior).
Talvez lá não existam interesses económicos tão grandes por trás de um fogo florestal como por estas paragens, mas isto é só um !!!!talvez!!!!
 

MrOverclock

New Member
isso não terá a ver com as diferenças brutais de humidade no ar? é que faz toda a diferença.

Sim, é uma grande ajuda! Até porque nem todos os fogos que há em Portugal são fogos postos!


Quanto ao tema inicial:

Eu já estive como voluntário na prevenção aos incendios numa especie de projecto que havia da antiga DGRF em que nós andávamos de BTT pela serra e arredores tanto a vigiar como a chamar as pessoas à atenção de fogareiros proíbidos, cigarros no chão etc...

Do que me tenho lembrado: Tenho pensado muito em colocar um banner do género publicitário no meu site (na assinatura) a tentar sensibilizar os utilizadores do site a eles próprios serem vigias florestais! Se duranteo o treino no monte avistarem uma coluna de fumo, por mais pequena que seja, deveríam fazer uma pausa, parar, olhar bem e em sendo mesmo uma coluna de fumo ligar o 117!

Quantas vezes já pensamos "ah.. certeza que alguém já ligou!" mas afinal não ligou nada e só ligam quando já está realmente grande!

Mas como não tenho o tal banner nem tenho disponibilidade para o fazer deixo aqui apenas o apelo a todos os BTTistas: Se virem fumo párem e olhem bem! Se for mesmo fumo avisem alguém! Se não estiverem longe aproximem-se e se se confirmar que é fogo liguem mesmo o 117!


E mais... por lei é proíbido fazer fogo (inclui fogareiros) e fumar a menos de 50 metros da floresta! Se já há gente que não cumpre a parte dos fogareiros, acham que alguém cumpre a parte do não fumar? Quando eu andava de vigia até a GNR fazia lá uma pausa no miradouro e fumavam um cigarrinho... Se vissemos alguém a infrigir a lei que ordens nós tinhamos? Era exactamente chamar a GNR!
 

abelha2

Active Member
" ao menos" o incendio do algarve ao que parece não teve origem criminosa. No entanto a pessoa que teve o descuido (e deve ser penalizada por isso obviamente) provavelmente vai "pagar mais caro" que quem ateia fogos de proposito.

Como diz a campanha publicitária "Portugal sem fogos depende de todos" e é verdade. Compreendo que muita gente que tem terrenos por vezes de heranças e nao tem disponibilidade para os limpar ou mandar limpar, no entanto não compreendo como vi algumas imagens da madeira de cassas cercadas por um autentico matagal de canas e etc... Se nem isto limpam o que querem?

Mas ao circularem pelo monte estejam atentos, se virem algo suspeito, parem um pouco mais à frente e denunciem chamem a policia. Denunciem as pessoas que fazem queimadas com este calor (não são assim tão poucas)
 

Mach 4

New Member
Todos nós sabemos que existem 2 tipos de fogos :

- O fogo criminoso e fogo natural.
O natural é aquela história do sol a bater nos vidros o que faz um efeito de lupa e assim o fogo é iniciado. Devem haver mais, mas não sei como...

Depois temos 95% de fogo posto/criminoso e aqui, venha quem vier, existe uma máfia envolvida.
Vamos analisar as principais causas de que eu tenho conhecimento :

- Fogo para se poder comprar madeira mais barata
- Fogo para se poder "limpar" terrenos
- Fogo para se poder dar serviço ás empresas que alugam os meios aéreos
- Fogo por vingança (dizem que é das mais recorrentes)
- Fogo por piromaníacos (aqui já alguns users deram a solução para o que se devia fazer com estes "doentes"...)
- Fogo posto inclusivé por ex-bombeiros (sabe-se lá porquê)
- Fogo encomendado (alguém oferece €€ para outro alguém atear as chamas)

Portanto as razões são bem conhecidas, mas como o abelha2 confirmou apenas 7 de 174 pessoas foram devidamente punidas.

Só deixo aqui umas coisas para reflectirem :

- Se não houver mais guerras para que servem os exércitos?
- Se não houver mais mortes para que servem as casas funerárias?
- Se não houver mais doenças para que servem os medicamentos?
- Se não houver mais incêndios para que servem os bombeiros?
 

tfmc

New Member
Acrescento ao post do MACH 4:

-Fogo para poder construir em zonas florestais (deixam de o ser, logo).
-Fogo porque é giro (estava ali sentado sem nada para fazer e resolvi ver uma actividade).
-Fogo por estupidez (estou no meio da floresta e vou fazer um "pick-nock" com uma lareira para fazer brasas para as tiras...
-Fogo por cigarro (nem sei se é possível, mas supostamente um cigarro não apagado, pega fogo à floresta... não sei se é possível, repito).

Amigo Jocas22, tens alguma razão em relação à humidade do ar, mas esse meu familiar reside numa zona de Moçambique que tem um clima parecido com o Português e lá também não costuma haver incêndios. No resto do país aí sim existe muito mais humidade e esta deve fazer bastante diferença...

Mas é como tudo, pode ser pela humidade como pode não ser....

Agora não tendo nada a ver, mas ao mesmo tempo tendo tudo a ver, li uma vez uma frase algures pela net que faz mesmo todo o sentido neste tipo de coisas, é qualquer coisa deste género:
"Só conheço 1 coisa tão infinita como o universo, é a estupidez humana"
 
Last edited:
Top